Curso de Técnico de Energias Renovaveis

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm

Re: Curso de Técnico de Energias Renovaveis

Mensagem por Filho da Natureza »

não. segundo a administração do idep "está em processo". quero ver até quando...

Nunoppinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado out 14, 2006 11:38 pm

Mensagem por Nunoppinto »

espera ai um pouco que isso ja me mete esturro a mim.
há quanto tempo fizestes o curso, ha quanto tempo isso demora?
Sou maluco mas nao sou doido...

cmatos02
Membro
Membro
Registado: sábado fev 04, 2006 3:05 pm

Mensagem por cmatos02 »

boas,

estou a tirar um cet em energias renovaveis na universidade de aveiro, são 1400 horas, 1 ano de formaçao teorico-pratica e 6 meses de estagio numa empresa. embora esteja muito no inicio do curso estou a gostar bastante, a componente pratica é muito forte. o total a pagar de propina anda por volta dos 500 euros, a vista dos preços que andam por ai... não acho nada caro...
e estou a tirar a noite(das 6:30h as 11h), para quem trabalha é muito bom. se quiserem dar uma espreitadela ao conteudo do curso e disciplinas deixo aqui o link da escola http://www.estga.ua.pt/pagetext.aspx?id=8913.

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver

nunoppinto Escreveu:espera ai um pouco que isso ja me mete esturro a mim.
há quanto tempo fizestes o curso, ha quanto tempo isso demora?
iniciei o curso em janeiro de 2008 e depois de uma série de paragens (houve uma paragem de 3 meses,enfim..) terminei o curso em janeiro de 2009. na declaração escreveram formação com duração de 6 meses e com data de novembro...
de qualquer maneira,sobre o cap fui lá a semana passada e ainda "está em processo". para a semana volto a insistir e digo-te novidades.

mas isto é no idep porto,se calhar aí pode ser diferente...

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver

no início do ano falaram-me num estágio na área comercial. disse que sim,mas que até abril só não podia trabalhar sextas e sábados por causa do meu part-time. entretanto nunca mais disseram nada e passado uns tempos liguei-lhes, disseram que o horário de estágio não era compatível com o meu...tanto tempo a espera para receber esta resposta.
fiquei fulo da vida! entretanto contactei o programa nós por cá para dar a conhecer este caso,eles ficaram de estudar a matéria e caso se interessem avançam.

queria saber se alguém estiver na mesma situação e queira comparecer quando for entrevistado,que me contacte.

cumprimentos.

Pavillioni
Novo membro
Novo membro
Registado: terça mai 05, 2009 12:53 pm

Mensagem por Pavillioni »

boas, podes contar comigo, ja to disse antes por mail.
quanto ao idep e para que todos saibam é mesmo uma fraude que se está a tornar este processo. a dgge nao tem conhecimento de que tenha chegado la o pedido de certificação do meu caso. ora se o idep afirmou em fevereiro que o processo ja tinha seguido, por onde andará ele??

curiosamente hoje fui novamente ao idep e deram-me outra resposta, quem passa os certificados é uma empresa "cimperforp" no porto cujo nome nao consta no google, (ogo deve ser bastante conhecida)..... o numero de telefone que deram, ninguem atende.....mais uma empresa fantasma.....enfim isto é o caos.

dia 15, sexta feira por volta das 11h da manha marquei uma reuniao com alguem da administração. eu vou comparecer e gostaria de saber se mais alguem está disposto a vir defender os nossos e vossos direitos perante esta cambada de trapasseiros.

pav.

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver

que salsada que isto está a ficar...então a entidade que passa os certificados não é a dgge ?
essa cimperfop nem consta nas páginas amarelas...no que me fui meter....

Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mai 15, 2009 2:41 pm

Mensagem por Nuno Veloso »

boa tarde,

eu vou hoje formalizar a minha inscrição na master-d para o famigerado (para alguns) curso de técnico de energias renováveis.

tudo o que vi me pareceu bom, e acreditem que tenho sempre o pé atrás nestas coisas (já fiquei a arder com 700€ numa empresa de formação). acho é que algumas pessoas vêem as coisas de maneira diferente. eu por ex. deixei uma licenciatura a meio, mas nunca estive parado, fiz cursos que não me trouxeram o mínimo rendimento durante 1 ano, mas mais tarde arranjei um emprego melhor (também) por causa dele. mas maior parte da "vitória" veio de outro sítio: de mim! sim, porque não tenho medo de trabalhar, nem de sujar as mãos nem de me fazer à vida! ou seja, bem podem anunciar que vou ganhar 2000€ mal saia da master-d e que me arranjam estágio e que 95% das pessoas ficam na empresa, mas isso não me interessa! eu quero é aprender a fazer as coisas, e sim, claro que o cap e ser um curso credenciado ajudam a abrir portas em portugal, mas aí está: ajudam! não as abrem sózinhos.

isto é apenas a minha opinião, e não quero de modo algum ir contra o filho da natureza, até porque já estive numa situação parecida, mas no meu caso nem fiz o curso nem me devolveram os tais 700€.

nuno

Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver

pixos Escreveu:
pixos Escreveu:esperem lá! há aqui algo que não bate certo!estive a ver a maior parte destas entidades formadoras e estas oferecem o curso apenas com 50 horas, ao passo que o curso da master-d tem 335h teoricas e 60 practicas!
alguns destes cursos de 50 horas também sao certificados e são mais baratos!
com pode o curso da master-d ser tão grande em relaçao a estes e eles terem também a mesma certificação?
alguém sabe?

cumps
alguem pode tirar esta duvida?
é que tenho pressa em tirar o curso e queria fazer a melhor opção!
cumps.
já agora onde viu isso das horas? é que pelo menos aqui em lisboa não há horas de curso...estudas à tua medida e combinas os testes com os formadores. além disso, os de 50 horas (pelo menos no isq) são para técnico instalador de sistemas solares térmicos, ou seja, não aprendes a fazer projecto nem fotovoltaico nem eólica. a acrescer a isto tens o "pequeno" pormenor de que podem não aceitar a tua inscrição se não tiveres experiência prévia. o de projecto do isq é exclusivamente para engenheiros, assim como em quase todos os sítios. a master-d é a única que encontrei que te ensina projecto, apesar de só um engenheiro o poder assinar...mas ao menos ensinam que no meu caso é o objectivo!

filipedro
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta mai 20, 2009 1:38 pm

Mensagem por filipedro »

boas a todos,o que sei sobre esta matéria de cursos é a minha experiencia,tirei o curso de instalador de paineis solares termicos no cefim,foram 3 semanas só á noite, o preço nao sei que a empresa é que pagou, mas tenho o cap e estou habilitado a instalar e projectar sistemas solares termicos. quanto ao curso é só teoria como em todos os cursos tirados de todas as areas, no terreno é que se adquire a técnica e se aprende "os segredos da coisa" quanto aos cursos "energias renovaveis" foi-me dito pela engenheira do cenfim que ainda nao há certificaçao em portugal para o fotovoltaico e penso que para o eolico tb nao,ou seja nao há cap. quanto a trabalharem sozinhos com o cap de solares termicos tudo o que sao calculos e projectos etc mais dia menos dia passa a ser só possivel a projectistas(agora ainda nao é) e neste momento as marcas quando queres material para fazeres uma instalaçao tu só tens que dar os dados e o projecto e eles fazem-te a papa toda,projecto,calculos,materiais e orçamento das peças...

