Motores a GPL e Diesel simultaneamente
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Motores a GPL e Diesel simultaneamente
vi no jornal o mirante, que é possível um motor a diesel andar a gpl e diesel ao mesmo tempo, ou seja o gpl é adicionado e queimado ao mesmo tempo que o diesel.
não sabia ser possível misturar dois combustíveis ao mesmo tempo, pensava que ou andava com um ou com outro, havendo um botão que mudasse.
parece que querem poupar no custo do diesel em 15 %.
também não sabia que os motores diesel podiam andar a gpl.
sempre a aprender coisas novas...
não sabia ser possível misturar dois combustíveis ao mesmo tempo, pensava que ou andava com um ou com outro, havendo um botão que mudasse.
parece que querem poupar no custo do diesel em 15 %.
também não sabia que os motores diesel podiam andar a gpl.
sempre a aprender coisas novas...
- Anexos
-
- 2 combustiveis gpl diesel 2.jpg (136.58 KiB) Visto 5123 vezes
Dos Fracos Não Reza a História...
-
- Membro Silver
- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Re: Motores a GPL e Diesel simultaneamente
ideia inovadora em portugal!mas ilegal!tal como etanol em diesel!
ja em espanha? brasil , ou estados unidos?
tambem experimentei:
bilha de gaz 13kg o seu redutor, a mangeira ,torneira regulada por mim junto do filtro de ar,resultado:
12l de gasoleo+13 kg de gaz por 400km
nao conpensa o engenho mas esta la para se custar a pegar tem ajuda
ja que trabalha so a gaz mas nao tem força para andar
podia por um kit de injecçao comprado no brazil por 3 mil eur andar so a gaz
este forum e sobre alternativas ao fossil mas esta tecnica tambem se aplica ao metano
tambem experimentei:
bilha de gaz 13kg o seu redutor, a mangeira ,torneira regulada por mim junto do filtro de ar,resultado:
este forum e sobre alternativas ao fossil mas esta tecnica tambem se aplica ao metano
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
este assunto interessa-me..
abraços
[***************]
em que carro fizeste essa experiencia ?sergio ferraz Escreveu:ideia inovadora em portugal!mas ilegal!tal como etanol em diesel!
tambem experimentei:
este assunto interessa-me..
abraços
[***************]
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
já alguem tentou motores a gnv?
e abastece onde?
e abastece onde?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
ilucida-me
o que é gnv?
o que é gnv?
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
gnv é gás natural, não confundir com gpl.
ex. vw touran, chevrolet...
ex. vw touran, chevrolet...
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
gnv com diesel?
não sabia que se podia misturar dois combustíveis na queima simultaneamente, neste caso liquidos(gpl e diesel), mas misturar dois combustiveis em que 1 é líquido e outro gasoso, ainda mais me surpreende (diesel e gnv)
afinal há solução p tudo.
não sabia que se podia misturar dois combustíveis na queima simultaneamente, neste caso liquidos(gpl e diesel), mas misturar dois combustiveis em que 1 é líquido e outro gasoso, ainda mais me surpreende (diesel e gnv)
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
master..estás a entrar em confusão na tua surpresa..tanto o gpl como o gnv são gases no momento em que chegam á camera de combustão..já o gasoleo apresenta-se na camera como um liquido pulverizado..
quanto á diferença entre o gnv e o gpl :
o gnv distingue-se do gás liquefeito de petróleo (glp) por ser constituído por hidrocarbonetos na faixa do metano e do etano..enquanto o glp é primordialmente constituido por hidrocarbonetos na faixa do propano e do butano..
sabendo-se que o gnv é potencialmente corrosivo..por acção de alguns dos seus componentes..para a maioria dos materiais aplicados nos mais comuns motores actuais o uso desse combustivel só é aconselhado em motores e/ou equipamentos preparados para o efeito..creio que o sistema "multi-flex" (ou algo parecido com isso na denominação) já frequente em motorizações usuais no brazil é um desses exemplos..
abraços
[***************]
master Escreveu:gnv com diesel?
master..estás a entrar em confusão na tua surpresa..tanto o gpl como o gnv são gases no momento em que chegam á camera de combustão..já o gasoleo apresenta-se na camera como um liquido pulverizado..
