A minha compra de painel solar térmico com apoio do Governo
-
- Membro
- Registado: terça mai 09, 2006 9:22 am
Re: A minha compra de painel solar térmico com apoio do Governo
boas, meti no dia 31 o meu termossifão de 300 litros, e até agora tudo ok...
pena que lhe meti um termometro que só conta até 70.ºc, e claro está sempre out...
pena que lhe meti um termometro que só conta até 70.ºc, e claro está sempre out...
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quinta jul 02, 2009 10:19 am
bom dia!
quero desde já agradecer a todos as vossas partilhas de informação. era mesmo isto que pretendia. julgo útil haver partilhas como esta do almeidini.
uma semana depois fui contactado pela digal, distribuidor da solahart, a indicar-me que só para meados de agosto iriam enviar o meu painel para o instalador. ainda tentei que enviassem antes mas não tive sorte. falou-me de férias do pessoal, muita gente a meter painéis, mas acabou por dizer que ficasse com a ideia do dia 15 que não deveria passar daí.
portanto, neste momento, se pensarem em solahart prevejam pelo menos mês e meio até à instalação. depois de entregue ao instalador, ainda poderei esperar até 15 dias, segundo me disse o instalador.
de momento não tenho muito a dizer.
para efeitos futuros, digo que neste momento estou a pagar em média de gás, cerca de 25 euros/mês e da última vez já vi que foi aumentado. estou farto de não poder sequer ter voto na matéria. ao menos com a botija, sempre posso escolher o que me faz mais barato, em gás propano canalizado tenho que me sujeitar ao que diz a edpgás...
romeu
quero desde já agradecer a todos as vossas partilhas de informação. era mesmo isto que pretendia. julgo útil haver partilhas como esta do almeidini.
actualizando um pouco a minha situação digo desde já que estou um pouco insatisfeito com o meu estado. no dia 14 de julho tratei na cgd da compra.almeidini Escreveu:acho que convém ter um aspecto em consideração - a água que está no depósito, vai ser misturada com água fria, na maioria dos meses. quero com isso dizer que, se o depósito tem 200l, o meu palpite é que posso utilizar uns 300l de água à temperatura de 42º, aproximadamente. eu tenho um vulcano de 200l há 2 meses e nunca me acabou a água quente. houve um dia em que, ao fim da tarde, serviu para 3 banhos e na manhã seguinte, antes do sol começar a "trabalhar", ainda deu para mais um banho à temperatura normal. nunca me apercebi do limite.
uma semana depois fui contactado pela digal, distribuidor da solahart, a indicar-me que só para meados de agosto iriam enviar o meu painel para o instalador. ainda tentei que enviassem antes mas não tive sorte. falou-me de férias do pessoal, muita gente a meter painéis, mas acabou por dizer que ficasse com a ideia do dia 15 que não deveria passar daí.
portanto, neste momento, se pensarem em solahart prevejam pelo menos mês e meio até à instalação. depois de entregue ao instalador, ainda poderei esperar até 15 dias, segundo me disse o instalador.
para efeitos futuros, digo que neste momento estou a pagar em média de gás, cerca de 25 euros/mês e da última vez já vi que foi aumentado. estou farto de não poder sequer ter voto na matéria. ao menos com a botija, sempre posso escolher o que me faz mais barato, em gás propano canalizado tenho que me sujeitar ao que diz a edpgás...
romeu
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
actualizando um pouco a minha situação digo desde já que estou um pouco insatisfeito com o meu estado. no dia 14 de julho tratei na cgd da compra.romeucosta Escreveu:bom dia!
quero desde já agradecer a todos as vossas partilhas de informação. era mesmo isto que pretendia. julgo útil haver partilhas como esta do almeidini.almeidini Escreveu:acho que convém ter um aspecto em consideração - a água que está no depósito, vai ser misturada com água fria, na maioria dos meses. quero com isso dizer que, se o depósito tem 200l, o meu palpite é que posso utilizar uns 300l de água à temperatura de 42º, aproximadamente. eu tenho um vulcano de 200l há 2 meses e nunca me acabou a água quente. houve um dia em que, ao fim da tarde, serviu para 3 banhos e na manhã seguinte, antes do sol começar a "trabalhar", ainda deu para mais um banho à temperatura normal. nunca me apercebi do limite.
