Boas práticas com a Vectrix, a verdade incómoda
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Boas práticas com a Vectrix, a verdade incómoda
este artigo é longo mas merece ser lido pelos donos das vectrix…
a parte mais complexa e cara da vectrix é a sua bateria e a sua saúde depende em muito desta. as nimh estão actualmente muito estudadas e sabe-se perfeitamente o que é bom e o que é mau para estas.
como se sabe, o toyota prius tem as suas baterias com a mesma tecnologia e alguns já duram há mais de 300.000km sem qualquer problema com estas. eles mantêm a carga das baterias entre os 40% e 80%, sem descargas completas e sem se preocuparem com o efeito de memória (pelo menos ainda não vi referência a estas duas).
o pessoal com vectrix mais interessado em tentar prolongar a vida das suas baterias, está a adoptar a experiência positiva do prius à sua mota. as recomendações da vectrix vão no entanto noutro sentido... um sentido que acautela mais a performance que a durabilidade, razão pela qual uma das alterações mais pretendidas ao software desta mota seja uma opção de escolha entre carregamento rápido e lento.
como boa prática a marca recomenda e implementa:
- um descarregamento superficial todas as semanas, ou seja, até um conjunto de células se queixar de falta de capacidade de resposta à marcha;
- um descarregamento profundo todos os meses, ou seja, até ela não conseguir andar mais (a direito) do que 24km/h, quer isto dizer que se desceu ao limite de 20% acima da carga perigosa, a qual pode provocar inversão de polaridade nas células;
- o software implementa uma equalização de 3a durante uma hora, após um carregamento completo para combater a falta de equilíbrio nas células que não são controladas individualmente pelo (mau) bms;
- a cada 10 horas de condução, o software implementa um processo longo que demora cerca de 10 horas a ser completado, nele observa-se uma equalização de 4 horas de duração para garantir que não existem mesmo desequilíbrios entre as células.
porque é que a temperatura é tão importante?
ora, a maior causa do desequilíbrio de carga nas células, é a temperatura que difere entre estas, ou seja, a temperatura condiciona a resposta e carregamento, pelo quando estas diferem alguns ºc isto significa que carregam ou descarregam de forma diferente, o que leva a desequilíbrios. é sabido que a ventilação actual é pouco eficiente e de forma desigual entre células, ou seja, é deficiente quer pela falta de cuidado no desenho dos espaços entre as células, quer pela falta de ventilação forçada. já há intenções de produzir para venda um sistema (chamado de abcool ) para combater esse efeito, que já opera há algum tempo nalgumas motas com bons resultados. prevê-se que ele esteja disponível para venda em breve.
sabe-se também que a temperatura acima dos 30ºc faz mal às baterias (diminui-lhes a vida) e que estas não devem trabalhar acima dos 40ºc, sabendo-se que há danos irreversíveis a partir dos 50ºc. recebi no entanto uma comunicação da vectrix através da masac que diz que as baterias da vectrix são especiais e que estes valores são alterados para: a temperatura acima dos 50ºc faz mal às baterias, estas não devem trabalhar acima dos 60ºc e têm danos irreversíveis a partir dos 80ºc. porém ainda não consegui confirmar a veracidade disto por outra fonte (e já muito tentei) pelo que coloco reservas nesta informação. portanto (jogando à defesa) podemos concluir que devemos evitar ter temperaturas acima dos 30ºc, sabendo que quando mais elevada estiver, mais influencia a sua longevidade.
mas porque é que o desequilíbrio entre células é tão perigoso?
o desequilíbrio entre células é perigoso porque quando se faz uma descarga completa, se houver diferenças de carga entre células superiores a 20%, isso poderá provocar que as com menor carga fiquem sujeitas à inversão de polaridade, o que significa ficarem irrecuperavelmente estragadas.
ok, mas a mota faz equalizações para que isso não aconteça, não é?
