Conversão de Scooter em eléctrica.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Conversão de Scooter em eléctrica.

Mensagem por jmal »

hjmrodrigues Escreveu:pode parecer piada, mas se acelerar tudo a fundo de repente saca cavalo!! porque tem muito peso atrás!
seja como for estou bastante contente com o comportamento, e a velocidade em recta de 55 km/h, só a autonomia de 15 km me parece pouco.
ganda malha, espero que consigas legalizar o "aparato", quanto à autonomia só tens de ir para umas baterias melhores, velocidade e força já tens que chegue, com baterias melhores também melhora claro.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

já começa a ficar mais parecida com uma scooter "normal"

15km realmente é algo escasso, não tens o controlador a debitar potencia demais? ou então como diz o jmal, precisas de melhores baterias...

força nesse projecto, gosto muito de ver estas experiências

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

olá,

eu apoio este projecto porque é parecido com o meu.

boa sorte com a homologação, acho que vai ser a parte mais dificil.

a minha está parada porque fazendo bem as contas, e para fazer uma conversão em condições iria gastar o equivalente a uma scooter electrica já feita e com pouco mais atingiria o valor de uma bereco evo, prefiro aplicar o dinheiro num outro projecto, nem que seja num veiculo de raiz.

Autor do tópico
hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta set 25, 2008 3:55 pm

Mensagem por hjmrodrigues »

ainda não me posso queixar, gastei ao todo perto de 400€, tudo depende dos custos da legalização, até aqui ficou bastante económica, claro que não conto o meu tempo
HR

AC/DC
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda mai 18, 2009 2:44 am

Mensagem por AC/DC »

parabéns pela conversão contudo fiquei com a sensação de que é possível obter mais alguma autonomia.
disse que tinha usado um igbt de 200a no controlador da mota mas não referiu a referência do mesmo nem a frequência a que está a fazer a comutação. possivelmente está a utilizar uma frequência um pouco elevada o que faz com que uma parte da potência seja dissipada na comutação reduzindo assim a autonomia.
poderá perceber o que quero dizer através dos seguintes gráficos:
grafico 1 IGBT.jpg
grafico 1 IGBT.jpg (62.29 KiB) Visto 7322 vezes
grafico 2 IGBT.jpg
grafico 2 IGBT.jpg (54.22 KiB) Visto 7322 vezes

gostaria que facultasse se possível mais alguma informação.
espero que a homologação esteja a correr pelo melhor, felicitações.
"Acreditar em algo e não o viver é desonesto" - proverbio chinês

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

ac/dc Escreveu:parabéns pela conversão contudo fiquei com a sensação de que é possível obter mais alguma autonomia.
disse que tinha usado um igbt de 200a no controlador da mota mas não referiu a referência do mesmo nem a frequência a que está a fazer a comutação. possivelmente está a utilizar uma frequência um pouco elevada o que faz com que uma parte da potência seja dissipada na comutação reduzindo assim a autonomia.
poderá perceber o que quero dizer através dos seguintes gráficos:
grafico 1 igbt.jpg
grafico 2 igbt.jpg

gostaria que facultasse se possível mais alguma informação.
espero que a homologação esteja a correr pelo melhor, felicitações.

duvido que isso aconteça, mesmo assim é muito simples averiguar, basta verificar o aquecimento desse igbt, se aquecer muito quer dizer que está a dissipar muita energia.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado

os igbt´s são da mitsubishi e tem a referencia pm200d5a050 (modulo de 2, apenas uso 1).
o problema dos igbt é a sua elevada queda de tensão em condução que chega a ser de 5 volt a plena carga (100a), o que provoca um aquecimento fenomenal nos igbt, no entanto a autonomia não é muito influenciada pelos igbt.
não é porque tenho um relé a atracar quando o acelerador está a 100% durante mais de 5 segundos que "shunta" o igbt, passando a corrente toda pelo relé.
o igbt acaba por aquecer pouco, só o uso durante o arranque e em curvas mais apertadas, mas sempre durante espaços curtos de tempo.
será que vale a pena trocar os igbt por mos-fet??
em relação á frequencia de comutação está em 1khz, que me parace o mínimo possível, será??

na minha opinião a autonomia é pouca porque é exigida muita corrente as baterias e a capacidade útil fica muito abaixo das especificações em 20 horas.
HR

