Informações/Debate Bereco/Batlight

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Re: Informações/Debate Bereco/Batlight

Mensagem por BE-COOL »

eu acho que o ideal era o sistema ser accionado quando começamos a travar, tal como a vectrix. deixarmos de acelerar não quer dizer que queiramos travar.

abraços!
PushEVs.com

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

be-cool Escreveu:eu acho que o ideal era o sistema ser accionado quando começamos a travar, tal como a vectrix. deixarmos de acelerar não quer dizer que queiramos travar.

abraços!
sim, mas na situação de entrar em curva a desacelerar e sair a acelerar passava a ter sempre de dar o toque de travão. como eu sugeri não precisa e passa a ter um comportamento como nas ci. apenas nas situaçoes em que tem interesse que a mota mantenha a velocidade ou não desacelere, acionava o botão e voilá. penso que seriam situaçoes com mais que tempo para o accionar. e passava a dispor da possibilidade de regenerar e/ou de travar em todas as curvas e travagens. decerto há curvas que uma descelaração faz jeito mas sem necessidade de travar.
com o seu método teria maior gasto de travão...

digo isto pois decerto são mais as vezes que desacelera que as oportunidades que tem para seguir só com a inércia, logo menos trabalho e menos necessidade de atenção para avaliar a situação.

mais, eu gostava que tivesse um botão que a regulasse. isto é, a travagem regenerativa poderia ser regulada e deste modo a desaceleração. tipo, maior travagem regenerativa maior carga para a bateria, e menor travagem menor carga mas também maior distancia percorrida com inércia. no fim do curso do botão ficava a travagem regenerativa fora de acção e toda a inércia era aproveitada.
ideia: o acelerador tem um ponto morto a meio e rodando no sentido normal acelera, se deseja que a travagem regenerativa seja acçionada deixa o acelerador e roda no sentido contrario conforme a força de regeneração que pretende que seja aplicada. exigia uma habituação mas nada de mais. mas devido ao avançado da hora já devo estar a sonhar... vou nanar.
abraços
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

ferra, isso já existe na vectrix, não é nada de novo, mas a ideia é muito boa

no caso da batlight o acelerador é normal, não faz inversão. estamos a aguardar resposta do fabricante sobre os pormenores a esclarecer.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

mais um extra para pensar em colocar nas motas: um cruise control para em longas distancias ir sempre a uma mesma velocidade.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

absent-minded
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 01, 2009 8:17 pm

Mensagem por absent-minded »

gostava de ver mais fotos da thunder 5000, de pormenores como o tablier e o espaço por baixo do assento! ninguém disponibiliza?

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

bom, um bocadinho de antecedentes para poderem enquadrar os meus comentários.
eu não andava de mota fazia uns 10 ou 12 anos.
e hoje dei 2 voltinhas, por opção própria e por o tempo ser curto, numa batlight "protótipo" diga-mos assim. ainda se tentou que fosse a 5000w lítio, mas tive que me ficar pelo corpo da 3000w gel mas com o motor e controlador da 4000w (já com motor de 6 fases, etc.).

depois de uma excelente introdução "by sr. barrocas" das diferenças técnicas e estilísticas da versão 5000w lítio, lá fui dar as 2 voltinhas num parque (curto para minha felicidade, mas recatado para a minha consciência sair imaculada dado a minha inexperiência e "ferrugem"). refiro aqui que o curto contacto foi mesmo opção minha por questão de tempo e sentido de inexperiência e nunca por qualquer entrave do barrocas.

primeiro impacto: barrocas, és excelente, gostei da atitude, da postura e principalmente de não teres levado "o sal à tua sardinha" rebaixando as outras o que no nosso país é de louvar.

segundo impacto: a mota não se houve! bolas é mesmo diminuto o som que se houve!!! tirando uns plásticos mais barulhentos (que me asseguraram que nada têm a ver com a versão de 5000w) não se houve mais nada senão... o barulho envolvente, que neste caso era da cidade de lisboa. a mota já não estava no seu melhor em termo de carga mas mesmo assim já me deu a ideia de como desenvolve uma eléctrica. gostei, achei mesmo assim muito bom.