é, porém e porque o bms não controla as células individualmente dá uma carga excessiva a todas, carregando as que ainda não estão “cheias” e fazendo transpirar as que já estão. este processo é sabido que aumenta dramaticamente a temperatura da bateria porque as células “cheias” transpiram toda a carga que lhes é enviada e isso reduz-lhes a vida. chama-se a este factor, célula em stress.
então se por um lado não queremos correr riscos e por outro diminuímos a vida das baterias, o que fazer?
é no meio que está a virtude, dependendo da autonomia que necessitamos, devemos ter especial cuidado, principalmente em dias quentes.
então o que faço? não a deixo fazer a equalização? então e as descargas que a marca recomenda?
o software arranca com a equalização depois de ventilar (de forma insuficiente) a bateria durante 1 hora, sempre depois de um carregamento completo, sendo uma fase desnecessária (que lhe diminui a vida) para uma bateria equilibrada. actualmente a maneira mais saudável parece ser fazer uma descarga superficial intermédia a cada 500km (até a luz vermelha da bateria aparecer) e uma completa (até velocidade inferior a 24km/h) a cada 1000km.
que grande chatice! isto dá muito trabalho a controlar! há algum cuidado mais a ter?
sim! até 80% da carga a conversão eléctrica em química tem uma eficiência de cerca de 95%, o que liberta muito pouco calor. de 80% a 100% o processo gera muito mais calor porque a recepção da energia deve ser mais lenta e como tal, isso não acontece porque o carregador força a mesma carga. significa isto que também não é recomendável utilizar a travagem regenerativa com carga acima dos 80%.
ok, então dito tudo isto o que se aconselha como melhor prática para a longevidade da bateria?
- normalmente manter a carga da bateria entre os 40% e 80%, o que só é possível para distâncias na prática inferiores a 30km;
- fazer uma descarga superficial a cada 500km seguida de equalização;
- fazer uma descarga profunda a cada 1000km seguida de equalização (provavelmente a longa terá aqui lugar);
- uma vez que a equalização longa cria uma enorme quantidade de energia e consequentemente, calor, se possível fazer o carregamento refrigerado (procurar noutro tópico) quando a temperatura ambiente estiver acima dos 26ºc.
- procurar que a temperatura nos carregamentos nunca passe dos 30ºc e procure ainda com maior atenção que ela não passe dos 35ºc. recorra ao carregamento refrigerado (que envolve o arrefecimento do ar junto das entradas de ventilação da mota), caso a temperatura ambiente lhe inviabilize o carregamento dentro dos valores de segurança.
tens a certeza que vale a pena assim tanto trabalho para na volta se ganhar apenas um pouco mais?
não é apenas um pouco mais. por exemplo, só tendo em linha de conta a redução do nível de descarga, verifique-se o quanto se pode prolongar a vida da bateria: leia-se que com descargas até 20% da carga é espectável uma vida de 1.000 carregamentos, e para 40% uma vida de 10.000! são 10 vezes mais!
que grande treta, comprei uma mota eléctrica porque é o futuro e tenho de ter assim tanto trabalho?
ter não tem, mas se quiser que ela dure 300.000km tem de a tratar bem, caso contrário ela não durará sequer os 80.000km que a marca apregoa. este é o preço de estar na vanguarda da tecnologia, na realidade, as paixões pagam-se mas são elas que mudam o mundo.
porém haverá sempre contestatários ao processo, como por exemplo este dono de uma vectrix a quem garantiram que dava para ir para o trabalho que fica a 50km e que ficou muito indignado com o que escrevi aqui:
Link
a parte mais complexa e cara da vectrix é a sua bateria e a sua saúde depende em muito desta. as nimh estão actualmente muito estudadas e sabe-se perfeitamente o que é bom e o que é mau para estas.
como se sabe, o toyota prius tem as suas baterias com a mesma tecnologia e alguns já duram há mais de 300.000km sem qualquer problema com estas. eles mantêm a carga das baterias entre os 40% e 80%, sem descargas completas e sem se preocuparem com o efeito de memória (pelo menos ainda não vi referência a estas duas).
