Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

lost
Membro
Membro
Registado: quinta set 10, 2009 10:23 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por lost »

eu também não sei se instale módulo solar, ou se utilize uma resistência.

vou continuar a ler as vossas opiniões e fazer alguma pesquisa.

boas

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

tlicas Escreveu:
striker54 Escreveu:boas.

agora que o sol se foi e veio a chuva, qual é a prestação dos sistemas? continua a haver água quente ou é necessário apoio?

gostava de ouvir as opiniões de quem já tem o sistema da norquente instalado, uma vez que também estou interessado em adquirir 1.

cumprimentos.
pois bem, em minha casa somos 4, aveiro norte, consumo de 4 banhos diários e alguma louça, e hoje já necessitei de usar o esquentador para os banhos matinais. o equipamento que tenho é um ts200 lt.
cumprimentos
tlicas

boas tlicas,

a diferença está mesmo no consumo!... cá em casa somos só 2!....e ainda tenho agua quente no ts.
um abraço

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mamilcar »

bfv Escreveu:
agora uma dúvida... já houve alguém a comprar o dito módulo solar, a não o montar e a receber o dinheiro de volta?
boas,

eu tambem comprei o modulo solar e acabei por não instalar.
a devolução do dinheiro foi feita cerca de uma semana depois por credito da conta bancaria. ainda sobre este assunto uma observação importante...no final da instalação são assinados 2 documentos:
-a garantia
-um relatorio sobre o equipamento/material empregue na instalação. neste documento tem que ser referenciado que não foi instalado o modulo solar (só assim é que a pmelink faz a devolução)!

um abraço

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta out 07, 2009 3:24 pm

Mensagem por BFV »

mamilcar Escreveu: neste documento tem que ser referenciado que não foi instalado o modulo solar(só assim é que a pmelink faz a devolução)!

um abraço

foi o que o instalador disse... era mesmo só para confirmar!

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta out 07, 2009 3:24 pm

Mensagem por BFV »

lost Escreveu:eu também não sei se instale módulo solar, ou se utilize uma resistência.
convém lembrar que a resistência já vem incluída...

miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Mensagem por miguelanjosousa »

mas será possivel, que ainda agora o céu mudou de cor e já se pergunta se todos tem água quente?

o meu ts 300l evosolar, tem 4 anos e posso vos dizer, que até no ano passado, somente liguei a resistencia 1 semana, a tal semana maravilha do gelo em setúbal.

tenho sempre a água acima dos 40º.

braços

ms

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

bfv Escreveu:boas a todos!

eu também encomendei e paguei a 15/9. passado uma semana sem qq contacto liguei ao banco a perguntar o que se passava com o meu processo. fui então contactado pela norquente a 23. a encomenda tinha entrado no dia antes.
pedi-lhes então o contacto do instalador da minha zona(benavente). liguei-lhe para adiantar serviço mas, só a 25 é que ele recebeu o pedido da norquente e marcou a visita para 30/9.
nesse dia ele apareceu, fez a vistoria e tivemos quase 1 hora na conversa sobre aspectos da instalação e alguns conselhos da parte dele. o 1º foi logo dizer que não era muito apologista do "módulo solar"... e acho que me convenceu!
mostrou-me a listagem de instalações e visitas... tinha 19 instalações à minha frente

ficou de me contactar 3/4 dias antes do dia da instalação para avisar.
agora é só continuar a esperar pelo termossifão de 200 lts.

agora uma dúvida... já houve alguém a comprar o dito módulo solar, a não o montar e a receber o dinheiro de volta?

boas

eu tinha encomendado o módulo solar só que quando eles vieram instalar os paineis disse para não montarem porque inventei um sistema manual e sempre é menos algum dinheiro.
ao fim de alguns dias recebi na minha conta o valor do módulo solar, tens é que ver se o instalador escreve nas observações que não foi instalado o modulo solar.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

striker54 Escreveu:boas.

agora que o sol se foi e veio a chuva, qual é a prestação dos sistemas? continua a haver água quente ou é necessário apoio?

gostava de ouvir as opiniões de quem já tem o sistema da norquente instalado, uma vez que também estou interessado em adquirir 1.

cumprimentos.
boas

cá em casa somos 3 e por enquanto o cabo de alimentação continua desligado e o termoacomulador tambem e continuo a ter agua quente!

cumprimentos

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mamilcar »

miguelanjosousa Escreveu:mas será possivel, que ainda agora o céu mudou de cor e já se pergunta se todos tem água quente?

o meu ts 300l evosolar, tem 4 anos e posso vos dizer, que até no ano passado, somente liguei a resistencia 1 semana, a tal semana maravilha do gelo em setúbal.

tenho sempre a água acima dos 40º.

braços

ms
boas miguel,

a diferença é que tu tens 4 anos de experiencia e nós..... meses ....ou, como no meu caso, semanas!....
como até agora só tive sol..... com os primeiros "pingos" a expectativa é grande!...

