Regulador de carga de 5A dá para regular baterias de 74A?

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Regulador de carga de 5A dá para regular baterias de 74A?

Mensagem por jmal »

o problema nesse caso não será a corrente de carga (ah), mas sim a tensão de carga (volts), isto porque numa bateria auto podes dar muito mais que a capacidade dela, tanto que os alternadores dos carros dão bem mais que os 45 ah, nesse caso o controlador não vai deixar que a bateria fique com mais de 14.5v que é normalmente a tensão máxima de carga de uma bateria de 12v, nesse caso aconselho o uso desse controlador, não sei se é isso que pretende ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

o problema das baterias de automóvel é que foram feitas para dar uma descarga muito grande e muito curta e serem logo de seguida carregadas até ao cimo, mantendo-se assim sempre carregadas.

em vez dessas de automóvel podes optar por uma de chumbo-gel (também conhecida como "bateria seca"), que além de não precisar de manutenção e não haver perigo de espalharem electrolitico ácido (é selada), estão melhor preparadas para descargas mais profundas. são um pouco mais caras mas também há a vantagem de haver vários modelos de muitas capacidades até à capacidade de uma de automóvel. vendem-me em grande parte das casas de electrónica, por exemplo na leiritrónica ou na servelec, mas também noutros locais. deves ter algum cuidado em não deixar que ela descarregue muito, e quando a descarregares deves fazer por carregá-la o mais depressa possível, pois manter estas baterias descarregadas é ditar-lhes a morte.

Imagem
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm

Mensagem por marado »

jmal Escreveu:o problema nesse caso não será a corrente de carga (ah), mas sim a tensão de carga (volts), isto porque numa bateria auto podes dar muito mais que a capacidade dela, tanto que os alternadores dos carros dão bem mais que os 45 ah, nesse caso o controlador não vai deixar que a bateria fique com mais de 14.5v que é normalmente a tensão máxima de carga de uma bateria de 12v, nesse caso aconselho o uso desse controlador, não sei se é isso que pretende ?
sim, é isso que pretendo , só não sei é se o controlador protege contra o excesso de carga ligado naquela tomada (ver a foto que está neste tópico) porque no sitio para ligar a bateria a carga está limitada para que a carga da bateria de 7.5ah seja lenta, mas o que eu quero é carregar o mais depressa possivel de dia para ter o suficiente para gastar de noite, no aspecto da descarga o controlador já funciona na perfeição, quando ela baixar dos 11 v já não há mais nada para ninguém...
acho tenho de comprar um burro...

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por marado »

em vez dessas de automóvel podes optar por uma de chumbo-gel (também conhecida como "bateria seca"), que além de não precisar de manutenção e não haver perigo de espalharem electrolitico ácido (é selada), estão melhor preparadas para descargas mais profundas. são um pouco mais caras mas também há a vantagem de haver vários modelos de muitas capacidades até à capacidade de uma de automóvel. vendem-me em grande parte das casas de electrónica, por exemplo na leiritrónica ou na servelec, mas também noutros locais. deves ter algum cuidado em não deixar que ela descarregue muito, e quando a descarregares deves fazer por carregá-la o mais depressa possível, pois manter estas baterias descarregadas é ditar-lhes a morte.
amigo njay, essa seria a soluçao certa,eu admito, mas como já escrevi noutro tópico, o preço das "auto" é 30€ contra 119€ das de chumbo gel..mantê-las carregadas não é problema..no outro dia de manhã o painel já lhe está a dar gaz...

estive a ver uma coisa nos preços..as diferenças de preços de modelo para modelo levam-me a ser tentado a juntar 2 ou mais baterias...por ex: 2 baterias de 26 a =52 a= 108 € , uma só bateria de 40 a =143 €.. algo está mal mas há mais casos destes.. será que é mesmo assim ou estou a fazer mal as contas?
se ao fim ao cabo tenho de as trocar ao fim de 2 anos...
como o factor preço conta muito, eu queria mesmo saber se as "auto" desenrascavam...
uma vez que o controlador não a deixa abrasar até ao fim..

