Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

camart
Membro
Membro
Registado: quarta jul 01, 2009 10:49 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por camart »

tlicas Escreveu:camarte
pelo que me parece o esquentador está em paralelo com o circuito solar, pelo que quando abres a água quente ela tanto vem do circuito solar como do esquentador, o que dá uma grande confusão.
com outras imagens pode ser que o amigo fyntas te consiga ajudar.
cumprimentos
tlicas
olá viva.
não quero crer.pois a alimentação de agua ao esquentador é fechada para ele não funcionar.
fica bem.

sc99
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta jul 03, 2009 11:48 pm

Mensagem por sc99 »

boas

sou novo por cá tenho instalação marcada para o dia 7 de julho pela empresa era criadora deem-me o feedback

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Mensagem por D'eu »

acho que já houve um membro aqui do forum cujo sistema foi instalado por essa empresa ... dá uma vista d eolhos nos primeiros posts.

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

já agora uma pergunta, para que valores é que pode cair a pressão do fluido solar no circuito primário?
o meu foi calibrado a frio para 2 bares. a pressão permite a eliminação de qualquer bolha de ar e elimina a cavitação produzida pelas bombas que se traduz em menor eficiência e potencial corrosão. verifica no manual do instalador, de momento não tenho disponível.
Porreiro, pá!

camart
Membro
Membro
Registado: quarta jul 01, 2009 10:49 am

Mensagem por camart »

nj05 Escreveu:também pode acontecer ter sido montada ao contrário... água fria na entrada da quente e vice-versa.

era uma grande azelhice do instalador, mas há algum tempo atrás um amigo meu consegui montar uma misturadora termostática de duche da grohe ao contrário. e os sintomas eram parecidos...
pois é . e não era mesmo a misturadora ligada ao contrário.eu já tinha verificado isso na segunda f. liguei com o instalador e ele veio mudar.eu disse-lhe que era uma falta inadmissivel, ele concordou mas que aconteceu.ao ligar inverteu a misturadora e não se apercebeu ... em fim ....
quanto ao meu sistema , agora sim está a funcionar em pleno.
eu penso que em termos de qualidade preço, será imbativel. os proximos tempos o confirmarão ou não, nomeadamente no inverno.
quanto á norquente em si (empresa ) deviam acautelar mais na escolha dos instaladores porque, que estão a tratar mal um bom produto que tem.mas tambem isso é devido em parte aos montes de encomendas que tem tido e mesmo os fornecedores deles não estão a dar "vasão" ao numero de pedidos, nomeadamente os depósitos acumuladores ( é o que consta ). enfim. haja paciência e saúde que já não é mau ....
muito obrigado a todos que me responderam.
obrigado

sammuel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado set 22, 2007 1:18 am

Mensagem por sammuel »

norquente -
distritos onde instalam
aveiro
braga
bragança
guarda
porto

anda o nosso primeiro a apergoar à viva voz que quer por as pme`s a exportar mais? não me façam rir, então as empresas nem cobrem território nacional. então existem uma data de exigências para as empresas aderirem ao programa dos paineis e depois não há uma obrige as mesmas a cobrir o território nacional. então e onde pára a defesa do consumidor, e os verdes, e os d`outras cores. só penso quando é que algum dia vou ter um país como deve de ser. tristeza.

fiquem bem.

nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm

Mensagem por nj05 »

camart Escreveu:
nj05 Escreveu:também pode acontecer ter sido montada ao contrário... água fria na entrada da quente e vice-versa.

era uma grande azelhice do instalador, mas há algum tempo atrás um amigo meu consegui montar uma misturadora termostática de duche da grohe ao contrário. e os sintomas eram parecidos...
pois é . e não era mesmo a misturadora ligada ao contrário.eu já tinha verificado isso na segunda f. liguei com o instalador e ele veio mudar.eu disse-lhe que era uma falta inadmissivel, ele concordou mas que aconteceu.ao ligar inverteu a misturadora e não se apercebeu ... em fim ....
quanto ao meu sistema , agora sim está a funcionar em pleno.
eu penso que em termos de qualidade preço, será imbativel. os proximos tempos o confirmarão ou não, nomeadamente no inverno.
quanto á norquente em si (empresa ) deviam acautelar mais na escolha dos instaladores porque, que estão a tratar mal um bom produto que tem.mas tambem isso é devido em parte aos montes de encomendas que tem tido e mesmo os fornecedores deles não estão a dar "vasão" ao numero de pedidos, nomeadamente os depósitos acumuladores ( é o que consta ). enfim. haja paciência e saúde que já não é mau ....
muito obrigado a todos que me responderam.
obrigado

bom... sem mais comentários...

cumps.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

sammuel Escreveu:norquente -
distritos onde instalam
aveiro
braga
bragança
guarda
porto

anda o nosso primeiro a apergoar à viva voz que quer por as pme`s a exportar mais? não me façam rir, então as empresas nem cobrem território nacional. então existem uma data de exigências para as empresas aderirem ao programa dos paineis e depois não há uma obrige as mesmas a cobrir o território nacional. então e onde pára a defesa do consumidor, e os verdes, e os d`outras cores. só penso quando é que algum dia vou ter um país como deve de ser. tristeza.

fiquem bem.
boas!

eu moro perto do cartaxo distrito de santarem e tenho marcada a minha instalação para o dia 29 deste mês.
onde é que viste que a norquente só instalava nesses distritos???

sammuel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado set 22, 2007 1:18 am

Mensagem por sammuel »

aqui:

http://www.paineissolares.gov.pt/produto.html

escolhes norquente e a informação está no fim da página.

