Carros chineses em Portugal

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Carros chineses em Portugal

Mensagem por BE-COOL »

olá malta. é com agrado que vejo que há cada vez mais scooters eléctricas chinesas a chegar a portugal, mas não vejo a acontecer o mesmo com os carros. existe alguma empresa portuguesa que esteja a pensar fazer a importação?

já se sabe que a china é a fábrica do mundo, e nem tudo o que se faz por lá é de má qualidade.

este carro parece-me bastante interessante:

Imagem
car
sh150100li sh150100li electric car with up to 150km range and 100kph maximum speed

key specifications/special features:

* size: 3,010 x 1,605 x 1,600mm
* seats: 4 persons
* wheel base: 2,025mm
* track width (front/rear): 1,390/1,390mm
* tire: 195/50r15
* maximum range: 150km
* maximum speed: 100kph
* gross weight: 1,255kg
* battery type: lithium iron battery
* motor: dc permanent magnet brushless
http://www.globalsources.com/gsol/i/car ... 328521.htm

este carrinho de 4 lugares, com baterias de lithium, que dá 100km/h e tem um alcance de 150km parece-me muito bom, já cheguei a contactar uns chineses sobre estes carros, e rondavam os 5.000€, se com taxas, transporte, e lucro para o importador o preço final ficasse em 10.000€ acho que, se o carro fosse viável, era um bom preço para o cliente final.

o que acham? porque é que as empresas portuguesas não apostam nos carros eléctricos, como têm estado a apostar nas scooters?

abraços!
PushEVs.com

Autor do tópico
BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Re: Carros chineses em Portugal

Mensagem por BE-COOL »

e podem encontrar muitos mais modelos:

http://www.alibaba.com/trade/search?sea ... t_en&ssk=y

PushEVs.com

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

ou seja, custa 5000€ a quem trabalhou para o fabricar (quem realmente criou algo de novo que não existia antes de ser fabricado) e depois as sanguessugas do costume (intermediários, que não criam absolutamente nada) ficam com outros 5000€ (tanto como quem realmente fabricou alguma coisa) sem fazer mais nada a não ser tê-lo em exposição e abrir a gaveta pra enfiar lá o dinheiro...

algo vai mesmo muito mal no sistema económico.

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

eu cá acho que na europa se fazem coisas lindas, mesmo parecido ao tesla!!!

www.venturifetish.fr/fetish.html
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

o_volt Escreveu:eu cá acho que na europa se fazem coisas lindas, mesmo parecido ao tesla!!!

www.venturifetish.fr/fetish.html
pois só custa 500.000€ não, não me enganei nos digitos...

quanto aos chineses já se falou muito mas pouco se vê, o importante é segurança e creio que nisso todos falham, ou quase todos, os chineses!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

pois é rjsc, estou totalmente de acordo contigo, as economias "avançadas" sofrem todas desse mal, só não percebo porque é que os ditos "sanguessugas" não aproveitam esta oportunidade, ter um carro com baterias de lithium, e apto para circular em auto-estradas, por um valor a rondar os 10.000€ acho que não era nada mau para os consumidores.

abraços!
PushEVs.com

lopesviii
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm

Mensagem por lopesviii »

e durabilidade das baterias?
e segurança de travagens e em curva?
e segurança da estrutura em casa de acidente?
prefiro dar mais 5000€ (15000€) e ter um carro a serio
a china poupa em materiais sem se preocupar com o consumidor
Imagem

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am

Mensagem por Zerocool »

lopesviii Escreveu:e durabilidade das baterias?
e segurança de travagens e em curva?
e segurança da estrutura em casa de acidente?
prefiro dar mais 5000€ (15000€) e ter um carro a serio
a china poupa em materiais sem se preocupar com o consumidor
o pior que pode vir disto tudo, é quando houver o primeiro acidente com um ve, a culpa é por ser eléctrico e não o carro o si....mais uma maneira de mandar abaixo...
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

o estado diz que dá €5000 a quem comprar o 1º carro eléctrico. vou-me inscrever!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

boa!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

quando se diz que na china só se faz material de má qualidade é 100 % errado, fazem tanto como em todo o mundo, depende tudo da empresa e do controle de qualidade que aplica, provavelmente mais de 80 % dos produtos que temos nas prateleiras das lojas são de fabrico chinês, muitos pecam na qualidade mas em muitos acontece o contrário.

