Programa Energia Solar - Solahart
-
gobi
- Novo membro

- Registado: terça jul 28, 2009 9:17 pm
Re: Programa Energia Solar - Solahart
boa noite venho relatar a minha experiencia com um ts300 da solahart com modulo solar instalado a +/- 2 meses. instalação decorre sem problemas deposito cheio as 14horas inicio da utilização passadas 5 horas (19 horas).observação cá em casa espectaculo.passados alguns dias as temperaturas começaram a subir e o equipamento começa a pingar .liguei para a instalador que me disse que tenho grande exposiçao solar(12horas por dia)e que o consumo de agua devia ser baixo(8 banhos diarios fora outras utilizações) equipamento atinge com facilidade alta temperatura abrindo as valvulas de segurança para deitar agua quente fora e repor fria.esta explicação não me satisfez até por uma questão de segurança pois a agua caí do telhado a mais de 90 graus pondendo queimar alguém.eis então que chegam as férias (consumo zero) saí com a família sabado e no domingo a tarde um dos meus vizinhos telefona me a dizer que o painel parecia uma cascata inundando o quintal pedi-lhe para fechar contador.no dia seguinte liguei a instalador que se disponibilizou para ir ao local tendo me dito que substituiu a valvula de agua quente. como não havia consumo isto iria acontecer pois as 10 da manhã mediu 106 graus a saida da valvula e que por questões de segurança a valvula abria deitando os 300litros do deposito mais alguns até arrefecer perguntei então quais as hipoteses tecnicas tendo-me dito que talvez um vaso de expansão resolve-se mas para aguardar para ver o comportamento da nova valvula.no dia seguinte a tarde novamente o meu vizinho relatando o mesmo (a sua casa parece uma cascata)desesperado com a situação deixei a familia de ferias e fui direito a casa . nesse dia o tecnico instalou o tal vaso de expansão e uma nova valvula e disse-me pode voltar para ferias descansado.já desconfiado fiquei em casa para ver o que se ia passar.as 15horas bingo de novo a cascata.liguei para o tecnico que me disse não ter outra hipotese a não ser tapar o painel com um oleado lá mandei fazer o tal e lá foram nesse mesmo dia tapa-lo.por curiosidade fui ver o contador da agua !!!!! 10m3 desperdiçados a conta desta brincadeira.já não sei onde esta a economia prometida . foi feita uma reclamação a digal a qual foi informado que esta entregue a administração para resolução.
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
não tenho conhecimentos técnicos para dizer o que se possa ter passado, mas, quando fosse de férias,válvulas de segurança ou não, eu cobria o painel, ou pelo menos parte dele.
-
gobi
- Novo membro

- Registado: terça jul 28, 2009 9:17 pm
foi o que eu fiz tapá-lo.mas não é solução e fica o alerta para todos uma vez que no meu caso o acesso ao telhado é dificil o que deve acontecer na maioria dos casos.outra coisa que me intriga é um dos meus vizinhos ter um sistema solahart de 180 lt instalado a cerca de 2 anos e este nem se quer pinga.quando confrontados responderam-me que esta mal instalado não estando a tirar o máximo rendimento como acontece com o meu(dificil de engolir esta explicação).
-
jfkpt
- Membro Dedicado

- Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am
lamento o sucedido, é realmente uma situação complicada.gobi Escreveu:foi o que eu fiz tapá-lo.mas não é solução e fica o alerta para todos uma vez que no meu caso o acesso ao telhado é dificil o que deve acontecer na maioria dos casos.outra coisa que me intriga é um dos meus vizinhos ter um sistema solahart de 180 lt instalado a cerca de 2 anos e este nem se quer pinga.quando confrontados responderam-me que esta mal instalado não estando a tirar o máximo rendimento como acontece com o meu(dificil de engolir esta explicação).
o que pode acontecer é que o seu vizinho não tenha o painel virado exactamente para sul, a 40º e então no verão não absorve tanto calor como o seu.
mas realmente 100º parece pouco para a válvula começar a deitar fora... pensei que fosse mais perto da temperatura de estagnação.
como referiu e bem... a maior parte das pessoas não consegue facilmente cobrir os painéis quando vai de férias.
além disso, é óptimo para os ladrões... ficam a saber exactamente quando a família não está em casa.
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
procurar a explicação na má instalação do vizinho parece-me estar a falhar o alvo. se o dele está mal instalado é um problema que deverá procurar resolver. neste caso parece-me que há também uma instalação incorrecta ou mais provavelmente uma má condição de algum equipamento. não é normal um colector despejar uma cascata de água a ferver pelo telhado abaixo.
Porreiro, pá!
-
manuelcar
- Staff Member