romeu[/quot
boas
se só esperares esse tempo não é mau eu estive á espera mais de 2 meses e meio, mas já cá canta.
quanto ao gás tens sempre a possibilidade de mudares para as bilhas, tens é que andar com elas as costas.rsrsrsr
-
- Membro
- Registado: sexta ago 14, 2009 12:25 pm
crohn Escreveu:relógios modulares, uma casa que venda material eléctrico. os de ligar na tomada, qualquer supermercado terá isso.
esses de ligar a tomada andam a volta de 10 euros. não acho caro o outro relógio que ele te apresentou.
cumprimentos,
nelson silva
-
- Membro Gold
boasromeucosta Escreveu:a openplus tenho receio por ser uma empresa demasiado nova no mercado. hoje estão cá... continuarão cá ao fim de 6 anos?
fora essa dúvida, sem conhecer nada deste tipo de tecnologia, fiquei com a sensação que têm um bom produto.
o instalador da solahart apresentou-me um orçamento para os meus seguintes extras:
[*]instalação com módulo solar (para ligar ao meu esquentador) mas aquisição de resistência eléctrica e relógio para ter um apoio a trabalhar durante a noite em bi-horário:
relógio hager eh 111 77,52€
inversor hager sf 119f/25a 12,70€
disjuntor hager 16a mw 116 1,72€
caixa com porta 8 modulos ip55 9,85€
resistência eléctrica 1.8kw 57,00€
[*]misturadora termoestática watts 3/4 para ligar máquina de lavar loiça 79,50€
[*]redutora c/ manómetro 3/4" para reduzir a pressão da água em minha casa 45,31€
[*]adaptação da minha instalação do gás para desistir do gás canalizado e passar para gás em garrafa (total): 62,40€
a estes preços todos acresce iva.
que vos parece, tem material a mais ou caro?
nós somos 2 pessoas jovens, e embora ainda em plano, pretendemos ter 2 filhos. comprar ts300l, justifica-se?
o ts da solahart não vem já de fabrica com a resistencia electrica?
para que é o redutor de pressão?
pelo que me dá a entender vais desistir do esquentador e só ficas com o gas para o fogão, o que nesse caso poderas ter que substituir os bicos do fogão, é por esse trabalho que o instalador te cobra os 62,40€?
o inversor é que não sei para que é, se for um contactor aí faz sentido, serve para dar uma maior durabilidade ao relógio.
quanto aos preços se fores a um armazem de material electrico deves conseguir um pouco mais barato mas perdes tempo e a deslocação por isso vê se justifica.
pergunta-lha para que serve o inversor.
-
- Membro Silver
- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
25 euros de gás por mês? mas isso é uma casa ou um estabelecimento comercial?romeucosta Escreveu:de momento não tenho muito a dizer.
cá em casa somos 2 e gastamos 1 botija de 13kg +/- em 3 meses, o que dá menos de 10 euros por mês. e de botija que é bem mais caro. se fosse natural seria ainda menos.
claro que só usamos para banhos (duches) que são sempre rápidos e do tipo abre, fecha, esfrega, abre, fecha. o truque está em poupar e não em gastar dinheiro em paineis solares.
acredito que essas coisas funcionem muito bem, mas para quem gasta 100 euros de gás por ano, não vale sequer pensar nisso. além do mais, está estupidamente caros, e o programa do estado, além de vir mexer de forma completamente irresponsável e até diria ilegal no mercado, veio inflacionar mais os preços.
gasto +/- 60 euros de electricidade por mês, com placa de indução magnética.
o único senão lá de casa é o aquecimento central, que gasto uns 1000 litros de gasóleo por ano... mas não há alternativa para já.
-
- Membro Gold
- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
eina, tantos euros.....he he he.
isso é que é ser bem gastador.
para mim, chegam-me 33€ para a electricidade, e 12-15€ para a água. relativamente ao gás, para mim cada garrafa sai-me a 10,5€.
o segredo está num uso racional dos recursos:
iluminaçao: fluorescentes compactas
fogão: a gás
aquecimento de águas: cilindro eléctrico com relógio regulado entre as 23h00 e as 04h00
aquecimento ambiente: exposição solar da casa virada a poente.
