Medir a carga de uma bateria Lithium PO4

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm

Re: Medir a carga de uma bateria Lithium PO4

Mensagem por Ricardo_Santos »

tiago_eco Escreveu:
tiago_eco Escreveu:
ricardo_santos Escreveu:ok!

e alto é exactamente o quê? tens uma ideia?

é possível comprar uma coisa dessas e adaptar a qualquer mota??
eh pah. eu encontrei isto
http://www.batlight.pt/paginas%20produt ... imetro.htm

nao sei se é muito exacto ou nao...
mas é assim tao importante para ti, a mediçao exacta da carga? pode ficar-te bem caro...
no ínicio penso que sim! estou prestes a comprar a minha primeira mota eléctrica e como é natural vou ficar apreensivo durante uns tempos até me habituar aos quilómetros que posso fazer!

um indicador desses é sempre bom!

é claro que se for muito caro mais vale ficar a pé umas vezes até aprender.
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

ricardo_santos Escreveu:
tiago_eco Escreveu:
tiago_eco Escreveu: eh pah. eu encontrei isto
http://www.batlight.pt/paginas%20produt ... imetro.htm

nao sei se é muito exacto ou nao...
mas é assim tao importante para ti, a mediçao exacta da carga? pode ficar-te bem caro...
no ínicio penso que sim! estou prestes a comprar a minha primeira mota eléctrica e como é natural vou ficar apreensivo durante uns tempos até me habituar aos quilómetros que posso fazer!

um indicador desses é sempre bom!

é claro que se for muito caro mais vale ficar a pé umas vezes até aprender.
só ficas a pé na primeira carga, e se testares bem, ficas a pé perto de casa, a partir dai é um habito, a tua mente tem sempre os kms que restam para fazer, não te preocupes, é como andar de bicicleta, só se cai ao inicio, a partir dai só quando se aventuramos mais.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver

eheh

vamos ver! deve ser interessante no início!

Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

numa bateria de lítio, medir a tensão não te dirá muito mais do que apenas se a bateria está completamente carregada ou completamente descarregada. o "problema" é que este tipo de bateria apresenta uma tensão muito estável durante a maior parte do ciclo de carga/descarga, logo não conseguimos saber só de olhar para a sua tensão.

para resolver isto há os tais métodos "contagem de coloumbs"; sabendo que a bateria consegue armazenar x energia, um "chip" vai contando a energia que sai e a que entra, e assim sabe sempre (mais ou menos) quanta energia está na bateria a qualquer momento. é o que fazem por exemplo as baterias dos portáteis (que têm alguma electrónica além das células de litio).

é capaz de haver no mercado algum aparelho pronto a usar para fazer esta medição, mas deve ser dificil de encontrar um para a aplicação que queres (devido às n configurações possíveis de um pack e aos diferentes tipos de bateria de lítio), e se encontrares deve custar os olhos da cara (porque é uma coisa rara e tem que ser capaz de medir muita corrente)...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

antes de mais: não percebo "patavina" de electrónica mas também vejo isto como muito curioso porque nos ve's das marcas "grandes" (tipo nissan, mitsubishi, tesla, etc.) eles calculam isso com alguma fidelidade portanto é possível.

agora lá embarquei em procurar alguma coisa, e encontrei isto:

https://shop.maxim-ic.com/storefront/pr ... ailability

que me parece ser necessário 1 por célula ? nesse caso e tomando os preços que lá estão seria, tomando como exemplo as scooters do nosso mercado, 22 a 24 células x o preço de uma das peças (que pela tabela faremos no caso pior de 3.96$, se bem que mais umas 2 peças e tínhamos um significativo desconto no valor) que daria +- 87.12 us$ = 58.22€ para as 22 células e 95.4 us$ = 63.76€ para as 24. a isto teremos que somar, o trabalho de alguém fazer a montagem dos circuitos e arranjar maneira de mostrar a informação. ou seja e assumindo que os entendidos confirmam que seria com este tipo de electrónica que se conseguia fazer a coisa, mesmo descontado a mão de obra em material apontamos para que valores à volta dos 100€ para ter uma contagem/previsão da autonomia mais correcta? ou consegue-se bem menos?

obrigado

edit: também encontrei este

http://www.linear.com/pc/productdetail. ... 1134,p2354

será que também serve?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver

será que temos aqui uma solução em conta?

venham daí os engenheiros comentar isto á malta que não percebe nada de electrões!

Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

estas a esquecer-te de muito pormenores, apenas estás a contar com a peça que faz a medição, depois precisas de obter os valores para leitura do utilizador, que a meu ver nesse caso é inviável, isto porque precisarias de comunicar com todas essas peças, ou seja, não é viável, existem soluções melhores e estão a ser desenvolvidas.
Cumps Inovadores

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

jmal Escreveu:estas a esquecer-te de muito pormenores, apenas estás a contar com a peça que faz a medição, depois precisas de obter os valores para leitura do utilizador, que a meu ver nesse caso é inviável, isto porque precisarias de comunicar com todas essas peças, ou seja, não é viável, existem soluções melhores e estão a ser desenvolvidas.
e que tal dares umas luzes ao pessoal. tipo indicares algum caminho? alguma coisa que já esteja feita ou a ser feita.
eu por acaso gostava mesmo de saber sobre isto.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
Gandhi

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm

Mensagem por tiago_eco »

no site da batlight, na area do bms diz o seguinte
o controle e afinação das placas e´feito por meio de um interface com ligação a um computador com software próprio para configuração de todos os parâmetros e diagnóstico de alguma célula com anomalia, pode ainda ser ligado á saída smbus uma placa de leds ou um display de lcd para visualização do funcionamento da bateria aonde temos informação da temperatura, voltagem, amperagem, autonomia, etc.
está aqui uma possiblidade de controlar a autonomia e ter acesso a outras informaçoes, atraves desse lcd?
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

vocês não fazem ideia do desafio técnico que é desenvolver uma coisa destas para uma pack de baterias de um ve e a um preço decente. conheço muitos engenheiros electrotécnicos que não seriam capazes de o fazer. como sempre o diabo esconde-se nos detalhes.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

eu nao sou engenheiro e os poucos conhecimentos de electrónica que tenho aprendi com o jmal e nas suas participações neste forum...

observei o seguinte:
eu tenho uma camera de video sony, tem uns 6 anos, mas já tem baterias de litio e um sistema denominado info-lithium que mostra o tempo restante de utilização em minutos com alguma precisão.
este sistema é preciso apenas quando faço cargas completas, quando faço "meia-carga" a camera começa por mostrar valores elevados que descem rapidamente e tendem a aproximar-se do tempo real de utilização. isto levou-me a concluir que a camera faz os cálculos usando 2 variáveis, a voltagem e os dados de um contador de saída

e se nas motas fosse usado apenas um contador de saida geral do pack? isto é, eu sei que o meu pack tem 5kw, sei que ja sairam 4kw, resta 1kw que dá para fazer 40km... parece simples e barato.

nao é aquele sistema de alta precisão, mas parece uma preciosa ajuda mais precisa que um voltimetro. (desculpem a redundância, foi de propósito). o voltímetro continuava lá para ajudar nas meias cargas
o que vos parece??

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

marcopns Escreveu:eu nao sou engenheiro e os poucos conhecimentos de electrónica que tenho aprendi com o jmal e nas suas participações neste forum...

observei o seguinte:
eu tenho uma camera de video sony, tem uns 6 anos, mas já tem baterias de litio e um sistema denominado info-lithium que mostra o tempo restante de utilização em minutos com alguma precisão.
este sistema é preciso apenas quando faço cargas completas, quando faço "meia-carga" a camera começa por mostrar valores elevados que descem rapidamente e tendem a aproximar-se do tempo real de utilização. isto levou-me a concluir que a camera faz os cálculos usando 2 variáveis, a voltagem e os dados de um contador de saída

e se nas motas fosse usado apenas um contador de saida geral do pack? isto é, eu sei que o meu pack tem 5kw, sei que ja sairam 4kw, resta 1kw que dá para fazer 40km... parece simples e barato.