o pessoal com vectrix mais interessado em tentar prolongar a vida das suas baterias, está a adoptar a experiência positiva do prius à sua mota. as recomendações da vectrix vão no entanto noutro sentido... um sentido que acautela mais a performance que a durabilidade, razão pela qual uma das alterações mais pretendidas ao software desta mota seja uma opção de escolha entre carregamento rápido e lento.
como boa prática a marca recomenda e implementa:
- um descarregamento superficial todas as semanas, ou seja, até um conjunto de células se queixar de falta de capacidade de resposta à marcha;
- um descarregamento profundo todos os meses, ou seja, até ela não conseguir andar mais (a direito) do que 24km/h, quer isto dizer que se desceu ao limite de 20% acima da carga perigosa, a qual pode provocar inversão de polaridade nas células;
- o software implementa uma equalização de 3a durante uma hora, após um carregamento completo para combater a falta de equilíbrio nas células que não são controladas individualmente pelo (mau) bms;
- a cada 10 horas de condução, o software implementa um processo longo que demora cerca de 10 horas a ser completado, nele observa-se uma equalização de 4 horas de duração para garantir que não existem mesmo desequilíbrios entre as células.
porque é que a temperatura é tão importante?
ora, a maior causa do desequilíbrio de carga nas células, é a temperatura que difere entre estas, ou seja, a temperatura condiciona a resposta e carregamento, pelo quando estas diferem alguns ºc isto significa que carregam ou descarregam de forma diferente, o que leva a desequilíbrios. é sabido que a ventilação actual é pouco eficiente e de forma desigual entre células, ou seja, é deficiente quer pela falta de cuidado no desenho dos espaços entre as células, quer pela falta de ventilação forçada. já há intenções de produzir para venda um sistema (chamado de abcool ) para combater esse efeito, que já opera há algum tempo nalgumas motas com bons resultados. prevê-se que ele esteja disponível para venda em breve.
sabe-se também que a temperatura acima dos 30ºc faz mal às baterias (diminui-lhes a vida) e que estas não devem trabalhar acima dos 40ºc, sabendo-se que há danos irreversíveis a partir dos 50ºc. recebi no entanto uma comunicação da vectrix através da masac que diz que as baterias da vectrix são especiais e que estes valores são alterados para: a temperatura acima dos 50ºc faz mal às baterias, estas não devem trabalhar acima dos 60ºc e têm danos irreversíveis a partir dos 80ºc. porém ainda não consegui confirmar a veracidade disto por outra fonte (e já muito tentei) pelo que coloco reservas nesta informação. portanto (jogando à defesa) podemos concluir que devemos evitar ter temperaturas acima dos 30ºc, sabendo que quando mais elevada estiver, mais influencia a sua longevidade.
mas porque é que o desequilíbrio entre células é tão perigoso?
o desequilíbrio entre células é perigoso porque quando se faz uma descarga completa, se houver diferenças de carga entre células superiores a 20%, isso poderá provocar que as com menor carga fiquem sujeitas à inversão de polaridade, o que significa ficarem irrecuperavelmente estragadas.
ok, mas a mota faz equalizações para que isso não aconteça, não é?
é, porém e porque o bms não controla as células individualmente dá uma carga excessiva a todas, carregando as que ainda não estão “cheias” e fazendo transpirar as que já estão. este processo é sabido que aumenta dramaticamente a temperatura da bateria porque as células “cheias” transpiram toda a carga que lhes é enviada e isso reduz-lhes a vida. chama-se a este factor, célula em stress.
então se por um lado não queremos correr riscos e por outro diminuímos a vida das baterias, o que fazer?
