Um veículo de testes da Jonway
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Um veículo de testes da Jonway
olá a todos,
decidi inovar e em vez de fazer um diário de bordo de um ve convencional, decidi fazê-lo a partir de uma scooter de testes. não é uma scooter qualquer, é a minha scooter de serviço, pois como alguns já sabem, aqui no forum, acabei por ser convencido a ficar na jonway para a divulgação, e esse é o meu único propósito. para os mais críticos e habituais gladiadores do "apontar com o dedo", paciência. eu quero mostrar ao pessoal como é o evoluir duma scooter desde o início.
quando a scooter me chegou às mãos, na segunda-feira, tinha 17 km, sem nunca ter sido carregada, como chegou, está a funcionar. os trajectos, experiências feitas por amigos e clientes, são essencialmente feitos em 2 rectas de 800m, pelo meio 2 subidas de cerca de 10% e uma íngreme de cerca de 25%. assim, cheguei aos 33km e acabou-se a "gasolina".
1.º carregamento: 8horas/9horas.
lá fui eu para segunda bateria de testes. claro que pelo meio, pessoal curioso sempre a querer experimentar. foi aí que muitos chegaram nas rectas aos 60 km/h. a travagem impressiona todos, claro travão de disco a frente e atrás, normal.
aos 60 km, decidi pô-la a carregar, mesmo sem o ponteiro no zero, mas parecia não fazer mais do que 10km.
2.º carregamento com medidor de consumo. logo na primeira hora: 1,1kw. depois muito devagar chegou, ao fim de 6 horas aos 2,11kw. carregamento completo.
desta vez, há que experimentá-la na estrada: leiria direccão parceiros, fui lá buscar un parafuso que tinha perdido da matrícula. a seguir, fui pela nacional 1, passei pelo continente, na boa, sempre nos 45km e sem se queixar. virei para a maceira-lis, aí abusei dela, quem conhece sabe como são as subidas. impecável. fui almoçar. voltei a tal oficina, por causa de um curioso, já com 40 e tais km. voltei para leiria. a scooter já tinha feito 50 km, e decidi esgotá-la. quando cheguei aos 50/52km, o ponteiro nas subidas já descia, bastou controlar o acelarador. aos 58 km, parou na subida. parei, tempo de fumar um cigarro. ligo e lá vai ela. estagnou aos 60km.
não sei se devo ou não abusar assim dela. andei cerca de 45km sempre a abrir, e esgotar a bateria, não sei , não. mas como não são de lítio...
para a semana, mais dúvidas e mais aventuras.
decidi inovar e em vez de fazer um diário de bordo de um ve convencional, decidi fazê-lo a partir de uma scooter de testes. não é uma scooter qualquer, é a minha scooter de serviço, pois como alguns já sabem, aqui no forum, acabei por ser convencido a ficar na jonway para a divulgação, e esse é o meu único propósito. para os mais críticos e habituais gladiadores do "apontar com o dedo", paciência. eu quero mostrar ao pessoal como é o evoluir duma scooter desde o início.
quando a scooter me chegou às mãos, na segunda-feira, tinha 17 km, sem nunca ter sido carregada, como chegou, está a funcionar. os trajectos, experiências feitas por amigos e clientes, são essencialmente feitos em 2 rectas de 800m, pelo meio 2 subidas de cerca de 10% e uma íngreme de cerca de 25%. assim, cheguei aos 33km e acabou-se a "gasolina".
1.º carregamento: 8horas/9horas.
lá fui eu para segunda bateria de testes. claro que pelo meio, pessoal curioso sempre a querer experimentar. foi aí que muitos chegaram nas rectas aos 60 km/h. a travagem impressiona todos, claro travão de disco a frente e atrás, normal.
aos 60 km, decidi pô-la a carregar, mesmo sem o ponteiro no zero, mas parecia não fazer mais do que 10km.
2.º carregamento com medidor de consumo. logo na primeira hora: 1,1kw. depois muito devagar chegou, ao fim de 6 horas aos 2,11kw. carregamento completo.
desta vez, há que experimentá-la na estrada: leiria direccão parceiros, fui lá buscar un parafuso que tinha perdido da matrícula. a seguir, fui pela nacional 1, passei pelo continente, na boa, sempre nos 45km e sem se queixar. virei para a maceira-lis, aí abusei dela, quem conhece sabe como são as subidas. impecável. fui almoçar. voltei a tal oficina, por causa de um curioso, já com 40 e tais km. voltei para leiria. a scooter já tinha feito 50 km, e decidi esgotá-la. quando cheguei aos 50/52km, o ponteiro nas subidas já descia, bastou controlar o acelarador. aos 58 km, parou na subida. parei, tempo de fumar um cigarro. ligo e lá vai ela. estagnou aos 60km.
