A Bike Electrica de 700W

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

rioma
Membro
Membro
Registado: sexta set 04, 2009 2:35 pm

Re: A Bike Electrica de 700W

Mensagem por rioma »

este tópico parece não ter gerado seguidores da ideia, estou neste momento a construir uma, já adquiri o kit de conversão e estou em vias de adquirir uma bicicleta para proceder à adaptação, falta mesmo decidir o mais importante: que baterias vou comprar?

o kit, directamente importado da china, é de 500w 36v (penso que as baterias terão de ter pelo menos 14ah de intensidade para obter os 500w) e vem com carregador para baterias de chumbo.

alguém sabe onde posso encontrar baterias 6, 12 ou 36v com 12 a 14ah e dimensões aceitáveis para uma bicicleta?

bloco de notas do projecto ---> http://mariojoao.net/mariojoao/home/?q=node/44

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am

Mensagem por Zerocool »

rioma Escreveu: alguém sabe onde posso encontrar baterias 6, 12 ou 36v com 12 a 14ah e dimensões aceitáveis para uma bicicleta?
em qualquer loja de electrónica encontras essas baterias. tens é que arranjar um bom sitio para as fixar.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

Irukandji
Membro
Membro
Registado: domingo jan 28, 2007 12:04 pm

Mensagem por Irukandji »

rioma Escreveu:este tópico parece não ter gerado seguidores da ideia, estou neste momento a construir uma, já adquiri o kit de conversão e estou em vias de adquirir uma bicicleta para proceder à adaptação, falta mesmo decidir o mais importante: que baterias vou comprar?

o kit, directamente importado da china, é de 500w 36v (penso que as baterias terão de ter pelo menos 14ah de intensidade para obter os 500w) e vem com carregador para baterias de chumbo.

alguém sabe onde posso encontrar baterias 6, 12 ou 36v com 12 a 14ah e dimensões aceitáveis para uma bicicleta?

bloco de notas do projecto ---> http://mariojoao.net/mariojoao/home/?q=node/44
boas,

também ando com ideias de converter a minha bicicleta. se não for indiscrição, podes informar quanto custou esse kit? passou pela alfândega e pagas-te taxas?

obrigado,
cumps

rioma
Membro
Membro

Mensagem por rioma »

negociei uma amostra com a fábrica chinesa (está no bloco de notas), ficou por 180 € + as taxas alfandegárias (que ainda não sei quanto vai ser), depende de o que a factura mostrar, se não incluírem as despesas de envio será apenas 20% de $95.

cisco
Membro
Membro
Registado: quarta set 02, 2009 11:19 pm

Mensagem por cisco »

boas.
ainda bem que passei por aqui.sou completamente ignorante nestas matérias mas agradecia a quem souber e quiser responder às minhas dúvidas.
-é verdade que até 500w não é preciso matrícula para scooters e bicicletas eléctricas?
-uma scooter com 5000w e 72v pode ser considerada potente?
-no caso da importação de uma scooter com certificado eec a legalização é fácil?e já agora há agentes para tratar do assunto?

desde já obrigado.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

dou uma ajuda pequena....
-é verdade que até 500w não é preciso matrícula para scooters e bicicletas eléctricas?
as bicicletas eléctricas para estarem legais tem de ter menos de 250w, se tiverem mais que 250w só podem andar em quintas, recintos privados, etc.
scooters com 500w quase não andam por causa do peso.

-uma scooter com 5000w e 72v pode ser considerada potente?
sim, muito potente!

-no caso da importação de uma scooter com certificado eec a legalização é fácil?e já agora há agentes para tratar do assunto?

já existe aqui no forum uma scooter legalizada, usa a pesquisa
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

rioma
Membro
Membro

Mensagem por rioma »

parece que vou fazer uma máquina ilegal , a questão é: como é que a polícia vai saber se a minha bicicleta tem 250 ou 500w? a ideia é fazer uma bicicleta o mais normalizada possível que tem um porta bagagem (com bateria e controlador) e uma roda com eixo mais grosso, a potência é para ser usada apenas nas subidas, como auxiliar da pedalada e do peso extra.

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

não vais ter problemas com a policia porque eles não têm multimetro , e mesmo que tenham, burros como são de certeza que não o sabem utilizar ( por isso é que os alcoolimetros só têm 2 botões, heheheheh), se o motor tiver etiqueta com indicação da potencia retira-a , se tiver o valor da potencia cravado no proprio motor disfarça-se.

só irás ter problemas se vieres a estar envolvido em algum acidente e alguma companhia de seguros mais esperta te faça testes ao motor, mas espero que não tenhas acidentes.

