Informações/Debate Bereco/Batlight

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Re: Informações/Debate Bereco/Batlight

Mensagem por Bluesky »

eu nao me importava nada de ter a de 100ah nem que fosse sem voltímetro
concordo
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

zacarix Escreveu:marcopns,
aceito perfeitamente essa da rotina, mas quando, como eu, se projecta fazer cerca de 65km com subidas e ainda por cima os ultimos 20 km são em auto-estrada, é natural que se tenha receio de ficar parado em pleno auto-estrada e ver-se obrigado a chamar o reboque.
o meu carro tem 180000 e nunca chamei o reboque.
o objectivo é evoluir, por isso a aposta no ve. agora, quero faze-lo com uma certa segurança.
130 km no total certo? ou recomendo-te a de 100ah... é cara mas nos 180 000km de carro já pagaste muitas... a tua rotina é chegar a casa de noite e ligar á parede... durante as viagens nem precisas de olhar para os indicadores...
eu percebo-te, também ja tive os teus medos... mas ja passaram
as pessoas tem medo que a bateria acabe de um momento para o outro tal como acontece nos telemóveis viciados...

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

gostava de saber, como as thunder 5000 utilizam 22 baterias, se comprássemos com as baterias de 40ah, mais tarde poderíamos comprar 22 baterias thundersky de 100ah e substituir as antigas, sem mudar mais nada? o bms seria o mesmo?

abraços!
PushEVs.com

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

ao fim de um tempo já existe alguma experiência ao que já conheces a autonomia e com quanto podes contar!

falo por mim pois cada vez mais conheço melhor a mota!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

be-cool Escreveu:gostava de saber, como as thunder 5000 utilizam 22 baterias, se comprássemos com as baterias de 40ah, mais tarde poderíamos comprar 22 baterias thundersky de 100ah e substituir as antigas, sem mudar mais nada? o bms seria o mesmo?
em principio sim... mas é algo a confirmar com a marca. mas... a mota deve acabar antes das baterias de 40ah.
serges Escreveu:ao fim de um tempo já existe alguma experiência ao que já conheces a autonomia e com quanto podes contar!

falo por mim pois cada vez mais conheço melhor a mota!
exactamente... quando precisamos de mais uns kms extra, vasta reduzir a velocidade

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm

Mensagem por Zacarix »

marcopns,
65 km no total, ou seja cerca de 32,5 para cada lado. não tenho grande hipoteses de carregar no trabalho, por isso estou a pensar na de 60ha.
voçes estão a encher-me de confiança.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

também era interessante saber se a batlight vai vender as baterias em separado, para quem depois queira fazer o upgrade.

encontrei umas semelhantes às da thundersky bem interessantes.

_http://cgi.ebay.es/foxx-power-200-lifepo4-200ah-cell_w0qqitemz140350254382qqcmdzviewitemqqptzcycling_parts_accessories?hash=item20ad86ed2e&_trksid=p3286.c0.m14

_http://cgi.ebay.es/foxx-power-100-lifepo4-100ah-cell_w0qqitemz140350984288qqcmdzviewitemqqptzcycling_parts_accessories?hash=item20ad921060&_trksid=p3286.c0.m14

abraços!
PushEVs.com

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

zacarix Escreveu:marcopns,
65 km no total, ou seja cerca de 32,5 para cada lado. não tenho grande hipoteses de carregar no trabalho, por isso estou a pensar na de 60ha.
voçes estão a encher-me de confiança.
então a de 60ah chega e sobra pra ti... nao tenhas duvidas.vê este topico
http://visforvoltage.org/forum/6933-xm- ... rld-record

eu ja tenho experiência na utilização de ves, boas experiências, por isso só posso recomendar, e lamentar-me profundamente quando vi o meu sogro a comprar uma scooter ci

também nao tenho nada a ver com a batlight, sw, bereco ou qualquer outra marca... estou apenas a referir-me a capacidade das baterias

Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm

Mensagem por Ricardo_Santos »

boas!

já há algum desenvolvimento acerca do problema que houve com a batlight nos testes??

cumps
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm

Mensagem por Zacarix »

marcopns,
o meu ingles é fraco, mas o que percebo é que com os 60 ah, a thunder faz os 63km á continha, a cerca de 85km/h. é verdade que posso ir mais devagar, no entanto ao descarregar totalmente as baterias não estou a fazer uma boa pratica para a sua manutençao. pelo que percebi, das leituras aqui no forum, o ideal é só descarregar 70%, ou 80%, para aumentar a vida util das baterias.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

penso que se referem a 40ah

autonomia minima 55km
autonomia maxima 96,8km

absent-minded
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 01, 2009 8:17 pm