não sei se devo ou não abusar assim dela. andei cerca de 45km sempre a abrir, e esgotar a bateria, não sei , não. mas como não são de lítio...
para a semana, mais dúvidas e mais aventuras.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Moderador
- Mensagens: 1521
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Um veículo de testes da Jonway
se são baterias de chumbo devem andar sempre cheias, tal como as dos carros, a minha faz cerca de 20 km's diários e é carregada sempre que anda.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Um veículo de testes da Jonway
boas civic,
mas se andam sempre cheias e eu a carregá-las constantemente, não se poderá estar a viciar a bateria? pior ainda, não estaria drasticamente a diminuir o número de ciclos que ela é capaz de aguentar?
mas se andam sempre cheias e eu a carregá-las constantemente, não se poderá estar a viciar a bateria? pior ainda, não estaria drasticamente a diminuir o número de ciclos que ela é capaz de aguentar?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Um veículo de testes da Jonway
esse é um erro comum na nossa cultura, as baterias não viciam como se diz, esse efeito realmente existe e chama-se efeito de memória mas apenas em baterias de níquel cádmio (nicd) e algumas nimh, é ao contrário do que se diz, esse efeito aparece quando se está muito tempo sem descarregar completamente a bateria, portanto manter as baterias carregadas é o melhor tratamento que lhe podemos dar, apenas nesse tipo de baterias, nicd e nimh, as nicd já são pouco utilizadas devido ao seus compostos altamente tóxicos, as nimh são amigas do ambiente e são muito utilizadas, em veículos por exemplo temos a vectrix que as usa, e se leres os diários de bordo do fórum sobre a vectrix vais deparar com esse efeito.o_volt Escreveu:boas civic,
mas se andam sempre cheias e eu a carregá-las constantemente, não se poderá estar a viciar a bateria? pior ainda, não estaria drasticamente a diminuir o número de ciclos que ela é capaz de aguentar?
portanto manter as baterias carregadas só faz bem e recomenda-se, repara que até nos carros ci, a bateria está sempre carregada, dura anos até ao dia em que o carro não "pegar" bem, ou alguém se esquecer das luzes ligadas, portanto ao ocorrer uma descarga total a bateria deteriora-se.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Um veículo de testes da Jonway
então porque é se fala do tão mítico "ciclo" que cada bateria pode fazer?
será mesmo melhor em cada viagem carregar, ou fazer como nas de lítio, 10 ou 15 km antes, por a carregar?
será mesmo melhor em cada viagem carregar, ou fazer como nas de lítio, 10 ou 15 km antes, por a carregar?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Moderador
- Mensagens: 1521
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Um veículo de testes da Jonway
os ciclos que cada bateria pode fazer será numa optica de carga e descarga completa, ou seja, se mantiveres a baterias sempre em cima ela durará mais.
como disse o jmal, vê o exemplo dos carros, em que a bateria que é de chumbo também e dura muitos anos, o problema delas é os picos de arranque do motor de arranque, pois se assim não fosse durariam mais ainda, claro que ao fim de alguns anos e a deixas ir ao fundo.....acabou-se a bateria.
como disse o jmal, vê o exemplo dos carros, em que a bateria que é de chumbo também e dura muitos anos, o problema delas é os picos de arranque do motor de arranque, pois se assim não fosse durariam mais ainda, claro que ao fim de alguns anos e a deixas ir ao fundo.....acabou-se a bateria.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Um veículo de testes da Jonway
o_volt Escreveu:então porque é se fala do tão mítico "ciclo" que cada bateria pode fazer?
será mesmo melhor em cada viagem carregar, ou fazer como nas de lítio, 10 ou 15 km antes, por a carregar?
o ciclo de carga é uma especificação do fabricante com testes feitos em laboratório e de uma percentagem de carga até ao máximo (100%), em muitas baterias esses ciclos são de 80%. mas em teoria 2 meias cargas são 1 ciclo completo de 100%.
não será melhor cada vez que circulares com ela, saberes que a tens totalmente carregada e podes fazer os 50 kms sem grandes cuidados. se andares a tentar fazer ciclos completos, perdes muito da utilidade que ela te pode dar, isto porque se tiveres meia carga e precisares de fazer 20 kms, provavelmente não irás arriscar, mas se a tiveres totalmente carregada vais sem problemas.
a minha só fiz 2 ou 3 ciclos completos de carga/descarga, isto para saber +- a autonomia, assim que me habituei a ela, anda sempre carregada, sei que tem sempre a autonomia máxima, só não a mantenho carregada quando faço uma viagem de menos de 10 kms depois de carregada totalmente, isto porque as minhas viagens nunca vão além de 40-45 kms por dia, logo sei que 10 kms a mais não é problema.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Um veículo de testes da Jonway
e como correu a tua experiência deste fim de semana na tua scooter, jmal? conseguiste os 80 km?
