Isolar sótão.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

continuando...
deixo fotos da pré instalação, um trabalho sem nada a apontar.
Anexos
Foto0181.jpg
Foto0181.jpg (30.68 KiB) Visto 9298 vezes
Foto0175.jpg
Foto0175.jpg (39.69 KiB) Visto 9298 vezes
Foto0171.jpg
Foto0171.jpg (32.24 KiB) Visto 9298 vezes

JP25
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta jun 18, 2009 11:21 pm

Mensagem por JP25 »

olá a todos.
tenho um sotão que é um braseiro no verão e um frigorifico no inverno.
o problemo dele(penso eu) será a falta de isolamento.
tenho uma parede que dá para dentro do prédio que é feita com tijolo do mais fino e o telhado não deve ter roofmate.
a minha ideia é forrar todo o sotão a roofmate e depois colocar por cima pladur.
será boa ideia?
já me disseram também para deixar espaço entre o roofmate e a parede para fazer uma caixa de ar, o que acham?
desde já agradeço a vossa atenção.

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

jp25 Escreveu:olá a todos.
tenho um sotão que é um braseiro no verão e um frigorifico no inverno.
o problemo dele(penso eu) será a falta de isolamento.
tenho uma parede que dá para dentro do prédio que é feita com tijolo do mais fino e o telhado não deve ter roofmate.
a minha ideia é forrar todo o sotão a roofmate e depois colocar por cima pladur.
será boa ideia?
já me disseram também para deixar espaço entre o roofmate e a parede para fazer uma caixa de ar, o que acham?
desde já agradeço a vossa atenção.
até aqui parece-me tudo bem.

quando dizes forrar o sótão a roofmate, referes-te ao telhado ou também paredes? nas paredes o melhor seria wallmate, ou então lã de rocha. como tens de fazer a estrutura para o pladur, acondicionas o isolamento entre as peças.

JP25
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta jun 18, 2009 11:21 pm

Mensagem por JP25 »

sim, pretendo isolar todo o sotão, paredes e tecto.
roofmate no tecto e wallmate nas paredes e depois pladur.
não tenho a certeza da espessura do roofmate e do wallmate a colocar. qual será a mais indicada?

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

andei a isolar uma parede e prepará-la para receber o estuque, deixo algumas fotos.
Anexos
Como as placas são lisas, tive receio que o cimento cola não conseguisse aderir bem, pelo que resolvi criar uma base rugosa (espero que funcione)
Como as placas são lisas, tive receio que o cimento cola não conseguisse aderir bem, pelo que resolvi criar uma base rugosa (espero que funcione)
Foto0274.jpg (43.2 KiB) Visto 9126 vezes
Aplicação do cimento cola.
Aplicação do cimento cola.
Foto0277.jpg (94.79 KiB) Visto 9126 vezes
Placas todas colocadas, vou ter que preencher com espuma aqueles espaços dos tubos do ac, bem como os restantes espaços vazios.
Placas todas colocadas, vou ter que preencher com espuma aqueles espaços dos tubos do ac, bem como os restantes espaços vazios.
Foto0279.jpg (147.61 KiB) Visto 9126 vezes

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

boas,

já não venho cá há uns tempos, mas estive agora a actualizar-me e estou a ver os projectos a seguir em força.

eu ainda não peguei no meu sótão mas já acabei a cozinha. só falta mesmo ir comprar a mesa e uma cadeiras.
agora virei-me para dar um jeito à garagem, com montes de prateleiras (estruturas em dexion). tenho a vantagem de ter um "sótão" na garagem que me aumenta o espaço de arrumação.
a par da garagem ando a dar um jeito pelo jardim, pois tenho de alterar uma parte do sistema de rega que não está como quero. e ainda me falta instalar uma pia para a jardinagem.

agora o que interessa:

estava a pensar começar este ano a revestir o sótão, mas como estamos aqui com obras na empresa, andei a micar as técnicas de construção.
o edifício novo vai ser tudo isolado com capoto (revestimento exterior). é muito simples. basicamente são coladas placas de esferovite grosso à parede do edifício. depois leva uma massa alisante por cima, com uma rede plástica.
eu acho que não é coisa para eu fazer, mas fui micar o preço ao caderno de encargos e a coisa ficou por 27 euros o m2. pensei que fosse mais caro. é uma solução a pensar para revestir a minha casa toda. já fizeram o mesmo a uma aqui na rua.
além disso, pode-se usar esta técnica por dentro também (claro que tem termos térmicos, por fora é o melhor).

abraço e continuação de bom trabalho.

