Novo aerogerador
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: segunda ago 24, 2009 10:14 am
Novo aerogerador
pretendo construir um aerogerador e tenho um motor de 80v 11w de imans permanentes. consigo com ele depois carregar uma bateria de 12v, o que me aconselham, arrnjar outro de 12 v ou transformar os 80v em 12v? estoiu a pensar fazer uma hélices de 80cm cada. o meu muito obrigado.
-
Re: Novo aerogerador
afinal o motor acima referido não é de imans permanentes (por isso não serve) mas arranjei um motor da ventuinha do alternador de um automovel 12v mas não sei é a potencia que ele fornece.
-
- Membro
- Registado: sábado ago 22, 2009 3:45 pm
o r_eduardo, eu sou novo nesta, mas só pra confirmar, se eu usar um motor da vintunha do radiador de um automovel, 12v, eu consigo carregar a bateria de um carra, 12v - 60ah?r_eduardo Escreveu:afinal o motor acima referido não é de imans permanentes (por isso não serve) mas arranjei um motor da ventuinha do alternador de um automovel 12v mas não sei é a potencia que ele fornece.
Não há um aprendiz que nada tem a ensinar ou um mestre que nada tenha a aprender
-
- Membro Silver
- Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
esses motores necessitam de muita rotação para produzirem algo aproveítavel, pelo que não compensa o seu uso a não ser experimental.
-
- Membro
- Registado: sábado ago 22, 2009 3:45 pm
obrigado pela dica, vou partir pra outro caminho.carioca Escreveu:esses motores necessitam de muita rotação para produzirem algo aproveítavel, pelo que não compensa o seu uso a não ser experimental.
até mais
Não há um aprendiz que nada tem a ensinar ou um mestre que nada tenha a aprender
-
Motor de maquina de lavar roupa
motor de maquina de lavar roupa serve para alguma coisa? salvo seja para utilizar no aerogerador?
-
- Membro Silver
- Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm
boas estou a pensar em iniciar-me na construção de geradores eolicos. vivo numa vivenda alta , numa a meio de uma encosta virada para o mar (normalmente ventosa), e estava a pensar montar o gerador no telhado! como tenho vizinhos, e já ouvi varios casos de pás partidas, no meu caso era capaz de ser perigoso para mim e para os vizinhos, por isso pensei em fazer um gerador vertical, que à partida podem ser mais resistentes!!
então pensei que tenho uma ventilador em torre!
tem uma turbina com bom aspecto, será que com um defletor afunilado era capaz rolar bem??
e um motor sem escovas, mas muito esquisito!
tem para ai 18(?) bobines e o que parece ser uma bobina agarrada a um dos topos das bobines.
tem 5 fios, mais dois para a bobine manhosa!
será que o motor serve para alguma coisa??
obrigado!
então pensei que tenho uma ventilador em torre!
tem uma turbina com bom aspecto, será que com um defletor afunilado era capaz rolar bem??
e um motor sem escovas, mas muito esquisito!
tem para ai 18(?) bobines e o que parece ser uma bobina agarrada a um dos topos das bobines.
tem 5 fios, mais dois para a bobine manhosa!
será que o motor serve para alguma coisa??
obrigado!
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!
-
- Membro Silver
pelo que posso entender esse motor é de 220v, e não tem imans permanente, se for o caso não vale a pena, quanto ao gerador de eixo vertical acho que é boa ideia pois numa zona ventosa como é o caso não vai ter problemas de falta de vento, mas a melhor opção é comprar um gerador de baixa rotação que á á venda no mercado (windblue) cerca de 200€ carrega às 150rpm, ou então fazer um á semelhançada de alguns neste forum.
-
- Membro Silver
- Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm
o motor é 220v, se tem imanes permanentes ou não não faço ideia!, mas imagino que e bobine estranha sirva para magnetizar o nucleo!!??!!
pelo que descobri a velocidade media da zona deve andar perto dos 7/8 km/h, media!!
com um maximo de 30/40km/h (fora as rajadas).
quanto ao conselho, tanto quanto vi , é caro para produzir só 50w às 150rpm.
alem de ser eixo horizontal!
pelo que dizem, por ser 220v nunca presta???
pelo que descobri a velocidade media da zona deve andar perto dos 7/8 km/h, media!!
com um maximo de 30/40km/h (fora as rajadas).
quanto ao conselho, tanto quanto vi , é caro para produzir só 50w às 150rpm.
alem de ser eixo horizontal!
pelo que dizem, por ser 220v nunca presta???
carioca Escreveu:pelo que posso entender esse motor é de 220v, e não tem imans permanente, se for o caso não vale a pena, quanto ao gerador de eixo vertical acho que é boa ideia pois numa zona ventosa como é o caso não vai ter problemas de falta de vento, mas a melhor opção é comprar um gerador de baixa rotação que á á venda no mercado (windblue) cerca de 200€ carrega às 150rpm, ou então fazer um á semelhançada de alguns neste forum.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
-
- Membro Silver
estás a ser muito ambicioso eu acho que para começar é uma boa putencia.
quanto ao facto do ser vertical ou horizontal depende deti como o vais usar pois só tras o motor e nada mais.
quanto ao facto do ser vertical ou horizontal depende deti como o vais usar pois só tras o motor e nada mais.