Programa Energia Solar - Solahart

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Filho da Natureza »

berto tu como cliente podes exigir isolamento nos tubos na secção toda. que tem por ser dentro da chaminé ?

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm

Mensagem por jotamira »

berto Escreveu:ola a todos

os donos de kit´s solahart podem me dizer a espessura do isolamento dos vossos kit´s.e se os tubos de agua que andam por dentro da chamine, levam isolamento?
caro berto,

a espessura do isolamento do meu ts300l é de cerca de 7 a 8mm.
os meus também vão e veem do telhado através da antiga chaminé de evacuação da caldeira, mas todos eles têm isolamento mesmo no interior. tanto o da água fria com o da quente. o que poderá ter é que pagar á parte caso exceda 10 metros pois o protocolo governamental só engloba 10 metros de tubo com o respectivo isolamento (ida e volta).

por uma pegada cada vez mais verde

jotamira

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Mensagem por Berto »

jotamira Escreveu:

os donos de kit´s solahart podem me dizer a espessura do isolamento dos vossos kit´s.e se os tubos de agua que andam por dentro da chamine, levam isolamento?
caro berto,

os meus também vão e veem do telhado através da antiga chaminé de evacuação da caldeira, mas todos eles têm isolamento mesmo no interior. tanto o da água fria com o da quente. o que poderá ter é que pagar á parte caso exceda 10 metros pois o protocolo governamental só engloba 10 metros de tubo com o respectivo isolamento (ida e volta).

jotamira
a digal contactou me hoje dizendo que o meu painel so e entregue na ultima semana de agosto quanto ao isolamento,o instalador que ca veio dise que era de 13 mm,mas nada referiu quanto ao isolamento pelo interior da chamine...quanto ao apoio optei pelos 2 sistemas,modulo solar e resistencia...modulo por ser comparticipado,e a resistencia,por ja ter direito a ela

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jotamira »

berto Escreveu:
jotamira Escreveu:

caro berto,

jotamira
a digal contactou me hoje dizendo que o meu painel só e entregue na ultima semana de agosto quanto ao isolamento,o instalador que ca veio disse que era de 13 mm,mas nada referiu quanto ao isolamento pelo interior da chaminé...quanto ao apoio optei pelos 2 sistemas,modulo solar e resistência...modulo por ser comparticipado,e a resistência,por já ter direito a ela
agora é só esperar e teres sorte com o instalador. com o aumento da adesão ao programa do governo há algumas marcas que não têm cuidado com a escolha do pessoal que faz a instalação. parece não ser o caso na solahart.
pena é perderes os melhores meses do nosso clima.

jotamira

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Berto »

quanto ao instalador, é a gastermica...ja ca esteve a ver a habitaçao.pelo que sei ja trabalha nisto a uma dezena de anos...e so trabalham com a solahart e vulcano...

AdeptoSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mai 26, 2009 9:44 pm

Mensagem por AdeptoSolar »

jotamira Escreveu:

caro berto,

jotamira
caro jotamira:

a espessura do isolamento deveria ser de 19 mm.

cumprimentos,

as

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Berto »

adeptosolar Escreveu:
jotamira Escreveu:

caro berto,

jotamira
caro jotamira:

cumprimentos,

as

pq os 19 mm?como abordar esse tema com o instalador?

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jotamira »

adeptosolar Escreveu:
jotamira Escreveu:

caro berto,

jotamira
caro jotamira:

cumprimentos,

as
caro as,

quando falava em 7/8mm era por banda. quando me falou em 19mm ficou curioso e fui fazer umas medições.
resultado: o tubo condutor da água tem 20mm de diâmetro. a manga do isolamento tem cerca de 44mm também de diâmetro. logo 44mm-20mm = 24mm (sendo 12mm por banda).
quando se refere a 19mm é no total ou por banda? se for por banda temos que ter uma manga de isolamento próxima dos 60mm de diâmetro.

jotamira

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

vocês fazem com cada confusão.
os 20mm de isolamento com protecção uv são para utilizar no circuito primário dum sistema de circulação forçada
porquê perguntam vocês.
porque no primário temos de reduzir ao máximo as perdas pela tubagem, porque é essa tubagem que vai conduzir toda a energia para a a.q.s. quanto maior for o delta maior é o rendimento.
já agora estão com tanta preocupação na espessura do isolamento do circuito secundário agora pensem um bocadinho e diga-me.
qual é a espessura do isolamento utilizado no circuito de agua quente da vossa casa?
pois é, não existe nenhum.
existem preocupações que deveriam de ter quando adquirem o equipamento e não as tem, no caso do termossifão não é o isolamento que faz a diferença., na parte exterior sim sempre isolamento uv.(por norma é branco e está escrito no próprio isolamento independentemente da marca).