quanto á diferença entre o gnv e o gpl :
o gnv distingue-se do gás liquefeito de petróleo (glp) por ser constituído por hidrocarbonetos na faixa do metano e do etano..enquanto o glp é primordialmente constituido por hidrocarbonetos na faixa do propano e do butano..
sabendo-se que o gnv é potencialmente corrosivo..por acção de alguns dos seus componentes..para a maioria dos materiais aplicados nos mais comuns motores actuais o uso desse combustivel só é aconselhado em motores e/ou equipamentos preparados para o efeito..creio que o sistema "multi-flex" (ou algo parecido com isso na denominação) já frequente em motorizações usuais no brazil é um desses exemplos..
abraços
[***************]
-
-
- Membro Silver
- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
tirado de forum.autogas.pt
um dia destes fui abastecer o meu carro a gpl e estavam uns camiões a gás natural para serem assistidos. uma empresa de recolha de lixo comprou 20 camiões novos a gás natural. são iveco stralis, vindos directamente de itália. são produzidos já para gás natural.é muito recente mas sim, já existe em portugal. precisamente da ultima tecnologia vinda de inglaterra em dual-fuel (sem ser injecção directa que tem preços para já muito elevados).
são equipamentos (um para pesados e outor para ligeiros) que fazem com que o motor consuma os dois combustíveis simultâneamente. a percentagem de diminuição de consumo de gasoleo e de substituição de gpl é variável e depende do motor e tipo de utilização, pode diminuir entre entre 15 a 45% de gasoleo com um consumo de gpl de substituição de 8 a 30%.
em termos económicos pode ir entre 14 a 25% para pesados e algo mais para ligeiros, pode chegar aos 40% (até 7l de cilindrada).
vantagens:
- economia (além do preço do gpl ser mais barato, o total de litros consumidos gpl+gasoleo é inferior a se só usar gasoleo devido à maior eficiencia de combustão);
- autonomia;
- diminuição da opacidade (fumo) e particulas até 85%;
- redução de co2 e nox.
- curva de binário e potência mais largas
desvantagens:
- o motor não fica a funcionar a 100% gpl ou gás natural (para isso tinha de ser convertido para motor de ciclo otto);
- dependendo do sistema e se se usa gpl ou gás natural os hc podem aumentar;
- ter de abastecer 2 combustíveis.
- para quem use veiculo ligeiro para o dia a dia, é preferivel comprar a gasolina e converter. para utilizações profissionais em tt, pickup, carrinhas, camiões, autocarros, etc. que façam alguns kms por ano e não exista alternativa viável é uma solução interessante. para terem uma ideia da dificuldade para algumas utilizações de concorrer com o diesel, um veiculo pesado com motor de ciclo otto a gpl com as mesma caracteristicas que a diesel, pode custar mais 20% e vai consumir pelo menos o dobro do combustível, ou transporta mais do dobro do peso em combustível ou perde autonomia, além que os gastos com combustível seriam os mesmos (sensivelmente). para o ambiente seria bom, mas já sabemos o que fala mais alto...
-
- Membro Silver
ca vai...
usei o meu golf 2 16 td
fui buscar a bilha do fogao e meti uma torneira no filtro de ar
20€ de gaz+12€ de gasoleo por 400km
antes fazia 28€ de gasoleo por 400km
o carro tem mais binario,mas custa a perder rotaçoes ai usas o travao para reduzir rpm do motor
encontei este sistema já chamado nitro dos diesel http://www.dieselperformanceproducts.com/info.htm
usei o meu golf 2 16 td
o carro tem mais binario,mas custa a perder rotaçoes ai usas o travao para reduzir rpm do motor
encontei este sistema já chamado nitro dos diesel http://www.dieselperformanceproducts.com/info.htm
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
- Membro Silver
o forum autogaz tem tambem esta informaçao
http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=19&t=98
http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=19&t=98
-
- Membro Silver
- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
o mal é o preço da bilha de gás. se fosse gpl auto (que é propano / butano na mesma) ficava a metade do preço, logo a uns 22€.sergio ferraz Escreveu:ca vai...
usei o meu golf 2 16 td