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

chegou o gesso para projectar, vamos ver quando terá inicio...

não conhecia esta marca .
Anexos
Image2Estuque.jpg
Image2Estuque.jpg (93.42 KiB) Visto 8981 vezes
Image1Estuque.jpg
Image1Estuque.jpg (114.66 KiB) Visto 8981 vezes

Portas
Membro
Membro
Registado: quarta jul 29, 2009 12:39 pm

Mensagem por Portas »

olá a todos, tenho dado uma vista de olhos neste tópico e gostei bastante, está aqui uma bela troca de experiências. deixo agora aqui a minha:

remodelei a cobertura do meu sótão com lsf, osb, roofmate, subtelha onduline e telha. possui também uma velux. por motivos, mais do que óbvios, €€€€, tenho a parte interior por acabar

a nível térmico e acústico o espaço está muito (mas muito) melhor, mas agora a minha ideia é colocar mais isolamento entre as vigas de lsf e forrar com lambrim. a minha dúvida, e pode ser que alguém me saiba ajudar, é como vou fixar o lambrim ao lsf... tenho de fazer uma estrutura, tenho de usar peças de fixação especiais...?

obrigado e continuação de bom trabalho

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

itisix Escreveu: agora virei-me para dar um jeito à garagem, com montes de prateleiras (estruturas em dexion).

abraço e continuação de bom trabalho.
boas.
podes me expicar melhor o que é isso?
é que eu tenho um problema de espaço e já estou a voltar-me para a garagem...
e as prateleiras que fiz em mdf ficam caras e não chegam, no fundo da garagem. agora preciso de pôr de lado só que tem de ser por cima do carro, pois é estreita. esta configuração tem de ser segura, não vá cair em cima do mesmo...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

portas Escreveu:olá a todos, tenho dado uma vista de olhos neste tópico e gostei bastante, está aqui uma bela troca de experiências. deixo agora aqui a minha:

remodelei a cobertura do meu sótão com lsf, osb, roofmate, subtelha onduline e telha. possui também uma velux. por motivos, mais do que óbvios, €€€€, tenho a parte interior por acabar

a nível térmico e acústico o espaço está muito (mas muito) melhor, mas agora a minha ideia é colocar mais isolamento entre as vigas de lsf e forrar com lambrim. a minha dúvida, e pode ser que alguém me saiba ajudar, é como vou fixar o lambrim ao lsf... tenho de fazer uma estrutura, tenho de usar peças de fixação especiais...?

obrigado e continuação de bom trabalho
peço desculpa pela ignorância mas o que quer dizer lsf e osb ?

já agora
puseste o isolamento por baixo ou por cima das vigotas (presumo que tenhas estrutura descontínua ?)

Portas
Membro
Membro

Mensagem por Portas »

lsf - light steel framing, ou seja, a estrutura do telhado em vez de ser em madeira ou betão, é feita de aço galvanizado leve.
osb - oriented strand board, aglomerado de partículas de madeiras longas e orientadas, que é colocado por cima da estrutura de lsf, é bastante resistente e segundo dizem, durável, no fundo serve de base a tudo o resto.

o roofmate foi colocado por cima destas placas.

têm aqui alguma informação mais detalhada:
[ é vetada a colocação de links comerciais no forum. art.4º ]

agora estou mesmo é com dúvidas relativamente à fixação do lambrim... mas de resto estou bastante satisfeito com o "investimento".

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

portas Escreveu:lsf - light steel framing, ou seja, a estrutura do telhado em vez de ser em madeira ou betão, é feita de aço galvanizado leve.
osb - oriented strand board, aglomerado de partículas de madeiras longas e orientadas, que é colocado por cima da estrutura de lsf, é bastante resistente e segundo dizem, durável, no fundo serve de base a tudo o resto.

http://www.futureng.com
http://www.jular.pt/placas_osb.asp

agora estou mesmo é com dúvidas relativamente à fixação do lambrim... mas de resto estou bastante satisfeito com o "investimento".
esse tipo de construção faz-me lembrar as casas americanas...

em relação ao lambrim, é só criar um ripado preso às vigas.