é no meio que está a virtude, dependendo da autonomia que necessitamos, devemos ter especial cuidado, principalmente em dias quentes.
então o que faço? não a deixo fazer a equalização? então e as descargas que a marca recomenda?
o software arranca com a equalização depois de ventilar (de forma insuficiente) a bateria durante 1 hora, sempre depois de um carregamento completo, sendo uma fase desnecessária (que lhe diminui a vida) para uma bateria equilibrada. actualmente a maneira mais saudável parece ser fazer uma descarga superficial intermédia a cada 500km (até a luz vermelha da bateria aparecer) e uma completa (até velocidade inferior a 24km/h) a cada 1000km.
que grande chatice! isto dá muito trabalho a controlar! há algum cuidado mais a ter?
sim! até 80% da carga a conversão eléctrica em química tem uma eficiência de cerca de 95%, o que liberta muito pouco calor. de 80% a 100% o processo gera muito mais calor porque a recepção da energia deve ser mais lenta e como tal, isso não acontece porque o carregador força a mesma carga. significa isto que também não é recomendável utilizar a travagem regenerativa com carga acima dos 80%.
ok, então dito tudo isto o que se aconselha como melhor prática para a longevidade da bateria?
- normalmente manter a carga da bateria entre os 40% e 80%, o que só é possível para distâncias na prática inferiores a 30km;
- fazer uma descarga superficial a cada 500km seguida de equalização;
- fazer uma descarga profunda a cada 1000km seguida de equalização (provavelmente a longa terá aqui lugar);
- uma vez que a equalização longa cria uma enorme quantidade de energia e consequentemente, calor, se possível fazer o carregamento refrigerado (procurar noutro tópico) quando a temperatura ambiente estiver acima dos 26ºc.
- procurar que a temperatura nos carregamentos nunca passe dos 30ºc e procure ainda com maior atenção que ela não passe dos 35ºc. recorra ao carregamento refrigerado (que envolve o arrefecimento do ar junto das entradas de ventilação da mota), caso a temperatura ambiente lhe inviabilize o carregamento dentro dos valores de segurança.
tens a certeza que vale a pena assim tanto trabalho para na volta se ganhar apenas um pouco mais?
não é apenas um pouco mais. por exemplo, só tendo em linha de conta a redução do nível de descarga, verifique-se o quanto se pode prolongar a vida da bateria: leia-se que com descargas até 20% da carga é espectável uma vida de 1.000 carregamentos, e para 40% uma vida de 10.000! são 10 vezes mais!
que grande treta, comprei uma mota eléctrica porque é o futuro e tenho de ter assim tanto trabalho?
ter não tem, mas se quiser que ela dure 300.000km tem de a tratar bem, caso contrário ela não durará sequer os 80.000km que a marca apregoa. este é o preço de estar na vanguarda da tecnologia, na realidade, as paixões pagam-se mas são elas que mudam o mundo.
porém haverá sempre contestatários ao processo, como por exemplo este dono de uma vectrix a quem garantiram que dava para ir para o trabalho que fica a 50km e que ficou muito indignado com o que escrevi aqui:
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Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
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Re: Boas práticas com a Vectrix, a verdade incómoda
muito bem jmap!
agora uma espécie de aproveitamento da tua boa vontade, vamos ao consultório:
faço cerca de 15km por dia a carga da mesma dura normalmente 3 idas e voltas pois faço mais uns kms de desvio em alguns dias... a descarga nunca é completa só nos dias de folga posso fazer a descarga suficiente para aparecer o simbolo da bateria... quando fico em duvida faço a carga!!!!
estou a agir correctamente?
incrivel ou não em estrada aberta com velocidades mais altas consigo uma autonomia maior ao que faço no meu dia dia de trabalho! cerca de 60 a 80km! aí gasto verdadeiramente a bateria e chega a acender a bateria mas não a levo a extremos dos 24km/h acontece sim é a demora a chegar aos 70km/h!!!!
estou a agir correctamente?
mais noto uma diferença grande depois das cargas laborais, segundo a informação da 1º questão, uma carga ficticia já que noto os traços a voarem mais depressa que quando uma descarga completa e a bateria a aparecer quando ainda tenho 3 traços...
outra situação que noto é que cada vez que não faço uma descarga completa noto comportamentos diferentes na eficiencia da mesma, ou seja, com a descarga completa tenho uma mota do autodromo do estoril com cargas parciais epa os primeiros 20kms excecpionais os restantes nem por isso!
