Regulador de carga de 5A dá para regular baterias de 74A?

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Regulador de carga de 5A dá para regular baterias de 74A?

Mensagem por mauri »

tenho um regulador de carga de 5a ligado a uma bateria dc12v7a. ou antes, tinha, porque coloquei uma bateria de 74a de 12v. ela esta a carregar... mas até quanto (amperagem)? será que conseguirá carregar totalmente? terá efeitos negativos? até agora está a dar maior rendimento que a bateria solar de 12v7a.quem me poderá informar melhor?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Regulador de carga de 5A dá para regular baterias de 74A?

Mensagem por CrOhN »

que fonte de energia está esse regulador a regular?

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

crohn Escreveu:que fonte de energia está esse regulador a regular?
olá, boas tardes!
a não ser que tenha que ver no próprio painel, mas nos papéis diz:
painel solar capa fina 315x915mm.
nas instruções diz para não utilizar com equipamentos de potencia superior a 80w e que posso ligar um conversor de corrente 12v/230v80w.
terei que ver por detrás do painel se diz mais alguma coisa? ou esta informação chega?
brigado.
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

tenho um multímetro digital fuke dt-380 e observei as seguintes medidas (se alguém tivesse o manual ficaria grato se me o dispensasse):
coloquei o ponteiro onde diz 1.5v (4.0ma) 9v (25ma).
medi a bateria solar 12v 7a e deu-me 34, medi 1 pilha carregada de 1.2 e deu-me 3,4.
medi também uma pilha descarregada e deu-me 0 e depois uma bateria de 12v 74a ( a qual estou a fazer uso) e deu-me como resultado 34. o regulador de carga é de 5a.
como não tenho os manuais, alguém me poderá explicar melhor os resultados?
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

não sei o que querem dizer esses valores no multimetro, realmente, só com o manual. em relação ao carregador, sim, acredito que dê para carregares a bateria de 7ah. já que a bateria para carregar necessita de carga a 10% durante 14h. o que quero dizer. é que dificilmente terás os 5a a carregar a bateria. inclusivé, com o teu setup, daria para carregar, em condições optimas, até uns 20ah.

vipa
Membro
Membro
Registado: segunda ago 17, 2009 11:58 pm

Mensagem por vipa »

boas
a referencia do teu multímetro deve ser dt830a e não 380 de qualquer modo esse campo de medida é especifico para medir as pilhas de 1,5v e 9v porque tem entrada unica para esses valores e executa a medida em função da tensão e corrente dos valores standard dessas pilhas. faz as medidas na escala de vdc e 20v e aí se o aparelho não tiver avaria vai dar os valores correctos da tensão.
cumprimentos.

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm

Mensagem por marado »

bem, finalmente perdi o juizo, estraguei o orçamento familiar e comprei um painel desses com um regulador desses num hiper de bricolage..
ainda nao medi os valores, so com sol
mas uma duvida que nao vem no manual é para que serve as duas ligaçoes da ponta?!
tem uma especie de tomada desenhada mas nao sei para que serve
amanha vou ver se consigo ler os valores de amperagem nas tomadas de 3 e 6 v porque é realmente o que preciso neste momento mas, se as amperagens forem muito altas, podem danificar-me as pilhas recarregáveis.. tenho por isso de ver bem..
para medir basta colocar a roda do multimetro nos 20m em dca e visualizar o valor..
atençao se o multimetro for chinês o valor nao é mto correcto .. tem de se fazer uma aproximaçao com uma pilha carregada.

cumpts

p.s. eu tb queria experimentar.. mas axo ke essa bateria de 74 vai demorar muito a carregar
com esse painel talvez a soluçao passase por carrega-la na totalidade com um carregador ligado á luz e depois entao ir mantendo nela com o painel.. como nos carros (isto acho eu.. posso estar enganado).
acho tenho de comprar um burro...

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

vipa Escreveu:boas
a referencia do teu multímetro deve ser dt830a e não 380 de qualquer modo esse campo de medida é especifico para medir as pilhas de 1,5v e 9v porque tem entrada unica para esses valores e executa a medida em função da tensão e corrente dos valores standard dessas pilhas. faz as medidas na escala de vdc e 20v e aí se o aparelho não tiver avaria vai dar os valores correctos da tensão.
cumprimentos.
na verdade o aparelho é como diz fuke 830b e medi uma pilha recarregável de 1,5v e dá-me cerca de 1.38, o que deve ser a amperagem dela carregada (certo?).
brigado pela informação.
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

marado Escreveu:bem, finalmente perdi o juizo, estraguei o orçamento familiar e comprei um painel desses com um regulador desses num hiper de bricolage..

