é isso mesmo!!!jmal Escreveu:denver_place2001 Escreveu::clapping:
finalmente
queria tirar a carta da mota mas agora ja nao vou tirar nada
posso conduzir ate 125
yupiiiiiii
qual 125, isso é coisa do passado, podes conduzir motas até 11 kw.
cartas categoria B - foi aprovado decreto-lei!!
-
hmgp
- Membro Gold

- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Re: cartas categoria B - foi aprovado decreto-lei!!
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
-
O_volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
aqui está a grande notícia, in público
portadores de carta de ligeiros vão poder conduzir motociclos com cilindrada até 125 cm3
13.08.2009 - 16h08 lusa
os portadores da carta de condução de ligeiros vão poder conduzir motociclos de cilindrada inferior a 125 cm3 e potência máxima até 11 kw (15 cavalos) com a entrada em vigor na sexta-feira da nova legislação.
uma informação da associação automóvel de portugal (acap) explica que a lei transpõe a directiva comunitária relativa a esta situação, aplicável a todos os titulares de carta b que tenham idade igual ou superior a 25 anos ou habilitação legal válida para condução de ciclomotores.
"a comissão de motociclos da acap há vários anos que defende a introdução desta medida, prevista numa directiva, e já introduzida em países como espanha, frança, itália e alemanha", refere um comunicado da acap.
para a associação, "esta alteração irá ter um forte impacto ao nível da melhoria da mobilidade, sobretudo em circuitos urbanos, onde haverá vantagens ao nível da redução de emissões, consequente redução de consumo de combustíveis e maior fluidez do tráfego".
portadores de carta de ligeiros vão poder conduzir motociclos com cilindrada até 125 cm3
13.08.2009 - 16h08 lusa
os portadores da carta de condução de ligeiros vão poder conduzir motociclos de cilindrada inferior a 125 cm3 e potência máxima até 11 kw (15 cavalos) com a entrada em vigor na sexta-feira da nova legislação.
uma informação da associação automóvel de portugal (acap) explica que a lei transpõe a directiva comunitária relativa a esta situação, aplicável a todos os titulares de carta b que tenham idade igual ou superior a 25 anos ou habilitação legal válida para condução de ciclomotores.
"a comissão de motociclos da acap há vários anos que defende a introdução desta medida, prevista numa directiva, e já introduzida em países como espanha, frança, itália e alemanha", refere um comunicado da acap.
para a associação, "esta alteração irá ter um forte impacto ao nível da melhoria da mobilidade, sobretudo em circuitos urbanos, onde haverá vantagens ao nível da redução de emissões, consequente redução de consumo de combustíveis e maior fluidez do tráfego".
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Loup
- Membro

- Registado: quinta ago 13, 2009 11:17 pm
finalmente!! ora aí está um decreto lei que vai facilitar a vida e carteira a muita gente!!
-
hmma
- Membro Silver

- Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
são realmente boas notícias para muita gente, a entrada em vigor do novo decreto... e afinal, vai ser necessário fazer algum teste prático (para quem tenha mais de 25 anos e carta há alguns aninhos), ou não?
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Mobilidade Sustentável
Mobilidade Sustentável-
visitante
- Membro Gold

- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
mas acho que as escolas de condução vendem pacotes de aulas práticas..serão interessantes para quem não se sinta apto ou para quem tenha deixado de conduzir motociclos há muito tempo..
abraços
[***************]
parte-se do principio que quem tenha mais de 25 anos e carta há alguns anos tenha a maturidade necessaria para aquilatar das suas aptidões para conduzir um motociclo..hmma Escreveu:são realmente boas notícias para muita gente, a entrada em vigor do novo decreto... e afinal, vai ser necessário fazer algum teste prático (para quem tenha mais de 25 anos e carta há alguns aninhos), ou não?
mas acho que as escolas de condução vendem pacotes de aulas práticas..serão interessantes para quem não se sinta apto ou para quem tenha deixado de conduzir motociclos há muito tempo..
abraços
[***************]
-
Oinq
- Membro Silver

- Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
fiz um pedido de esclarecimento ao imtt, a resposta foi:
boa tarde,
a legislação publicada, lei 78/2009, permite o averbamento da categoria a1 aos titulares de carta de condução com averbamento da categoria b com idade igual ou superior a 25 anos ou habilitados a conduzir veículos da categoria b com idade inferir a 25 anos, desde que tenham licença de condução de ciclomotor
os condutores sem um dos requisitos mencionados na legislação tem que aguardar a publicação da legislação que vai permitir a efectuação de prova prática da subcategoria a1 em autopropositura.
não é obrigatório o averbamento.
com os melhores cumprimentos
margarida alexandre
direcção de serviços de processamento e atendimento
imtt - instituto da mobilidade e dos transportes terrestres
call center: 808 50 20 20
www.imtt.pt
Última edição por Oinq em segunda ago 24, 2009 2:01 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos
Nuno Leitão
Nuno Leitão
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
quer dizer que para quem tem mais de 25 anos e carta b, não precisa de fazer nada na carta. basta montar na mota e andar.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
Oinq
- Membro Silver

- Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
-
itisix
- Membro Silver

- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
também contactei o imtt e responderam-me o mesmo.
no entanto, não responderam a tudo que perguntei. fiquei na mesma sem saber se posso conduzir com sidecar e "papa-reformas".
ficam aqui os mails
no entanto, não responderam a tudo que perguntei. fiquei na mesma sem saber se posso conduzir com sidecar e "papa-reformas".
ficam aqui os mails
boa tarde,
a legislação publicada, lei 78/2009, permite o averbamento da categoria a1 aos titulares de carta de condução com averbamento da categoria b com idade igual ou superior a 25 anos ou habilitados a conduzir veículos da categoria b com idade inferir a 25 anos, desde que tenham licença de condução de ciclomotor
os condutores sem um dos requisitos mencionados na legislação tem que aguardar a publicação da legislação que vai permitir a efectuação de prova prática da subcategoria a1 em autopropositura.
não é obrigatório o averbamento.
com os melhores cumprimentos
direcção de serviços de processamento e atendimento
imtt - instituto da mobilidade e dos transportes terrestres
call center: 808 50 20 20
www.imtt.pt
-----mensagem original-----
de: ******
enviada: terça-feira, 25 de agosto de 2009 16:29
para: imtt mail geral
assunto: lei 78/2009
boa tarde,
após a publicação da lei 78/2009, fiquei com algumas dúvidas no seu
texto, conforme segue.
sou detentor de carta de condução categoria b e tenho 31 anos.
1 - é obrigatório o averbamento da sub-categoria a1 na carta de condução?
2 - ficarei habilitado a conduzir ciclomotores (até 50cc)?
3 - poderei conduzir motociclos até 125cc ou 11 kw com carro lateral?
4 - poderei conduzir triciclos e quadriciclos "sem carta", vulgo
"papa-reformas" ou moto 3 ou moto 4?
grato pela atenção,
-
rocker_pt
- Membro Gold

o próximo passo, no sentido que caminharmos para a mobilidade sustentável em portugal, e que será determinante para conquistar novos utilizadores para as 2 rodas, deixando os respectivos carros nas garagens, era isentar o pagamento de portagens para os motociclos nos novos pórticos das ics.
no mínimo esta medida deveria abranger isenção nesses tais pórticos, passando estes a serem apenas controladores da velocidade máxima. o ideal é esta medida ser abrangente para todas as portagens das autoestradas.
como fazer passar esta ideia aos senhores "iluminados" do parlamento? será melhor através do pcp pois foi este partido que avançou com a lei dos 125 para aprovação na assembleia. alguém tem alguma influência dentro de um partido?
alguns paises já fazem a diferenciação (itália é uma excepção)
no mínimo esta medida deveria abranger isenção nesses tais pórticos, passando estes a serem apenas controladores da velocidade máxima. o ideal é esta medida ser abrangente para todas as portagens das autoestradas.
como fazer passar esta ideia aos senhores "iluminados" do parlamento? será melhor através do pcp pois foi este partido que avançou com a lei dos 125 para aprovação na assembleia. alguém tem alguma influência dentro de um partido?
alguns paises já fazem a diferenciação (itália é uma excepção)
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
hmma
- Membro Silver

- Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
por falar em portagens, e essa ideia das reduções/isenções seria excelente, alguém me sabe dizer qual o valor da portagem na ponte 25 de abril para um motociclo a passar 20 dias por mês, por exemplo?
li no site da lusoponte que a tarifa classe 1 é neste momento 1,35€, mas depois há um asterisco que fala em desconto de 30% para utilizadores de via verde, e por cima disso há os descontos de passagens frequentes... alguém tem as contas feitas?
li no site da lusoponte que a tarifa classe 1 é neste momento 1,35€, mas depois há um asterisco que fala em desconto de 30% para utilizadores de via verde, e por cima disso há os descontos de passagens frequentes... alguém tem as contas feitas?
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Mobilidade Sustentável
Mobilidade Sustentável-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
eu, com via verde, pago 0.95 nas primeiras 12 passagens e 0.29 nas restantes.hmma Escreveu:por falar em portagens, e essa ideia das reduções/isenções seria excelente, alguém me sabe dizer qual o valor da portagem na ponte 25 de abril para um motociclo a passar 20 dias por mês, por exemplo?
o via card acho que consegue ser ainda mais barato.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Irukandji
- Membro