água: passador geral a 1/3 para retirar mais de 50% da pressão. pressão a mais só serve para chapinar e gastar mais.
preço do gás só para o fogão: 10,5€/garrafa butano 13kg
máquina lavar loiça: liga automáticamente às 4h00
máquina lavar roupa: liga automáticamente às 6h00 (no dia seguinte pela manha é só colocar a secar pois está acabadinha de lavar)
contador bi-horário com potencia contratada: 3.45kwh
scooter eléctrica: liga à noite em bi-horário
p.s. - em espanha o preço das garrafas butano(as que voces usam) custa 10,5€ (valores de agosto 2009) e as de propano (também é usado por vezes nos mesmos usos: fogão, aquecimento e esquentador) 9,5€. as garrafas de gas são exactamente iguais.
só quem é burro, ou não tem hipótese de ir a espanha, é que compra o gás acima de 20€ em portugal.
paineis solares....para mim não justifica.
isso é que é ser bem gastador.
para mim, chegam-me 33€ para a electricidade, e 12-15€ para a água. relativamente ao gás, para mim cada garrafa sai-me a 10,5€.
o segredo está num uso racional dos recursos:
iluminaçao: fluorescentes compactas
fogão: a gás
aquecimento de águas: cilindro eléctrico com relógio regulado entre as 23h00 e as 04h00
aquecimento ambiente: exposição solar da casa virada a poente.
água: passador geral a 1/3 para retirar mais de 50% da pressão. pressão a mais só serve para chapinar e gastar mais.
preço do gás só para o fogão: 10,5€/garrafa butano 13kg
máquina lavar loiça: liga automáticamente às 4h00
máquina lavar roupa: liga automáticamente às 6h00 (no dia seguinte pela manha é só colocar a secar pois está acabadinha de lavar)
contador bi-horário com potencia contratada: 3.45kwh
scooter eléctrica: liga à noite em bi-horário
p.s. - em espanha o preço das garrafas butano(as que voces usam) custa 10,5€ (valores de agosto 2009) e as de propano (também é usado por vezes nos mesmos usos: fogão, aquecimento e esquentador) 9,5€. as garrafas de gas são exactamente iguais.
só quem é burro, ou não tem hipótese de ir a espanha, é que compra o gás acima de 20€ em portugal.
paineis solares....para mim não justifica.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
pois... eu nao fiz, nem acho que vah fazer, as contas. aderi a este programa com outra finalidade.rocker_pt Escreveu:paineis solares....para mim não justifica.
mas, oh rocker, nao te compensa o financiamento? ficas a pagar entre 15 a 20 euros durante 5 ou 6 anos (depois disso nao pagas)... gastas menos do que isso, por mes, em aquecimento de aguas?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Silver
pois.
eu compro botijas de propano de 11kg por volta dos 20 euros.
a electricidade que gasto prende-se com a placa eléctrica (de indução). apesar de tudo, sai ao mesmo preço que cozinhar a gás (ou mais barato), mas mais fácil de limpar e mais segura. e apesar dos tachos terem de ser com fundo próprio (quase todos os que se vendem agora são), acabam por durar mais tempo que a cozinhar a gás.
além disso, tenho 1 pc ligado 24/24 horas.
de resto, a maioria das lampadas são fluorescentes compactas, no jardim tenho lampadas led com sensor de luminosidade.
o aquecimento é que não tenho, para já, hipóteses de mexer. a minha ideia é revestir a casa toda a capotto, mas isso ainda fica uma obra cara. este ano devo isolar o sótão. queria revesti-lo a lambrim, mas para já não pode ser €€€.
eu compro botijas de propano de 11kg por volta dos 20 euros.
a electricidade que gasto prende-se com a placa eléctrica (de indução). apesar de tudo, sai ao mesmo preço que cozinhar a gás (ou mais barato), mas mais fácil de limpar e mais segura. e apesar dos tachos terem de ser com fundo próprio (quase todos os que se vendem agora são), acabam por durar mais tempo que a cozinhar a gás.
além disso, tenho 1 pc ligado 24/24 horas.
de resto, a maioria das lampadas são fluorescentes compactas, no jardim tenho lampadas led com sensor de luminosidade.
o aquecimento é que não tenho, para já, hipóteses de mexer. a minha ideia é revestir a casa toda a capotto, mas isso ainda fica uma obra cara. este ano devo isolar o sótão. queria revesti-lo a lambrim, mas para já não pode ser €€€.