!!! para se ter qualquer coisa sempre se perde a cabeça, e neste caso, eu comecei assim por baixo e desde logo começou a dar lucro (?), pois tenho duas lâmpadas de 5w com casquilho e27 e que agora quase que já não utilizo porque estou a utilizar lâmpadas de ledes de 12 que consomem só 0,5w e ledes de 21 que consomem só 1w. a brincar tenho material para colocar lâmpadas em todos os quartos, salas e quintal e quase que não gasto nada.

[/quote]ainda nao medi os valores, so com sol
mas uma duvida que nao vem no manual é para que serve as duas ligaçoes da ponta?!
tem uma especie de tomada desenhada mas nao sei para que serve :[/quote]

eu julgo que se refere ao regulador, essas pontas penso (estarei errado?) deverá servir para ligar a outro painel para receber carga (??) se estivermos a falar do mesmo kit

[/quote](amanha vou ver se consigo ler os valores de amperagem nas tomadas de 3 e 6 v porque é realmente o que preciso neste momento mas, se as amperagens forem muito altas, podem danificar-me as pilhas recarregáveis.. tenho por isso de ver bem..[/quote]

só é pena ter de 3 e 6 (como o meu) que pouco uso e não ter de 5v que serviria para carregar mp3 e telemovés! para que serve os de 3 e 6v?

[/quote]para medir basta colocar a roda do multimetro nos 20m em dca e visualizar o valor..
atençao se o multimetro for chinês o valor nao é mto correcto .. tem de se fazer uma aproximaçao com uma pilha carregada.[/quote]

póde não ser muito correto mas como é digital sempre é mais de digerir que os analógicos!
gostei do meu chinês (comprei ao cálhas) e sem catálogo mas tá-se a portar bem

[/quote]cumpts
p.s. eu tb queria experimentar.. mas axo ke essa bateria de 74 vai demorar muito a carregar
com esse painel talvez a soluçao passase por carrega-la na totalidade com um carregador ligado á luz e depois entao ir mantendo nela com o painel.. como nos carros (isto acho eu.. posso estar enganado).[/quote]

ah, parece-me que ela já não carrega, (deram-me descarregada) mas ainda dá para as lâmpadas leds de 0.5 e de 1w. junto ao pc ou para leitura não quero outra coisa!
cumprimentos!
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por marado »

eu julgo que se refere ao regulador, essas pontas penso (estarei errado?) deverá servir para ligar a outro painel para receber carga (??) se estivermos a falar do mesmo kit
para se ver vou por uma foto!
são as pontas do lado esquerdo cujo símbolo parece uma lanterna
24-09-09_1935.jpg
24-09-09_1935.jpg (27.08 KiB) Visto 7799 vezes
só é pena ter de 3 e 6 (como o meu) que pouco uso e não ter de 5v que serviria para carregar mp3 e telemovés! para que serve os de 3 e 6v?
o de 6v dá para carregar telemóveis, basta que adiciones um regulador de carga (ver tópico carregador solar colocado por mim) mas, basta comprares um carregador para o teu telemóvel para ligar ao isqueiro do carro e ligares uma tomada 12v como a dos carros ao regulador como se fosse uma lãmpada e ele carrega! eu experimentei isso hoje! afinal este painel parece ter mais possibilidades do que eu pensava...

os valores das tomadas pequenas são:

tomada 3v : 300 ma
tomada 6v : 500 ma

são optimas para carregar pilhas aaa e aa respectivamente.

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

"para se ver vou por uma foto!
são as pontas do lado esquerdo cujo símbolo parece uma lanterna "

olá! boas: não tenho dúvidas porque medi os voltes - isso é uma saída de 12 voltes sem utilizar a ficha esquesita que vem com ele- é fazer ligação direta.

curioso: que esse aparelho é tal qual o meu e tal como já disse aqui, estou satisfeitissimo com ele!

o painel é daqueles que havendo claridade ainda dá energia - considero óptimo!
e se utilizares lâmpadas de 21 leds gastando só 1 w então tens electricidade para a casa toda!!!!!!!!!!!!
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por marado »

olá! boas: não tenho dúvidas porque medi os voltes - isso é uma saída de 12 voltes sem utilizar a ficha esquesita que vem com ele- é fazer ligação direta.