DNA1983
Membro
Membro
Registado: domingo out 11, 2009 12:20 pm

Mensagem por DNA1983 »

boas tardes a todos... tenho lido alguns topicos e gostaria de colocar algumas questoes.

eu sou de beja e ja vi pelo meno 2 ou 3 paineis da norquente aqui instalados e no entanto no mapa nao vem referencia à zona...

agora a minha pergunta é, quando vamos ao banco fazer o contrato escolher marca etc o instalador que manda será um da zona, correcto?
a assistencia será dada pelo instalador que fez a montagem, correcto?

à uma lista de instaladores todos certificados e qualquer 1 pode montar o painel que for escolhido pelo cliente? ou terá que ser a propria empresa?

cumprimentos,

dna

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

dna1983 Escreveu:boas tardes a todos... tenho lido alguns topicos e gostaria de colocar algumas questoes.

eu sou de beja e ja vi pelo meno 2 ou 3 paineis da norquente aqui instalados e no entanto no mapa nao vem referencia à zona...

agora a minha pergunta é, quando vamos ao banco fazer o contrato escolher marca etc o instalador que manda será um da zona, correcto?
a assistencia será dada pelo instalador que fez a montagem, correcto?

à uma lista de instaladores todos certificados e qualquer 1 pode montar o painel que for escolhido pelo cliente? ou terá que ser a propria empresa?

cumprimentos,

dna

boas

tanto pelo que sei no inicio do protocologo todas as empresas (eram 3) cobriam o país todo.
só que houve uma enorme adesão aos paineis da norquente, e esta viu-se forçada durante (penso que 1 mês e pouco) a suspender as encomendas porque não tinha capacidade de instalar todas as encomendas, até porque teve alguns problemas com alguns instaladores e já estava com montagens com quase 2 meses desde a data da encomenda.
quando voltou a receber as encomendas aí já restringiu as zonas de actuação, apesar de já ter começado a instalar em zonas que não estavam abrangidas quando começou a receber novamente as encomendas.
por exemplo eu moro na zona do cartaxo e quando me vieram instalar os paineis o instalador foi mesmo o fabricante, vieram mesmo do porto, por isso o instalador pode ser de uma zona qualquer, o que obviamente que se for da zona fica-lhes mais barato porque gastam menos tempo, gasóleo e eventualmente portagens.
quanto á assistência penso que o principio será o mesmo o da zona faz a manutenção isto durante os primeiros 6 anos, depois podes escolher a empresa que tu quizeres, que te dê melhor orçamento e garantia de um trabalho como deve de ser, porque aí não tens que escolher o representante da marca, (é como nos carros e electodomésticos etc.).
quem te instala os paineis em principio será indicado pelo fabricante, agora se tu conheceres um instalador da marca poderás dizer que queres que seja ele, agora se ele for certificado mas não trabalhar para essa marca em principio não o poderá instalar, a não ser que cheguem todos a acordo e o fabricante paga-lhe o trabalho, isso não sei se será possivel nem sequer se o instalador terá interesse nisso.
penso que já ficaste um pouco mais esclarecido.
mas para qualduer duvida mais concreta podes tambem ligar para a pmelink ou enviares um e-mail para eles, com as duvidas, e depois podes postar aqui para que outros que tenham tambem essas duvidas fiquem esclarecidos.

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

boas,
alguem que tenha instalado sistemas cf tem incluidop um segundo vaso de espanção para o circuito sanitario??
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

boas

acabo de anular a encomenda que tinha feito a norquente, no dia 5 de agosto 09
estou farto de fazer chamadas e até hoje não tenho a instalação marcada.
Inté