é normal?
agora uma espécie de aproveitamento da tua boa vontade, vamos ao consultório:
faço cerca de 15km por dia a carga da mesma dura normalmente 3 idas e voltas pois faço mais uns kms de desvio em alguns dias... a descarga nunca é completa só nos dias de folga posso fazer a descarga suficiente para aparecer o simbolo da bateria... quando fico em duvida faço a carga!!!!
estou a agir correctamente?
incrivel ou não em estrada aberta com velocidades mais altas consigo uma autonomia maior ao que faço no meu dia dia de trabalho! cerca de 60 a 80km! aí gasto verdadeiramente a bateria e chega a acender a bateria mas não a levo a extremos dos 24km/h acontece sim é a demora a chegar aos 70km/h!!!!
estou a agir correctamente?
mais noto uma diferença grande depois das cargas laborais, segundo a informação da 1º questão, uma carga ficticia já que noto os traços a voarem mais depressa que quando uma descarga completa e a bateria a aparecer quando ainda tenho 3 traços...
outra situação que noto é que cada vez que não faço uma descarga completa noto comportamentos diferentes na eficiencia da mesma, ou seja, com a descarga completa tenho uma mota do autodromo do estoril com cargas parciais epa os primeiros 20kms excecpionais os restantes nem por isso!
é normal?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Re: Boas práticas com a Vectrix, a verdade incómoda
primeiro que tudo o que recomendo é no sentido de estares interessado em adoptar um procedimento que estenda a vida das baterias.
- manter a carga da bateria entre 40% e 80% (6 e 13 barras);
- estes 40% (80-40) devem dar para fazer 30km. não te faz mal nenhum (até é bem melhor), carregares todos os dias até 80%;
- descarregar até ao símbolo da bateria a cada 500km;
- descarregar até não conseguires andar a mais do que 24km/h (a direito), a cada 1000km.
após uma descarga completa geralmente acontece uma equalização longa, o que quer dizer que ele se esforça por ter todas as células balanceadas e no máximo, logo com a máxima voltagem total que é possível. mas não o deves fazer porque a descarga completa é má para a vida da bateria. repara no gráfico, com descargas completas uma bateria dá para cerca de 800 cargas enquanto se descarregares até 40% dá para 10.000.
deves:serges Escreveu:faço cerca de 15km por dia a carga da mesma dura normalmente 3 idas e voltas pois faço mais uns kms de desvio em alguns dias... a descarga nunca é completa só nos dias de folga posso fazer a descarga suficiente para aparecer o simbolo da bateria... quando fico em duvida faço a carga!!!!
estou a agir correctamente?
- manter a carga da bateria entre 40% e 80% (6 e 13 barras);
- estes 40% (80-40) devem dar para fazer 30km. não te faz mal nenhum (até é bem melhor), carregares todos os dias até 80%;
- descarregar até ao símbolo da bateria a cada 500km;
- descarregar até não conseguires andar a mais do que 24km/h (a direito), a cada 1000km.
isso é contrário ao que me acontece e só consigo explicar pelo facto de fazeres muitas acelerações e travagens bruscas.serges Escreveu:incrivel ou não em estrada aberta com velocidades mais altas consigo uma autonomia maior ao que faço no meu dia dia de trabalho! cerca de 60 a 80km! aí gasto verdadeiramente a bateria e chega a acender a bateria mas não a levo a extremos dos 24km/h acontece sim é a demora a chegar aos 70km/h!!!!
estou a agir correctamente?
o facto de o sinal de bateria aparecer com 3 traços é sinal de desbalanceamento, quer isto dizer que há células a queixarem-se de já não conseguem dar resposta ao pedido, mas com 3 traços (20%) quer dizer que há células com uma boa carga.serges Escreveu:mais noto uma diferença grande depois das cargas laborais, segundo a informação da 1º questão, uma carga ficticia já que noto os traços a voarem mais depressa que quando uma descarga completa e a bateria a aparecer quando ainda tenho 3 traços...
outra situação que noto é que cada vez que não faço uma descarga completa noto comportamentos diferentes na eficiencia da mesma, ou seja, com a descarga completa tenho uma mota do autodromo do estoril com cargas parciais epa os primeiros 20kms excecpionais os restantes nem por isso!