-
- Membro Gold
- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
volt:volt Escreveu:.... ficas a pagar entre 15 a 20 euros durante 5 ou 6 anos (depois disso nao pagas)... gastas menos do que isso, por mes, em aquecimento de aguas?
no inverno a regulação da temperatura do cilindro deve andar pelos 80º, ponho quase no máximo para aquecer bem durante a noite pois é barato. mas no verão ponho a média temperatura, creio que uns 50º, e é raro nas torneiras ao misturar ficar sem agua quente.
no inverno como a agua do cilindro sai muito quente, basta sair pouca quente e mais da fria e já aquece muito. por isso é que a do cilindro dura qb. - só regulo 2 vezes por ano.
creio que o cilindro diariamente repõe a temperatura regulada durante a noite em 1 hora no verão e 2 horas no inverno.
cilindro: 1200w; 75litros
fazendo as contas a 1.5horasx 1200wx30diasx0,06=3,24€
o meu aquecimento de águas fica por 3.24€ em cada mês
(se fizer muito as contas por largo, tendo 3 horas ligado em continuo, que de certeza que não é tanto, fica por: 3x1.2x30x.06=6.48€ mesmo assim, exagerando muito as contas nem sequer chega a 7€/mês o custo do meu aquecimento de águas)
como é que para mim me daria jeito um painel solar???
eu nem o gás canalizado quero cá em casa!!! não quero andar a sustentar os os pançudos com mais um aluguer de contador de gás+ taxa disto e daquilo. compro o gás a quem me vende mais barato. e neste momento eu arranjo o gás a 10,5€ os 13kg de butano.
15 a 20€/mes em 6 anos = fica por 1500€!!! ai que dor de cabeça! em 6 anos o meu cilindro gasta 233€!!!
itisix:
é pena teres gasto tanto dinheiro, eu comprei à 1 semana 1 garrafa de 11kg propano por 9,5€. podia-te ter trazido 1 ou 2 garrafas por este preço!!!
a vida em portugal é mesmo ruim!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
- Membro Platinium
bem, se gastas tao pouco, deve te chegar o sistema de 200 litros mais barato. custa 618,30 euros. mas devolve 185,49 euros no irs. pode ficar a 432,81. se durasse pelo menos 11 anos, poderia compensar.rocker_pt Escreveu: 15 a 20€/mes em 6 anos = fica por 1500€!!! ai que dor de cabeça! em 6 anos o meu cilindro gasta 233€!!!
eu cah nao optei pela soluçao mais barata, mas tambem nao me importo. como tenho o privilegio de poder aproveitar e ajudar o ambiente, vou faze-lo. sei que ha muitos que nao tiveram as oportunidades que eu tive e nao quero massacrar ninguem que nao o mereça.
por isso, peço a quem possa, que invista. aos outros, peço que nao se chateiem com isto.
mas, a todos e a cada um, fica ao seu proprio criterio.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
era bom termos aqui o testemunho de quem tem estes sistemas à pelo menos 10 e 20 anos, conheço um sr que tem um sistema deles à 25 anos, na altura foi um grande investimento e ele hoje diz que compensou e muito, mas também, diz que existe por ai muito material que não vale o dinheiro, o sistema dele levou de manutenção apenas umas válvulas (que não entendi muito bem do que se tratava) e o isolamento de alguns tubos. no dia em que estive na casa desse sr o céu estava nublado e tive a oportunidade de verificar que a água estava bem quente.volt Escreveu:bem, se gastas tao pouco, deve te chegar o sistema de 200 litros mais barato. custa 618,30 euros. mas devolve 185,49 euros no irs. pode ficar a 432,81. se durasse pelo menos 11 anos, poderia compensar.rocker_pt Escreveu: 15 a 20€/mes em 6 anos = fica por 1500€!!! ai que dor de cabeça! em 6 anos o meu cilindro gasta 233€!!!