Mensagem por absent-minded »

zacarix, se me é permitida a sugestão: se fosse eu, para não andar sempre com a corda na garganta a fazer contas aos kms, tentaria averiguar perto do local de trabalho as possibilidades de um sítio para encostar a mota a carregar... parques de estacionamento públicos, pequenos negócios talvez até seus conhecidos, ou mesmo particulares. não custa nada fazer a abordagem, pode ter uma boa surpresa. se não, não fica pior do q o q está!

pergunta para os entendidos: uma coisa q me faz alguma confusão (talvez por desconhecimento) é andar à chuva com uma mota eléctrica... podem-me convencer que (1) não há problema em termos de segurança e (2) não faz mal ao material?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

absent-minded Escreveu: pergunta para os entendidos: uma coisa q me faz alguma confusão (talvez por desconhecimento) é andar à chuva com uma mota eléctrica... podem-me convencer que (1) não há problema em termos de segurança e (2) não faz mal ao material?

qual o problema ?? os fios de electricidade também estão há chuva.

não à qualquer problema, as partes que não podem apanhar agua são estanques, numa a gasolina tenho mais receio, visto trabalhar a altas tensões.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm

Mensagem por carlos.g »

boas,

conforme referi anteriormente, tinha previsto fazer um teste de estrada com a bat. 5000, o que aconteceu no passado sábado.
antes de mais, tenho de agradecer ao barrocas a sua grande disponibilidade, e boa vontade, uma vez que quando cheguei ao parque empresarial da granja ,eram 13.00 horas e ele já estava de saída.
mas…….prontamente deu a volta à sua doblo e lá fomos experimentar a máquina. o meu muito obrigado.

após uma breve conversa com o pessoal da batlight, o ve foi-me entregue logo em seguida, para uma primeira volta dentro do complexo, só para ganhar apetite.

a segunda volta, já em estrada aberta, foi feito na companhia do meu filho, que como o pai é um grande entusiasta destes veículos. o rapaz é já proprietário de uma scooter ecoway 2000 (em breve iremos abrir o nosso diário de bordo deste ve e relatar algumas experiências interessantes que já aconteceram).

do contacto que tive com o “bicho”, vou “tentar” fazer uma síntese dos aspectos que considero mais importantes;

pontos positivos:

• veiculo confortável (mesmo com duas pessoas) e com boa posição de condução.
• motor bastante silencioso e com muita força (binário qb), com 82+ 60 kg, nunca senti falta de pedalada.
• muito ágil, apesar de bastante encorpada (uma verdadeira maxi scooter)
• pareceu-me segura e bastante equilibrada em curva.
• transmite uma sensação de segurança bastante elevada face à ausência total de vibrações.
• manteve a velocidade de cruzeiro 80/90 km/h) com bastante facilidade.
• os faróis duplos de xénon e luz de stop em leds, também dão um ar mais sofisticado à moto (tenho a impressão que este up-grade já tem a mão do amigo barrocas).

pontos que ainda não me “convencem” na totalidade:

• apesar de ter travões de disco nas duas rodas, considero que a potência de travagem poderia ser melhorada (até posso estar a ser muito exigente, mas é a minha opinião), face ao peso do conjunto.
• sinceramente estava à espera de um arranque mais vigoroso (a força está lá toda mas… talvez seja assim, para poupar uns preciosos wats).
• um outro aspecto em que ainda tenho algumas dúvidas é ao nível das suspensões quanto à sua fiabilidade e duração. talvez esteja mal habituado com as motos japonesas que tive à alguns anos atrás.
• por ultimo, acho que o painel de instrumentos está numa posição demasiado baixa, e fica meio escondido por trás do volante.

claro que de todo os aspectos que aqui falo, o mais importante é aquele que a todos interessa; o de conduzir um veiculo eléctrico já com boas performances, que arrisco dizer estarem já ao nível de uma ci 125 cc, excepto claro na autonomia.

curiosamente nesse pequeno passeio que dei com o “júnior”, quando entrámos na rotunda de vialonga, circulava também uma scooter nipónica 125, ( não digo a marca para não ferir susceptibilidades) que bem tentou aproximar-se na recta até à rotunda do marl, mas nunca conseguiu . sem sombra de dúvidas, esta máquina tem um óptimo motor.
agora só faltam esclarecer as dúvidas que todos já conhecem sobre a travagem regenerativa e o tal flop que aconteceu na subida do monte.

presentemente, no meu dia a dia desloco-me de transportes públicos e por isso a possível compra de um veiculo deste tipo apenas pode ser equacionada pelo gosto pessoal e grande interesse que tenho por estas máquinas.