acho que dizer que aquilo que é fabricado na china é de má qualidade é generalizar, até dou um exemplo, um amigo meu que constrói e monta portões automáticos à vários deparou-se com o problema que todos nós temos, o produto europeu é caro e teve de procurar alternativas, também tinha a ideia que já referi, no entanto depois de ter estado na china a negociar material para portões, veio com uma ideia completamente diferente, até negociou uma máquina de quinar muito boa, diz ele que tá farto das sanguessugas alemãs e italianas.

agora uma coisa é também verdade, existe má qualidade por lá, sim, não existe tanto noutros pontos do globo porque não estariam muito tempo abertas, na china só são competitivas devido ao baixo preço.
os veículos eléctricos são empresas 100 % chinesas, presumo, portanto o controle de qualidade não deve rigoroso, mas se meterem lá um engenheiro europeu até se fazia a coisa melhor, o problema é que provavelmente ia ganhar mais que o conjunto de todos na fabrica.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

jmal Escreveu:quando se diz que na china só se faz material de má qualidade é 100 % errado, fazem tanto como em todo o mundo, depende tudo da empresa e do controle de qualidade que aplica, provavelmente mais de 80 % dos produtos que temos nas prateleiras das lojas são de fabrico chinês, muitos pecam na qualidade mas em muitos acontece o contrário.

acho que dizer que aquilo que é fabricado na china é de má qualidade é generalizar, até dou um exemplo, um amigo meu que constrói e monta portões automáticos à vários deparou-se com o problema que todos nós temos, o produto europeu é caro e teve de procurar alternativas, também tinha a ideia que já referi, no entanto depois de ter estado na china a negociar material para portões, veio com uma ideia completamente diferente, até negociou uma máquina de quinar muito boa, diz ele que tá farto das sanguessugas alemãs e italianas.

agora uma coisa é também verdade, existe má qualidade por lá, sim, não existe tanto noutros pontos do globo porque não estariam muito tempo abertas, na china só são competitivas devido ao baixo preço.
os veículos eléctricos são empresas 100 % chinesas, presumo, portanto o controle de qualidade não deve rigoroso, mas se meterem lá um engenheiro europeu até se fazia a coisa melhor, o problema é que provavelmente ia ganhar mais que o conjunto de todos na fabrica.

nem mais jmal.

sobre a diferença entre o custo na fabrica e o custo para o cliente... atenção que os 5000 que falaram era o custo do artigo... depois sao mais 1200 para transporte (6200), depois sao mais 20% na alfandega dos 6200 com mais uns pós para uns documentos (7500). depois tens de ter um espaço comercial, pagar funcionarios e o cliente final tem de pagar iva... ashas que alguem o vende por menos de 15 k euros???

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

tvcrabo Escreveu:
jmal Escreveu:quando se diz que na china só se faz material de má qualidade é 100 % errado, fazem tanto como em todo o mundo, depende tudo da empresa e do controle de qualidade que aplica, provavelmente mais de 80 % dos produtos que temos nas prateleiras das lojas são de fabrico chinês, muitos pecam na qualidade mas em muitos acontece o contrário.

nem mais jmal.

sobre a diferença entre o custo na fabrica e o custo para o cliente... atenção que os 5000 que falaram era o custo do artigo... depois sao mais 1200 para transporte (6200), depois sao mais 20% na alfandega dos 6200 com mais uns pós para uns documentos (7500). depois tens de ter um espaço comercial, pagar funcionarios e o cliente final tem de pagar iva... ashas que alguem o vende por menos de 15 k euros???

exacto, tanto que normalmente 30 % daquilo que o cliente paga é o custo à saída da fábrica.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

tvcrabo Escreveu:

nem mais jmal.