curioso: que esse aparelho é tal qual o meu e tal como já disse aqui, estou satisfeitissimo com ele!

o painel é daqueles que havendo claridade ainda dá energia - considero óptimo!
e se utilizares lâmpadas de 21 leds gastando só 1 w então tens electricidade para a casa toda!!!!!!!!!!!!
boas, entao pode-se ligar aí uma tomada de isqueiro para carregar telemóveis baril!

eu tb nao estou insatisfeito só k para por iluminaçao na casa toda preciso de a ligar no interruptores porque as meninas cá de casa só acendem a luz assim...

esse é o meu calcanhar de akiles
de resto so penso em arranjar um sitio perto de casa para o fixar, porque as águas do meu telhado só apanham sol dum lado...

quando o tiver 3 dias a carregar a bateria como diz no manual de instruçoes vou ver o k akilo dá!

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por marado »

só mais uma achega.. vou comprar outra bateria igual e ligar em paralelo com aquela, assim passo a ter mais autonomia axo eu.. poque de verao em portugal ha sol até fartarserá k vou fazer mal?

ha algum tempo li tópicos onde dizia k baterias de carro nao eram indicadas.. será verdade?

estive no fim de semana a carregar uma bateria de acelera (10ah) com este painel e ficou cheia até á rolha!

se a bateria de carro fosse boa comprava uma dessas de 45 ah nas grandes superficies e tinha uma autonomia mto maior permitiria gastar muito mais...

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

marado Escreveu:só mais uma achega.. vou comprar outra bateria igual e ligar em paralelo com aquela, assim passo a ter mais autonomia axo eu.. poque de verao em portugal ha sol até fartarserá k vou fazer mal?

também quero comprar outra bateria mas não sei como colocar em paralelo. é possivel fazer desenho como fazer?... quando uma estiver carregada passa logo para a outra? e se for mais que duas? também se póde fazer o mesmo?
ha algum tempo li tópicos onde dizia k baterias de carro nao eram indicadas.. será verdade?[/quote Escreveu:
como já disse antes eu pedi uma sem carga de 12v 74a: deu-me a entender que não carrega muito bem, até porque se era para o lixo é porque não carregava! como não tenho há dois dias o painel no exterior porque estou com obras, a bateria de 10a descarregou completamente e no final até fez curto-circuito (não sei porque), coloquei o fusivel e a de carro de 74a ainda dá energia, claro com lâmpadas de 1w (21 leds). mas dizem que as de carro descarregam rápidamente, mas carregadas não sei se funcionam bem, porque ainda não comprei.

estive no fim de semana a carregar uma bateria de acelera (10ah) com este painel e ficou cheia até á rolha![/quote Escreveu:
foi bom e que amperagem deu?
se a bateria de carro fosse boa comprava uma dessas de 45 ah nas grandes superficies e tinha uma autonomia mto maior permitiria gastar muito mais...[/quote Escreveu:
aí deverá ser só uns €30, muito diferente do preço das solares que é um balúrdio!
cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por marado »

boas
a bateria da acelera estava no maximo
esta que vinha com o painel tambem encheu hoje (so precisou dia e meio a carregar e hoje estava nublado)quando a luz vermelha do painel se apaga e fica só a verde acesa quer dizer que a bateria está cheia, ja nao gasta nada do painel..., hoje carreguei um telemóvel e nem tocou na bateria, a energia do painel chegava.

quanto á ligação das bateria é so ligar os dois positivos das duas e ligar ao alicate vermelho e fazer o mesmo com os 2 pretos, assim aumentamos a capacidade para 14 a e mantemos 12vdc que é o que o regulador aguenta. só tenho uma pequena duvida é se elas vao receber as duas carga ao mm tempo ou nao mas isso só experimentando.

eu gostva de saber era onde arranjar essas lampadas de leds porque nao as vi na net...porque qualquer fitinha de led´s dá mais luz que as lampadas que vem no painel..

mas aqui nao se pode fazer publicidade...