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

marado Escreveu:amigo njay, essa seria a soluçao certa,eu admito, mas como já escrevi noutro tópico, o preço das "auto" é 30€ contra 119€ das de chumbo gel..mantê-las carregadas não é problema..no outro dia de manhã o painel já lhe está a dar gaz...
elas foram feitas para estarem carregadas a (grandessissima) maior parte do tempo. numa utilização como a que pretendes, vais estar a descarregá-la 20%, 50% ou se calhar mais, diariamente... acho que ela não deve durar muito tempo. além disso terás que verificar regularmente o nível da água. e ter cuidado com o ácido (nunca carregar sem um controlador de carga, sob risco de explosão).
mas também podes simplesmente pagar 30€ para ver quanto tempo dura, não é um grande investimento.

não te esqueças também que o sistema que compraste há-de ter sido desenhado para umas peças ligarem bem com as outras.
marado Escreveu:estive a ver uma coisa nos preços..as diferenças de preços de modelo para modelo levam-me a ser tentado a juntar 2 ou mais baterias...por ex: 2 baterias de 26 a =52 a= 108 € , uma só bateria de 40 a =143 €.. algo está mal mas há mais casos destes.. será que é mesmo assim ou estou a fazer mal as contas?
não sei, mas se são esses os preços que lá estão...
Aprilia RS125e

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por marado »

elas foram feitas para estarem carregadas a (grandessissima) maior parte do tempo. numa utilização como a que pretendes, vais estar a descarregá-la 20%, 50% ou se calhar mais, diariamente... acho que ela não deve durar muito tempo. além disso terás que verificar regularmente o nível da água. e ter cuidado com o ácido (nunca carregar sem um controlador de carga, sob risco de explosão).
mas também podes simplesmente pagar 30€ para ver quanto tempo dura, não é um grande investimento.
o regulador não deixa a bateria descarregar...assim k a corrente na bateria baixar dos 11.5 v o carregador desliga-a!, nunca a poderia carregar sem um controlador.. nem as outras... porque o painel em circuito aberto dá 16 v.. isso ia rebentar qualquer uma...

o carregador já traz uma bateria de 7.5 a só que coitada é mto pequena, vai.se embora num instante...

é de chumbo,não de chumbo gel...

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

marado Escreveu:o regulador não deixa a bateria descarregar...assim k a corrente na bateria baixar dos 11.5 v o carregador desliga-a!,
isso vai permitir à mesma que a bateria descarregue um bom bocado, e as de automóvel não gostam disso.
Aprilia RS125e

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

marado Escreveu:o regulador não deixa a bateria descarregar...assim k a corrente na bateria baixar dos 11.5 v o carregador desliga-a!,
não reparei que isso acontecesse na minha. o que fiz foi ligar as duas ao mesmo painel e nunca me faltou a luz (talvez por gastar pouco, embora já tenha muitas lâmpadas a funcionar).
depois de muito consumo, desliguei a de carro de 74a e liguei a de 7a e esta estava descarregada (?), não dava carga. no outro dia começou a carregar e nunca mais houve problemas.

njay Escreveu: isso vai permitir à mesma que a bateria descarregue um bom bocado, e as de automóvel não gostam disso.
continuo com a bateria de carro de 74a que tinha inicial (que foi dada) e ainda não deixou de fornecer luz!
quanto a dados técnicos continuo com dúvidas!
claro que ainda só utilizo os 12v ou inferior.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por marado »

não reparei que isso acontecesse na minha. o que fiz foi ligar as duas ao mesmo painel e nunca me faltou a luz (talvez por gastar pouco, embora já tenha muitas lâmpadas a funcionar).
depois de muito consumo, desliguei a de carro de 74a e liguei a de 7a e esta estava descarregada (?), não dava carga. no outro dia começou a carregar e nunca mais houve problemas.
isso porque a de carro.. colocada na tomada se sucção total de electrões não deixava a outra pobre comer nada..

mas mesmo assim acho que compensa porque a outra come mais mas dá mais leite...