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver

caro nuno veloso,
eu recomendo estes cursos para quem trabalha na área,a formação em si é boa e para quem precisa do cap . eu sei que o maior erro foi meu,vinha do secundário a pensar que teria o meu futuro seguro com este curso. fiquei iludido com o prometido no anúncio e na minha cara. chego ao fim e nada. contactei os alunos do idep e estão todos na mesma situação,até agora não encontrei uma pessoa que fale positivo deste curso. ninguém tem certificado,nem cap nem nada de tudo que foi prometido. na minha opinião tudo que é prometido é devido!
para a semana vou ser entrevistado no nós por cá por causa da minha situação e de todos os alunos do idep.

cumprimentos.

Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver

realmente é muito azar (ou não). só neste país é que acontecem estas coisas... tenho família emigrante em países como a alemanha e finlândia e aquilo por lá não tem nada a ver. a esta altura o idep já estava fechado!

compreendo perfeitamente a sua situação porque a mim aconteceu-me o mesmo noutro sítio bem publicitado aqui por lisboa , o inepi. paguei o curso, fui a poucas aulas e visto que aquilo era uma balda completa, começando pelo formador e a acabar nas instalações e material de apoio prometido que cancelei a inscrição. resumindo, ninguém me devolveu o dinheiro, estiveram 3 meses para responder à minha reclamação, e não fiz o curso. estou à espera da justiça, mas pelo andar do país quando me reformar daqui a 20 anos devo ter isso resolvido...

cumprimentos, e boa sorte para a resolução do caso!

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver

eu tive de cancelar a minha entrevista. coincidência ou não,ontem fui a uma reunião e apresentara-me uma proposta de trabalho e um documento para eu assinar para enviar a dgge para receber o cap. esquesito...

Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver

será que o fórum teve algo a ver com isso? é bonito pensar que sim

depois dê notícias sobre a situação!

(nota: e no post anterior queria dizer 40 anos, não era 20 para a reforma :p)

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver

bem....tive a sorte de ser contactado por uma empresa de instalação de painéis solares e comecei a trabalhar como instalador.
devo dizer que mais valia não ter tirado o curso. a formação que tive só aprendi cálculos e como funciona o sistema...não envolve práticas de pichelaria nem de electricista nem de pedreiro. sinceramente ganhava mais se tirasse um curso de trolha...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

filho da natureza Escreveu:bem....tive a sorte de ser contactado por uma empresa de instalação de painéis solares e comecei a trabalhar como instalador.
devo dizer que mais valia não ter tirado o curso. a formação que tive só aprendi cálculos e como funciona o sistema...não envolve práticas de pichelaria nem de electricista nem de pedreiro. sinceramente ganhava mais se tirasse um curso de trolha...

não foi em vão, o que se aprende nos cursos é mesmo a teoria, e pelo menos ficas-te a saber a dimensionar a coisa.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

m4rc0
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta jan 15, 2009 1:33 pm

Mensagem por m4rc0 »

ola pessoal...
bem é o seguinte...eu neste momento estou a tirar um curso...
o de tecnico de energias renovaveis....
tou a tirar porque da-me equivalencia ao 12º...e quando sair saio com o nivel 3....
e queria vos perguntar....o que faz um tecnico?
é que ja ouvi muitas opinioes...e resumindo e concluindo..
parece que ser tecnico...nao é nada...lol
parece que nao serve pra nada...
entao gostaria de saber as vossas opinioes...
abraço pessoal

tecnica
Membro
Membro
Registado: quinta ago 13, 2009 9:30 am

Mensagem por tecnica »

meus amigos realmente todos os teorico-praticos que sitaram são caros demais para o real valor que têm.
contudo existe um curso no isq - gaia muito bom pelos mesmos valores.

tecnica
Membro
Membro

Mensagem por tecnica »

a questão é será que não estas disponivel para exucutares algumas instalações?
e só depois fazeres o curso (diurno).
ou o ideal é que estiveses a trabalhar na area durante a actividade do curso (noturno)

tecnica
Membro
Membro

Mensagem por tecnica »

se necessitas do cap conheço alguns fornecedores que oferecem cursos basicos onde podes ter acesso ao cap.

Responder

Voltar para “Geral”