eu cah nao optei pela soluçao mais barata, mas tambem nao me importo. como tenho o privilegio de poder aproveitar e ajudar o ambiente, vou faze-lo. sei que ha muitos que nao tiveram as oportunidades que eu tive e nao quero massacrar ninguem que nao o mereça.
por isso, peço a quem possa, que invista. aos outros, peço que nao se chateiem com isto.
mas, a todos e a cada um, fica ao seu proprio criterio.
portanto a questão é sempre a mesma, o barato sai caro.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
sim, mas estamos a falar do sistema certificado mais barato... que tem 6 anos de garantia, como os outros... e segundo a opiniao do pessoal que por aqui "posta", ateh eh bastante bom material...jmal Escreveu: portanto a questão é sempre a mesma, o barato sai caro.
-
- Membro Silver
- Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
cá para mim com estes gastos ,voce deve tomar banho só ao fim de semanarocker_pt Escreveu:volt:volt Escreveu:.... ficas a pagar entre 15 a 20 euros durante 5 ou 6 anos (depois disso nao pagas)... gastas menos do que isso, por mes, em aquecimento de aguas?
no inverno a regulação da temperatura do cilindro deve andar pelos 80º, ponho quase no máximo para aquecer bem durante a noite pois é barato. mas no verão ponho a média temperatura, creio que uns 50º, e é raro nas torneiras ao misturar ficar sem agua quente.
no inverno como a agua do cilindro sai muito quente, basta sair pouca quente e mais da fria e já aquece muito. por isso é que a do cilindro dura qb. - só regulo 2 vezes por ano.
creio que o cilindro diariamente repõe a temperatura regulada durante a noite em 1 hora no verão e 2 horas no inverno.
(se fizer muito as contas por largo, tendo 3 horas ligado em continuo, que de certeza que não é tanto, fica por: 3x1.2x30x.06=6.48€ mesmo assim, exagerando muito as contas nem sequer chega a 7€/mês o custo do meu aquecimento de águas)
eu nem o gás canalizado quero cá em casa!!! não quero andar a sustentar os os pançudos com mais um aluguer de contador de gás+ taxa disto e daquilo. compro o gás a quem me vende mais barato. e neste momento eu arranjo o gás a 10,5€ os 13kg de butano.
15 a 20€/mes em 6 anos = fica por 1500€!!! ai que dor de cabeça! em 6 anos o meu cilindro gasta 233€!!!
itisix:
é pena teres gasto tanto dinheiro, eu comprei à 1 semana 1 garrafa de 11kg propano por 9,5€. podia-te ter trazido 1 ou 2 garrafas por este preço!!!
O SOL quando nasce é para todos
A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM
-
- Membro Silver
lá em casa temos uma média de 14 banhos por semana. há é que ser rápido e ter o esquentador bem regulado para não ser preciso abrir a água fria juntamente com a quente.jama Escreveu:cá para mim com estes gastos ,voce deve tomar banho só ao fim de semanarocker_pt Escreveu:volt:volt Escreveu:.... ficas a pagar entre 15 a 20 euros durante 5 ou 6 anos (depois disso nao pagas)... gastas menos do que isso, por mes, em aquecimento de aguas?
itisix:
-
- Membro Platinium
senhor jama, agradeço que respeite os demais utilizadores do forum. a sua opiniao sobre os valores apresentados pelo nosso colega forista pode ser apresentada sem ofender ninguem.jama Escreveu:cá para mim com estes gastos ,voce deve tomar banho só ao fim de semana
alem disso, o nosso colega jah tinha "postado" anteriormente como conseguia os baixos valores que divulgou.
