Ecologia a baixo Preço :: Combate aos plásticos

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
brunojsn
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jan 23, 2009 6:55 pm

Ecologia a baixo Preço :: Combate aos plásticos

Mensagem por brunojsn »

grande parte das vezes defender o movimento de desenvolvimento sustentavel fica barato.

um dos maiores problemas tem a ver com o consumo de plásticos.

quem diz que não há problema porque são reciclaveis engana-se, pois grande parte não vai para reciclar, e mesmo que vá o que se gasta em combustivel no transporte e água e energia na reciclagem torna tudo isto num pesadelo ecológico.

reciclar é melhor que fazer lixo normal, mas a sustentibilidade passa por reduzir significativamente os resíduos.

venho portanto convidar todos recusar pratos, talheres, palhinhas, copos, etc de plásticos, como tão bem nos gostam de oferecer nos fast foods. chega de utensílios descartaveis e regressemos aos copos de vidro, talheres de metal e pratos de louça reutilizaveis!

vão vêr que na maioria dos sítios vos vão dar. tenho feito isso nos últimos meses e foi surpreendente o número de casas que mos deram sem problemas. digam que não podem aceitar utensílios descartaveis por razões de consciencia ecológica. se chegarem ao ponto de deixar de comer num desses sítios devido a não ter copos de vidro para vos dar, vão ver o impacto que provocam.

espero que adiram. obrigado.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Ecologia a baixo Preço :: Combate aos plásticos

Mensagem por jmal »

já vi muitas vezes isso acontecer, cada vez mais se deixa de lavar louça e utiliza-se talheres, copos e pratos de plástico, e penso que desperdício são estas coisas, mas nada vai à baila sem que nos toquem no bolso, portanto a minha solução para isso era haver um imposto para esse tipo de coisas descartáveis fazendo-lhe subir o preço, mas logo a seguir começa-se a pensar nos empregos que se descartam também, enfim, enquanto a economia estiver virada para o dinheiro poucas serão as consequências, mas é de louvar a iniciativa.

Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
brunojsn
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por brunojsn »

as fast-food não nos pedem mais dinheiro quando pedimos utensílios reutilizaveis e aumentamos o número de empregados para lavarem a louça. mesmo que as refeições em media subam mais um pouco, não há de ser nada muito significativo.

prefiros empregados portugueses a trabalhar do que alimentar industrias estrangeiras baseadas em derivados de combustiveis fósseis e que promovem o desperdício.

já agora convido os que ainda não conhecem a lêr sobre a acumulação de plástico sobre o oceano pacífico já 2x maior que a área total dos eua.

(cnn) -- true or false: the largest collection of plastic waste on earth is in the north pacific, spanning an area twice the size of the u.s.
the answer is: true
unfortunately this one is true. the largest concentration of plastic trash in the world is floating in the pacific ocean, and has now earned itself the dubious unofficial title of the largest landfill on earth.

we have been unconsciously contributing to this landfill for the past 50 years and today, it spans an area twice the size of the u.s., stretching from 500 nautical miles off the coast of california all the way across the northern pacific and almost getting as far as japan.
-
http://edition.cnn.com/2008/world/asiap ... index.html

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

certo, mas as pessoas vão onde é mais barato, logo é mais barato ter "plásticos na mesa" do que pessoas a lavar a louça ou a prepara-la para a lavar em máquinas, eu concordo com o não uso de este tipo de utensílios e já comecei a minha luta à muito, não compro dessa "louça" nem vou a esses locais para almoçar, mas acho que entendes-te o meu de vista.
Cumps Inovadores

Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mai 15, 2009 2:41 pm

Mensagem por Nuno Veloso »

resumindo o que disseram: o plástico é reciclável, mas não é biodegradável!

eu também evito o máximo possível. outra dica, em casa em vez de se usarem guardanapos de papel (quase toda a gente usa, ao contrário de há uns 10-15 anos atrás) usem guardanapos de pano.

