Informações/Debate Bereco/Batlight

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Topoman
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 03, 2008 8:07 pm

Re: Informações/Debate Bereco/Batlight

Mensagem por Topoman »

epah ó barrocas tens toda a razão nas fotos... fui para lá com a ideia de tirar umas quantas... e vê lá que depois nem me lembrei!!! realmente...

cumps,
Hugo Silva
BERECO EVO 7500kms

Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm

Mensagem por Ricardo_Santos »

a mota realmente porta-se muito bem!

fiquei impressionado!

foi pena aquele acidentezito logo de manhã! mulheres......
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

o "acidentezito" foi o ponto negativo

para quem não esteve presente, convem explicar que foi uma queda por desiquilibrio num arranque, com a ajuda de uma mão cheia de acelerador...

foi apenas por falta de experiencia, felizmente a senhora não se magoou muito (desejo-lhe as melhoras), e os danos na moto ficaram-se pelos plásticos...

com apenas 56km, e já teve um teste de resistencia de construção

hugopinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado mar 21, 2009 3:05 am

Mensagem por hugopinto »

boas,

infelizmente não tive a oportunidade de lá estar (esqueci-me do gps no carro do meu pai e ele levou-o para o emprego...) mas vejo que as críticas são positivas por parte de quem lá esteve!
e os 2 anos ou 120.000km de garantia parecem querer demonstrar a confiança que há no produto.

pelo que percebi o modelo de testes tinha baterias de 60ah, mas as diferenças só se reflectem em termos de autonomia, correcto?
o controlador não actua consoante o pack de baterias alterando a rampa de aceleração?

quero ver se tenho a oportunidade de experimentar uma o quanto antes, porque acho que desta é que é...

Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm

Mensagem por Ricardo_Santos »

pois, já foi testada em combate!

contudo o que interessa, como disseste, é que ninguém se tenha magoado!

Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm

Mensagem por Zacarix »

viva,
lá estive ao vivo a ver a batlight. não posso opinar muito, pois dei apenas uma pequena volta. não por culpa da empresa, essa foi 100% disponível, mas sim porque nunca tinha conduzido uma moto e não quis correr riscos… a minha opinião vale o que vale, dado ser inexperiente e não ter meio de comparação, mas que fiquei muito entusiasmado, lá isso fiquei.
pelo que tenho lido nos fóruns, acho que, se for preciso e fiável, o indicador de carga numérico/digital, tal como está é um auxiliar precioso na gestão dos nossos passeios.
não quero fazer, nem posso dada a minha inexperiência, publicidade, mas tenho que agradecer á empresa a disponibilidade e cordialidade com que me receberam, assim como ao topoman que me acompanhou e que me foi dando as suas dicas.
por motivos particulares não pude desfrutar mais tempo da sua companhia, nem de experimentar o seu ve.
acrescento que a pequena volta, soube-me mesmo a pouco. possivelmente, lá regressarei.

obrigado
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

, então e a travagem regenerativa, funciona do mesmo modo ou parecido que o da vectrix, adoro o sistema da vectrix é muito funcional.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

hugopinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado mar 21, 2009 3:05 am

Mensagem por hugopinto »

boas,

acabo de vir do meu teste à thunder e devo dizer que fiquei muito impressionado.
em primeiro lugar tenho de realçar a disponibilidade e amabilidade das pessoas da empresa para me receberem e explicarem todas as questões, ainda mais por hoje ser feriado. não tinha podido estar na apresentação no sábado mas rapidamente se prontificaram a mostra-ma.
um ponto que considero muito positivo foi a explicação dos diversos sistemas (bms e travagem regenerativa por exemplo), pois não estava minimamente dentro do assunto e assim fiquei a perceber o principio de funcionamento.

quanto à scooter em si não posso fazer grandes considerações ou comparações, porque tal como o zacarix também eu não tinha qualquer experiência de conduzir uma moto e como tal não quis correr grandes riscos. aquilo que posso dizer é que a velocidade máxima que atingi passou os 65km/h e sem esforço nenhum numa recta dentro do parque industrial, o que me leva a crer que: haja estrada (e neste caso mãos...) e atinge a velocidade máxima anunciada sem problemas.
fiquei mesmo muito bem impressionado e portanto posto isto devo acrescentar que em principio a questão agora se põe em duas dúvidas: 40ah ou 60ah? e branco ou azul?

jmal, o sistema não é idêntico ao da vectrix mas claro que as explicações ficarão para quem de direito, se assim as entender dar!

