Controlo da Qualidade
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Controlo da Qualidade
olá!
sou nova nestas andanças do biodiesel.
alguém me pode dizer como faz o controlo da qualidade do biodiesel que obtém?
como posso ter a certeza que o produto final não me vai estragar o carro?
quais as características que o biodiesel final deve ter?
enfim, como podem ver são várias as minhas crises existênciais...
obrigado!
sou nova nestas andanças do biodiesel.
alguém me pode dizer como faz o controlo da qualidade do biodiesel que obtém?
como posso ter a certeza que o produto final não me vai estragar o carro?
quais as características que o biodiesel final deve ter?
enfim, como podem ver são várias as minhas crises existênciais...
obrigado!
Alexandra
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olá alexandra, se a produçao de biodiesel seguir à risca os procedimentos necessarios, o resultado será um produto muito proximo ou igual às especificaçoes normalizadas. o ideal seria poder fazer uma analise ao produto mas, segundo informaçao que apurei, para testar tudo o que é exigido na especificaçao en 14214, 1000 euros nao chega.
http://en.wikipedia.org/wiki/en_14214
http://en.wikipedia.org/wiki/en_14214
B100
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Autor do tópico - Novo membro
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afinal ainda não fizemos nada............
o facto de não termos motor disponível (para além dos nossos próprios carros...) para experimentar o biodiesel, a hora marcada para o fazer (depois de um dia de trabalho...) também não foi a melhor.
no entanto, já temos cerca de 10 litros de óleo de fritura (gentilmente cedidos pelo refeitório cá da empresa...) que cheira a peixe frito...
vamos começar por filtrar o óleo, depois logo se vê...
grande bem haja
o facto de não termos motor disponível (para além dos nossos próprios carros...) para experimentar o biodiesel, a hora marcada para o fazer (depois de um dia de trabalho...) também não foi a melhor.
no entanto, já temos cerca de 10 litros de óleo de fritura (gentilmente cedidos pelo refeitório cá da empresa...) que cheira a peixe frito...
vamos começar por filtrar o óleo, depois logo se vê...
grande bem haja
Alexandra
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este é um assunto que tambem me interessa, não gosto de fazer coisas "as cegas", estava interessado em saber que métodos e que as pessoas do forum estão a utilizar para terem uma ideia da qualidade do bd produzido.
vou inumerar as que já conheço, mas ainda tenho pouca experiencia na matéria, devem haver técnicas melhores.
se eu meter o pé na poça corrijam por favor.
- olhometro, biodisel limpido é melhor que turvo
- medir ph quando mais próximo de um ph neutro mais razoavel foi a filtragem dos elementos nocivos para o motor, principalmente a soda caustica.
- fazer o teste de separação da àgua, uma boa separação indica baixa presença de sabão e material não reagido.
- fazer o teste de reprocessamento, a presença de glicerina no final indica que a reacção não foi completa da primeira vez
- inpeccionar os filtros de saida (principalmente com filtro final de 1 micron) filtro sujo indica que ainda devem existir muitas particulas
estas são as técnicas baratas, tinha pedido uma cotação a um laboratório ingles que faz o teste completo segundo a norma europeia, mas já fiquei desencantado com o que li aqui, para cima de 1000 eur não é muito interessante.
estes tipos
http://www.hydrotechnik.co.uk
tem um contador de particulas de 4,6,11,25 micron que vendem pela bela quantia de 1500eur, tb não é muito interessante.
tambem já li algures que há umas fitas de analise quimica de gasoleo para a presença de glycerol que supostamente tb serviria para o controle do bd, mas ainda não encontrei nada de isso.
mais coisas ?
vou inumerar as que já conheço, mas ainda tenho pouca experiencia na matéria, devem haver técnicas melhores.
se eu meter o pé na poça corrijam por favor.
- olhometro, biodisel limpido é melhor que turvo
- medir ph quando mais próximo de um ph neutro mais razoavel foi a filtragem dos elementos nocivos para o motor, principalmente a soda caustica.
- fazer o teste de separação da àgua, uma boa separação indica baixa presença de sabão e material não reagido.