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

o pessoal do gesso projectado já começou

bem que me tinham dito que aquilo ia fazer uma sujidade imensa...

até agora parece estar a correr tudo bem, e espero que assim continue!
Anexos
Image3Estuque.jpg
Image3Estuque.jpg (72.99 KiB) Visto 8840 vezes
Image2Estuque.jpg
Image2Estuque.jpg (109.67 KiB) Visto 8840 vezes
Image1Estuque.jpg
Image1Estuque.jpg (83.02 KiB) Visto 8840 vezes

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

já está a ficar composto!

um bom diario de construção!

despacha te que o inverno já esteve mais longe!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

o estucador já acabou, pelo que vi fiquei bastante satisfeito com o trabalho, correu tudo bem.

gosto particularmente do pormenor do arredondado em forma de arco por cima da ombreira.
Anexos
Image2.jpg
Image2.jpg (69.07 KiB) Visto 8748 vezes
Lembram-se daquela parede de fundo com wallmate?Ficou assim.
Lembram-se daquela parede de fundo com wallmate?Ficou assim.
Image1a.jpg (89.93 KiB) Visto 8748 vezes
Image1.jpg
Image1.jpg (74.23 KiB) Visto 8748 vezes

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

concordo, o arredondado dá outro aspecto!

o trabalho parece bem avançado, antes do inverno estará pronto!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

serges Escreveu:concordo, o arredondado dá outro aspecto!

o trabalho parece bem avançado, antes do inverno estará pronto!
isso queria eu mas acho que não vou conseguir, o wallmate no tecto ainda me vai dar muito trabalho...e o tempo é pouco.

Portas
Membro
Membro

Mensagem por Portas »

cimento Escreveu:
portas Escreveu:lsf - light steel framing, ou seja, a estrutura do telhado em vez de ser em madeira ou betão, é feita de aço galvanizado leve.

http://www.futureng.com
http://www.jular.pt/placas_osb.asp

esse tipo de construção faz-me lembrar as casas americanas...

em relação ao lambrim, é só criar um ripado preso às vigas.

oi cimento,

o meu "problema" em relação ao lambrim, é ter de furar o aço para colocar o tal ripado, acho que assim vou demorar uma eternidade e não me apetecia muito andar a esburacá-lo... ando a tentar sondar outras opções, pode ser que arranje uma solução melhor. a minha ideia era utilizar lambrim em pvc branco e só isto já é um gasto €€€ substancial... raios partam o dinheiro! lol

entretanto estou a gostar bastante do teu trabalho, espero que continue a correr bem!

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

olá portas

não me parece que demores muito a furar o aço, até podes utilizar daqueles parafusos autoperfurantes (não precisam de ir muito fundo), de outra forma também não estou a ver como podes fazer sem ser a furar

o lambrim em pvc mais barato que arranjei (para a casa de banho) foi no aki e acho que foi 4,55€/m2 está na penúltima e última foto ao pé das ripas.

já agora tens fotos para o pessoal ver ? é mais fácil do que imaginar

martac
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta ago 12, 2009 6:30 pm

Mensagem por martac »

ola,
estava a pensar usar pladur com lã de rocha, era o que eu usava nas construção de vivendas em frança, existe muita gente que não é a favor do pladur mas acreditem que as vivendas construidas em frança são quase todas no seu interior em pladur ate mesmo wcs e cozinhas, e quase que nao ligava-mos o aquecimento de inverno mesmo com neve, de verao era fresquinha. aqui vai um pequeno desenho de como vou resolver o problema em minha casa.
cumps,
carlos matos[/quote]

olá,

tenho também um sótão para isolar, e estava a pensar utilizar lã de rocha e pladur. estou a pensar pôr a lã entre as vigotas de suporte de telhado e depois o pladur.

qual é a melhor maneira de montar o pladur? é necessário montar uma estrutura?

já vi que nalgumas paredes aplicam apenas uma pasta de cola entre o pladur e a parede. esta cola seria suficiente para segurar as placas do pladur às vigas do telhado, ou serve apenas para aplicações vertivais ou horizontais?

obg

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”