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

eu também estou curioso por saber como funciona o sistema regenerativo destes motociclos, acho que um bom sistema de regeneração é essencial em qualquer veiculo eléctrico.

abraços!
PushEVs.com

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

expliquei-me mal, como funciona já eu sei, o que quero saber é como trava e se é como o da vectrix que permite abrandamentos e até a imobilização do veículo.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm

Mensagem por Zacarix »

correndo o risco de dizer asneira, segundo percebi, funciona da seguinte maneira:
em andamento e depois de 4 segundos sem se utilizar o acelerador, o motor passa a aproveitar a energia para carregar as baterias. este não auxilia na travagem.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm

Mensagem por tiago_eco »

zacarix Escreveu:este não auxilia na travagem.
isso não faz sentido
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Barrocas »

boas,

infelizmente o sistema não funciona como o da vectrix, não é controlável no punho, nem permite fazer abrandamento / paragem.

funciona de modo automático, quando não se usa o acelerador, aproveita a inércia da moto em movimento para recuperar alguma energia (bem, é como a tal ideia comum do dínamo na roda ).

quando muito poderia-se considerar um efeito travão motor, mas prefiro testar mais um pouco na vida real para poder ser mais objectivo... algo que espero poder fazer no final da semana. por enquanto anda muito requisistada para test-drives

os poucos testes que fiz foi mais em aceleração, comportamento de suspenção e travagem, faltou verificar o efeito regenerativo, porque ou ia a acelerar a fundo, ou a travar forte

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

tiago_eco Escreveu:
zacarix Escreveu:este não auxilia na travagem.
isso não faz sentido

já somos 2, não existe nenhuma hipótese de regenerar energia sem que se gaste outra, portanto quando regenera tem de abrandar.
Cumps Inovadores

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

realmente não faz sentido nem é possível o sistema regenerativo não auxiliar a travagem, pois quando o dínamo fica ligado à roda ele cria resistência, e a moto perde velocidade.

o que faz sentido é a moto ter um dínamo, que quando travamos entra em contacto com a roda, e cria energia eléctrica e resistência, ajudando a moto a perder velocidade. ter o motor e o dínamo ligados à roda quando não queremos travar, é um enorme erro, pois a energia recuperada pelo dínamo é inferior à despendida pelo motor para mover a roda, é estar a perder eficiência energética.

era bom que alguém esclarecesse bem o funcionamento deste sistema, se for automático, acho que é melhor não o ter, devia entrar em funcionamento apenas quando travamos.

abraços!
PushEVs.com

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Barrocas »

be-cool, não é nada disso...

não ha nenhum "dínamo" extra (ja estou farto de ouvir essa ideia ), apenas referi esse termo para tentar dar a entender o funcionamento, mas posso corrigir:

quando se acelera, o motor usa energia das baterias, quando não se acelera, o mesmo motor actua como gerador e recupera energia para as baterias.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

barrocas Escreveu:be-cool, não é nada disso...

não ha nenhum "dínamo" extra (ja estou farto de ouvir essa ideia ), apenas referi esse termo para tentar dar a entender o funcionamento, mas posso corrigir:

quando se acelera, o motor usa energia das baterias, quando não se acelera, o mesmo motor actua como gerador e recupera energia para as baterias.
exacto é assim funcionamento técnico, portanto nessa altura ela trava ou pelo menos auxilia a travagem, o que queria saber era como o sistema funciona para o utilizador, é ele (o condutor)que controla essa travagem ou é automática, sendo automática como reage na maneira de conduzir, se é suficiente para os abrandamentos ou funciona com o auxilio dos travões normais ??
Cumps Inovadores

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

a ideia que fiquei das intervenções do barrocas é que o sistema é automático e o utilizador não tem que se "preocupar" em rodar o punho ou carregar num botão para o sistema carregar as baterias.

como quem já a experimentou diz que ela não "trava" ao carregar depreendo que na realidade trave, mas seja imperceptível. algo semelhante se passa na bereco pois se tiver apenas o disjuntor desligado, mas a chave na posição ligado, a partir de determinada velocidade as luzes acendem. o que indica que o motor estará a produzir energia, logo a "travar", mas não o sinto! a única diferença é que na bereco esta energia não é utilizada para carregar as baterias.

se a minha interpretação não estiver correcta corrijam sff!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

mix Escreveu:a ideia que fiquei das intervenções do barrocas é que o sistema é automático e o utilizador não tem que se "preocupar" em rodar o punho ou carregar num botão para o sistema carregar as baterias.

como quem já a experimentou diz que ela não "trava" ao carregar depreendo que na realidade trave, mas seja imperceptível. algo semelhante se passa na bereco pois se tiver apenas o disjuntor desligado, mas a chave na posição ligado, a partir de determinada velocidade as luzes acendem. o que indica que o motor estará a produzir energia, logo a "travar", mas não o sinto! a única diferença é que na bereco esta energia não é utilizada para carregar as baterias.

se a minha interpretação não estiver correcta corrijam sff!

[[]]

estás correcto, mas a diferença é que para acender as luzes precisas de apenas 12v, para carregar as baterias precisas na tua mota pelo menos 50 v, portanto estás a imaginar a velocidade que precisas de atingir para recuperar energia para as baterias. se a travagem é imperceptível então não está a recuperar energia que se veja, provavelmente nem dá para as luzes. sendo automático ela trava sem que nós queiramos, acho isso estranho !!!
Cumps Inovadores

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Barrocas »

nada estranho, apenas um pequeno desalinhamento na lógica

jmal - o circuito de 12v não está directamente ligado ao de 48v
para as luzes acenderem, é porque obtiveram energia que passou pelo conversor dc 48v-12v, logo, o que o motor consegue produzir ainda é substancial

o imperceptivel também vem do facto do motor ser de 6 fases, que como sabes (nem preciso de te explicar) é mais suave no funcionamento e não se sentem os impulsos de forma tão notória como nos de 3 fases.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”