bolas! então já desisto de me inscrever para receber os €5000 que o estado promete dar ao primeiro que comprar! não tenho o restante!!!!
eu queria este carro
B1010328521.jpg
B1010328521.jpg (19.19 KiB) Visto 5303 vezes
mas sobre o trabalho (material) chinês eu considero que a maior parte do que se vende aí nas lojas chinesas é material de 3ª e sem qualidade. material de primeira considero o alemão.
mas há material chinês com qualidade, sim. eu próprio já constatei isso, depende de onde se compra e a quem se compra. e há uma razão para isso: há na china, muita exploração de mão de obra, homens, mulheres e crianças trabalham, segundo se consta, quase 24 horas diárias, sub-alimentadas e exploradas, pior que noutro local do mundo: assim o material sem controle e nestas condições não pode sair perfeito.
eu tenho em meu poder duas peças iguais (tipo interruptores) por fora, ambas da china, e verifiquei que uma mal lhe toquei se estragou logo, a outra estava ainda mais perfeita que feita na europa.
aqui, em portugal, também há exploração nalguns serviços para quem quer mesmo trabalhar, contratos feitos sem horários de trabalho que levam as pessoas a trabalhar 12 horas seguidas, tipo lares e taxis, e que no trajecto levam umas 4 horas para irem e virem do trabalho: quanto tempo lhes resta!
eh, é melhor ficar por aqui!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

5000€ + 1200€ (transporte)=6200€
6200+ 20% (alfandega)= 7500€
7500+20% (margem de manobra importador)= 9000€
9000€ + 20% (funcionarios+contabilidade+gastos logisticos) = 10800
10800+ 10% (margem para avarias dentro da garantia)= 11880€
11880 + 20% (iva)= 14300€

no mínimo, irá para 15000€, e atenção que o estado irá buscar ainda algum cash em irs/irc. não foram incluídos direitos da alfandega, podem acrescentar 5%.

zerocool, não te preocupes que tal como está já chega a 15000€

jmal, 30% de 15000 são +/- 5000 (4500€), realmente estás bem por dentro das contas.

sorte para os chinocas que podem usar este carro eléctrico por 5000€, e má sorte para nós portugueses que se o tivermos ficará num valor superior a 15000€. portanto um carro do porte de um citroen c1 mas pelo menos é eléctrico.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

mas cuidado que estes numero ainda nem refletem o possivel problema que pode existir em executar a legalização.

mesmo assim a unica forma que vejo de alguem os vender abaixo desse custo seria alguem com algum capital proprio para investir e que quisesse ter um negocio pequeno onde apenas essa pessoa trabalhasse. aí "bastaria" ter uns 50 mil euros para comprar umas 6 viaturas e ter um espaçozeco e um site na web para ajudar a promover.

aí acredito que a empresa unipessoal conseguisse vender o carro a uns 11 a 12 mil euros... dos quais 2 mil sao iva e ficaria com uma margem na ordem de 2000 euros por viatura. aí se vender dois carros por mês já daria para a pessoa ter um negocio... assim assim (nao esquecer as garantias e custos fixos) e vender os carros a preços mt atrativos.

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am

Mensagem por Zerocool »

rocker_pt Escreveu:
zerocool, não te preocupes que tal como está já chega a 15000€
eu não falei sobre o preço, apenas comentei sobre a segurança do dito.

estão falar em material chinês de qualidade, em certos produtos sim, agora em carros?
nem mesmo as versões que já existem, são seguras, no euroncap chumba tudo.
o carro é muito parecido com o smart, mas acho que é apenas isso, parecido! não estou a ver os chineses a criarem um célula de segurança como a smart desenvolveu...

prefiro andar a poluir o mundo e andar seguro, que inseguro e ecológico.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

continuo a achar o mesmo, 30% para quem criou o produto é no mínimo vergonhoso.

o mundo tem que aprender a viver com menos intermediários!

comparo os intermediários por exemplo ás perdas de energia nos cabos da rede eléctrica devido à resistência.
existem, mas quanto menos melhor, e toda a gente procura maneira de se livrar delas.

mas o que me faz chorar é que as perdas de energia na rede eléctrica não vão além dos 10%, enquanto que os intermediários sugam 70%!
imaginem uma rede eléctrica com perdas desta ordem, coisa igual, só mesmo um motor de combustão interna (30% de eficiência).

se alguém vier com a conversa de que, "os intermediários são precisos, coitadinhos, senão não têm emprego" eu dou-vos vários exemplos:

-frigorífico:
antes da invenção do frigorífico haviam pessoas que se dedicavam armazenar gelo/neve em "bunkers" durante o inverno para depois o irem vendendo às pessoas no verão. com a invenção do frigorífico ficaram sem emprego, mas aprenderam a viver de outra maneira, e acho que todos ficámos melhor com isso.