Autor do tópico
brunojsn
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por brunojsn »

ok.

recusem:
- palhinhas,
- o tapa copos do mcdonalds,
- aceitem apenas 1 guardanapo em vez dos 4 ou 5 que eles dão,

e assim poupa-se para pagar a máquina que lava o copo de vidro, e mantemos o preço das refeições.

corrijam-me se eu estou errado, mas os utensíleos de plásticos descartaveis apareceram mais para combater a falta de higiene do que para reduzir custos. pelos visto foi uma solução insustentavel.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

brunojsn Escreveu:ok.

recusem:
- palhinhas,
- o tapa copos do mcdonalds,
- aceitem apenas 1 guardanapo em vez dos 4 ou 5 que eles dão,

e assim poupa-se para pagar a máquina que lava o copo de vidro, e mantemos o preço das refeições.

corrijam-me se eu estou errado, mas os utensíleos de plásticos descartaveis apareceram mais para combater a falta de higiene do que para reduzir custos. pelos visto foi uma solução insustentavel.
concordo.
Cumps Inovadores

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

mais uma cruzada contra a macdonalds, pobres coitados! em relaçao aos plasticos é verdade, vejo-me negro para separar todo aquele material para o reciclado - puro desperdicio. mesmo para reciclar é necessario bens essenciais, como agua, luz etc etc. nao se esqueçam, todavia, que vivemos numa sociedade de consumo, nao só o macdonald gasta os ditos plasticos. nos supermercados, os sacos etc etc. mas custava tanto às pessoas levarem sacos grossos (logo reutilizaveis) quando vao às compras? atençao portanto, trata-se de um problema humano, o desleixo e a falta de higiene conduzem aos plasticos, o comodismo automovel às guerras pelo petroleo etc etc. tudo resume-se a uma questão de consciençia, responsabilidade, civismo... saber fazer, saber reciclar, saber pensar, saber ser prevenido etc etc. e sim, temos muito que fazer no capitulo relativo à poluiçao humana já existente.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Mensagem por Rui Pedrosa »

estou de acordo contigo bluesky, é tudo uma questão de conciencia ambiental. caso contrário, qual será pior, reciclar os pratos, os copos de ps, ou derramar esgoto a baixo uma infinidade de detergentes na lavagem de louça reutilizavel? esses sim não tem mais forma de serem reciclados e nesse caso a poluição é inevitavel.

Autor do tópico
brunojsn
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por brunojsn »

os detergentes biodegradaveis já chegaram às prateleiras do continente, pingo doce, feira nova, etc. é só adqueri-los.

e é bem pior a gasolina gasta no transporte dos resíduos para reciclar, as enormes quantidades de água gastas para reciclar, as enormes quantidades de energia gasta na reciclagem e novamente o transporte para a fabrica e energia e água na produção e novamente a gasolina para colocar o produto de volta nas lojas e restaurantes.

é muito menos poluente lavar um copo que recicla-lo!

Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Mensagem por Rui Pedrosa »

ok,bruno, que não seja por isso, a próxima vez que fores comer a um fast-food e te servirem em prato e copo de plástico, tu mesmo o podes reciclar em teu proveito próprio e sem os tais custos enormes de que falas.
a maioria dos copos e pratos descartveis são feitos em ps e se for o caso, chegas no final levas para casa limpas os resíduos e com eles podes fazer uma óptima cola-tudo (quero dizer quase tudo) pois não serve para superficies não porosas.

compras acetato de etilo e dissolves os pratos, copos ou outro material que contenha a sigla ps. deixas mais ou menos diluido conforme a finalidade tapas a embalagem e deixas a repousar 12horas e tens sempre à mão uma óptima cola.

com 1 litro de acetato de etilo podes dissolver mais de 500 copos e pratos, como vês não fica assim tão caro já que 1 litro de acetato ronda os 2,50euros.

cuidados a ter: evitar inalar os vapores do acetato e usar luvas para o caso de derramar nas mãos.
usar vasila de vidro pois o acetato de etilo ataca a maioria dos plásticos.

Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mai 15, 2009 2:41 pm

Mensagem por Nuno Veloso »

quanto aos detergentes eu uso o mínimo possível, uso uns panos que não necessitam de detergente e limpam muito melhor. só precisam de água quente. no início é estranho, mas ao fim de uns dias habituas-te e não queres outra coisa!

o preço dos panos é superior ao comum pano claro, mas num mês ou dois meses de detergente está mais que pago, além do enorme benefício ecológico.

se alguém estiver interessado avisem que conheço distribuidores.

se acharem mais ético enviem pm.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

nuno veloso Escreveu:quanto aos detergentes eu uso o mínimo possível, uso uns panos que não necessitam de detergente e limpam muito melhor. só precisam de água quente. no início é estranho, mas ao fim de uns dias habituas-te e não queres outra coisa!

o preço dos panos é superior ao comum pano claro, mas num mês ou dois meses de detergente está mais que pago, além do enorme benefício ecológico.

se alguém estiver interessado avisem que conheço distribuidores.

se acharem mais ético enviem pm.

força, podes postar.
Cumps Inovadores

Responder

Voltar para “Geral”