-
- Novo membro
- Registado: sábado ago 29, 2009 10:36 am
e eu a pensar que gastava muito!!!! hehehehe
tenho painel solar termico à 4 anos com colector de 240l. no local do esquentador só existe a parede. gasto uma garrafa de gas em cada 13/14 meses de 45kg ou saja 76 euros mais um carvãozinho por causa do churrasco, de luz 45 euros e tenho 5 luzes no exterior ligadas no periodo nocturno e tarifa bi-horaria. são 3 pessoas a tomar banho diário. problemas anuais de agua quente posso dizer que, zero. o retorno no envestimento já o tenho e mais cedo que esperava.
o que me questiono é quem não poupa no quê ou não poupa quem não tem?
claro, não entrei em promenores em termómetros que de pouco servem não comprei programadores horários para quadro electrico a preços de ladrão (70euros) já que existem á volta de 30 euros, ou que podem ser substituidos pelos de tomada que se encontram até 10 euros com facilidade.
pela experiencia que tenho nestes paineis aconselho a quem não tem cuidado nos preços agora praticados por causa do subsidio a fundo perdido. a ocasião faz o ladrão. paineis que estavam a começar a rondar os 1500 euros e menos, de repente, ao abrigo do subsidio estão na casa 3000 euros.
tenho painel solar termico à 4 anos com colector de 240l. no local do esquentador só existe a parede. gasto uma garrafa de gas em cada 13/14 meses de 45kg ou saja 76 euros mais um carvãozinho por causa do churrasco, de luz 45 euros e tenho 5 luzes no exterior ligadas no periodo nocturno e tarifa bi-horaria. são 3 pessoas a tomar banho diário. problemas anuais de agua quente posso dizer que, zero. o retorno no envestimento já o tenho e mais cedo que esperava.
o que me questiono é quem não poupa no quê ou não poupa quem não tem?
claro, não entrei em promenores em termómetros que de pouco servem não comprei programadores horários para quadro electrico a preços de ladrão (70euros) já que existem á volta de 30 euros, ou que podem ser substituidos pelos de tomada que se encontram até 10 euros com facilidade.
pela experiencia que tenho nestes paineis aconselho a quem não tem cuidado nos preços agora praticados por causa do subsidio a fundo perdido. a ocasião faz o ladrão. paineis que estavam a começar a rondar os 1500 euros e menos, de repente, ao abrigo do subsidio estão na casa 3000 euros.
-
- Membro
- Registado: segunda jun 29, 2009 11:11 pm
sr. algon,
tem toda a razão... como já referi atrás neste tópico, o sistema se estiver bem dimensionado como é o caso do seu e do meu poupa e poupa mesmo. em relação ao inflacionamento dos valores das instalações, lembre-se bem do que aconteceu há uns anos atrás, quando as casas que custavam 8000 contos passaram a custar 18000 contos (só para dar um exemplo), por causa dos incentivos do estado ao crédito para a habitação. sabe o que é isto? é a república das bananas mas assumida pelos nossos governantes... como diz o mário crespo e bem, "decidiram privatizar a democracia".
um abraço
http;//jorgemaialopes.blogspot.com
tem toda a razão... como já referi atrás neste tópico, o sistema se estiver bem dimensionado como é o caso do seu e do meu poupa e poupa mesmo. em relação ao inflacionamento dos valores das instalações, lembre-se bem do que aconteceu há uns anos atrás, quando as casas que custavam 8000 contos passaram a custar 18000 contos (só para dar um exemplo), por causa dos incentivos do estado ao crédito para a habitação. sabe o que é isto? é a república das bananas mas assumida pelos nossos governantes... como diz o mário crespo e bem, "decidiram privatizar a democracia".
um abraço
http;//jorgemaialopes.blogspot.com
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quinta jul 02, 2009 10:19 am
caros foristas, agradeço o interesse suscitado neste fórum e sei que há uma série de respostas a dar, mas guardarei essas respostas para outro momento que tenha mais disponibilidade de tempo. de momento tenho informações muito importantes sobre o meu painel e é aí que vou incidir.
o painel foi colocado no passado sábado, dia 19/09. ou seja, um mês depois do que me tinham previsto. digo já que fiquei com uma imagem negativa da digal, distribuidora da solahart.