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jotamira »

fyntas Escreveu:vocês fazem com cada confusão.
os 20mm de isolamento com protecção uv são para utilizar no circuito primário dum sistema de circulação forçada
porquê perguntam vocês.
porque no primário temos de reduzir ao máximo as perdas pela tubagem, porque é essa tubagem que vai conduzir toda a energia para a a.q.s. quanto maior for o delta maior é o rendimento.
já agora estão com tanta preocupação na espessura do isolamento do circuito secundário agora pensem um bocadinho e diga-me.
qual é a espessura do isolamento utilizado no circuito de agua quente da vossa casa?
existem preocupações que deveriam de ter quando adquirem o equipamento e não as tem, no caso do termossifão não é o isolamento que faz a diferença., na parte exterior sim sempre isolamento uv.(por norma é branco e está escrito no próprio isolamento independentemente da marca).

como leigo, pareceu-me que o isolamento colocado pelo instalador seria o apropriado. o membro adeptosolar é que pôs a questão dos 19mm (o que eu acho exagerado).

já agora dêem-me o vossa opinião quanto a esta instalação.
Anexos
Ligações.JPG
Ligações.JPG (57.04 KiB) Visto 3143 vezes
Conj. 2.JPG
Conj. 2.JPG (64.26 KiB) Visto 3143 vezes
Conjunto.JPG
Conjunto.JPG (89.37 KiB) Visto 3143 vezes

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jotamira »

restantes fotos.

jotamira
Anexos
Isolamento int. e chaminé.JPG
Isolamento int. e chaminé.JPG (29.03 KiB) Visto 3142 vezes
Isolamento ext..JPG
Isolamento ext..JPG (60.74 KiB) Visto 3142 vezes

AdeptoSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

jotamira Escreveu:
fyntas Escreveu:vocês fazem com cada confusão.
porquê perguntam vocês.
como leigo, pareceu-me que o isolamento colocado pelo instalador seria o apropriado. o membro adeptosolar é que pôs a questão dos 19mm (o que eu acho exagerado).

já agora dêem-me o vossa opinião quanto a esta instalação.
caro jotamira:

a instalação parece-me bem (a minha opinião). a misturadora termostática é que não me parece a ideial para sistemas solares. verifique a temperatura máxima de admissão.

quanto à espessura do isolamento de 19mm apenas me regulo pela legislação em vigor.

cumprimentos,

as

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

porque é que o tubo da saìda de água quente dos colectores não está isolado? apesar de ser curto, imagino as percas com baixa temperatura....
as valvulas e passadores, tambem não deveriam ser isolados?

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

nenhuma das ligações do colector ao painel está isolada. uma lamentável economia de material. parece-me caso para reclamação.
Porreiro, pá!

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

reclamação, reclamação, reclamação porreiro pá
neste caso a marca assim o recomenda e é assim que é instalado, sabia que basta isolar o retorno aos colectores e o rendimento do sistema vai baixar?
é engraço reclamação por isto reclamação por aquilo e ainda não vi ninguém mencionar que nos sistemas falta uma peça de segurança bastante importante a válvula de segurança térmica, quanto a misturadora não estar incluída nos equipamentos da solahart é verdade não está, mas quem quiser adquirir pode adquirir através do instalador, é verdade que certas marcas no programa a tem incluída mas ou os preços do equipamento são mais caros ou então são marcas recentes no mercado que não tem mercado, então o cliente olha para o preço e vê olha estes tem misturadora incluída bora lá é já este.
por exemplo a wicora têm e qual é a marca? não faço a mínima ideia, vejam as fotos no site.
como já alguém referiu de verão qualquer coisa aquece de inverno será mais complicado, vamos esperar para ver.

AdeptoSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

crohn Escreveu:porque é que o tubo da saìda de água quente dos colectores não está isolado? apesar de ser curto, imagino as percas com baixa temperatura....
as valvulas e passadores, tambem não deveriam ser isolados?
boas.

eu diria mais: a vállvula de entrada de água fria não está no local correcto. não estou a inventar nada.
consultando o manual de instalação do fabricante facilmente se concluí que a referida válvula deverá estar distanciada mais de um metro da entrada de água fria. assim evitam-se disparos frequentes da válvula.
é só a minha opinião...não tomem isto como uma crítica destrutiva.
cumprimentos,
as

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jotamira »

fyntas Escreveu:reclamação, reclamação, reclamação porreiro pá
neste caso a marca assim o recomenda e é assim que é instalado, sabia que basta isolar o retorno aos colectores e o rendimento do sistema vai baixar?...

...como já alguém referiu de verão qualquer coisa aquece de inverno será mais complicado, vamos esperar para ver.
caro fyntas

depois de muitas horas de pesquisas e leituras na net optei pela instalação dum solahart. como profissional da área, qual a sua opinião em relação à qualidade do kit 302kf da solahart.

jotamira

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

boa noite,

venho só dar mais uma achega na questão dos isolamentos.
até aqui é uma questão que foi sempre muito deixada para trás... e mal. todos sabemos que sim, ou pelo menos deviamos saber.
as nossas casas não tem a rede de água quente isolada. é verdade, mas deviam ter.
o meu sistema de aquecimento central não tem os tubos isolados. mas também devia ter. é verdade que perdem o calor dentro das paredes e que este tb aquece a casa, mas convenhamos que os radiadores estão lá porque tem uma configuração mais adequada à distribuição do calor. por isso estão lá!
se não compreendemos a importância do isolamento, pelo menos ainda temos que cumprir com a lei. e actualmente o rsece obriga (para fluídos quentes. e aqui não há confusão, é fluidos quentes seja primário, seja secundário) a 20 mm de espessura de isolamento (com 0,04 w/mk a 20ºc), aos quais devem ser acrescentados mais 10 mm se a tubagem se situar no exterior. logo, nos tubos exteriores estamos a falar de 3 cm de espessura, sem exageros. tem força de lei e um perito pode não considerar o sistema solar na certificação energética se assim não estiver instalado.
quanto aos tubos do primário sem isolamento.... devo dizer que nunca tinha visto tal. estava capaz de jurar que é a 1ª vez que vejo um solhart instalado desta forma, mas se calhar nunca reparei. hei-de estar mais atento da próxima vez que passar por um. na maior parte dos kits ts que conheço, os tubos do primário já fazem parte do kit e já vem isolados de fábrica. por vezes o tipo de isolamento não é o melhor, mas tubos por isolar...... nem a alimentação de água fria.

esta é a minha opinião. vale o que vale... mas em minha casa, não daria a instalação por terminada.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

reclamação, reclamação, reclamação porreiro pá
neste caso a marca assim o recomenda e é assim que é instalado, sabia que basta isolar o retorno aos colectores e o rendimento do sistema vai baixar?
não vamos começar agora a perder as estribeiras. 2 metros de tubo de cobre a descoberto no circuito primário?
sejamos razoáveis.
reclamação sim, e sempre que a instalação seja menos do que aquilo do que deveria ser, independentemente dos interesses do governo, dos fabricantes ou dos instaladores.
Porreiro, pá!

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jotamira »

cblfreitas Escreveu:boa noite,

quanto aos tubos do primário sem isolamento.... devo dizer que nunca tinha visto tal. estava capaz de jurar que é a 1ª vez que vejo um solahart instalado desta forma, mas se calhar nunca reparei. hei-de estar mais atento da próxima vez que passar por um. na maior parte dos kits ts que conheço, os tubos do primário já fazem parte do kit e já vem isolados de fábrica. por vezes o tipo de isolamento não é o melhor, mas tubos por isolar...... nem a alimentação de água fria.

esta é a minha opinião. vale o que vale... mas em minha casa, não daria a instalação por terminada.
vá reparando melhor nos kit's da solahart. quase todos têm o tubo de cobre sem isolamento. e instalam sistemas solares à mais de 50 anos.

jotamira

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”