cartas categoria B - foi aprovado decreto-lei!!
-
Oinq
- Membro Silver

- Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Re: cartas categoria B - foi aprovado decreto-lei!!
meu caso, são 12€ mais um dia de trabalho...
pois é troquei a morada da minha carta pla internet, espectáculo, pensei eu... 3 dias depois recebo um email a dizer que posso ir a leiria entregar a antiga e levantar a nova... o problema é que se lá tiver às 8 da manhã e tirar a senha, pode ser que consiga ser atendido nesse dia...
o que digo é verídico e aconteceu com uma amiga minha que fez um escabeche senão nem atendida era... ta lá por levantar à meses e vai continuar assim... entretanto acho que vou pagar novamente pa recolocar a morada em casa dos meus pais e pronto, fico com a mesma...
pois é troquei a morada da minha carta pla internet, espectáculo, pensei eu... 3 dias depois recebo um email a dizer que posso ir a leiria entregar a antiga e levantar a nova... o problema é que se lá tiver às 8 da manhã e tirar a senha, pode ser que consiga ser atendido nesse dia...
o que digo é verídico e aconteceu com uma amiga minha que fez um escabeche senão nem atendida era... ta lá por levantar à meses e vai continuar assim... entretanto acho que vou pagar novamente pa recolocar a morada em casa dos meus pais e pronto, fico com a mesma...
Cumprimentos
Nuno Leitão
Nuno Leitão
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
caros amigos... estou lixado convosco!
segundo o "camarada deputado miguel tiago":
segundo o "camarada deputado miguel tiago":
caros amigos e companheiros:
alguns esclarecimentos para ajudar.
1. o projecto de lei foi aprovado por unanimidade. isto significa que se converte em decreto da assembleia e segue para o presidente da república. o pr tem de promulgar o decreto para que este se converta em lei. isso deve suceder dentro do próximo mês. talvez mesmo antes do final de agosto.
2. enquanto a lei não for publicada em diário da república, não estará em vigor e, como tal, será sempre arriscado, conduzir sem carta a1 até lá.
3. a carta b dos maiores de 25 anos dá direito a conduzir a1 sem necessidade de proceder ao averbamento no imtt (caso contrário, nunca mais! ehehe)
4. a carta b dos menores de 25 anos que sejam também titulares de licença de ciclomotor tb dá direito a conduzir a1, sem necessidade de averbamento específico.
5. a carta b dos menores de 25 anos sem licença de ciclomotor não dá essa habilitação. esses devem tirar a licença de ciclomotor ou fazer o exame de condução de 125 no imtt.
6. muito importante:á carta b dá habilitação para a condução de motociclos até 125cc e até 15cv!
7. a partir da data da publicação da lei, podem começar a conduzir 125cc. estejam atentos ao diário da república.
abraço a todos
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
hmgp
- Membro Gold

- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
espectáculo!
obrigado volt pelo esclarecimento "sem espinhas"!
obrigado volt pelo esclarecimento "sem espinhas"!
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
Gandhi
-
Filho da Natureza
- Membro Silver

- Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
fiquei confuso entre a 5 e a 6.
alguém que explique por linguagem de miúdos.
-
Volt
- Membro Platinium

pra ser sincero, eu nao estou a ver como posso explicar melhor... acho que as duas frases estao bem simples e concisas. que duvida eh que tens?filho da natureza Escreveu:fiquei confuso entre a 5 e a 6.
-
Oinq
- Membro Silver

6 - com carta de ligeiros passas a poder conduzir até 125cc ou 15 cv
7 - esta história entra em vigor depois de publicado no diário da republica.
7 - esta história entra em vigor depois de publicado no diário da republica.
Cumprimentos
Nuno Leitão
Nuno Leitão
-
hmgp
- Membro Gold

ponto 5 -> se tiveres carta b (automóveis) e menos de 25 e não tiveres licença de ciclomotor, então não estás automaticamente habilitado a conduzir motos até 125cc/15kw de potência.filho da natureza Escreveu:fiquei confuso entre a 5 e a 6.
ponto 6 -> tirando a situação anterior, ficas automaticamente habilitado a conduzir motos até 125cc/15kw de potência.
não sei explicar melhor...
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
-
Oinq
- Membro Silver

ahh lol era o 5...
eu diria melhor se das 3 coisas, não tiveres uma ( carta categoria b, 25 anos, licença de ciclomotores ), então não estás habilitado.
eu diria melhor se das 3 coisas, não tiveres uma ( carta categoria b, 25 anos, licença de ciclomotores ), então não estás habilitado.
Cumprimentos
Nuno Leitão
Nuno Leitão
-
Volt
- Membro Platinium

mas pode estar. para tal, soh tem de fazer o respectivo exame (e passar).oinq Escreveu:ahh lol era o 5...
-
Oinq
- Membro Silver