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

marado Escreveu:[...a outra come mais mas dá mais leite...
entendi...lol lol lol
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por marado »

já está:

arranjei um pau tratado, fiz um suporte para apoiar o painel solar, abri um buraco no chão, virei ao sul et.. voilá!!!
painel fixo todo o dia sem apanhar sombra!!
depois posto fotos.

hoje experimentei carregar pilhas com o painel, ainda não o tinha feito com medo que a carga fosse demasiado rápida, mas não, o controlador está bem feito..carrega bem e nao mto depressa e ficam cheias até ao cimo, coisa que nao acontece por vezes com os painéis didácticos que tenho.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

marado Escreveu:já está:

arranjei um pau tratado, fiz um suporte para apoiar o painel solar, abri um buraco no chão, virei ao sul et.. voilá!!!
depois posto fotos.

hoje experimentei carregar pilhas com o painel, ainda não o tinha feito com medo que a carga fosse demasiado rápida, mas não, o controlador está bem feito..carrega bem e nao mto depressa e ficam cheias até ao cimo, coisa que nao acontece por vezes com os painéis didácticos que tenho.

ora por favor partilha, pois estou a pensar fazer o mesmo mas não com o "pau" pois tenho uma arrecadação e vou abrir uma janela para o exterior podendo aproveitar a luz que daí vem! assim carrega as pilhas e outros equipamentos que tenho por cá!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

serges Escreveu:
marado Escreveu:já está:

depois posto fotos.

que sorte! arranjar um pau, abrir um buraco no chão e virado para o sul!...... eu se quiser, nem para o sul nem para o norte, nem para nenhum quadrante: não tenho sol nenhum!!!!!! só sombra e às vezes chuva.... mas mesmo assim ele está a carregar desde que amanhece até escurecer!!!! e tenho duas para alimentar: a pequenina de 7,5a e a de carro de 74a
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

tem de ver a corrente máxima e a tensão máxima do painel e qual a que pode ser aceite pela bateria sem estragar! normalmente é 1/10 da potencia nominal! mas o regulador faz mais que isso pois também corta o circuito se a tensão da bateria descer abaixo de certa tensão! isso também faz estragos! mais, a corrente de carga da bateria não é constante e quanto mais carregada estiver menos corrente aceita, daí o carregador!
existem lampadas solares que só usam um painel e uma bateria porque o painel nunca fornece energia a mais de modo a danificar a bateria, mas isso foi estudado antes da produção em série qual a melhor relação! na construção caseira tem que fazer você esse estudo! se tem um regulador e uma bateria e é essa que considera insuficiente porque não troca a bateria e mantém o regulador? porque este lhe limita a corrente a 0,7a quando o painel pode fornecer 4,5a, é isso?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

tem de ver a corrente máxima e a tensão máxima do painel e qual a que pode ser aceite pela bateria sem estragar! normalmente é 1/10 da potencia nominal! mas o regulador faz mais que isso pois também corta o circuito se a tensão da bateria descer abaixo de certa tensão! isso também faz estragos! mais, a corrente de carga da bateria não é constante e quanto mais carregada estiver menos corrente aceita, daí o carregador!
existem lampadas solares que só usam um painel e uma bateria porque o painel nunca fornece energia a mais de modo a danificar a bateria, mas isso foi estudado antes da produção em série qual a melhor relação! na construção caseira tem que fazer você esse estudo! se tem um regulador e uma bateria e é essa que considera insuficiente porque não troca a bateria e mantém o regulador? porque este lhe limita a corrente a 0,7a quando o painel pode fornecer 4,5a, é isso?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por marado »