- fazer o teste de reprocessamento, a presença de glicerina no final indica que a reacção não foi completa da primeira vez
- inpeccionar os filtros de saida (principalmente com filtro final de 1 micron) filtro sujo indica que ainda devem existir muitas particulas
estas são as técnicas baratas, tinha pedido uma cotação a um laboratório ingles que faz o teste completo segundo a norma europeia, mas já fiquei desencantado com o que li aqui, para cima de 1000 eur não é muito interessante.
estes tipos
http://www.hydrotechnik.co.uk
tem um contador de particulas de 4,6,11,25 micron que vendem pela bela quantia de 1500eur, tb não é muito interessante.
tambem já li algures que há umas fitas de analise quimica de gasoleo para a presença de glycerol que supostamente tb serviria para o controle do bd, mas ainda não encontrei nada de isso.
mais coisas ?
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são os procedimentos correctos- olhometro, biodisel limpido é melhor que turvo
- medir ph quando mais próximo de um ph neutro mais razoavel foi a filtragem dos elementos nocivos para o motor, principalmente a soda caustica.
- fazer o teste de separação da àgua, uma boa separação indica baixa presença de sabão e material não reagido.
- fazer o teste de reprocessamento, a presença de glicerina no final indica que a reacção não foi completa da primeira vez
- inpeccionar os filtros de saida (principalmente com filtro final de 1 micron) filtro sujo indica que ainda devem existir muitas particulas
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será que não se conseguirá medir bem os parâmetros com um kit de fitas deste tipo, do ph e de outros factores importantes a controlar?led Escreveu: tambem já li algures que há umas fitas de analise quimica de gasoleo para a presença de glycerol que supostamente tb serviria para o controle do bd, mas ainda não encontrei nada de isso.
é que o objectivo será obter um combustível sempre igual e a nossa vista para isso não é lá muito fiável.
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sim isso server para comparar por exemplo com o diesel normal, mas não ajuda muito quando se quer saber a proximidade da norma.
o bd à partida deve ter uma viscosidade maior que o dinodisel, dai que é dificil de contextualizar os resultados...
ou seja vai-te dar sempre uma viscosidade maior que o dinodiesel, mas não sabes se está dentro dos padrões aceitaveis definidos pela norma.
o bd à partida deve ter uma viscosidade maior que o dinodisel, dai que é dificil de contextualizar os resultados...
ou seja vai-te dar sempre uma viscosidade maior que o dinodiesel, mas não sabes se está dentro dos padrões aceitaveis definidos pela norma.
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epa...a ideia do tubo capilar nao é ma de um todo!
é funcional...embora tenhas de ter uma amostra de controlo (tens de ter um frasco de biodiesel garantidamente de uma qualidade muito elevada)
so assim podes saber se qualquer outro bio esta dentro dos parametros aceitaveis de viscosidade.
o processo que pensei pra isso é relativamente simples.
ca vai:
lista de material
um compressor de frigorifico em bom estado.
2 metros de tubo capilar (de preferencia dentro de uma medida abaixo de 1,5 milimetros (é uma questao de pressoes e quanto menor for a medida interior do tubo, melhor).
uma electrovalvula de gaz para tubo de 1/4.
aproximadamente 2 metros de tubo cobre 1/4 (tubo de ar condicionado)
uma panela de pressao velha com tampa (tem de vedar bem)
um cronometro (isso ja qualquer telemovel da treta tem).
a montagem do material
fixar o compressor numa base.
soldar um tubo de 1/4 com uma valvula de carga no respectivo local do compressor. (20cm de tubo chega)
soldar 2 pedacos de tubo 1/4 na tampa da penela de pressao (fazes 2 furos na tampa, afastados pelo menos 10 cm)
cortar cerca de 60 cm de tubo de 1/4 e soldar um dos lados ao tubo capilar (enfiar o tubo capilar cerca de 10cm pra dentro do tubo de 1/4)
na outra ponta do tubo capilar soldar cerca de 25cm de tubo de 1/4 no qual teras de abocardar pra intercalar a electrovalvula.
fazer mais um abocardo numa ponta do resto de tubo de 1/4 que sobrou e apertar no outro lado da electrovalvula e ta feito.