nao é aquele sistema de alta precisão, mas parece uma preciosa ajuda mais precisa que um voltimetro. (desculpem a redundância, foi de propósito). o voltímetro continuava lá para ajudar nas meias cargas
o que vos parece??

sim marco, mas estás a esquecer-te de alguns pormenores ou simplesmente não os estar a ver, o problema não está no sistema a utilizar, o problema está nas correntes envolvidas, medir 100 a 500 mah que deve ser o consumo de uma câmara não é a mesma coisa que medir 50 ou 100 ah numa mota, além dos picos de corrente envolvidos, com correntes baixas consegue-se uma margem de erro muito pequena, mas com correntes altas essas margens sobem exponencialmente, continuo a dizer o que sempre disse, é possivel sim, e eu sei como o fazer , mas o custo envolvido torna a peça muito cara para o que se pode tirar dela.
Cumps Inovadores

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

já agora deixo aqui um equipamento que está à venda e que pode fazer isso, mas tem alguns contras, mas pode ser adaptado e conseguir-se algo de interessante.

Imagem
http://www.rc-electronics-usa.com/ammet ... nitor.html

custa cerca de 60 dólares (cerca de 40 euros) e mede ah instantâneos, tensão (volt), regista máximos de ah e mínimo de tensão, kwh e vai totalizando os ah e kwh, portanto com isto já se consegue algo, o problema é que quando se desliga ele perde essa informação e para "resetar" só desligando a alimentação, nada que se consiga dar um jeito com uma alimentação externa. este sistema só mede para um lado, ou seja, numa situação normal só mede o consumo do motor, para medir em carga tinha de se inverter os fios ou ter 2 aparelhos iguais. enfim deixo aqui a dica a quem queira experimentar, eu tenho uma coisa destas e não me parece muito fiável a medir correntes altas, a medir até 10 ah até é correcto, dai para cima passa a ter uma margem de erro bastante alta.
Cumps Inovadores

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

e isto? faz o que temos discutido aqui?

e também percebi que faz muito mais, mas a minha duvida é se faz o que falamos aqui.

e também sei que é bem mais carote...

mas serve ou não?

http://www.metricmind.com/evision.htm
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

o que indiquei é pouco para uma scooter de 4 a 5kw, isto porque só mede até 100 ah instantâneos, mas o que encontra-te é bem melhor, tem já até a indicação de wh por km, é perfeito menos o preço.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver

boa pergunta!

têm que ser os entendidos a pronunciar-se...
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

jmal Escreveu:o que indiquei é pouco para uma scooter de 4 a 5kw, isto porque só mede até 100 ah instantâneos, mas o que encontra-te é bem melhor, tem já até a indicação de wh por km, é perfeito menos o preço.
ora nem mais, o preço é de

mas é um mimo, faz tudo e mais alguma coisa....
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

e destes 2 não consegui encontrar preços. alguém conhece algum deles? também servem ou não?

link 10 da xantrex

http://www.xantrex.com/web/id/237/p/1/pt/5/product.asp

e

brusa bcm 100/200/400 ah-counter

http://www.brusa.biz/products/e_ah_zaehler117.htm

Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver

pelo que li nos sites, e corrijam-me se estiver errado, o primeiro parece só dar para uma bateria. logo não sei como funcionaria com mais baterias como têm todas as motas!

o segundo não fala sobre isso. apenas o preço pode ser impeditivo! 620€ o mais barato!

no entanto os entendidos que se pronunciem!
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

ricardo_santos Escreveu:pelo que li nos sites, e corrijam-me se estiver errado, o primeiro parece só dar para uma bateria. logo não sei como funcionaria com mais baterias como têm todas as motas!

o segundo não fala sobre isso. apenas o preço pode ser impeditivo! 620€ o mais barato!

no entanto os entendidos que se pronunciem!
posso estar a interpretar mal, mas bateria até a tua (nossa ) predator só tem uma, células é que tem muitas...
é a minha interpretação.
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”