eu ando sempre a velocidades normais, mas quero experiemntar a andar devagar 25km/30km (sabendo que a velocidade média numa cidade é de 18km), para ver se chego aos 75km que fabricante diz que faz em cidade ou, até mesmo, aos 90km que fabricante efectuou em testes. mas acredito mais nos 75km
eu ando sempre a velocidades normais, mas quero experiemntar a andar devagar 25km/30km (sabendo que a velocidade média numa cidade é de 18km), para ver se chego aos 75km que fabricante diz que faz em cidade ou, até mesmo, aos 90km que fabricante efectuou em testes. mas acredito mais nos 75km
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Um veículo de testes da Jonway
olá pessoal,
como tão bem me aconselharam, deixei de esgotar a bateria. no entanto passei a fazer medidas dos consumos consoante os km.
aqui vai:
dia 3/7/2009: 43km (total:173), consumo 2.2kw
dia 6/7/2009: 50km bem feitos (total:223), consumo 2.6kw
dia 7/7/2009: 42km (total:265), consumo 2.1kw
dia 8/7/2009: 45km (total:310), consumo 2.2kw
dia 9/7/2009: 43km (total:353), consumo 2kw
dia 10/7/2009: 40km (total:393), consumo 1.8kw
dia 11/7/2009: 28km (total:421), consumo 1.4kw
dia 12/7/2009: 42km (total:463), consumo 2kw
dia 13/7/2009: 35km (total:498), consumo 1.6kw
engraçado porque por vezes faço os mesmo km ou quase iguais e os consumos são diferentes. deve ser das subidas!
já vou nos 510km, em breve vou poder entrar no top ten, se continuar assim.
acabei de montar a mala traseira, mas tive que alargar os buracos para conseguir colocar os parafusos de origem.
já agora fiz o seguro na zurich e levaram-me 70€ sem seguro de passageiros. achou um pouco estranho, porque já vi pessoal por aí a pagar 60€ por tudo! será que há um produto próprio de alguma companhia?
como tão bem me aconselharam, deixei de esgotar a bateria. no entanto passei a fazer medidas dos consumos consoante os km.
aqui vai:
dia 3/7/2009: 43km (total:173), consumo 2.2kw
dia 6/7/2009: 50km bem feitos (total:223), consumo 2.6kw
dia 7/7/2009: 42km (total:265), consumo 2.1kw
dia 8/7/2009: 45km (total:310), consumo 2.2kw
dia 9/7/2009: 43km (total:353), consumo 2kw
dia 10/7/2009: 40km (total:393), consumo 1.8kw
dia 11/7/2009: 28km (total:421), consumo 1.4kw
dia 12/7/2009: 42km (total:463), consumo 2kw
dia 13/7/2009: 35km (total:498), consumo 1.6kw
engraçado porque por vezes faço os mesmo km ou quase iguais e os consumos são diferentes. deve ser das subidas!
já vou nos 510km, em breve vou poder entrar no top ten, se continuar assim.
acabei de montar a mala traseira, mas tive que alargar os buracos para conseguir colocar os parafusos de origem.
já agora fiz o seguro na zurich e levaram-me 70€ sem seguro de passageiros. achou um pouco estranho, porque já vi pessoal por aí a pagar 60€ por tudo! será que há um produto próprio de alguma companhia?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Um veículo de testes da Jonway
olá pessoal,
era só para avisar que vou estar no próximo domingo, dia 19/07, na praia do pedrogão (entre praia da vieira e da figueira da foz), que fica em leiria, com 2 scooters nossas. apareçam, nem que seja só para experimentar e trocar opiniões, porque é mesmo disso que se trata.
assim, estará lá o meu veículo de testes, já com 720km. apenas a apontar o descanso que fico um pouco solto e faz barulho nos paralelos. bastou reforçar um pouco a mola. quanto ao travão de disco da frente, faz um certo chiar. penso que será das pastilhas, ou apenas falta de óleo nos travões. para semana vou pô-la na nossa oficina para verificar, porque amanhã vai para a batalha, há lá um torneio de tenis.
já agora, o site já está a funcionar.
era só para avisar que vou estar no próximo domingo, dia 19/07, na praia do pedrogão (entre praia da vieira e da figueira da foz), que fica em leiria, com 2 scooters nossas. apareçam, nem que seja só para experimentar e trocar opiniões, porque é mesmo disso que se trata.
