Programa Energia Solar - Vulcano

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por system32 »

system32 Escreveu:atenção que nos ts's, como os depositos estão na horizontal, o efeito de extratificação é muito limitado. ou seja a temperatura nas varias partes do deposito rapidamente fica semelhante. mais uma vantagem dos cf.
recordo que apesar da electricidade por unidade, normalmente é mais barata, gasta-se mais enegia que no gas (ou diesel), pois no gas só aqueces o que gastas e quando gastas. na electricidade , mantens a agua no deposito quente. sempre com sol ou não quer gastas ou não! por isso continua a pensar que , para quem tem esquentador este é a melhor energia de apoio. quem tem de o comprar já tem de fazer contas...

e quanto à inclinação ser pouca, muitas veszes as pessoas não tem noção que é no inverno que as percas são maiores por causa da inclinação.
normalmente fala-se nas percas anuais e desvaloriza-se, mas no verão as percas sõ poucas e no inverno muitas( que é quendo percisamos mais), por isso insisti que as minhas placas ficassem com cerca de 40-45º (o meu telhado tem cerca de 30º)

e por isso ou não, o facto é que ainda não liguei a caldeira...

crohn Escreveu:concordo contigo. pelos resultados que tenho tido com o meu sistema, tambem chego à conclusão que não deverei gastar mais de uns 60eur/ano de electricidade.

embora o meu sistema não seja vulcano, é um rigsun ts200l, deixo aqui a minha experiência após alguns dias de chuva.

havendo um dia 2 dias nublados, na noite a seguir ao segundo dia, tenho que ligar o apoio eléctrico. devo dizer que gastei 22kw em cerca de uma semana. tudo em tarifa económica, o que dá mais ou menos 1.5eur. apercebi-me de uma pormenor que já desconfiava. a resisteência está a meio do depósito, assim como a sonda do termostáto, sendo assim, a resistência nunca aquece muito mais que meio depósito. começo a achar que, nestes dias de chuva, posso deixar a resistência ligada quase permanentemente, já que esta só aquece a metade superior do acumulador, se o sol abrir, aì sim, como o permutador é na base do acumulador, aquece a água a partir do fundo, se esta ao chegar à sonda já estiver a mais que a temperatura regulada, este nem sequer liga.

resumindo, com este pormenor da sonda a meio do acumulador, acho que o sistema ainda é mais adequado ao uso eléctrico. ficando similar a um acumulador com 2 permutadores, como já vi esquemas no forum para ligar solar e caldeiras ao mesmo acumulador.

outro detalhe acerca do meu sistema, está com 25º de inclinação, o sul é praticamente perfeito, logo uma perda de performance de cerca de 15% para esta altura do ano.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

não te esqueças de que a eficiência de uma resistência eléctrica é 100%, enquanto um esquentador é inferior. a vulcano tens uns novos que dizem 101%, não sei é o custo que isto tem em relação aos tradicionais.

em todo o caso, com uma diferença de 1000 euros, acho que não justifique as diferenças de eficiência entre os 2 tipos de montagem. isto ponderando só o consumo eléctrico, já para não falar em possiveis avarias (sondas, bombas de água, controlador....).

a unica vantagem que vejo nos cf é mesmo a questão estética. todas as outras, são completamente absorvidas pelo alto custo inicial.

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 22, 2009 10:26 pm

Mensagem por Shrek »

peço desculpa ao manuelcar se abri aqui um tema de discussão fora do tema do tópico.
andando um pouco para trás, descobri um outro tópico dedicado a este assunto "cf vs ts: rendimento no inverno" (acho que é assim).

se achares conveniente, podes p.f. mover estes posts sobre esta temática para o tópico devido?
embora já tenha algumas opiniões, acho que é um assunto interessante pricipalmente para quem ainda não se decidiu. e agora que se começa a aproximar o inverno há muito mais utilizadores a verificarem o comportamento dos seus sistemas e a poderem enriquecer a discussão com experiências reais.

obrigado.