-máquinas agrícolas:
antes as colheitas de trigo/arroz por exemplo eram feitas por legiões de ceifadores, depois apareceram as máquinas agrícolas que cortam, debulham e deitam o grão pronto para um tractor.
essas legiões de ceifadores ficaram sem emprego, mas aprenderam a viver de outra maneira, e acho que todos ficámos melhor com isso.

-computador:
quando os primeiros computadores foram desenvolvidos, foi com o objectivo de substituir centenas de humanos a que curiosamente se dava também o nome de computadores, cuja sua função era fazer vezes sem conta cálculos repetitivos para tabelas de tiro militares, tabelas científicas, cálculos repetitivos de contabilidade, etc.
quando os computadores não humanos como hoje os conhecemos foram criados, essas pessoas ficaram sem emprego, mas aprenderam a viver de outra maneira, e acho que todos ficámos melhor com isso.

-lâmpada eléctrica:
antes das lâmpadas eléctricas haviam pessoas que se dedicavam a vender velas e lanternas de kerosene (petróleo) para a iluminação das casas e nas grandes cidades, existiam os acendedores de candeeiros, que tinham por função ao cair da noite, acender os candeeiros a gás das cidades e apaga-los à meia noite.
com a invenção da lâmpada eléctrica, essas pessoas ficaram sem emprego, mas aprenderam a viver de outra maneira, e acho que todos ficámos melhor com isso.

(e decerto que conseguirão pensar em muitos mais exemplos, de como apesar de pessoas perderem o emprego o mundo ficou muito melhor para todos, incluindo eles mesmos)

abaixo com os intermediários, os grandes responsáveis pelas perdas de eficiência do circuito produtor-consumidor.
Última edição por RJSC em sábado set 26, 2009 2:22 am, editado 2 vezes no total.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

sobre o material chinês:
- encomendo muito material de aeromodelismo de hong-kong de um fornecedor que só compra exclusivamente directamente ao fabricante; no website escrevem mesmo:
our prices are kept so low because of our direct link with factories. we will never go through a vendor or middle man, the savings are always passed on to the customer.
we feel our postage pricing is as fair as possible and delivery speed well within customers expectations.
e embala a retalho para enviar aos consumidores (mais um bom exemplo de eliminação de intermediários desnecessários!).

este material é de excelente qualidade e acabamentos, e uma percentagem apreciável dele é vindo da mesma fábrica que o que é vendido em lojas de aeromodelismo portuguesas, tendo passado por um intermediário françês que lhes duplicou o preço, apenas por lhe meter um autocolante em cima com a sua marca própria, que no final, na loja portuguesa fica 3,5 a 4 vezes o preço desse vendedor de hong kong, e pagando as taxas alfandegárias cá na mesma.

mais informações do site:
turnigy brushless motor speed controllers are leaders in besc technology in asia and often rebranded and sold in the usa and europe at twice the price. you can be sure that the turnigy brand esc is the very best value on the market!
o material vendido nas típicas lojas chinesas do nosso país, infelizmente parece que é o que de pior se faz na china.
num país desenvolvido, estes lojistas deviam apostar em trazer o que de melhor se faz no seu país (como o que nós podemos comprar em sites) e não o pior que por lá se faz, pois isso nem é nada bom para a sua imagem.

e estes produtos de qualidade são criações chinesas de gema, não são sujeitos a especificações de empresas sediados fora da china.

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Mensagem por sergio ferraz »

os intermediarios criam confiança
assim nós é que os queremos
evitamos que o produtor escolha a quem vende,vende ao intermediario que vende a todos
a liberdade em causa
se uma empresa unipessoal quiser vender carros electricos,diz pago x para fazerem y ,é como tudo.
o que complica é a homologaçao.
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”