terceiro impacto: já tem uma bela presença! não é nem de perto nem de longe como uma scooter normal. vai-se bem sentado, com conforto e espaço. por falar nisso, e talvez esteja enganado, mas não me pareceu que o espaço debaixo do banco desse para um capacete integral (aqui peço desculpa barrocas se tiver errado). no entanto tem espaço suficiente para se transportar ainda algumas coisas (mochila, saco, etc.).

quarto impacto: o barrocas deu-me boleia até à porta do meu emprego e deu para ver que vão 2 na mota sem problemas (e tanto ele como eu somos de estatura elevada) e ele passou bem pelo trânsito citadino, se bem que foram apenas 2 ou 3 quarteirões. o que me leva a dizer que bem que gostava de ter tido mais tempo...

quinto impacto: quero um ve já!!!!
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

boas,

no espaço debaixo do banco não cabe um capacete integral, só cabe uma mochila, ou algo do género.

so tenho esta foto dos manómetros, amanha a ver se consigo uma melhor, ou pelo menos com a moto ligada e sem reflexos...
2009-10-02 Batlight Thunder 5kw_3_650px.jpg
2009-10-02 Batlight Thunder 5kw_3_650px.jpg (91.83 KiB) Visto 2328 vezes
hmgp - eu bem disse que precisavas de mais tempo/espaço
tive muito gosto em poder proporcionar esse curto contacto com estes veículos que são a minha alegria

agora já compreendes o que dizia sobre a importancia de ver as motos ao vivo e experimentar, só assim se entende o que são e como se comportam.

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm

Mensagem por tiago_eco »

barrocas Escreveu:boas,

no espaço debaixo do banco não cabe um capacete integral, só cabe uma mochila, ou algo do género.

so tenho esta foto dos manómetros, amanha a ver se consigo uma melhor, ou pelo menos com a moto ligada e sem reflexos...
2009-10-02 batlight thunder 5kw_3_650px.jpg
hmgp - eu bem disse que precisavas de mais tempo/espaço
tive muito gosto em poder proporcionar esse curto contacto com estes veículos que são a minha alegria

agora já compreendes o que dizia sobre a importancia de ver as motos ao vivo e experimentar, só assim se entende o que são e como se comportam.
lol alguem me faz uma legenda dos mostradores? (o da esquerda e o da direita)

A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm

Mensagem por Zacarix »

se bem me recordo, o da esquerda é de leds, e quando acende algum significa que algo está errado. por exemplo, se se esquecer de retirar o descanço, um led fica aceso...
o da direita, é de fundo cinzento escuro e com numeros vermelhos (tipo rádio despertador) que indicam a voltagem das baterias. quando carregadas julgo que regista 70 e depois conforme vai perdendo carga vai escendo, 69, 68, 67... até ao limite de 51 (?).
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tiago_eco »

zacarix Escreveu: o da direita, é de fundo cinzento escuro e com numeros vermelhos (tipo rádio despertador) que indicam a voltagem das baterias. quando carregadas julgo que regista 70 e depois conforme vai perdendo carga vai escendo, 69, 68, 67... até ao limite de 51 (?).
é, então, um instrumento bastante exacto na mediçao da carga...?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

tiago_eco Escreveu:
zacarix Escreveu: o da direita, é de fundo cinzento escuro e com numeros vermelhos (tipo rádio despertador) que indicam a voltagem das baterias. quando carregadas julgo que regista 70 e depois conforme vai perdendo carga vai escendo, 69, 68, 67... até ao limite de 51 (?).
lololol
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tiago_eco »

jmal Escreveu:
tiago_eco Escreveu:
lololol
explica!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

tiago_eco Escreveu:
jmal Escreveu:
tiago_eco Escreveu: é, então, um instrumento bastante exacto na mediçao da carga...?
lololol
explica!
desculpa mas só deu para isso, se é o que dizem é apenas um voltímetro, é a mesma coisa que teres um voltímetro analógico, de ponteiro, simplesmente em modo digital, portanto dá para ver a tensão das baterias, mas nem os mais experientes conseguem saber o que resta de carga com isso.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Zacarix »

segundo jmal,
e se bem percebo, esse voltímetro não vem acrescentar nada de novo. não é uma mais valia, antes pelo contrario. ao suprimir o indicador de carga antigo, que pelos visto não era muito fiável mas sempre dava uma ideia da carga/autonomia, e colocar um deste tipo, a batlight andou de cavalo para burro. será assim?
então e agora ? resta-nos andar e esperar que a moto pare num lado qualquer por falta de energia? não há nada que nos dê uma indicação ou estimativa da autonomia enquanto vamos fazendo kms?