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

cuidado com essa dos 1000€ a mais! não é tão simples:

é que o rendimentos não é igual: pelo menos na sonnenkraft, o cf(o meu) tem mais 50% de produção que o ts 300!!! (no vosso caso é 36%)

obviamente o ts vai necessitar de muito mais resistencia no inverno!

e resistencias com rendimento superior a 100% só se forem bombas de calor! senão é só 100% mesmo!! e nas caldeiras o rendimento é na casa dos 90 e tais procento!! não é por ai...

e finalmente:
para alem dos custos tambem temos a vertente ambiental não?

crohn Escreveu:não te esqueças de que a eficiência de uma resistência eléctrica é 100%, enquanto um esquentador é inferior. a vulcano tens uns novos que dizem 101%, não sei é o custo que isto tem em relação aos tradicionais.

em todo o caso, com uma diferença de 1000 euros, acho que não justifique as diferenças de eficiência entre os 2 tipos de montagem. isto ponderando só o consumo eléctrico, já para não falar em possiveis avarias (sondas, bombas de água, controlador....).

a unica vantagem que vejo nos cf é mesmo a questão estética. todas as outras, são completamente absorvidas pelo alto custo inicial.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

em relação à questão ambiental, estou de acordo. embora, segundo algumas previsões, cada vez mais a electricidade será produzida por energias renováveis.

os 101% referem-se a rendimentos de uma série de esquentadores da vulcano.

falas em gastar muito mais resistência no inverno. quanto é que achas que seja muito mais? já aqui mencionei que os meus gastos anuais rondarão os 60 eur. isto com dados que já disponho e considerendo gastar pelo menos o dobro do que já gastei.

acredito que, para já, não consigas quantificar a previsão de gastos em apoio. se calhar é melhor voltarmos a este assunto daqui a uns 6 meses.

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

crohn Escreveu:em relação à questão ambiental, estou de acordo. embora, segundo algumas previsões, cada vez mais a electricidade será produzida por energias renováveis.

falas em gastar muito mais resistência no inverno. quanto é que achas que seja muito mais? já aqui mencionei que os meus gastos anuais rondarão os 60 eur. isto com dados que já disponho e considerendo gastar pelo menos o dobro do que já gastei.

acredito que, para já, não consigas quantificar a previsão de gastos em apoio. se calhar é melhor voltarmos a este assunto daqui a uns 6 meses.
concordo! nada melhor que factos em vez de especulações

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Shrek »

system32 Escreveu:
crohn Escreveu:em relação à questão ambiental, estou de acordo. embora, segundo algumas previsões, cada vez mais a electricidade será produzida por energias renováveis.

concordo! nada melhor que factos em vez de especulações
concordamos todos com as questões ambientais (uns mais outros menos ) mas não podemos descurar a questão financeira que, principalmente nesta altura de crise, nos afecta mais ou menos a todos. e o que estamos a discutir é se compensará ou não financeiramente um cf versus um ts (comparando litragens iguais, a diferença situa-se nos 1250€ na solahart e em 1318€ na sonnenkraft e vulcano, só para citar alguns exemplos).
claro que é baseado em estimativas (se quiserem, especulação) mas não deixa de ser uma troca de opiniões, isto se não vierem participações de utilizadores com experiência de invernos anteriores, mas quem tem de optar sem ter conhecimento prático, tem de basear as suas escolhas em estimativas.

curiosamente, estamos a debater este assunto num tópico da vulcano e os 3 elementos mais intervenientes nem têm paineis desta marca. pelo que entendi, o system32 tem sonnenkraft, o crohn tem rigsun e eu tenho solahart...

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Mensagem por D'eu »

eu escolhi a solução da circulação forçada unicamente porquer o meu telhado não conseguia comportar outro tipo de solução. para além disso, acho que na arquitectura da minha casa o ts ficaria muito mal ... os olhos comem e um dia se tiver de vender a casa quem a comprar os seus olhos também vão comer. portanto, a diferença agora pode ser na ordem dos 1300€ mas no futuro numa venda podemos andar a falar noutros valores.
falo nesta questão arquitectonica porquer na região onde eu vivo existem ts montados e que ficaram esteticamente bem ... nem se dá por eles mesmo mas há outros que meu deus!! que aberração! então há uma montagem especial em que o dito ficou meio inclinado no meio do telhado que estragou completamente o traço da casa. uma casa que era linda!
não falemos só portanto de eficiência. há outras questões na matéria! porque se formos falar somente em eficiência claro que abater 1300€ de investimento é muito difícil ou, pelo menos, leva muitos anos.

a estratificação é outra boa questão. na realidade o facto de o depósito estar na vertical ajuda muito. se repararem quando começa-se a gastar água o termometro digital do controlador (em baixo do deposito) começa logo a diminuir na temperatura em quanto que o analógico (na parte superior) se mantem +- constante durante muito tempo. esta situação nos modelos ts não é tão evidente por causa do depósito estar na horizontal.

pode ser um investimento maior. mas se repararem bem e pagarem o sistema a crédito e fizerem as contas a diferença de preço na prestação não é assim tão grande.