eis a história:
eu pedi o sistema com módulo solar. já descrevi mais ou menos qual era o meu objectivo. quis ter resistência para aquecer a água em período bi-horário (à noite) e ter gás para me aquecer a água quando quisesse tomar banho à noite (ou durante o dia) e não tivesse havido sol suficiente para me aquecer a água. tenho assim um sistema solar que, nos dias mais frios, me aquece a água para tomar banho de manhã, recorrendo a energia mais barata, e tenho também um sistema que nesses dias frios me dá água quente sempre que eu precise.
pois bem, só soube na véspera da instalação que a digal não tinha enviado o módulo solar para o instalador domus solaris.
no sábado, a domus solaris afirmou que não tinha o módulo solar porque a digal não tinha para distribuição. a solução da domus solaris foi instalar um que eles tinham (da marca vulcano), tendo-me indicado que eu deveria pagar-lhes esse módulo e que o dinheiro que paguei pelo módulo solar (no banco) me seria devolvido mais tarde, através do banco. já estão a ver a confusão que vai ser resolver isto.
a instalação ficou mais ou menos terminada. ontem já tomei banho sem recorrer a gás e quanto muito recorri a 1 hora de energia eléctrica, hoje vou desligar a resistência a ver se amanhã de manhã ainda tenho água quente. ficou a pingar água do esquentador, vai lá hoje alguém rever a instalação e colocar um redutor de pressão da água (algo que tinha pedido mas não foi instalado).
adiante...
hoje falei com a digal para perceber porque não tinham enviado o módulo solar. e aqui é que a coisa está mais complicada.
segundo a digal, não enviaram o módulo solar porque ainda não está comprovado que o módulo solar deles é seguro para o esquentador e para a instalação. disse-lhes que o instalador tinha lá colocado um módulo solar e que nunca me tinha falado nada relativamente à segurança do módulo. da forma que me foi dito foi mais no sentido que a digal não tinha enviado porque não tinha (do género de ruptura de stock e não por ser ou deixar de ser seguro). a digal disse que o instalador não deveria ter posto o módulo pois têm indicações que não o devem fazer. disse-lhes que eu tinha comprado o módulo e que nunca me tinham dito nada relativo à segurança do módulo, tinham inclusivé, no site dos painéis solares, um preço incluindo o módulo solar e que portanto nada me levava a entender que esse módulo pudesse causar problemas.
dizem-me que esta possível falha a descobriram há pouco, estão ainda à espera que lhes indiquem se é seguro ou não fazer a instalação e que portanto têm dado indicações para instalarem apenas a resistência eléctrica.
disse-lhes que eles falharam porque não me disseram nada, e eles na postura de se esconderem numa carapaça, ficou a nu quando lhes disse que as pequenas obras que fiz para que continuasse com o gás (agora de botija) poderia não as ter feito se não esperassem que fosse lá o instalador. aqui ficaram sem palavras, que me deu a entender que a carapaça tem muitos buracos.
acto nº 2, voltei a falar com a domus solaris e logo à noite voltarei à carga. explicaram-me que o módulo que puseram não era o da digal porque esse também lhes causava dúvidas à domus solaris(a minha interlocutora chamou-lhe uma válvula). instalaram um da vulcano e que esse é seguro e têm instalado em vários locais.
fica a história... se tiverem conhecimentos no assunto, agradeço os vossos comentários pois estou na dúvida sobre o que fazer ao módulo solar - se o mantenho ou se o mando retirar pois não estou nada interessado em ter explosões de cinema dentro da minha cozinha
romeu
o painel foi colocado no passado sábado, dia 19/09. ou seja, um mês depois do que me tinham previsto. digo já que fiquei com uma imagem negativa da digal, distribuidora da solahart.
eis a história:
eu pedi o sistema com módulo solar. já descrevi mais ou menos qual era o meu objectivo. quis ter resistência para aquecer a água em período bi-horário (à noite) e ter gás para me aquecer a água quando quisesse tomar banho à noite (ou durante o dia) e não tivesse havido sol suficiente para me aquecer a água. tenho assim um sistema solar que, nos dias mais frios, me aquece a água para tomar banho de manhã, recorrendo a energia mais barata, e tenho também um sistema que nesses dias frios me dá água quente sempre que eu precise.