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

marado Escreveu:boas
a bateria da acelera estava no maximo
bateria da acelera é bateria para motos, certo?

esta que vinha com o painel tambem encheu hoje (so precisou dia e meio a carregar e hoje estava nublado)quando a luz vermelha do painel se apaga e fica só a verde acesa quer dizer que a bateria está cheia, ja nao gasta nada do painel..., hoje carreguei um telemóvel e nem tocou na bateria, a energia do painel chegava.[/quote Escreveu:
essa é uma boa informação. a mim nunca se apagou a luz vermelha, o que quer dizer que nunca carregou totalmente... também tenho sempre dado uso...e agora pior que tenho o painel desligado por motivo de obras...

quanto á ligação das bateria é so ligar os dois positivos das duas e ligar ao alicate vermelho e fazer o mesmo com os 2 pretos, assim aumentamos a capacidade para 14 a e mantemos 12vdc que é o que o regulador aguenta. só tenho uma pequena duvida é se elas vao receber as duas carga ao mm tempo ou nao mas isso só experimentando.[/quote Escreveu:
é porreiro!

eu gostva de saber era onde arranjar essas lampadas de leds porque nao as vi na net...porque qualquer fitinha de led´s dá mais luz que as lampadas que vem no painel..[/quote Escreveu:

aqui no site tem um tópico de lâmpadas leds... eu acho-as ainda muito caras... as mais baratas encontram-se nas lojas de chineses mas mesmo assim acho-as caras e tenho dúvidas quanto ao fabrico e consumo. só encontrei a funcionar bem as de dois pinos umas com 12 ledes com um consumo de 0,5w !!!! e outras com 21 leds com um consumo de 1w!!!!. se não encontrar posso dispensar algumas para experimentar. vou enviar em mp.
cumprimentos!
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por marado »

bateria da acelera é bateria para motos, certo?
certo! um aspirador velhinho para dar umas voltinhas com a minha filha, se tivesse dinheiro fazia-a eléctrica.. com alguém deste fórum já fez!
essa é uma boa informação. a mim nunca se apagou a luz vermelha, o que quer dizer que nunca carregou totalmente... também tenho sempre dado uso...e agora pior que tenho o painel desligado por motivo de obras...
experimenta carregar só a bateria sozinha sem mais nenhuma utilização para veres se ela está em condições (podes deixar numa varanda virada ao sol de manhã uma vez que há obras), uma vez que disseste que descarregou na totalidade... assim tens uma maneira de ver se ela está em condições, porque é importante saber isso, sabes que nas grandes superficies se chegares lá e disseres que nao funciona, eles dão outra e nao reclamam... é so um conselho..
pode essa estar estragada e tu perderes 15 €...

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

[quote=experimenta carregar só a bateria sozinha sem mais nenhuma utilização para veres se ela está em condições (podes deixar numa varanda virada ao sol de manhã uma vez que há obras), uma vez que disseste que descarregou na totalidade... assim tens uma maneira de ver se ela está em condições, porque é importante saber isso, sabes que nas grandes superficies se chegares lá e disseres que nao funciona, eles dão outra e nao reclamam... é so um conselho..
pode essa estar estragada e tu perderes 15 €...[/quote]

ah!ah! agora só quando acabarem as obras no meu quintal! fiquei sem a minha "central electrica!"(rsrs) a funcionar.
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por marado »

deixo mais uma pergunta aos entendidos em electricidade:
como se sabe o controlador deixa passar pouca energia para os pinos para carregar a bateria pequena para não a estragar...
mas o painel tem muito mais potencialidades.. dá muito mais energia... ora se não estou a usar mais nada durante o dia.. estou a deitar energia fora.. acho eu..
então pensei ( sim, eu penso.. ) se eu comprar uma bateria de automóvel (45 ah marca branca 30 €) e ligar directamente na tomada de saída, onde já coloquei uma tomada 12 v, e deixar carregar directamente sem limitaçoes será que vai estragar a bateria?
eu tenho em casa um carregador de baterias para ligar a 220 v que pode carregar a 6 a e as baterias aguentam.. este controlador só deixa passar um maximo de 4 a porque tem um fusível desse valor acho que nao vai dar cabo...
se alguem já experimentou? evitava eu de estar na possibilidade de estragar uma bateria nova...
se as baterias devem ser carregadas num décimo da sua capacidade.. uma bateria de 45 ah
deve aguentar 4,5 a...e eu duvido que o meu painel gere essa corrente por hora..
será que devo instalar um voltímetro para ver que corrente passa antes de estragar a bateria?
assim conseguia muito mais autonomia para a iluminação,mesmo usando o regulador, quando em consumo, esta nao a deixa baixar dos 11v , só que com uma bateria destas até podia ver tv de noite á borla...
com a 7.5 ah vejo 20 min de tv.. depois acaba...

obrigado desde já

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por marado »

bolas , não consigo enviar mp´s... será que ainda nao tenho post´s suficientes?
desculpe "mauri" mas nao consegui responder á sua mp...

Responder

Voltar para “Geral”