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

a questão da estratificação é de primordial importância, a possibilidade de interligação com outros componentes, a facilidade de colocação de sondas adicionais são igualmente factores que podem vir a ter importância.
Porreiro, pá!

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

para terem ideia do fenomeno eu tenho uma sonda a 1/3 de altura do deposito, e outra (que eu pus) a 2/3 de altura.
já cheguei a ter 30º de diferença entre as duas durante durante 2 dias seguidos (os de chuva).
e mesmo quando a sonda a 2/3 de altura marcava 37º ainda se tomaram 2 banhos a mais de 40º, ou seja a temperatura no topo do deposito ainda seria bastante mais alta.

felizmente que o sol chegou...

manuelcar Escreveu:a questão da estratificação é de primordial importância, a possibilidade de interligação com outros componentes, a facilidade de colocação de sondas adicionais são igualmente factores que podem vir a ter importância.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

Porreiro, pá!

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Shrek »

d'eu Escreveu:eu escolhi a solução da circulação forçada unicamente porquer o meu telhado não conseguia comportar outro tipo de solução. para além disso, acho que na arquitectura da minha casa o ts ficaria muito mal ... os olhos comem e um dia se tiver de vender a casa quem a comprar os seus olhos também vão comer. portanto, a diferença agora pode ser na ordem dos 1300€ mas no futuro numa venda podemos andar a falar noutros valores.
falo nesta questão arquitectonica porquer na região onde eu vivo existem ts montados e que ficaram esteticamente bem ... nem se dá por eles mesmo mas há outros que meu deus!! que aberração! então há uma montagem especial em que o dito ficou meio inclinado no meio do telhado que estragou completamente o traço da casa. uma casa que era linda!
não falemos só portanto de eficiência. há outras questões na matéria! porque se formos falar somente em eficiência claro que abater 1300€ de investimento é muito difícil ou, pelo menos, leva muitos anos.

a estratificação é outra boa questão. na realidade o facto de o depósito estar na vertical ajuda muito. se repararem quando começa-se a gastar água o termometro digital do controlador (em baixo do deposito) começa logo a diminuir na temperatura em quanto que o analógico (na parte superior) se mantem +- constante durante muito tempo. esta situação nos modelos ts não é tão evidente por causa do depósito estar na horizontal.

pode ser um investimento maior. mas se repararem bem e pagarem o sistema a crédito e fizerem as contas a diferença de preço na prestação não é assim tão grande.

d'eu
manuelcar Escreveu:a questão da estratificação é de primordial importância, a possibilidade de interligação com outros componentes, a facilidade de colocação de sondas adicionais são igualmente factores que podem vir a ter importância.
manuelcar

completamente de acordo contigo e com o manuelcar quanto aos pontos levantados. foi excluindo esses pressupostos que iniciei esta questão, ou seja, o que pretendia era discutir se em igualdade de circunstâncias o adicional que se paga num cf justifica o ganho de rendimento. um incremento de preço de ~70% para um ganho de 30 a 40% parecia-me logo à partida desfavorável.
sobre a flexibilidade que permite um cf estamos e de acordo. sobre a viabilidade de instalação, também. sobre a estética, idem aspas...
aliás, em nome da estética, estou a perder algum rendimento porque "montei" os meus paineis sem estrutura elevatória (estão sobre e telhado a 25º) e sem correcção de orientação a sul (estão a 150º, mais próximo, portanto, de se). colocar um ts300l no telhado da frente da casa levantado a 40º e obliquo a este não iria ser muito bonito de se ver (deveria ficar algo semelhante à descrição que fazes no teu post "meio inclinado no meio do telhado..." da frente e obliquo a este, acrescento eu).

já agora, eu reactei esta discussão porque foi uma dúvida que tive durante o processo de escolha do sistema. para além da marca, pensa-se também no tipo. e à partida, olhando só para especificações e sem olhar aos preços, parece que a esolha será óbvia: cf. claro que quando se tem em consideração o preço, esta escolha já não é tão obvia... ou pelo menos obriga a fazer uns cálculos... ressalvando as devidas diferenças, parece-me uma decisão semelhante sobre o comprar carro a gasóleo ou gasolina.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

pois eu acho que as contas não estão muito rigorosas.
Porreiro, pá!