assim, estará lá o meu veículo de testes, já com 720km. apenas a apontar o descanso que fico um pouco solto e faz barulho nos paralelos. bastou reforçar um pouco a mola. quanto ao travão de disco da frente, faz um certo chiar. penso que será das pastilhas, ou apenas falta de óleo nos travões. para semana vou pô-la na nossa oficina para verificar, porque amanhã vai para a batalha, há lá um torneio de tenis.
já agora, o site já está a funcionar.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Um veículo de testes da Jonway
olá pessoal,
cheguei aos 1000km, e por isso vou actualizar meu db:
14/7: 43km (541) 2kw
15/7: 47km (588) 2.1kw
16/7: 32km (620) 1.6kw
17/7: 47km (667)2.4kw
18/7: 45km (712) 2.5kw
18/7: 16km (728) 1kw
21/7: 20km (748) 1.3 kw
22/7: 30km (778) 1.7kw
23/7: 17km (795) 1.1kw
24/7: 51km (846) 2.4kw
25/7: 20km (866) 1.2kw
26/7: 12km (878) 1.1kw
27/7: 49km (927) 2.5kw
28/7: 37km (964) 2kw
cheguei aos 1000km, e por isso vou actualizar meu db:
14/7: 43km (541) 2kw
15/7: 47km (588) 2.1kw
16/7: 32km (620) 1.6kw
17/7: 47km (667)2.4kw
18/7: 45km (712) 2.5kw
18/7: 16km (728) 1kw
21/7: 20km (748) 1.3 kw
22/7: 30km (778) 1.7kw
23/7: 17km (795) 1.1kw
24/7: 51km (846) 2.4kw
25/7: 20km (866) 1.2kw
26/7: 12km (878) 1.1kw
27/7: 49km (927) 2.5kw
28/7: 37km (964) 2kw
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Um veículo de testes da Jonway
olá pessoal,
já vamos em mais de 1200km em testes.
ontem por engano meu, fiz + km do que esperava.
só quando cheguei à loja é que vi que tinha feito 66km (e não 56 km como calculei, e mal) e, ainda por cima, andei uns 17km com outra pessoa atrás.
o mais impressionante é que ainda parece que conseguia fazer mais 4 ou 5 km...
claro, só acreditam se quiserem... mas estas baterias são mesmo "chumbada" que elas têm. e a sw energy (nós) (e agora sim é publiciade) não tem qualquer problemas em deixar fazer test drives.
já vamos em mais de 1200km em testes.
ontem por engano meu, fiz + km do que esperava.
só quando cheguei à loja é que vi que tinha feito 66km (e não 56 km como calculei, e mal) e, ainda por cima, andei uns 17km com outra pessoa atrás.
o mais impressionante é que ainda parece que conseguia fazer mais 4 ou 5 km...
claro, só acreditam se quiserem... mas estas baterias são mesmo "chumbada" que elas têm. e a sw energy (nós) (e agora sim é publiciade) não tem qualquer problemas em deixar fazer test drives.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Silver
- Mensagens: 655
- Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm
- Localização: Montijo
Re: Um veículo de testes da Jonway
boas pessoal!
tive a oportunidade de ver o rascunho de todas estas cargas! eheh.
não sabia que nas baterias de gel era melhor mante-las sempre carregadas. sempre a aprender...
tive a oportunidade de ver o rascunho de todas estas cargas! eheh.
não sabia que nas baterias de gel era melhor mante-las sempre carregadas. sempre a aprender...
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W
Auto-consumo 1500W
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Um veículo de testes da Jonway
cá vou eu actualizar este db.
já ultrpassamos a marca dos 4000kms.
com tantos test-drives as baterias continuams boas, mas já não são novas.
já ultrpassamos a marca dos 4000kms.
com tantos test-drives as baterias continuams boas, mas já não são novas.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2097
- Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm
Re: Um veículo de testes da Jonway
que diferenças notas nas baterias?
Montada: Brammo Empulse R ( The best
)

-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Um veículo de testes da Jonway
o_volt Escreveu:cá vou eu actualizar este db.
já ultrpassamos a marca dos 4000kms.
com tantos test-drives as baterias continuams boas, mas já não são novas.
explica lá isso.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Um veículo de testes da Jonway
já tem 1 ano, porque este db já tem 1 ano, era so para localizar no tempo.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Um veículo de testes da Jonway
lol, boa tentativa, vá diz lá em que estado estão.o_volt Escreveu:já tem 1 ano, porque este db já tem 1 ano, era so para localizar no tempo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Um veículo de testes da Jonway
não estão novas, claro, já se vê o que é o gel!
lítio ao poder, claro. lol
mas isso acho que não é novidade pra ninguém!
lítio ao poder, claro. lol
mas isso acho que não é novidade pra ninguém!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+