- Registado: domingo jan 28, 2007 12:04 pm
boas,
pena os euros não abundarem, senão nem pensava duas vezes em comprar uma scooter eléctrica. as portagens para mim não são problema, aqui na terra é tudo de borla.
abraço,
pena os euros não abundarem, senão nem pensava duas vezes em comprar uma scooter eléctrica. as portagens para mim não são problema, aqui na terra é tudo de borla.
abraço,
-
rocker_pt
- Membro Gold

foi por isso mesmo que eu comprei uma, por não abundarem os €.
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
vivas a todos.
na revista motociclismo de setembro 2009 há uma coluna pertencente ao dr. jorge macieira, advogado de profissão, onde fala sobre este assunto e esclarece algumas dúvidas que por aqui passaram.
na revista motociclismo de setembro 2009 há uma coluna pertencente ao dr. jorge macieira, advogado de profissão, onde fala sobre este assunto e esclarece algumas dúvidas que por aqui passaram.
333.333,3 KM a bombar faísca!
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
irukandji Escreveu:boas,
abraço,
a pensares dessa maneira, então nunca vão abundar.
cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
tvcrabo
- Membro Silver

- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
eu fiquei chocado com outra materia.
entao sabendo nós que nas duas rodas já existem variadas alternativas crediveis no que respeita a veiculos electricos... fez-me especie aperceber-me que os vendedores de motos de 125cc em portugal praticamente esgotaram stocks em 15 dias apos a saída desse diploma. um dos vendedores das motos com loja no porto disse que antes vendia 3 ou 4 por mes e agora vende 2 e as xs 3 por dia... fdx
tanta moto que ja podia ser electrica e anda para aí a consumir gasolina f d x
entao sabendo nós que nas duas rodas já existem variadas alternativas crediveis no que respeita a veiculos electricos... fez-me especie aperceber-me que os vendedores de motos de 125cc em portugal praticamente esgotaram stocks em 15 dias apos a saída desse diploma. um dos vendedores das motos com loja no porto disse que antes vendia 3 ou 4 por mes e agora vende 2 e as xs 3 por dia... fdx
tanta moto que ja podia ser electrica e anda para aí a consumir gasolina f d x
-
Nuno Veloso
- Membro Silver

- Registado: sexta mai 15, 2009 2:41 pm
essa notíca é made in media, as 125cc estão muito longe de esgotar. informação retirada do site motociclismo.pt.
quanto à história dos eléctricos, eu por ex sou um acérrimo defensor dos mesmos, mas vou comprar uma ci. para as minhas necessidades e possibilidades não tenho outra escolha.
cumprimentos
quanto à história dos eléctricos, eu por ex sou um acérrimo defensor dos mesmos, mas vou comprar uma ci. para as minhas necessidades e possibilidades não tenho outra escolha.
cumprimentos
-
rocker_pt
- Membro Gold

"tanta moto que ja podia ser eléctrica e anda para aí a consumir gasolina"
esse é o resultado de os importadores nacionais das scooters electricas quererem ser os únicos a ganhar, não criando uma rede de distribuição suportados nas lojas/stands existentes.
assim, as motas eléctricas ainda são desconhecidas para a maioria da população. muita malta, e refiro-me a malta que gosta de automóveis/motas e maquinas em geral, quando vêm a minha eléctrica, a admiração é tanta que até arrepia.
voces sabem como é dificil testar por exemplo uma thunder no porto ou em algarve, testar uma sw no porto, braga, ou algarve.
não existem nos stands!!! como querem que se vendam?!!!
esse é o resultado de os importadores nacionais das scooters electricas quererem ser os únicos a ganhar, não criando uma rede de distribuição suportados nas lojas/stands existentes.
assim, as motas eléctricas ainda são desconhecidas para a maioria da população. muita malta, e refiro-me a malta que gosta de automóveis/motas e maquinas em geral, quando vêm a minha eléctrica, a admiração é tanta que até arrepia.
voces sabem como é dificil testar por exemplo uma thunder no porto ou em algarve, testar uma sw no porto, braga, ou algarve.
não existem nos stands!!! como querem que se vendam?!!!
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
O_volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
olá rocker,
só para teres uma ideia de alguns pormenores sobre stands.
todos os distribuidores de scooters a gasolina (pelo menos uns 12)que abordamos recusaram-se de imediato a colaborar connosco.
porquê?
um teve a coragem de confessar quer os importadores de motos a gasolina afirmam que as eléctricas ainda não estão boas, mas mais importante têm medo de ficar sem trabalho na oficina!!!
outro assunto: chegaste a receber o meu mail sobre a bm?
só para teres uma ideia de alguns pormenores sobre stands.
todos os distribuidores de scooters a gasolina (pelo menos uns 12)que abordamos recusaram-se de imediato a colaborar connosco.
porquê?
um teve a coragem de confessar quer os importadores de motos a gasolina afirmam que as eléctricas ainda não estão boas, mas mais importante têm medo de ficar sem trabalho na oficina!!!
outro assunto: chegaste a receber o meu mail sobre a bm?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+