ligar lanterna de leds na mala do carro
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: domingo mai 03, 2009 2:53 am
ligar lanterna de leds na mala do carro
boas pessoal alguem me pode explicar como posso ligar uma lanterna de 12 leds , da loja dos chinocas que tem 3 pilhas de 1.5v , na mala do carro que é a 12v ?????????????
é que já rebentei uma lanterna ao ligar se a lanterna tem 12 leds de alto brilho , e penso que cada 1 tem mais que 1.5v que no total dá mais que 12v , como é que aquilo rebenta ??????????
é que já rebentei uma lanterna ao ligar se a lanterna tem 12 leds de alto brilho , e penso que cada 1 tem mais que 1.5v que no total dá mais que 12v , como é que aquilo rebenta ??????????
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Re: ligar lanterna de leds na mala do carro
olá!paulogloria Escreveu:boas pessoal alguem me pode explicar como posso ligar uma lanterna de 12 leds , da loja dos chinocas que tem 3 pilhas de 1.5v , na mala do carro que é a 12v ?????????????
se a lanterna tem 3 pilhas de 1,5v, o total de voltes é 4,5v e não 12: daí rebentar!
tens que usar um transformador que dê 4,5v e só assim dará!. o total dos leds não tem a ver com o consumo. existe lâmpadas leds de 12 v que podes ligar directamente.
consulta um tópico sobre leds.
cumprim.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
pois são 12 leds mas não estão em série, logo não se pode somar as tensões, o melhor que fazes é ter um regulador de 4.5v ligado aos 12v do carro, tens de ter um pequeno circuito electrónico com um lm317 tens de medir o consumo dos leds para ver se o regulador aguenta, se quiseres podemos procurar esquemas disso na internet, ou simplesmente procuras por essa referência e aparecem alguns circuitos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro
obrigado pessoal
eu tenho uma lampada tubular de leds 12v na mala do carro , mas preçisava de ter mais luz na mala .
e tenho algumas lanternas de leds que dão bastanta luz ..por isso querer fazer essa transformação .
quanto achão que se gasta nessa transformação ???
jmal -- sou de peniche , vizinho
eu tenho uma lampada tubular de leds 12v na mala do carro , mas preçisava de ter mais luz na mala .
e tenho algumas lanternas de leds que dão bastanta luz ..por isso querer fazer essa transformação .
-
- Membro Platinium
paulogloria Escreveu:obrigado pessoal
oi, bela terra e belas praias, baleal é a minha preferida, quanto ao assunto, não vais gastar muito, no maximo 10 euros, talvez até metade disso.
Cumps Inovadores
-
Autor do tópico - Membro
esse tal circuito lm317 vende-se ai nas caldas ???
numa lojinha de electronica ai ao pé da rainha.??
isso é fáçil de ligar ou nem por isso , tem de se soldar a estanho ??
desculpa estas perguntas todas , dou alguns toques de electrecidade ,mas
essa transformação de 4.5v para 12v já sou um bocado leigo
-
- Membro Platinium
exacto na electrolider, naquela rua que desce para a rainha, não é um circuito mas sim um componente, mas para elaborares esse circuito precisas de mais componentes, um condensador, 2 resistências, mas penso que eles têm circuito de montagem para aquilo que queres, ou seja, um regulador variável em tensão de 1.2 a 12v por exemplo, depois acertas o circuito a 4.5 v.paulogloria Escreveu:esse tal circuito lm317 vende-se ai nas caldas ???
esse mesmo circuito está aqui no fórum, aqui está ele; http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 627#p73627
Cumps Inovadores
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
o lm317 pode vir a aquecer um bocado, podendo mesmo chegar ao ponto de escaldar, conforme for o consumo dos leds. o aquecimento não vai avariar nada, mas pode acontecer, após algum tempo ligado, que os leds fiquem um pouco mais fracos ou que os notes a piscar. mais uma vez repito, isto, se acontecer, não faz avariar nada (o chip tem protecção interna contra sobre-aquecimento). apenas estou a mencionar isto para teres cuidado com onde encostas os dedos e o próprio chip.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
-
- Membro Platinium
njay Escreveu:o lm317 pode vir a aquecer um bocado, podendo mesmo chegar ao ponto de escaldar, conforme for o consumo dos leds. o aquecimento não vai avariar nada, mas pode acontecer, após algum tempo ligado, que os leds fiquem um pouco mais fracos ou que os notes a piscar. mais uma vez repito, isto, se acontecer, não faz avariar nada (o chip tem protecção interna contra sobre-aquecimento). apenas estou a mencionar isto para teres cuidado com onde encostas os dedos e o próprio chip.
exacto, estes tipo de reguladores são "difíceis" de queimar nesse aspecto, só mesmo por tensão a mais.
Cumps Inovadores
-
Autor do tópico - Membro
obrigado pessoal vou ver se compro isso