é normal?
após uma descarga completa geralmente acontece uma equalização longa, o que quer dizer que ele se esforça por ter todas as células balanceadas e no máximo, logo com a máxima voltagem total que é possível. mas não o deves fazer porque a descarga completa é má para a vida da bateria. repara no gráfico, com descargas completas uma bateria dá para cerca de 800 cargas enquanto se descarregares até 40% dá para 10.000.
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Re: Boas práticas com a Vectrix, a verdade incómoda
boas,
obrigado pela explicação...
assim vou começar a tomar a risca só não vou conseguir a carga parcial já que é me impossivel fazer tal, vou tentar arranjar um temporizador para fazer essa dita carga parcial!!!
assim torna se fácil mas creio que a autonomia vai diminuir bastante pois para fazer viagens mais longas, acima dos 30kms, torna se impossivel!
obrigado pela explicação...
assim vou começar a tomar a risca só não vou conseguir a carga parcial já que é me impossivel fazer tal, vou tentar arranjar um temporizador para fazer essa dita carga parcial!!!
assim torna se fácil mas creio que a autonomia vai diminuir bastante pois para fazer viagens mais longas, acima dos 30kms, torna se impossivel!
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Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
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Re: Boas práticas com a Vectrix, a verdade incómoda
nesses casos carrega-a totalmente. uma coisa são excepções outra é o procedimento usual.serges Escreveu:boas,
obrigado pela explicação...
assim vou começar a tomar a risca só não vou conseguir a carga parcial já que é me impossivel fazer tal, vou tentar arranjar um temporizador para fazer essa dita carga parcial!!!
assim torna se fácil mas creio que a autonomia vai diminuir bastante pois para fazer viagens mais longas, acima dos 30kms, torna se impossivel!
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Re: Boas práticas com a Vectrix, a verdade incómoda
jmap, nem toda a gente nutre uma paixao por veiculos electricos como nós, logo o futuro tem que tornar o processo de carregamento e balançeamento das celulas automático, incluindo descargas profundas e superficiais, ou seja, transparente para o utilizador (pode ser leigo na materia).
todo esse processo deverá ser programada nas bms, incluindo a vigilançia individual das células e estas nao terem efeitos de memoria, como já aconteçe com as baterias de litio e as que veem a seguir.
as pessoas comuns sao funcionais, tipo abre o deposito, tira a tampa, mete gasolina e está a andar (ainda por cima nao tem nada a planear). quando mudarem para os electricos precisarão de mais disciplina, já nao seria mau lembrarem-se de meter o veiculo à carga no dia anterior, ou mesmo planearem os kilometros que têm de fazer no dia seguinte em função da autonomia do veiculo. ou seja, o consumidor já têm muito que pensar e os maus habitos consumistas sao muito dificeis de perder.
todo esse processo deverá ser programada nas bms, incluindo a vigilançia individual das células e estas nao terem efeitos de memoria, como já aconteçe com as baterias de litio e as que veem a seguir.
as pessoas comuns sao funcionais, tipo abre o deposito, tira a tampa, mete gasolina e está a andar (ainda por cima nao tem nada a planear). quando mudarem para os electricos precisarão de mais disciplina, já nao seria mau lembrarem-se de meter o veiculo à carga no dia anterior, ou mesmo planearem os kilometros que têm de fazer no dia seguinte em função da autonomia do veiculo. ou seja, o consumidor já têm muito que pensar e os maus habitos consumistas sao muito dificeis de perder.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
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Re: Boas práticas com a Vectrix, a verdade incómoda
a minha opinião coincide com a tua no que respeita às pessoas. de facto a grande maior parte das pessoas não se está para chatear e isso, actualmente representa um grande impedimento para optarem pelos eléctricos. há muito tempo que me apercebi disso, mas foi só depois de ter a minha. também escrevi um artigo sobre a próxima geração de eléctricos e como ela se vai demarcar desta primeira, a diferença vai residir essencialmente no mascarar da complexidade inerente às baterias.bluesky Escreveu:jmap, nem toda a gente nutre uma paixao por veiculos electricos como nós, logo o futuro tem que tornar o processo de carregamento e balançeamento das celulas automático, incluindo descargas profundas e superficiais, ou seja, transparente para o utilizador (pode ser leigo na materia).