pois bem, só soube na véspera da instalação que a digal não tinha enviado o módulo solar para o instalador domus solaris.
no sábado, a domus solaris afirmou que não tinha o módulo solar porque a digal não tinha para distribuição. a solução da domus solaris foi instalar um que eles tinham (da marca vulcano), tendo-me indicado que eu deveria pagar-lhes esse módulo e que o dinheiro que paguei pelo módulo solar (no banco) me seria devolvido mais tarde, através do banco. já estão a ver a confusão que vai ser resolver isto.
a instalação ficou mais ou menos terminada. ontem já tomei banho sem recorrer a gás e quanto muito recorri a 1 hora de energia eléctrica, hoje vou desligar a resistência a ver se amanhã de manhã ainda tenho água quente. ficou a pingar água do esquentador, vai lá hoje alguém rever a instalação e colocar um redutor de pressão da água (algo que tinha pedido mas não foi instalado).
adiante...
hoje falei com a digal para perceber porque não tinham enviado o módulo solar. e aqui é que a coisa está mais complicada.
segundo a digal, não enviaram o módulo solar porque ainda não está comprovado que o módulo solar deles é seguro para o esquentador e para a instalação. disse-lhes que o instalador tinha lá colocado um módulo solar e que nunca me tinha falado nada relativamente à segurança do módulo. da forma que me foi dito foi mais no sentido que a digal não tinha enviado porque não tinha (do género de ruptura de stock e não por ser ou deixar de ser seguro). a digal disse que o instalador não deveria ter posto o módulo pois têm indicações que não o devem fazer. disse-lhes que eu tinha comprado o módulo e que nunca me tinham dito nada relativo à segurança do módulo, tinham inclusivé, no site dos painéis solares, um preço incluindo o módulo solar e que portanto nada me levava a entender que esse módulo pudesse causar problemas.
dizem-me que esta possível falha a descobriram há pouco, estão ainda à espera que lhes indiquem se é seguro ou não fazer a instalação e que portanto têm dado indicações para instalarem apenas a resistência eléctrica.
disse-lhes que eles falharam porque não me disseram nada, e eles na postura de se esconderem numa carapaça, ficou a nu quando lhes disse que as pequenas obras que fiz para que continuasse com o gás (agora de botija) poderia não as ter feito se não esperassem que fosse lá o instalador. aqui ficaram sem palavras, que me deu a entender que a carapaça tem muitos buracos.
acto nº 2, voltei a falar com a domus solaris e logo à noite voltarei à carga. explicaram-me que o módulo que puseram não era o da digal porque esse também lhes causava dúvidas à domus solaris(a minha interlocutora chamou-lhe uma válvula). instalaram um da vulcano e que esse é seguro e têm instalado em vários locais.
fica a história... se tiverem conhecimentos no assunto, agradeço os vossos comentários pois estou na dúvida sobre o que fazer ao módulo solar - se o mantenho ou se o mando retirar pois não estou nada interessado em ter explosões de cinema dentro da minha cozinha
romeu
-
- Membro Gold
boasromeucosta Escreveu:caros foristas, agradeço o interesse suscitado neste fórum e sei que há uma série de respostas a dar, mas guardarei essas respostas para outro momento que tenha mais disponibilidade de tempo. de momento tenho informações muito importantes sobre o meu painel e é aí que vou incidir.
eis a história:
adiante...
romeu
já me instalaram os paineis de aqs e tenho um termoacomulador e substituí o modulo solar por duas torneiras, (não é que houvesse qualquer problema com o modulo solar, simplesmente assim poupo mais qualquer coisa e é menos uma coisa a avariar), quando quero que a agua quente venha do painel fecho a agua fria do termoacomulador, e abro a fria do painel, quando quero agua quente do termoacomulador, abro a torneira de agua fria do termoacomulador e fecho a de agua fria que vai para os paineis.
para mim foi facil porque tenho o termoacomulador no sotão e é onde estão as ligações.
vê se te é possivel esta situação e sempre poupas uns €€€ e uma possivel explosão o que ainda é o mais grave.