sr barrocas, esperamos por mais dados seus e de outros amigos dos ve para esclarecer as duvidas sobre a batlight.

testes de estrada? queremos ouvir quem sabe e tem experiência na matéria.

o sr tem sido muito prestável, mas como compreende, quem tem que passar o cheque tem que saber o que vai fazer, no que se vai meter.
os dados fornecidos até agora tem sido escassos.

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

eu não diria de cavalo para burro, apenas não acrescenta nada de novo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

o tal sistema que conta a energia (ee =p x t) entrada e vai subtraindo a energia saida (es =p x t), é que seria o mais adequado,
daria a energia restante ee-es.
para quem tiver habilidade em electrónica e circuitos digitais e tempo disponível pode-se aventurar a isso:
- pega em 2 contadores de energia (do lidle), e insere um díodo em série com cada contador. sendo eles colocados num circuito em paralelo
- depois com electrónica digital faz a diferença de energias.

assim, sabendo a energia restante já é bastante fiável para o dono da mota arbitrar os kilometros restantes, mas a conversão de energia restante em kilometros também é fácil de obter se retirarmos 10% para as perdas (carregador + baterias + motor + controlador)

fazendo isto, seria o 1º computador de bordo para ves e de fabrico português.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

rocker_pt Escreveu:o tal sistema que conta a energia (ee =p x t) entrada e vai subtraindo a energia saida (es =p x t), é que seria o mais adequado,
daria a energia restante ee-es.
para quem tiver habilidade em electrónica e circuitos digitais e tempo disponível pode-se aventurar a isso:
- pega em 2 contadores de energia (do lidle), e insere um díodo em série com cada contador. sendo eles colocados num circuito em paralelo
- depois com electrónica digital faz a diferença de energias.

assim, sabendo a energia restante já é bastante fiável para o dono da mota arbitrar os kilometros restantes, mas a conversão de energia restante em kilometros também é fácil de obter se retirarmos 10% para as perdas (carregador + baterias + motor + controlador)

fazendo isto, seria o 1º computador de bordo para ves e de fabrico português.

não é assim tão simples, os do lidl medem correntes ac, aqui trata-se de correntes dc, é um pouco mais complexo, mas a ver vamos....
Cumps Inovadores

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

jmal Escreveu:não é assim tão simples, os do lidl medem correntes ac, aqui trata-se de correntes dc,
exactamente,

pondo um diodo em serie em corrente alterna equivale a cortar meio ciclo na onda sinusoidal, os valores seriam errados ou os aparelhos nem funcionariam.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

a emax também usa voltímetros digitais... nada de novo. na falta de melhor, parece-me suficiente para ter uma ideia do estado de carga.
11 000km concluídos e nunca fiquei a pé por falta de bateria.. quando entramos na rotina casa-trabalho, acabam as preocupações com autonomia e nem reparamos nos indicadores.

por isso não façam uma tempestade num copo de agua... o mais importante é ter ves disponíveis, venham elas.
eu nao me importava nada de ter a de 100ah nem que fosse sem voltímetro

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Zacarix »

marcopns,
aceito perfeitamente essa da rotina, mas quando, como eu, se projecta fazer cerca de 65km com subidas e ainda por cima os ultimos 20 km são em auto-estrada, é natural que se tenha receio de ficar parado em pleno auto-estrada e ver-se obrigado a chamar o reboque.
o meu carro tem 180000 e nunca chamei o reboque.
o objectivo é evoluir, por isso a aposta no ve. agora, quero faze-lo com uma certa segurança.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”