todo esse processo deverá ser programada nas bms, incluindo a vigilançia individual das células e estas nao terem efeitos de memoria, como já aconteçe com as baterias de litio e as que veem a seguir.
as pessoas comuns sao funcionais, tipo abre o deposito, tira a tampa, mete gasolina e está a andar (ainda por cima nao tem nada a planear). quando mudarem para os electricos precisarão de mais disciplina, já nao seria mau lembrarem-se de meter o veiculo à carga no dia anterior, ou mesmo planearem os kilometros que têm de fazer no dia seguinte em função da autonomia do veiculo. ou seja, o consumidor já têm muito que pensar e os maus habitos consumistas sao muito dificeis de perder.
discordo no entanto da forma técnica como tal vai ser feito. as baterias do futuro não vão precisar de bms porque travam elas mesmo o perigo de serem lesadas recorrendo à nanotecnologia. penso que a a123 systems já está bastante avançada nesse campo. um veiculo eléctrico, quer seja carro ou mota será cada vez mais um computador com rodas e os algoritmos da unidade central controlarão toda a complexidade inerente ao carregamento, estilo de condução, protecção, etc. as pessoas só terão de escolher perfis, e mesmo isso poderá ser "adivinhado" pelo computador de bordo...
hasta
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Re: Boas práticas com a Vectrix, a verdade incómoda
já são, que carro nao tens já uma centralina? além disso o futuro irá muito além do litio, pois já temos provas disso...quer seja carro ou mota será cada vez mais um computador com rodas e os algoritmos da unidade central controlarão toda a complexidade inerente ao carregamento
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Re: Boas práticas com a Vectrix, a verdade incómoda
a centralina baseia-se em contolo matemático puro, incapaz de lidar com situações não programadas... conheço sistemas bem mais interessantes que aprendem, embora não sejam deterministicos...bluesky Escreveu:já são, que carro nao tens já uma centralina? além disso o futuro irá muito além do litio, pois já temos provas disso...quer seja carro ou mota será cada vez mais um computador com rodas e os algoritmos da unidade central controlarão toda a complexidade inerente ao carregamento
quanto ao litio, assim espero...
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Re: Boas práticas com a Vectrix, a verdade incómoda
no futuro já se falam em carros sem usar baterias, mas relativamente a novas baterias este site tem novidades sobre as baterias. alguns tópicos de interesse:bluesky Escreveu:além disso o futuro irá muito além do litio, pois já temos provas disso...
- baterias de imprimir são finas como papel e pesam menos de um grama
bateria de lítio-enxofre dura três vezes mais que baterias atuais
bateria a ar pode durar 10 vezes mais que baterias de lítio
baterias feitas com vírus estão a um passo de chegar ao mercado
surge uma alternativa às baterias: nanocapacitores eletrostáticos
baterias de lítio poderão ser recarregadas em segundos
bateria quântica: físicos exploram uma nova fonte de energia
capacitores flexíveis e adaptáveis podem ser alternativa a baterias
microbaterias feitas com vírus vão alimentar aparelhos biomecânicos
nanobateria só gera energia quando necessário
ultrabateria dá novo impulso a veículos híbrido-elétricos
nanofios de silício aumentam capacidade de baterias de lítio em 10 vezes
bio-bateria gera energia a partir de açúcar
nanobateria de papel é fina, flexível e pode ser impressa
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
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Re: Boas práticas com a Vectrix, a verdade incómoda
projectos e ideias não faltam!
estamos mesmo só no inicio... penso que o fim estará na quântica... está lá a resposta para tudo...
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Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
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Re: Boas práticas com a Vectrix, a verdade incómoda
para tudo e mais um bocadinho (enorme) que nós aidna nem imaginamos...jmap Escreveu:projectos e ideias não faltam!