rioma
Membro
Membro

Mensagem por rioma »

sim também espero, já tenho mais de 2 x os 18 anos, sou cuidadoso.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

rioma Escreveu: alguém sabe onde posso encontrar baterias 6, 12 ou 36v com 12 a 14ah e dimensões aceitáveis para uma bicicleta?
se usares uma extensão eléctrica....
..... nem precisas baterias.
para o problema da autonomia, basta colocar uma extensão maior.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Zerocool »

rioma Escreveu:negociei uma amostra com a fábrica chinesa (está no bloco de notas), ficou por 180 € + as taxas alfandegárias (que ainda não sei quanto vai ser), depende de o que a factura mostrar, se não incluírem as despesas de envio será apenas 20% de $95.
podes ter sorte e nem é parada na alfandega. mas caso pare tens que pagar iva e as taxas alfandegarias sobre o valor total(produto+portes). boa sorte.
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte

rioma
Membro
Membro

Mensagem por rioma »

zerocool Escreveu:
rioma Escreveu:negociei uma amostra com a fábrica chinesa (está no bloco de notas), ficou por 180 € + as taxas alfandegárias (que ainda não sei quanto vai ser), depende de o que a factura mostrar, se não incluírem as despesas de envio será apenas 20% de $95.
podes ter sorte e nem é parada na alfandega. mas caso pare tens que pagar iva e as taxas alfandegarias sobre o valor total(produto+portes). boa sorte.

mesmo assim ficará mais barato que em qualquer outro fornecedor. não deixa de ser triste um produto que no produtor custa $95, se transforme, em negócio directo, em 4x mais ao comprador.

j.p
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mai 26, 2008 9:56 am

Mensagem por j.p »

maias um ev a rolar não é de 700w mas sim de 400w motor kolmergen 24v. pois é amigos transformei esta bike num verdadeiro cavalo de força . mas não quero adiantar mais sem fazer aqui um agradecimento muito especial a um grande nome deste magnifico forum ,sem a parceria dele este projecto não tinha pernas para andar , obviamente que estou a falar do amigo jmal .desde já peço desculpa da má qualidade das fotos. esta bike foi transformada única e simplesmente a pensar nas grandes subidas,e nos meus 95kg com uns resultados exelentes

Imagem
Imagem

Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm

Mensagem por Ricardo_Santos »

boa
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Zerocool »

essa bike tem muitooo bom aspecto!

que tal criar um db sobre ela? como foi a montagem, componentes, velocidades....
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte

rioma
Membro
Membro

Mensagem por rioma »

o meu peso também anda à volta disso! essa foi a razão de desconfiar dos modelos legais à venda.

j.p
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por j.p »

o problema está precisamente ai os modelos legais estão muito longe de satisfazer as subidas, os 250w são muito precários . na minha maneira de ver esta questao penso que é errado porque reparem para quem tem o prazer de andar de bike pedalar em plano não tem qualquer problema e até é saudável , o problema esta mesmo nas subidas para rolar em plano com motor electrico melhor será comprar uma moto electrica. dai a razão para meter maõs á obra e fazer esta montagem. não tem grande velocidade mas não há subida que lhe resista. um pormenor importante é que quando a bike é assistida a pedal a transmição que ataca a roda traseira roda é livre não tendo o atrito do motor. um aspecto que aqui seria muito importante será um dia a troca das batarias acido-chumbo por bataris de litium o que irá tornar este projecto muito mais leve , mas muito mais pesado em euros , faz parte dos meus planos fazer essa troca dai ainda não ter arranjado um saco para as batarias

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Zerocool »

j.p Escreveu:o problema está precisamente ai os modelos legais estão muito longe de satisfazer as subidas, os 250w são muito precários . na minha maneira de ver esta questao penso que é errado porque reparem para quem tem o prazer de andar de bike pedalar em plano não tem qualquer problema e até é saudável , o problema esta mesmo nas subidas para rolar em plano com motor electrico melhor será comprar uma moto electrica. dai a razão para meter maõs á obra e fazer esta montagem. não tem grande velocidade mas não há subida que lhe resista. um pormenor importante é que quando a bike é assistida a pedal a transmição que ataca a roda traseira roda é livre não tendo o atrito do motor. um aspecto que aqui seria muito importante será um dia a troca das batarias acido-chumbo por bataris de litium o que irá tornar este projecto muito mais leve , mas muito mais pesado em euros , faz parte dos meus planos fazer essa troca dai ainda não ter arranjado um saco para as batarias
os 250w são sem duvida muito pouco, e a única maneira de os utilizar é em modo assistido.

também tens vantagens de ter um motor eléctrico em plano, ao invés que a pedais ias na ordem dos 20/25km/h, com uma pequena ajuda essa velocidade sobe logo!

vais notar uma grande diferença quando trocares as baterias de gel, para lithium, actualmente já se arranjam a preço engraçados....
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte

j.p
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por j.p »

boas, quando dizes preços engraçados para as batarias de lithiun estás a falar concretamente de quanto ?
referes-te ás a123, importadas ou mercado nacional.

eddy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo nov 09, 2008 9:24 pm

Mensagem por eddy »

Em relação a uma pergunta atras sobre como a polícia pode confirmar a potência do Motor, é simples. Está escrito no próprio motor 250, 300 ou 500W...
Portanto não tenhamos a polícia como ignorantes. Todos nós já o fomos antes de conhecer esta tecnologia.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”