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

hjmrodrigues Escreveu:os igbt´s são da mitsubishi e tem a referencia pm200d5a050 (modulo de 2, apenas uso 1).
o problema dos igbt é a sua elevada queda de tensão em condução que chega a ser de 5 volt a plena carga (100a), o que provoca um aquecimento fenomenal nos igbt, no entanto a autonomia não é muito influenciada pelos igbt.
não é porque tenho um relé a atracar quando o acelerador está a 100% durante mais de 5 segundos que "shunta" o igbt, passando a corrente toda pelo relé.
o igbt acaba por aquecer pouco, só o uso durante o arranque e em curvas mais apertadas, mas sempre durante espaços curtos de tempo.
será que vale a pena trocar os igbt por mos-5fet??
em relação á frequencia de comutação está em 1khz, que me parace o mínimo possível, será??

na minha opinião a autonomia é pouca porque é exigida muita corrente as baterias e a capacidade útil fica muito abaixo das especificações em 20 horas.

5v de queda é muito, estás ai a perder muita energia e corres o risco de o queimares, por essa referência parece ser um modulo igbt de 1200v 50 amperes, também não sei dizer se corrente é o conjunto dos 2 ou apenas 1, mas acho que estás a utilizar pouca tensão nele, ou estás a meter pouca tensão/corrente no gate, ou a sobrecarrega-lo.

o melhor que fazes é trocares por mosfets de 75 ou 100 volts de 60 - 100 amperes, metes 3 ou 4 em paralelo e não tens problemas, já agora convém fazer controle de corrente, não sei se estás a utilizar, mas isso ajuda muito na protecção de todo o sistema, tanto nas baterias, motor e controlador, se não o usares o material vai aquecer, isto porque dás-lhe acelerador e a tensão cai, ao cair também vai fazer com que a excitação dos gates seja mais fraca, mas claro que tudo depende do esquema que estás a utilizar.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado

oops... enganei-me na referencia! e um mg200q2ys40.
eu sei que não é boa ideia aplicar um igbt de 1200v num sistema a 24v, mas tem uma grande vantagem que é não queimar!! ao contrario de dois paralelos que fiz com 4 fet´s buz 100 (60a 50v) que tiveram o mesmo final trágico.
estes igbt são de 200a continuos, 400a de pico, não é fácil fazer um paralelo para estas correntes...
a gate está a ser alimentada com 18v por um ampop (opa549 ou lm3886), já não me lembro...
Anexos
MG200Q2YS40.pdf
(80.88 KiB) Transferido 3237 vezes
HR

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

hjmrodrigues Escreveu:oops... enganei-me na referencia! e um mg200q2ys40.
eu sei que não é boa ideia aplicar um igbt de 1200v num sistema a 24v, mas tem uma grande vantagem que é não queimar!! ao contrario de dois paralelos que fiz com 4 fet´s buz 100 (60a 50v) que tiveram o mesmo final trágico.
estes igbt são de 200a continuos, 400a de pico, não é fácil fazer um paralelo para estas correntes...
a gate está a ser alimentada com 18v por um ampop (opa549 ou lm3886), já não me lembro...

ok, com esse não podes fazer paralelo, mas tens controle de corrente ?

já agora, já mediste a onde no gate se ela fica mesmo com os 18v, é que o gate é tipo um condensador, assim que metes lá corrente tens de o carregar, imagina se não tens corrente suficiente para isso, e não o carregas o suficiente, verifica isso no osciloscópio, quanto mais quadrada a onda melhor.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado

já tive controlo de corrente por sensores de hall calibrados quando tinha 4 paralelos de 2 baterias de 7a/h para verificar se o consumo estava equilibrado, por isso sei o consumo máximo do motor. neste momento o controlo de corrente não está a trabalhar, estou mais preocupado em trocar o motor por outro de maior tensão (48 ou 60) ou eventualmente ac (tambem estou a desenvolver um conversor ac tendo por base a an 955 da microchip).

ainda em relação á polarização da gate, usei ampop's exactamente por serem rápidos (900khz) e com corrente de saida elevada(8a), a questão da polarização foi uma das minhas preocupações iniciais e efectuei várias medições com o osciloscópio para me certificar do seu bom funcionamento.
HR