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

tenho visitado outros foruns e vejo que muitos clientes têm de pagar ligações electricas, valvulas termostáticas e até vasos de expansão.
estive a ver no site da enrepo e isso está tudo no pacote.
não faz sentido nenhum fornecerem-nos um aparelho com resistência e depois termos de pagar a instalação

desculpem se este comentario está fora do sitio mas sou novo aqui.
Inté

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

tenho visitado outros foruns e vejo que muitos clientes têm de pagar ligações electricas, valvulas termostáticas e até vasos de expansão.
não faz sentido nenhum fornecerem-nos um aparelho com resistência e depois termos de pagar a instalação

e os paineis teem 10 anos de garantia
Inté

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

lrds Escreveu:tenho visitado outros foruns e vejo que muitos clientes têm de pagar ligações electricas, valvulas termostáticas e até vasos de expansão.

e os paineis teem 10 anos de garantia

boas

eu tenho um painel ts 200l da norquente instalado e tem a valvula termostática e passaram-me o cabo para alimentação da resistência (que não foi ligado porque eu não quiz porque estou a fazer obras no sotão e porque como estamos (estavamos) no verão em principio não a iria ligar e até porque tenho um termoacomulador de 50l que caso seja necessário em ultimo recurso o posso ligar, quanto ao vaso de expanção só é utilizado nos sistemas forçados, e fizeram uma estrutura para suportar os paineis com a orientação ideal e não paguei mais nada, pelo contrário ainda devolveram o dinheiro do modulo solar que não foi instalado.
estive á espera que me instalassem os paineis mais de mês e meio e não estou arrependido pelo tempo de espera, se fosse hoje esperaria contrariado claro está, mas esperava pela instalação dos paineis da norquente, em deterimento de qualquer marca que está no protocologo.
o tempo de garantia com assistência gratuita é de 6 anos, para os colectores, depósitos e modulo solar, não sei onde é que viu que eram de 10 anos?!

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

boas

visite o site da enrepo e confira 10 anos para os paineis
Inté

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

lrds Escreveu:boas

boas a enrepo é mais uma das empresas que não está no protocologo do governo e faz publicidade como de estivesse.
essa empresa não está no protocologo do governo veja em www.paineissolares.gov.pt.
quem é que me garante que essa empresa realmente faz a manutenção gratuita durante os próximos 6 anos?
è engraçado como agora aparecem paineis com preços decentes quando até a pouco tempo custavam um monte dinheiro.
será que a deflação baixou assim tanto os preços? ou andavam a ganhar rios de dinheiro á custa de um ambiente melhor!?
se calhar é melhor não ir atrás de promeças que não sabe se serão cumpridas!!!
vá pela garantia do governo, não é que seja das melhores mas é mais seguro!

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

alexjp4 Escreveu:

boas a enrepo é mais uma das empresas que não está no protocologo do governo e faz publicidade como de estivesse.
essa empresa não está no protocologo do governo veja em http://www.paineissolares.gov.pt.
quem é que me garante que essa empresa realmente faz a manutenção gratuita durante os próximos 6 anos?
è engraçado como agora aparecem paineis com preços decentes quando até a pouco tempo custavam um monte dinheiro.
será que a deflação baixou assim tanto os preços? ou andavam a ganhar rios de dinheiro á custa de um ambiente melhor!?
se calhar é melhor não ir atrás de promeças que não sabe se serão cumpridas!!!
vá pela garantia do governo, não é que seja das melhores mas é mais seguro!
boas
por acaso o nome não está lá, mas está no programa sim, como sabe estão sempre a aparecer ada vez mais marcas.
a enrepo não é fabricante é importador, e o material que aplicam é paineis wikora e termoacumuladores kbb.
e o instalador, é uma empresa aqui da minha zona que conheço há algun anos, e tenho boas referências dela. por sua vez são representantes da enrepo.
agora, se aquelas marcas são boas ou não, isso já não sei, tenho de ver se alguém tem instalado esse material e se estão satisfeitos. e já vi aqui na novaenergia pessoal que através do programa do governo negociou com a enrepo
Inté

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mamilcar »

acabo de anular a encomenda que tinha feito a norquente, no dia 5 de agosto 09
estou farto de fazer chamadas e até hoje não tenho a instalação marcada.

boas,

estranho!

eu encomendei em 4/08,... a 12/08 fui contactado para marcação e estavam disponiveis para instalar a partir de 01/09 (por minha conveniencia foi feita em 22/09)...
pelos vistos o instaldor da tua zona está a "marcar passo"!!!!!!
quanto aos custos de instalação não tenho razões de queixa, pelo contrário, até poupei 200€!... (não foi necessário "calha tecnica" nem "modulo solar"). sobre este assunto penso que algumas marcas não estão a cumprir com o protocolado e estão, abusivamente, a cobrar despesas a cobrar despesas extra!!!!!

boa sorte

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”