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

como achas que serão as contas feitas rigorosamente?

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

em centimos e kilowatts e é ainda necessário saber o custo financeiro da aquisição.
Porreiro, pá!

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm

Mensagem por A_mais »

uhhuuuuuuuu!!!!!! resolvido!!!!

podem acompanhar o processo neste post, mas esperei quase 2 meses que o processo passa-se para a vulcano.
efectivamente, confirma-se que a pmelink teve alguns problemas na resolução do meu caso em que eu fui o principal lesado (quer em tempo desperdiçado na tentativa de o solucionar quer em custos)

finalmente resolveram, acredito que, como se tem dito, têm muitos processo, mas como lhes disse varias vezes se melhorassem o feedback para os clientes, acho que tudo se poderia resolver de formas mais fluidas e eficaz

sinceramente, espero que tenha sido o ponto final, pois até já tive pesadelos com esta história....
ponto de carga 24h para quem precisar

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Shrek »

claro que as contas não estão rigorosas, nem o podiam estar baseadas apenas em estimativas. para isso seriam necessários dados reais e de preferência de sistemas na mesma zona geográfica e em condições de montagem (inclinação, orientação...) semelhantes.

para mim, centimos e kilowatts vai dar ao mesmo, ou seja, x centimos equivalem a y kilowatts ou x kilowatts equivalem a y centimos. tendo um deles consegue-se chegar ao outro sabendo o valor unitário do kw.
quanto ao custo financeiro de aquisição só se está a considerar o custo do equipamento para simplificar. p.e. o custo de manutenção dum cf, teoricamente, será mais elevado que um ts pois tem mais componentes electricos/electrónicos passiveis de avariar.

estavamos, portanto, numa extrapolação simples, com cálculos à "merceeiro" (sem qualquer desrespeito por esta classe) partindo duma diferença de 1.250€ de custo (caso do solahart).

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

boas,
qual a temperatura mais alta que viram nos vossos cf's??

é que o meu (de outrtas marca) não passa dos 60º porque está assim parametrizado e o instalador diz que é o que deve ser .... estranho.... o deposito aguenta 95º...não digo que se estique a corda... mas para ai uns 80º já dava mais margem de manobra numa sequencia de dias nublados ...

cumpr,
jb

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Mensagem por D'eu »

o meu eu programei-o para temperatura máxima de 70º. tens de alterar essa temperatura no menu do controlador porque vem predefinido de fábrica para 60º.
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

boas

em relação aos sistemas de apoio, pelo menos no meu caso, em casa somos 3, vou optar pelo ts 200l,
vou-lhe instalar um termometro no depósito, sei que é possivel. como 90% dos banhos são ao fim do dia, penso que para mim é melhor o apoio da resistência. chego a casa por volta das 17,30, os banhos são sempre depois das 19,00. nos dias em que haverá menos sol,a que temperatura estará a água do depósito?. 25-30 graus? para fazer chegar a água a 45º penso que não será necessário a resistência trabalhar mais de 1 h.

pelo contrário, se a água estiver muito fria, sei lá 10º,´se calhar é melhor usar o esquentador.

não tenho nenhuns calculos para isto, mas tenho uma experiência com uma bailarina.
quando é verão e a temp. da água ronda os 18-20º gasto meia duzia de cavacos para chegar aos 60º, mas, de inverno quando a temp. da água ronda os 10º e menos gasto o triplo da lenha.
quando ela é acesa todos os dias por vezes a água está a uns 35º basta uma pequena fogueira mara chegar aos 60º.
álém disso, o uso do esquentador é mais desconfortável, porque se quisermos pôr água morna a correr pouco ele acaba por se apagar. de vez em quando apercebo-me disso quando me toca a lavar a loiça, para não molhar tudo reduzo o caudal da água e para não me queimar tempero com fria, passado pouco tempo ele apaga-se. e tenho 2 esquentadores passa-se o mesmo com os dois, e são inteligentes. para isto não acontecer tenho de gastar mais água e mais gaz, tem de estar a trabalhar no maximo sem haver necessidade
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”