automaticamente, claro...
hoje em dia também podes estar, só tens de fazer o respectivo exame ( e passar ) também...
hoje em dia também podes estar, só tens de fazer o respectivo exame ( e passar ) também...
Cumprimentos
Nuno Leitão
Nuno Leitão
-
Volt
- Membro Platinium

errado... hoje eh preciso pagar aulas e exame obrigatorios, independentemente da idade.oinq Escreveu::banghead: automaticamente, claro...
.
-
Oinq
- Membro Silver

volt Escreveu:errado... hoje eh preciso pagar aulas e exame obrigatorios, independentemente da idade.
.
e onde é que ouviste dizer que não?
está-se a discutir um tópico de passagem administrativa, vens com argumentos que nada têm a ver com passagens administrativas... afinal já falas também em pagar... o que é isso tem de administrativo?
Cumprimentos
Nuno Leitão
Nuno Leitão
-
Volt
- Membro Platinium

hum?oinq Escreveu:volt Escreveu:errado... hoje eh preciso pagar aulas e exame obrigatorios, independentemente da idade.
.
e onde é que ouviste dizer que não?
está-se a discutir um tópico de passagem administrativa, vens com argumentos que nada têm a ver com passagens administrativas... afinal já falas também em pagar... o que é isso tem de administrativo?
nao percebi.
-
Volt
- Membro Platinium

aproveito para dizer, a quem tem duvidas ou curiosidade sobre este assunto, que este topico eh capaz de lhe interessar: façam perguntas a m. tiago
-
denver_place2001
- Membro Dedicado

- Registado: quarta dez 10, 2008 8:52 am
- Contacto:
quanto custa uma teycars 4000w?rocker_pt Escreveu:isto é ouro sobre azul.....
altamente esta notícia.
tenho andado a sondar as escolas de condução, e pedem-me 300 a 450€ para tirar carda de mota. o que me chateia para além do dinheiro, são os exames teoricos de códigos para motas, com questões do tipo:
- para mudar o oleo deve ser com a mota no descanço ou nao,
- a corrente de transmissão de feita do material tipo a ou b?
ou outras estupidas e sem nexo.
isto porque eu quero vender a minha sccoter para comprar outra que possa andar em ics...demoraria metade do tempo se for para o trabalho pelas ics em vez de usar as nacionais.
já começo a pensar numa mota teycars cantabrico 4.000w. a vectrix é cara demais para o meu bolso.
um estrangeiro; portanto nao critica a escrita
-
Volt
- Membro Platinium

anda ah volta dos 4 mil euros.denver_place2001 Escreveu: quanto custa uma teycars 4000w?
tens aqui o diario de bordo de uma: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=9578
end of
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
a teycars- cantábrico baixou de preço. agora é 2900 com iva incluído.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
Volt
- Membro Platinium

ena ena.
nao tinha reparado nisso!
tres mil... isso paga-se a si proprio num instante. neste momento, um carro que consuma pouco, gasta (soh em gasolina) 8 euros a cada 100 kms, 80 a cada 1000, 800 a cada 10 mil, 2400 a cada 30 mil! se a isso se juntar o "desconto" dos 800 euros no irs, nem eh preciso contabilizar os custos de manutençao e impostos marados...
nao tinha reparado nisso!
tres mil... isso paga-se a si proprio num instante. neste momento, um carro que consuma pouco, gasta (soh em gasolina) 8 euros a cada 100 kms, 80 a cada 1000, 800 a cada 10 mil, 2400 a cada 30 mil! se a isso se juntar o "desconto" dos 800 euros no irs, nem eh preciso contabilizar os custos de manutençao e impostos marados...
-
hmgp
- Membro Gold

calma! isso não funciona bem assim. aquele preço é para espanha, durante aquele mês e de acordo com o "plano movele", um plano espanhol de incentivo à compra de ve's que abrange todos os ve's (motas, motociclos, carros, etc.) e universal e não os primeiros 5.000 como cá pelo burgo...
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
-
Lavorama
- Novo membro

- Registado: quinta jul 23, 2009 12:34 pm
atenção à leitura da lei:
"9-o disposto na alínea d) do n.º 4 do presente artigo aplica-se a todos os titulares de carta de condução válida para a categoria b que cumpram uma das seguintes condições:
a) tenham idade igual ou superior a 25 anos;
b) sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores".
ou seja, basta ter tanto ou mais do que 25 anos de idade (e carta da categoria b, claro) para se poder conduzir motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11kw.
"9-o disposto na alínea d) do n.º 4 do presente artigo aplica-se a todos os titulares de carta de condução válida para a categoria b que cumpram uma das seguintes condições:
a) tenham idade igual ou superior a 25 anos;
b) sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores".
ou seja, basta ter tanto ou mais do que 25 anos de idade (e carta da categoria b, claro) para se poder conduzir motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11kw.