Trabalho - Ajuda Urgente
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: sábado jul 11, 2009 6:06 pm
Trabalho - Ajuda Urgente
boas pessoal! como eu já referi na minha apresentação, estou a ter formação desta área de energias e tenho um trabalho que o meu professor me propôs e é para nota. mas eu estou mesmo a precisar que me ajudem visto que não estou a perceber muito bem o que tenho para fazer. o trabalho consiste em fazer cálculos para várias regiões/cidades (ex: porto, lisboa, coimbra, etc) e tenho que calcular radiações, hsp's, rendimentos, produções, tudo no excel que é o que me está a complicar ainda mais. o professor deu a folha de cálculo e agora tenho que me desenrrascar. alguém com paciência que me possa ajudar?
obrigado, cumprimentos.
obrigado, cumprimentos.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta mai 15, 2009 2:41 pm
Re: Trabalho - Ajuda Urgente
em que matéria específica é o trabalho? solar térmica? solar fotovoltaica?
eu posso ajudar, e há mais pessoas no fórum que podem, mas não querendo parecer "paizinho" também tens de tentar perceber o que estás a fazer para aprenderes mesmo o que pagaste para aprender!
abraço e põe a tua dúvida com mais pormenores para ser mais fácil ajudar.
eu posso ajudar, e há mais pessoas no fórum que podem, mas não querendo parecer "paizinho" também tens de tentar perceber o que estás a fazer para aprenderes mesmo o que pagaste para aprender!
abraço e põe a tua dúvida com mais pormenores para ser mais fácil ajudar.
-
Autor do tópico - Membro
ora bem, eu só não sei os valores das localizações.
quanto a ser fotovoltaico ou solar térmico, é fotovoltaico!
eu deixo aqui o link para perceberem melhor do que se trata:
http://files.getdropbox.com/u/985668/ex ... a1tico.rar
obrigado!
quanto a ser fotovoltaico ou solar térmico, é fotovoltaico!
eu deixo aqui o link para perceberem melhor do que se trata:
http://files.getdropbox.com/u/985668/ex ... a1tico.rar
obrigado!
-
- Membro Silver
valores? valores de quê? de radiação solar ou assim? não consigo abrir o xlsx no emprego que só tenho excel velhinho.massivepeterp Escreveu:ora bem, eu só não sei os valores das localizações.
-
Autor do tópico - Membro
sim, irradiação solar! eu mudo o formato, pera.
link : http://files.getdropbox.com/u/985668/ex ... a1tico.rar
formato excel 97-2003.
pelo que eu percebi, é para fazer alteração de dados numa célula e depois muda em todos os valores da tabela conforme os dados da região.
esse é o exemplo do trabalho. posso copiar isso para uma nova folha de cálculo (os mesmos valores das regiões que estão aí e continuar a faze-lo) o meu formador disse que os valores de k podem ser 1, visto que não aprendemos a ver isso.
link : http://files.getdropbox.com/u/985668/ex ... a1tico.rar
formato excel 97-2003.
pelo que eu percebi, é para fazer alteração de dados numa célula e depois muda em todos os valores da tabela conforme os dados da região.
esse é o exemplo do trabalho. posso copiar isso para uma nova folha de cálculo (os mesmos valores das regiões que estão aí e continuar a faze-lo) o meu formador disse que os valores de k podem ser 1, visto que não aprendemos a ver isso.
-
- Membro Silver
mas pelo que vejo já está feito!
o comando que tens na célula da irradiação vai buscar um valor a tabela "dados".
se mudares a cidade para "lisboa" ou "porto" também muda o valor da irradiação, que é o que está na tal tabela.
sendo assim já tens a produção anual calculada, o que precisas mais agora?
força com isso!
o comando que tens na célula da irradiação vai buscar um valor a tabela "dados".
se mudares a cidade para "lisboa" ou "porto" também muda o valor da irradiação, que é o que está na tal tabela.
sendo assim já tens a produção anual calculada, o que precisas mais agora?
força com isso!
-
Autor do tópico - Membro
preciso de saber os valores das outras localizações em portugal. o problema são as fórmulas que tem que se usar no excel, também
-
- Membro Silver
que regiões ou cidades queres saber? há inúmeras!!! e há tabelas disso, ninguém te deu isso no curso???
-
Autor do tópico - Membro
eu disponho duma tabela de latitude, irradiação global horizontal mensal, temperatura ambiente e temperatura da água de rede e outra dos coeficientes de inclinação. as localizações que tenho são: aveiro, beja, braga, bragança, castelo branco, coimbra, évora, faro, funchal, guarda, horta, leiria, lisboa, portalegre, porto, ponta delgada, santarém, setúbal, viana do castelo, vila real e viseu.
e suponho eu que tenho que verificar a localização na tabela de irradiação e tirar a latitude e com esses valores alterar na tabela. valores esses que depois têm que estar escondidos. o que tem que mudar é apenas a tabela conforme a localização, tal como está feito para o porto, lisboa e viseu. ah, e conforme o "poluído" ou "pouco poluído".
o meu formador disse que a única maneira de se fazer esta tabela era com a fórmula "procv" e o "se", mas eu não sei funcionar com o "procv", por isso queria uma ajudinha de quem tivesse paciência e bondade.
obrigado, abraço!
e suponho eu que tenho que verificar a localização na tabela de irradiação e tirar a latitude e com esses valores alterar na tabela. valores esses que depois têm que estar escondidos. o que tem que mudar é apenas a tabela conforme a localização, tal como está feito para o porto, lisboa e viseu. ah, e conforme o "poluído" ou "pouco poluído".
o meu formador disse que a única maneira de se fazer esta tabela era com a fórmula "procv" e o "se", mas eu não sei funcionar com o "procv", por isso queria uma ajudinha de quem tivesse paciência e bondade.
obrigado, abraço!
-
- Membro Silver
eu posso tentar ajudar, mas sinceramente acho que isso não é correcto por parte do formador, não tens de saber trabalhar com excel para tirar o curso. enfim...há com cada um...
se tiver tempo vejo isso, mas duvido um bocado que consiga esta semana!
se tiver tempo vejo isso, mas duvido um bocado que consiga esta semana!
-
Autor do tópico - Membro
o problema é que é um trabalho e que conta 30% para a nota. eu tenho esse ficheiro porque foi um amigo meu da minha turma que me deu. mas mesmo assim estou á espera que o meu formador me mande a folha de cálculo por mail.
supostamente tenho que entregar isso até dia 17.
supostamente tenho que entregar isso até dia 17.
-
Autor do tópico - Membro
ora bem, como heide de dizer isto.. quero agradecer as pessoas que viram este post e tentaram-me ajudar bem como o nuno, mas eu já consegui finalmente desenrrascar-me no trabalho!
e já mandei para o formador, vamos a ver como me sai a nota
já agora mostro-vos o que tinha de fazer:
http://files.getdropbox.com/u/985668/tr ... se0701.rar
e já mandei para o formador, vamos a ver como me sai a nota
já agora mostro-vos o que tinha de fazer:
http://files.getdropbox.com/u/985668/tr ... se0701.rar
-
- Membro Silver
heheheh, espero que te safes com estilo depois diz como foi!