ferra Escreveu:tem de ver a corrente máxima e a tensão máxima do painel e qual a que pode ser aceite pela bateria sem estragar! normalmente é 1/10 da potencia nominal! mas o regulador faz mais que isso pois também corta o circuito se a tensão da bateria descer abaixo de certa tensão! isso também faz estragos! mais, a corrente de carga da bateria não é constante e quanto mais carregada estiver menos corrente aceita, daí o carregador!
é exactamente essa a questão, quando não tenho pilhas nem telemóveis para carregar durante o dia estou a usar apenas uma pequena parte do que o painel me dá, mudar para uma bateria maior mantendo o regulador não ia dar porque ela nunca iria atingir a carga máxima...uma vez que a velocidade de carga continua a ser a mesma.

até já pensei em ligar 2 controladores ao mesmo painel.. assim carregava as duas lentamente.

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por marado »

ora por favor partilha, pois estou a pensar fazer o mesmo mas não com o "pau" pois tenho uma arrecadação e vou abrir uma janela para o exterior podendo aproveitar a luz que daí vem! assim carrega as pilhas e outros equipamentos que tenho por cá!
cá estao as fotos:
24-10-09_1132.jpg
24-10-09_1132.jpg (29.52 KiB) Visto 4037 vezes
02-11-09_1712.jpg
02-11-09_1712.jpg (5.2 KiB) Visto 4037 vezes
se tiver uma parede voltada ao sul, pense no mesmo sistema mas, ponha um suporte de antena de tv na parede, já pode apoiar o painel..
eu vivo no campo.. posso por onde quiser, na cidade já não é bem assim...

fazer uma coisa deste tipo só exige uma maquina de soldar e alguma experiência com a mesma

espero ter ajudado!

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

marado Escreveu:
se tiver uma parede voltada ao sul, pense no mesmo sistema mas, ponha um suporte de antena de tv na parede, já pode apoiar o painel..

fazer uma coisa deste tipo só exige uma maquina de soldar e alguma experiência com a mesma

espero ter ajudado!
é uma grande ajuda!
será porque o meu pequeno painel não carrega as baterias por não estar assim?
tenho-o em cima dum abrigo de madeira (tipo casa), inclinado, mas não apanha sol nenhum, por aí não bater o sol. aí só apanha a claridade (que produz energia mas não o suficiente para carregar), e chuva.
agora só tenho electricidade solar durante o dia; mal acabe o dia não há mais.
estou a ver que de inverno, electricidade solar, nikles!
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

mauri Escreveu:
marado Escreveu:

espero ter ajudado!
é uma grande ajuda!
será porque o meu pequeno painel não carrega as baterias por não estar assim?
tenho-o em cima dum abrigo de madeira (tipo casa), inclinado, mas não apanha sol nenhum, por aí não bater o sol. aí só apanha a claridade (que produz energia mas não o suficiente para carregar), e chuva.
agora só tenho electricidade solar durante o dia; mal acabe o dia não há mais.
estou a ver que de inverno, electricidade solar, nikles!
para produzir electricidade tem de incidir luz solar directamente nele, só a claridade não chega, vira-o bem para o sol das 12-14 horas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

jmal Escreveu:
para produzir electricidade tem de incidir luz solar directamente nele, só a claridade não chega, vira-o bem para o sol das 12-14 horas.[/quote]

boas!
é como disse, no meu quintal o sol não entra (outono e inverno). durante o dia, mal clareie o dia até escurecer, este pequeno painel produz electricidade (o controlador acende, o led de produção e o led de consumir) mas só para consumir, não chega para carregar as baterias. o painel que tenho para detecção de movimentos (tem 3 pilhas recarregáveis também acende o led, o que permite concluir que também carrega.
só se aproveitar a ideia do marado e fizer um pau ou poste e o colocar no quintal, o que será uma ideia a aproveitar e ver se chega ao sol, já que o sol não chega a ele!
.
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Geral”