por agora vou ficar quieto, mas atento ao evoluir deste assunto…. quem sabe se para o próximo ano não fazemos um subida de escalão… quem sabe.

mais uma vez,

obrigado barrocas.

cumpts a todos
carlos
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

boa noite,

o corte de energia que sucedeu durante os testes não é uma avaria, é uma regulação de segurança por aquecimento, que neste caso actuou demasiado cedo. avaria seria se queimasse por falta de controle.

exactamente por causa destes detalhes é que apenas temos uma moto de exemplo, para que se possa ver o que será necessário corrigir nas versões finais para entrega a clientes.

não houve mais informações porque a moto esteve parada para reparações, necessárias devido à queda no dia de testes, pois a moto tem de estar apresentável para poder ser enviada aos diversos representantes.
por isso, não consegui fazer os testes que pretendia, e da parte do fabricante também não houve respostas às nossas questões, pois estiveram num período de férias/feriados.

o voltímetro digital é apenas um voltímetro, mas mede valores precisos, e conseguem-se ver as pequenas diferenças de tensão, considero-o bem mais útil que um vago ponteiro analógico que não distingue diferenças entre valores reduzidos, como 70 ou 68v, por isso ficam sempre a indicar carga cheia até caírem...

as batlight thunder 5000li vão ser equipadas com 22 células, enquanto as versões americanas normais tem 21 células.

as baterias podem ser adquiridas em separado, aliás, os valores estão disponíveis publicamente no website.

se um cliente adquirir uma moto, e mais tarde quiser ampliar a sua autonomia, apenas terá de mudar o conjunto de baterias, e recalibrar o bms de acordo com as novas baterias.

ando de moto à chuva, e nunca tive qualquer problema...

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

mais algumas fotos pedidas
Debaixo do assento
Debaixo do assento
2009-10-10 Batlight Thunder 5000Li_2_650px.jpg (137.39 KiB) Visto 2412 vezes
Manómetros com voltímetro
Manómetros com voltímetro
2009-10-10 Batlight Thunder 5000Li_7_650px.jpg (146.34 KiB) Visto 2412 vezes
Alguém falou em Xénon?
Alguém falou em Xénon?
2009-10-10 Batlight Thunder 5000Li_16_650px.jpg (123.48 KiB) Visto 2412 vezes
as luzes xénon e led tem mão do sr.luis charneca

carlos.g, um arranque mais vigoroso? nada disso, queremos é mais progressivo, que o asfalto arranha muito

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

muito bonita, mas a meu ver o voltímetro digital não faz qualquer sentido, seria melhor um vuimetro com leds, isto porque na condução esse valor vai andar sempre aos saltos, agora está em 73, aceleramos e vai para os 68, deixamos de acelerar e vai para os 72, entretanto paramos um pouco e vai para os 73 outra vez, isto porque a tensão volta ao ponto nominal das baterias, apenas baixará alguns metros antes de ficarmos a pé.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm

Mensagem por eucurto »

olá,

estas bombas não se podem ver cá no porto?

troll

absent-minded
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 01, 2009 8:17 pm

Mensagem por absent-minded »

barrocas, obrigado pelas fotos! amanhã já a vou ver (e não só...) em pessoa

eucurto, tens a lista de todos os stands no site da marca. eu já passei no de gondomar e posso-te dizer que são extremamente atenciosos, aturaram-me durante cerca de duas horas, e tive direito a experimentar 3 (três!) scooters de diferentes marcas...

carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm

Mensagem por carlos.g »

barrocas Escreveu:
carlos.g, um arranque mais vigoroso? nada disso, queremos é mais progressivo, que o asfalto arranha muito
caro amigo,

quanto às luzes xenon,

foi apenas uma ideia, numa perspectiva meramente intuitiva.
fica feita a rectificação para ninguém ficar melindrado.

em relação ao vigoroso, vamos com calma,

precisamente!
para que asfalto não se torne muito abrasivo é que expressei a minha opinião sobre a problemática da falta de “vigor”.
longe de mim querer ofender a “virilidade” da moto. não disse que a “máquina” era um caracol a arrancar. pelo contrário, a opinião que manifestei e que confirmo é que em termos gerais a moto é bastante boa……mas não é perfeita….e deve ser melhorada nalguns aspectos.

a minha lógica é esta, se tivermos potência disponível, temos “liberdade” para usá-la bem ou mal, tem a ver com a atitude de cada um.
por outro lado se ao rodarmos o acelerador e as coisas se passarem mais paulatinamente não temos alternativa……é esperar, e confiar nos outros.

eu por mim, na estrada sou muito desconfiado. mas só na estrada.

um abraço.
carlos
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”