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

pois é!!!
como é que é possivèl?
sr alexjp4 se fosse a si pensava 2 vezes a assistencia fica um bocadito longe.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

sammuel Escreveu:

aqui:

http://www.paineissolares.gov.pt/produto.html

escolhes norquente e a informação está no fim da página.

boas

já vi, mas tambem só á volta de 50% das marcas eé que cobrem o país todo incluindo as ilhas.
mas para já vêm cá instalar os paineis.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

fyntas Escreveu:pois é!!!
como é que é possivèl?
sr alexjp4 se fosse a si pensava 2 vezes a assistencia fica um bocadito longe.
boas

estive a ver as outras marcas e só à volta de 50% das marcas é que têm instaladores no país todo incluindo as ilhas e penso que os paineis são instalados em qualquer ponto do país?!.
pelo menos durante 6 anos eles têm que cá vir, depois desse tempo pela diferença de preço que os paineis da norquente custam actualmente em relação as outras marcas já estão amortizados e posso comprar outros com melhores rendimentos.
e até pode ser que por ser longe o instalador tenha mais cuidado na instalação do que outro que fosse aqui perto porque sabe que quando cá vier vai-lhe sair do bolso o gasoleo e as portagens.
alem disso pelo que já li pelo forum há quem tenha paineis instalados a varios anos e que nunca tiveram manutenção, e tambem penso que a manutenção não deve ser nada do outro mundo é como os meus carros só fazem as revisões nos concessionários enquanto estão na garantia porque depois faço-as eu.
e o porto tambem não fica assim tão longe, já lá fui fazer trabalhos.
e pela informação da norquente eles andam a procura de instaladores no resto do país o que acredito porque pela procura que tem havido pelos paineis deles vai-lhes ser (e já é) complicado fazer as instalações e as manutenções com os instaladores actuais.
a ver vamos como diz o ceguinho.
não há-ser nada.

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Mensagem por Berto »

axo que ja nao ha muito para dizer sobre a norquente a qualidade do serviço ,corresponde ao preco que se paga....agora vai da cabeca de cada um e tmb dos bolsos de cada um para quem quiser gastar pouco dinheiro e ter um sistema solar de aqs,acho uma optima solucao...eu mesmo ja a escolhi,e so mudei de ideias ,pq nao gosto de levar seca...agora so o tempo pode dizer as pessoas ,quais foram realmente as boas escolhas...no meu caso,fiz bem em mudar.so depois de vir ca um tecnico (a norquente deu me seca nesta parte) e que fiquei a saber qual a posicao em que o painel vai ficar no telhado,e como o painel nao vai ficar alinhado com as telhas (vai ficar atravessado),prefiro ter algo mais pequeno,pois o ts 200 da norquente leva 2 paineis,e o da maioria das marcas leva 1.no final das contas vou gastar mais 300 euros do que o previsto.mal esteja no sitio eu mostro vos como ficou...

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

berto Escreveu:axo que ja nao ha muito para dizer sobre a norquente a qualidade do serviço ,corresponde ao preco que se paga....agora vai da cabeca de cada um e tmb dos bolsos de cada um para quem quiser gastar pouco dinheiro e ter um sistema solar de aqs,acho uma optima solucao...eu mesmo ja a escolhi,e so mudei de ideias ,pq nao gosto de levar seca...agora so o tempo pode dizer as pessoas ,quais foram realmente as boas escolhas...no meu caso,fiz bem em mudar.so depois de vir ca um tecnico (a norquente deu me seca nesta parte) e que fiquei a saber qual a posicao em que o painel vai ficar no telhado,e como o painel nao vai ficar alinhado com as telhas (vai ficar atravessado),prefiro ter algo mais pequeno,pois o ts 200 da norquente leva 2 paineis,e o da maioria das marcas leva 1.no final das contas vou gastar mais 300 euros do que o previsto.mal esteja no sitio eu mostro vos como ficou...
boas

e já pagaste os paineis?