deste modo temos o que se podera chamar um "chupador controlado de oleo"
o funcionamento é simples:
com a electrovalvula desligada (ou seja, fechada) poes o compressor a trabalhar (isto vai comecar a fazer vacuo dentro da instalaçao, desde a electrovalvula ate ao compressor)
despejar um decilitro de biodiesel dentro de um copo.
assim que ligares a electrovalvula (com a ponta dentro do tal decilitro de oleo), comecas a contar no cronometro o tempo que o oleo leva ate ser completamente absorvido pelo sistema.
relativamente á panela de pressao, ela esta la pelo simples facto de reter o oleo ou biodiesel pois o compressor de um figorifico leva cerca de 200ml de oleo no seu interior e se por acaso entrar mais oleo do que o que ja la esta...vai berrar o motor.
verdade seja dita...nao é um sistema perfeito mas é uma enorme ajuda pra termos uma ideia da viscosidade do oleo.
quanto mais viscoso,mais tempo levara a ser absorvido plo sistema.
fiz um pequeno esboço deste sistema mas como nao sei por fotos aqui....deixo que voces façam o desenho de cabeça
é funcional...embora tenhas de ter uma amostra de controlo (tens de ter um frasco de biodiesel garantidamente de uma qualidade muito elevada)
so assim podes saber se qualquer outro bio esta dentro dos parametros aceitaveis de viscosidade.
o processo que pensei pra isso é relativamente simples.
ca vai:
lista de material
um compressor de frigorifico em bom estado.
2 metros de tubo capilar (de preferencia dentro de uma medida abaixo de 1,5 milimetros (é uma questao de pressoes e quanto menor for a medida interior do tubo, melhor).
uma electrovalvula de gaz para tubo de 1/4.
aproximadamente 2 metros de tubo cobre 1/4 (tubo de ar condicionado)
uma panela de pressao velha com tampa (tem de vedar bem)
um cronometro (isso ja qualquer telemovel da treta tem).
a montagem do material
fixar o compressor numa base.
soldar um tubo de 1/4 com uma valvula de carga no respectivo local do compressor. (20cm de tubo chega)
soldar 2 pedacos de tubo 1/4 na tampa da penela de pressao (fazes 2 furos na tampa, afastados pelo menos 10 cm)
cortar cerca de 60 cm de tubo de 1/4 e soldar um dos lados ao tubo capilar (enfiar o tubo capilar cerca de 10cm pra dentro do tubo de 1/4)
na outra ponta do tubo capilar soldar cerca de 25cm de tubo de 1/4 no qual teras de abocardar pra intercalar a electrovalvula.
fazer mais um abocardo numa ponta do resto de tubo de 1/4 que sobrou e apertar no outro lado da electrovalvula e ta feito.
deste modo temos o que se podera chamar um "chupador controlado de oleo"
o funcionamento é simples:
com a electrovalvula desligada (ou seja, fechada) poes o compressor a trabalhar (isto vai comecar a fazer vacuo dentro da instalaçao, desde a electrovalvula ate ao compressor)
despejar um decilitro de biodiesel dentro de um copo.
assim que ligares a electrovalvula (com a ponta dentro do tal decilitro de oleo), comecas a contar no cronometro o tempo que o oleo leva ate ser completamente absorvido pelo sistema.
relativamente á panela de pressao, ela esta la pelo simples facto de reter o oleo ou biodiesel pois o compressor de um figorifico leva cerca de 200ml de oleo no seu interior e se por acaso entrar mais oleo do que o que ja la esta...vai berrar o motor.
verdade seja dita...nao é um sistema perfeito mas é uma enorme ajuda pra termos uma ideia da viscosidade do oleo.
quanto mais viscoso,mais tempo levara a ser absorvido plo sistema.
fiz um pequeno esboço deste sistema mas como nao sei por fotos aqui....deixo que voces façam o desenho de cabeça
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!
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não precisas fazer o desenho nem complicar esquemas. existem viscosimetros aqui a 99 cts

os liquidos a testar deverão estar a uma temperatura padrão.

os liquidos a testar deverão estar a uma temperatura padrão.
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