isto é o que os engenheiros dizem sobre o tema. os fabricantes e instaladores não sei...nas instalações convencionais é dada pouca importância ao isolamento térmico das tubagens, contudo a
utilização da melhor tecnologia de aquecimento não deve ser deseperdiçada desnecessariamente no
transporte e no tanque de armazenamento.
em tecnologia solar a tubagem deve ter um isolamento térmico que permita uma eficiência elevada, sendo
de referir que para tubagens de cobre até 18 x 1 deve haver no mínimo 30 mm de espessura de isolamento,
para dimensões superiores um mínimo de 40 mm. o material de isolamento usado deve ter uma
conductividade térmica de k 0,035 w/mk.
a inexistência de falhas no isolamento é muito importante. isto significa que os acessórios, válvulas,
ligações ao tanque de armazenamento, bujões, flanges e outros devem estar bem isolados. nos circuitos
solares deve usar-se material de isolamento temperatura à temperatura (150 – 170°c). condutas externas
devem ser resistentes aos uv, às intempéries e à corrosão da água, p.e. revestindo-os com uma cobertura
metálica.
Porreiro, pá!
-
manuelcar
- Staff Member

vá reparando melhor nos kit's da solahart. quase todos têm o tubo de cobre sem isolamento. e instalam sistemas solares à mais de 50 anos.
fonte: "energia solar térmica - manual sobre tecnologias, projecto e instalação." tradução e adaptação realizada pelo instituto superior técnico.nas instalações convencionais é dada pouca importância ao isolamento térmico das tubagens, contudo a
utilização da melhor tecnologia de aquecimento não deve ser desperdiçada desnecessariamente no
em tecnologia solar a tubagem deve ter um isolamento térmico que permita uma eficiência elevada, sendo
de referir que para tubagens de cobre até 18 x 1 deve haver no mínimo 30 mm de espessura de isolamento,
para dimensões superiores um mínimo de 40 mm. o material de isolamento usado deve ter uma
a inexistência de falhas no isolamento é muito importante. isto significa que os acessórios, válvulas,
ligações ao tanque de armazenamento, bujões, flanges e outros devem estar bem isolados. nos circuitos
solares deve usar-se material de isolamento temperatura à temperatura (150 – 170°c). condutas externas
devem ser resistentes aos uv, às intempéries e à corrosão da água, p.e. revestindo-os com uma cobertura
metálica.
espero que fique esclarecido
Porreiro, pá!
-
jotamira
- Membro Dedicado

- Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm
eu sou leigo no assunto, mas parece-me que o que aqui não falta são "treinadores de bancada".manuelcar Escreveu:isto é o que os engenheiros dizem sobre o tema. os fabricantes e instaladores não sei...nas instalações convencionais é dada pouca importância ao isolamento térmico das tubagens, contudo a
utilização da melhor tecnologia de aquecimento não deve ser deseperdiçada desnecessariamente no
metálica.
afinal de contas quem melhor conhece os equipamentos? os próprios fabricantes ou os engenheiros (alguns deles, provavelmente de obras feitas)? e os instaladores como ficam? o que posso concluir é que estes ao aplicarem as instruções dos fabricantes, passam todos por ser uma "cambada" de incompetentes face aos entendidos cá do sítio.
reconheço que alguns até possam não aplicar certos materiais para pouparem algum, mas pelo que tenho aqui lido, devem ser todos iguais.
será que os maiores críticos e/ou entendidos cá do fórum têm em casa um sistema solar instalado com todos os requisitos que aqui dizem ser "obrigatórios"? ou será que a maior parte deles nem sistema solar tem?
por uma pegada cada vez mais verde
jotamira
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
aqui está um bom depoimento para quem adquiriu equipamentos sem válvula de expansão térmica.
pensem no caso da norquente que tem 3 painéis, qual é o componente de segurança que vai evitar o exceso de temperatura? qual a durabilidade de um deposito exposto a temperaturas elevadas constantemente?
quantos são os equipamentos no protocolo que tem essa válvula, ou mesmo fora dele?
podem imaginar a temperatura que está dentro desses depósitos.
ninguém gosta de ver agua a sair do equipamento mas esse é um componente de segurança que vai elevar o tempo de vida útil do sistema.
sr manuelcar
não se trata de interesses, eu por exemplo comprei uma carrinha há menos de 1 ano, o fabricante aconselha a revisão aos 40.000km, acha que devo de ir antes?
se o fabricante aconselha é porque sabe o que esta a fazer, não acha?
sr gobi descreva melhor a sua situação
nº de pessoas uma foto do sistema se possível, localização e inclinação
esteja descansado que de certeza que a digal vai resolver o seu problema.
bem sr jotamira nesta altura do campionato já seria um pouco tarde.
eu serei sempre suspeito para lhe dar uma opinião, mas na realidade considero o melhor equipamento a nível de termossifão
tanto a nível de instalação bem como qualidade e no caso do importador também a sua assistência.
pensem no caso da norquente que tem 3 painéis, qual é o componente de segurança que vai evitar o exceso de temperatura? qual a durabilidade de um deposito exposto a temperaturas elevadas constantemente?
quantos são os equipamentos no protocolo que tem essa válvula, ou mesmo fora dele?
podem imaginar a temperatura que está dentro desses depósitos.
ninguém gosta de ver agua a sair do equipamento mas esse é um componente de segurança que vai elevar o tempo de vida útil do sistema.
sr manuelcar
não me diga que agora vai ensinar aos fabricantes como devem de ser instalados os seus equipamentosnão vamos começar agora a perder as estribeiras. 2 metros de tubo de cobre a descoberto no circuito primário?
sejamos razoáveis.
reclamação sim, e sempre que a instalação seja menos do que aquilo do que deveria ser, independentemente dos interesses do governo, dos fabricantes ou dos instaladores.
não se trata de interesses, eu por exemplo comprei uma carrinha há menos de 1 ano, o fabricante aconselha a revisão aos 40.000km, acha que devo de ir antes?
se o fabricante aconselha é porque sabe o que esta a fazer, não acha?
sr gobi descreva melhor a sua situação
nº de pessoas uma foto do sistema se possível, localização e inclinação
esteja descansado que de certeza que a digal vai resolver o seu problema.
bem sr jotamira nesta altura do campionato já seria um pouco tarde.
eu serei sempre suspeito para lhe dar uma opinião, mas na realidade considero o melhor equipamento a nível de termossifão
tanto a nível de instalação bem como qualidade e no caso do importador também a sua assistência.
-
D'eu
- Membro Silver

- Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm
mal era se não fosse o melhor ... mas para os restantes fabricantes, o seu equipamento é o melhor.
para uns:
- é o melhor porque tem a melhor relação preço/qualidade
- é o melhor porque tem o melhor o melhor rendimento do grupo;
- é melhor porque é fabricado em portugal e temos que nos ajudar;
- é melhor porque o depósito tem mais capacidade;
- é melhor porque tem dois depósitos
- é melhor porque é a marca com mais nome no mercado.
e para alguns, é melhor porque sim!
para esclarecermos esta história do isolamento ... o pessoal que comprou ts da solahart não poderia nos dizer quais as indicações que acompanham o manual?
para uns:
- é o melhor porque tem a melhor relação preço/qualidade
- é o melhor porque tem o melhor o melhor rendimento do grupo;
- é melhor porque é fabricado em portugal e temos que nos ajudar;
- é melhor porque o depósito tem mais capacidade;
- é melhor porque tem dois depósitos
- é melhor porque é a marca com mais nome no mercado.
e para alguns, é melhor porque sim!
para esclarecermos esta história do isolamento ... o pessoal que comprou ts da solahart não poderia nos dizer quais as indicações que acompanham o manual?
Porque o Futuro, pode ser melhor ...
-
tlicas
- Membro Dedicado

- Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am
não percebo a sua fixação na norquente. a norquente utiliza vaso de expansão!!! e também circuito de segurança por pressão.fyntas Escreveu:aqui está um bom depoimento para quem adquiriu equipamentos sem válvula de expansão térmica.
.
o problema que se passa neste sistema deve ser a válvula de segurança que abre e não fecha. já há relatos disso no sistema solahart e você sabe!
substituam a válvula e provávelmente o problema fica resolvido.
quanto à durabilidade do depósito, se calhar o depósito em cobre estanhado é muito mais durável que o depòsito esmaltado ( e não esquecer o dinheiro que vai ser gasto em ânodos de magnésio para proteger o esmalte). por favor, informem e não tapem o sol com uma peneira.
cumprimentos
tlicas
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
sr ticas
referi a norquente porque é uma das marcas que não tem a válvula de segurança térmica e que tem 3 colectores para 300 litros e como a área de captação é superior é obvio que no verão iremos ter temperaturas mais elevadas dentro do deposito, nem o vaso de expansão nem o circuito de segurança por pressão
que você refere que eu não faço a mínima ideia do que possa ser vai resolver o problema de temperaturas altas.
o ânodo de magnésio qualquer deposito de acumulação o terá de ter, e a sua durabilidade tem a ver com a qualidade da agua.
o problema do sistema em questão não será o bloqueio da válvula, também pode acontecer mas o sr gobi já disse que a mesma foi substituída, eu diria mais uma questão de inclinação ou concentração de glicol. mas isso é uma situação que será resolvida pelo instalador
referi a norquente porque é uma das marcas que não tem a válvula de segurança térmica e que tem 3 colectores para 300 litros e como a área de captação é superior é obvio que no verão iremos ter temperaturas mais elevadas dentro do deposito, nem o vaso de expansão nem o circuito de segurança por pressão
que você refere que eu não faço a mínima ideia do que possa ser vai resolver o problema de temperaturas altas.
è possível agora depende da qualidade do esmalte, ninguém faz milagres com matéria prima barata. agora a solahart é pioneira no esmalte primaglaze dos depositos acumuladores e o utiliza há mais de 30 anos. alem do mais cobre para aguas sanitárias de certeza que não é uma boa opção alem do mais é muito mais atacado pela corrosão do que o primaglaze.quanto à durabilidade do depósito, se calhar o depósito em cobre estanhado é muito mais durável que o depòsito esmaltado ( e não esquecer o dinheiro que vai ser gasto em ânodos de magnésio para proteger o esmalte
o ânodo de magnésio qualquer deposito de acumulação o terá de ter, e a sua durabilidade tem a ver com a qualidade da agua.
o problema do sistema em questão não será o bloqueio da válvula, também pode acontecer mas o sr gobi já disse que a mesma foi substituída, eu diria mais uma questão de inclinação ou concentração de glicol. mas isso é uma situação que será resolvida pelo instalador
-
manuelcar
- Staff Member

não sei que mais posso acrescentar. o que todos estes sistemas têm em comum são as leis da física, da termodinâmica neste caso. denegrir a imagem dos engenheiros partindo do pressuposto que o fabricante não recomenda o isolamento das tubagens parece-me pouco razoável, para dizer o mínimo.afinal de contas quem melhor conhece os equipamentos? os próprios fabricantes ou os engenheiros (alguns deles, provavelmente de obras feitas)? e os instaladores como ficam? o que posso concluir é que estes ao aplicarem as instruções dos fabricantes, passam todos por ser uma "cambada" de incompetentes face aos entendidos cá do sítio.
reconheço que alguns até possam não aplicar certos materiais para pouparem algum, mas pelo que tenho aqui lido, devem ser todos iguais.
relativamente ao comentário sobre "os entendidos cá do sítio", nada a comentar. obviamente
Porreiro, pá!
-
cblfreitas
- Membro Silver

- Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
pois é.... seja como for os "treinadores de bancada" tem sempre que existir. não fosse a multiplicidade de opiniões e a riqueza das discussões que surgem neste fórum nem valeria a pena cá vir. para alguns até será positivo, por aprenderem melhor português. também há pessoas que gostam de aprender, e aproveitam. outras gostarão de impor e não passam da sua casmurrice. ainda bem que assim é, caso contrário deste fórum só retirariamos a publicidade que, apesar de não permitida, sempre lá vai aperecendo.eu sou leigo no assunto, mas parece-me que o que aqui não falta são "treinadores de bancada".
sendo "leigo nestes assuntos" e certamente com muito para aprender, há duas ou três coisas que me estão a intrigar:
- porque é que há uma marca de sistemas solares que não isola os tubos do primário e assim se torna melhor que as outras todas que o fazem? será que em mais de 30 anos de exemplo os outros fabricantes não aprenderam nada?
- porque é que o rsece obriga a isolar os tubos de "fluídos quentes"? quem foram os "treinadores de bancada" que resolveram obrigar a espessuras de isolamento de 20 e 30mm (interior e exterior) em fluídos até 100 ºc?
- sendo o calor representado por m*cp*(tf-ti), como é que uma menor ti (provocada pela falta de isolamento no tubo de retorno) pode fazer aumentar o rendimento de um sistema? sabendo que a tf vai ser [q/(m*cp) + ti] qual é o outro factor que vai ajudar a aumentar a temperatura do fluido térmico e assim aumentar o rendimento do sistema?
desculpem o desabafo. eu até compreendo que sintam necessidade de defender a vossa dama, mas pelo menos tentem explicar melhor as vossas afirmações "técnicas" para que todos possamos aprender mais um pouco e para que passemos a ser menos "treinadores de bancada" ou menos "engenheiros de obras feitas".
-
nj05
- Membro Dedicado

- Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm
fyntas Escreveu:sabia que basta isolar o retorno aos colectores e o rendimento do sistema vai baixar?
boascblfreitas Escreveu:
- sendo o calor representado por m*cp*(tf-ti), como é que uma menor ti (provocada pela falta de isolamento no tubo de retorno) pode fazer aumentar o rendimento de um sistema? sabendo que a tf vai ser [q/(m*cp) + ti] qual é o outro factor que vai ajudar a aumentar a temperatura do fluido térmico e assim aumentar o rendimento do sistema?
aquele comentário do fyntas também me deixou muito intrigado. se repararem bem, ele diz tubo de retorno aos colectores.
a questão é saber o que é verdadeiramente importante: a eficiência (ganho térmico) nos colectores, ou o ganho térmico no termoacumulador.
se a tubagem de retorno do termoacumulador aos colectores não tiver isolamento vai perder aí algum calor, e nesse caso o sistema fica depois com mais margem de ganho no colector. nessa perspectiva a eficiência no colector é efectivamente maior.
contudo, seguramente a temperatura de saída do colector nunca será superior à que seria se o tubo de entrada no colector tivesse isolamento. e nessa perspectiva a transferência térmica depois do circuito primário para a água no termoacumulador (que é a que nos interessa efectivamente), será menor.
portanto na minha maneira de ver, entendo que a eficiência do colector seja superior. não aceito é que se faça supôr que isso possa melhorar a eficiência global do sistema.
nj05
-
sammuel
- Membro Dedicado

- Registado: sábado set 22, 2007 1:18 am
kit 200 lts - pvp anunciado em www.paineissolares.gov.pt sem comparticipação do estado e sem modulo solar. 2600 euros.
o mesmo kit emhttp://www.troquedeenergia.com/index.ph ... 0&m=18&p=0 com 5 anos de garantia e um custo médio de instalação de 250 euros. pvp anunciado de 1897 euros já com o iva.
kit 300 lts - pvp anunciado em www.paineissolares.gov.pt sem comparticipação do estado e sem modulo solar. 3390 euros.
o mesmo kit emhttp://www.troquedeenergia.com/index.ph ... 0&m=19&p=0 com 5 anos de garantia e um custo médio de instalação de 250 euros. pvp anunciado de 2666 euros já com o iva.
ai sócrates, sócrates....
o mesmo kit emhttp://www.troquedeenergia.com/index.ph ... 0&m=18&p=0 com 5 anos de garantia e um custo médio de instalação de 250 euros. pvp anunciado de 1897 euros já com o iva.
kit 300 lts - pvp anunciado em www.paineissolares.gov.pt sem comparticipação do estado e sem modulo solar. 3390 euros.
o mesmo kit emhttp://www.troquedeenergia.com/index.ph ... 0&m=19&p=0 com 5 anos de garantia e um custo médio de instalação de 250 euros. pvp anunciado de 2666 euros já com o iva.
-
Berto
- Membro Dedicado

- Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm
sammuel Escreveu:kit 200 lts - pvp anunciado em www.paineissolares.gov.pt sem comparticipação do estado e sem modulo solar. 2600 euros.
vejamos ,1897€ + 250€ uma instalacao media,sem qualquer tipo de visionamento do local,nem estrutura(se necessario).isto é igual a 2147€ .nao ta mau...mas nao nos podemos esquecer que no protocolo a garantia é de 6 anos,a estrutura ja esta incluida,e temos manutencao durante 6 anos.tmb temos por ai paineis solares a 600€ na minha maneira de ver so nao tem paineis solares ,quem nao quer ,ou quem nao acredita no sistema...para concluir,sem programa paineis solares,eu pagava 2147€ por um kit 180l, com programa vou pagar 1100€ pelo mesmo kit,e com manutencao incluida.o socrates pode ser o que quiserem,ate pode existir la fora programas melhores do que este, mas ninguem pode dizer que ele nao esta a contribuir (ajudar)...e quem o disser esta a ser irracional...
-
manuelcar
- Staff Member

esqueçam lá o infeliz comentário sobre os "engenheiros de obras feitas". estamos a falar de investigadores e professores universitários. o melhor que existe no país.
Porreiro, pá!
-
jotamira
- Membro Dedicado

- Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm
para esclarecermos esta história do isolamento ... o pessoal que comprou ts da solahart não poderia nos dizer quais as indicações que acompanham o manual?[/quote]
numa análise ao manual, não encontrei nenhuma citação relativa à necessidade de usar isolamento nos tubos de cobre do circuito primário. como tal, este isolamento também não faz parte do kit da solahart.
entretanto enviei um e-mail à digal com as fotos da instalação, questionando-os sobre se os tubos de cobre deveriam ou não ter isolamento uv. quando tiver resposta, passo a informação do importador.
numa análise ao manual, não encontrei nenhuma citação relativa à necessidade de usar isolamento nos tubos de cobre do circuito primário. como tal, este isolamento também não faz parte do kit da solahart.
entretanto enviei um e-mail à digal com as fotos da instalação, questionando-os sobre se os tubos de cobre deveriam ou não ter isolamento uv. quando tiver resposta, passo a informação do importador.
-
sammuel
- Membro Dedicado

- Registado: sábado set 22, 2007 1:18 am
sem programa pagava 2147 euros, e se o programa fosse honesto deixava o mercado funcionar e aí pagava 506 euros mais o preço de um ano de garantia adicional e se necessário o tal suporte. assim paga 958 euros, um pouco menos do dobro.berto Escreveu:sammuel Escreveu:kit 200 lts - pvp anunciado em www.paineissolares.gov.pt sem comparticipação do estado e sem modulo solar. 2600 euros.
vejamos ,1897€ + 250€ uma instalacao media,sem qualquer tipo de visionamento do local,nem estrutura(se necessario).isto é igual a 2147€ .nao ta mau...mas nao nos podemos esquecer que no protocolo a garantia é de 6 anos,a estrutura ja esta incluida,e temos manutencao durante 6 anos.tmb temos por ai paineis solares a 600€ na minha maneira de ver so nao tem paineis solares ,quem nao quer ,ou quem nao acredita no sistema...para concluir,sem programa paineis solares,eu pagava 2147€ por um kit 180l, com programa vou pagar 1100€ pelo mesmo kit,e com manutencao incluida.o socrates pode ser o que quiserem,ate pode existir la fora programas melhores do que este, mas ninguem pode dizer que ele nao esta a contribuir (ajudar)...e quem o disser esta a ser irracional...
mas já que estamos numa de comparações podemos também ver o kit de 300 lts. então seguindo o mesmo raciocínio, sem programa pagava 2916 euros, com programa 1275 euros contra os 1748 euros que paga neste momento.