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Mensagem por Berto »

alexjp4 Escreveu:
berto Escreveu:axo que ja nao ha muito para dizer sobre a norquente a qualidade do serviço ,corresponde ao preco que se paga....agora vai da cabeca de cada um e tmb dos bolsos de cada um para quem quiser gastar pouco dinheiro e ter um sistema solar de aqs,acho uma optima solucao...eu mesmo ja a escolhi,e so mudei de ideias ,pq nao gosto de levar seca...agora so o tempo pode dizer as pessoas ,quais foram realmente as boas escolhas...no meu caso,fiz bem em mudar.so depois de vir ca um tecnico (a norquente deu me seca nesta parte) e que fiquei a saber qual a posicao em que o painel vai ficar no telhado,e como o painel nao vai ficar alinhado com as telhas (vai ficar atravessado),prefiro ter algo mais pequeno,pois o ts 200 da norquente leva 2 paineis,e o da maioria das marcas leva 1.no final das contas vou gastar mais 300 euros do que o previsto.mal esteja no sitio eu mostro vos como ficou...
boas

e já pagaste os paineis?

nao vas por ai....ainda nao paguei paineis a ninguem e ja tive um representante de uma grande marca ca em casa a fazer uma visita ao local,e tmb ja tive contactos de outras marcas para fazer o mesmo(mas como ja me decidi,recusei),e garanto te ,nunca tive sequer uma chamada da norquente...mas nao os censuro.nao devem de ter maos a medir para tantas encomendas...eu por outro lado apenas exigo um pouco de qualidade ,quando decido investir em algo...

nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por nj05 »

boas

relativamente ao meu sistema cf devo dizer que tem estado a trabalhar bem (o tempo também tem ajudado...) apesar de há alguns dias ter surgido um problema que tinha aliás sido vaticinado por alguns membros do fórum: perdeu pressão do circuito primário. tinha ficado ajustada a frio a cerca de 1,8 bar, mas actualmente caiu quase para zero. continua contudo a produzir água quente sem notar para já grande diferença.

reforcei a minha reclamação com eles e tenho agendada para amanhã uma intervenção de um técnico deles (não é o instalador) para resolver o problema.

ainda não sei bem o que vão fazer além de recarregar o circuito primário. espero que corrijam a questão do purgador e válvula de segurança e melhorem os isolamentos.

depois dou notícias.

Autor do tópico
tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Mensagem por tlicas »

a minha opção recaiu no ts200lt da norquente.
inscrição no dia 1/7 e instalação marcada para 22/9.
tempo de espera grande, mas espero que valha a pena (já vi que também noutra marca pelo menos, os tempos de espera se estão a alongar).
cumprimentos a todos e quem já tem instalado que vá dando feedback.
tlicas

brazindass
Membro
Membro
Registado: sábado mai 30, 2009 5:03 pm

Mensagem por brazindass »

a cerca de dois meses atrás disse aqui no forum que a minha instalação tinha corrido mal e que o reservatorio tinha ficado com algumas amolgadelas. na altura fiz ver á norquente o que tinha acontecido e que gostaria de ver o reservatorio substituido,hoje estou aqui para vos dizer que o meu reservatorio foi subtituido sem sequer terem questionado.hoje como cliente da norquente afirmo; o sistema é muito bom funciona muito bem e a assistência é impecavel. é gente de poucas palavras, mas gente que cumpre a parte que lhes cabe.
os meus parabens.

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Mensagem por D'eu »

de certa forma, não fizeram mais que a obrigação deles.contudo, em portugal, é raro ver as firmas assumirem a responsabilidade perante o cliente quando as coisas correm mal mesmo que, em certa medida, a culpa não seja totalmente deles. quem amolgou o deposito não foi a empresa mas sim o instalador que não tomou as devidas precauções para que isso não acontecesse.

é sempre bom ver que há quem se preocupe com o cliente e a sua satisfação.

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por nj05 »

nj05 Escreveu:boas

relativamente ao meu sistema cf devo dizer que tem estado a trabalhar bem (o tempo também tem ajudado...) apesar de há alguns dias ter surgido um problema que tinha aliás sido vaticinado por alguns membros do fórum: perdeu pressão do circuito primário. tinha ficado ajustada a frio a cerca de 1,8 bar, mas actualmente caiu quase para zero. continua contudo a produzir água quente sem notar para já grande diferença.

reforcei a minha reclamação com eles e tenho agendada para amanhã uma intervenção de um técnico deles (não é o instalador) para resolver o problema.

ainda não sei bem o que vão fazer além de recarregar o circuito primário. espero que corrijam a questão do purgador e válvula de segurança e melhorem os isolamentos.

depois dou notícias.
boas

também tenho coisas positivas a dizer desta vez. tal como tinha referido antes, hoje esteviveram dois técnicos da norquente em minha casa.

reconheceram sem rodeios que todas as minhas queixas eram válidas e seriam resolvidas. colocaram isolamento armaflex com 20mm e protecção uv nas zonas expostas, e trocaram o purgador normal por um purgador solar com fecho. vão também retirar a válvula de segurança normal que está instalada nos painéis (desnecessária) e vão substituír o isolamento das tubagens internas por outro com mais espessura. além disso vão isolar devidamente as zonas que ficaram sem o mesmo.

relativamente à estrutura, vão desmontar os painéis e substituir as travessas de suporte dos mesmos dado que confirmaram que os painéis estão a sofrer esforço nas uniões entre os mesmos.

não tinham tempo nem material para fazer esse trabalho hoje, mas ficou agendado já para a próxima 4ª feira.

fiquei satisfeito com o profissionalismo deles que não tinha nada a ver com o pessoal que fez a instalação.

efectivamente vale a pena reclamar dos trabalhos mal executados. devemos exigir o que temos direito, e ainda por cima assegurar que os próximos clientes vão ter um melhor serviço.

nj05

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”