Autor do tópico
hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado

fica aqui o pcb da placa de controlo que estou a usar na scooter, no formato express pcb.
darei a lista de material e o programa do pic a quem pedir por post ou pm
Anexos
e_scooter.rar
(15.82 KiB) Transferido 322 vezes
HR

zenitildeneto
Membro
Membro
Registado: sexta jul 24, 2009 6:35 am

Mensagem por zenitildeneto »

olá galera, adorei esse tópico. estou pensando em converter uma scooter também e estou vendo aqui bastante informações. o problema é que moro no "interior" do brasil, onde o pessoal acha que veículos elétricos são coisa do futuro. ¬¬
conseguir uma carcaça de scooter grande é barato, coisa de 500 reais ou cerca de 200 euros. o problema é achar um motor elétrico para ela. pensei em colocar um baú na parte de trás com uma bateria automotiva de 100ah e na frete, na parte do guidão um aerogerador para dar uma carga na bateria sempre que andar, aumentando sua autonomia. gostaria da ajuda de vocês em tudo. o que acham desse projeto?
Zeitgeist - The Movie (Final Edition)

http://video.google.com/videoplay?docid ... 6528882906

Zeitgeist - Addendum

http://www.zeitgeistmovie.com/add_portug_brazil.htm

A revolução é agora!

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

olá,

deves em primeiro lugar estudar aqui no forum o que outros já fizeram ou fazem , eu sei que dá bastante trabalho mas este fórum é uma autentica escola.
quanto a encontrar motores aí no brasil não sei mas aqui em portugal já é relativamente fácil.
ao colocares uma bateria de 100ah quer dizer que só tens 12volt , quando um motor para essa scooter deverá ser no minimo de 60v ou seja 5 baterias de 12v , ao ser colocada na parte de trás e devido ao peso ficas com uma scooter bastante instável ( centro de gravidade alto) e ficas com a dianteira muito leve , vais ter problemas.
quanto a colocares um aerogerador na frente é um erro , é o mesmo que conduzires com um chapeu de chuva aberto , ou seja tens muita resistencia para o que produzes.

zenitildeneto
Membro
Membro

tipo, eu não posso fazer um inversor para a bateria 12v?
a parte do aerogerador é algo pequeno. não será um aerogerador grande. algo em torno de 15 cm de diâmetro, agora com uma bobina bastante boa, pois a quantidade de giros será estúpida. estou pesquisando que nem um louco aqui no fórum. como você disse, isso é uma escola mesmo.

sabem informar alguns motores que são legais e que podem funcionar com a scooter? sites de fabricantes e até motores comuns encontrados em outros equipamentos, mas que possam servir.

p.s.: acabei de ter uma ideia. para não ficar desregulado demais, o aerogerador será feito com um alternador de carro. isso deixará o peso um pouco mais equilibrado. mesmo assim ainda vejo a possibilidade de colocar a bateria em outro lugar.

Zeitgeist - Addendum

A revolução é agora!

Autor do tópico
hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado

viva!
usar um gerador eólico para carregar a bateria quando a mota estiver parada é boa ideia, mas em movimento qualquer forma de carregar a bateria que trave o andamento é um erro.a única forma de aproveitar energia cinética é pelo uso de travagem regenerativa desde que o motor e o controlador o permitam. a melhor forma de prolongar a autonomia das baterias é melhorando a aerodinâmica da mota e diminuindo o seu peso.
HR

zenitildeneto
Membro
Membro

mas o meu aerogerador é pequenino e vertical. tipo, tem uns 15 cm de altura e está ligado a um alternador. pensei em pegar uma bateria automotiva comum, 40ah e um alternador de 50ah. ai colocaria ele na parte de trás. soldado a "garupa", aquele lugarzinho onde os "machos" seguram para não segurar no piloto, ahsuiahsoiuhasoiuhasoiuhas. pensei em colocar o aerogerador ali. creio que não vai sofrer muito desgaste. consegui um motor de 24v, 2,5cv a 2500 rpm. ele já é para motos. foi o único que achei no meu país. o preço está convidativo. acho que vou adquirir esse. só preciso saber o que vocês acham dessa ideia do aerogerador para comprar.

Zeitgeist - Addendum

A revolução é agora!

Autor do tópico
hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado

força com o projecto!! assim que tiver novidades crie o seu diário de bordo/conversão e coloque fotos para que todos possamos ver como está a correr!
HR

zenitildeneto
Membro
Membro

obrigado cara.
vou pesquisar o preço final das carcaças e etc amanhã.

vou criar meu diário de bordo sim.
eu posso criar esse tópico aqui nessa sessão?

coloco: diário de bordo: scooter em elétrica.

assim?

Zeitgeist - Addendum

A revolução é agora!

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

sim deves colocar o teu diário de bordo na secção dos diários de bordo!!
boa conversão!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”