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"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
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"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
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Re: Boas práticas com a Vectrix, a verdade incómoda
...que ainda nao imaginamos? por favor... claro que o futuro é quantico. penso que o primeiro passo será aproveitar o spin atomico ou spintronica se preferirem....ja se fala nisso à muito. paz.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
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Re: Boas práticas com a Vectrix, a verdade incómoda
pronto, que a maior parte das pessoas não imagina, mas te garanto que muita coisa ainda se vai descobrir com a quântica...bluesky Escreveu:...que ainda nao imaginamos? por favor... claro que o futuro é quantico. penso que o primeiro passo será aproveitar o spin atomico ou spintronica se preferirem....ja se fala nisso à muito. paz.
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Re: Boas práticas com a Vectrix, a verdade incómoda
penso que os conselhos do jmap estao a ir de encontro as melhores praticas. pouco posso acrescentar.
eu, na minha rotina, procuro carregar a mota sempre que possivel. nao tenho grandes cuidados com as descargas completas, nem as faço em rotina. o que faço eh, ao sentir que ela estah a ficar com um comportamento menos habitual (bateria com menos autonomia, por exemplo), descarrego e carrego totalmente. mas, para mim, 500 kms podem ser uma soh semana de viagens rotineiras...
creio que a minha bateria vai conseguir chegar aos 80 mil kms. isso quer dizer que o investimento jah vai ser compensado em muito. eh isso que me importa mais.
eu, na minha rotina, procuro carregar a mota sempre que possivel. nao tenho grandes cuidados com as descargas completas, nem as faço em rotina. o que faço eh, ao sentir que ela estah a ficar com um comportamento menos habitual (bateria com menos autonomia, por exemplo), descarrego e carrego totalmente. mas, para mim, 500 kms podem ser uma soh semana de viagens rotineiras...
creio que a minha bateria vai conseguir chegar aos 80 mil kms. isso quer dizer que o investimento jah vai ser compensado em muito. eh isso que me importa mais.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
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Re: Boas práticas com a Vectrix, a verdade incómoda
importa também não stressar demasiado. cada um tem de achar o seu equilibrio porque a mota deve dar também prazer...
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Re: Boas práticas com a Vectrix, a verdade incómoda
o abcool parece ajudar bastante o arejamento das baterias. o mik melhorou a versão (4.4.1):
a anterior tinha o aspecto:
a anterior tinha o aspecto:
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Re: Electricidade sem fios e... sem baterias
tive ontem a primeira dificuldade com esta nova técnica. as barras de carga ficam menos fiáveis e a luz da bateria apareceu quando eu ainda tinha 5 barras, o que quer dizer que as celulas estavam bem desbalanceadas. não fosse eu já ter uma boa noção empírica de carga através da resposta e teria ficado pelo caminho na autoestrada. após este percurso de quase 30km, consegui chegar apenas com carga suficiente para trepar a ultima subida (ainda tive que por um pé no chão). espero que a protecção de 20% para a célula tenha chegado pois sequei mesmo a bicha. isto leva-me a pretender continuar a fazer cargas completas apenas quando a temperatura ambiente não for muito elevada. tentarei evitar os >80% da carga e equalização, quando calcule que a temperatura das baterias suba acima dos 35ºc.
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Re: Electricidade sem fios e... sem baterias
boas
não foste só tu, pois no outro dia deixei a noite com 5 barras e já senti que tinha perda e quando no dia seguinte pego na dita... pimba zero barras e com muita perda de potencia, portanto para já vou usar a dita como sempre usei quando sinto a perda de potencia, carga com ela...
vou ver se arranjo um temporizador!
não foste só tu, pois no outro dia deixei a noite com 5 barras e já senti que tinha perda e quando no dia seguinte pego na dita... pimba zero barras e com muita perda de potencia, portanto para já vou usar a dita como sempre usei quando sinto a perda de potencia, carga com ela...
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Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
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Re: Electricidade sem fios e... sem baterias
epa, voces estão off-topic...
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