GPL - Acho que vale a pena

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

os carros de injecção não têm cheiro nenhum. o gás queima quase completamente. nota-se às vezes cheiro nos sistemas aspirados mais antigos em que a queima não é tão eficaz e também não se pode dizer que esses carros sejam assim tão amigos do ambiente.

Ana
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta out 06, 2006 12:28 am

Mensagem por Ana »

desculpem o lapso, mas os meus cheiravam "bué da mal".
afinal foi em 1994 que arranjei o primeiro.... será que foi na pré-história do gpl?
o tempo passa tão depressa, nem tinha dado conta.
ainda bem que melhoraram.
Ana

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

melhoraram bastante. com os sistemas de injecção sequencial de gás, se o carro não tiver o autocolante ninguém descobre com o nariz

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am

Mensagem por Sa »

boas
é verdade, com os novos sistemas de gpl nao se nota o cheiro, o meu de serviço ainda tem o sistema aspirado e sim tambem cheira, topa-se logo que a gpl, mas só em andamento. já vi muita coisa e ouvi em relaçao as multas ba bt, mas regra geral a maior parte deles nem liga ao autocolante, desde que esteja tudo legalizado, e um bocadinho de cortezia ao agente podem crer que passa.é calro que isto nao é valido para os parques fechados onde ai sim as multas doem muito.
nunca consegui perceber essa de quando o carro for mais velho ponho o gpl. nao pus no meu particular porque na altura perdia a garantia, será por isso?

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

pus o meu a gpl há 5 meses e tem pouco mais de um ano. que se lixe a garantia que basicamente é um esquema para nos obrigar a fazer as revisões na marca.

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

a questão dos parques fechados tem a ver com o monóxido de carbono (será?), mas 90% dos parques subterrâneos têm arejanento natural, ou forçado.. e os carros ditos normais, também emitem.. portugal deve ser um dos únicos países da europa que ainda usa o autocolante..
3º sócio novaenergia

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

não. os depósitos têm uma válvula de segurança que abre para o depósito não rebentar se houver uma dilatação do gás devido a por exemplo um aumento de temperatura anormal e o gás sai para o exterior, acumulando-se junto ao chão, por ser mais pesado que o ar. só que para haver um aumento de temperatura desses para fazer accionar a válvula, o depósito tem de estar cheio (depois de abastecer) e estacionado por exemplo ao sol. daí que não haja notícia de tal ter acontecido num parque subterrâneo.

Ana
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Ana »

o problema de se fazer experiências só em carros velhos é exactamente o da garantia e pode de facto fazer toda a diferença. há defeitos de origem e problemas com os produtos que compramos, não só os carros, que justificam plenamente não fazer alterações.

as pessoas, regra geral, é que não distinguem até onde têm o direito de exigir a reparação, a troca do produto ou mesmo a devolução do dinheiro pago, e acreditam em todas as claúsulas das garantias e nas conversas dos vendedores e produtores para se desresponsabilizarem.

proponho aos colegas e ao administrador que se introduza mesmo uma secção exclusiva sobre legislação para, quem quiser, ir colocando legislação e jurisprudência de forma organizada, por temas. assim permite-se uma mais fácil consulta posterior, sem ter de procurar posts dispersos.
posso tb enviar informação sobre como proceder, de uma maneira geral, directamente com estes problemas das garantias.
Ana

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

exactamente. por exemplo, mesmo que a marca queira tirar a garantia ao carro todo não deve, mas apenas aos componentes intervencionados (nomeadamente o motor) e ainda assim, em tribunal a ver vamos....
se outra parte do carro tiver um problema, a garantia continua válida, embora as marcas tentem dizer o contrário.
no meu caso, depois de passado um ano sem qualquer problema achei que tinha mais a ganhar do que a perder...mas isso depende de cada um.
agora a questão técnica:
não se deve esperar que o carro fique velho para meter gpl, porque o desgaste normal do motor a gasolina vai em parte ser preenchido com depósitos de carvão que disfarçam essas folgas. depois de o carro passar para gpl, nos primeiros 2000 ou 3000 km com um combustível mais limpo, esses depósitos vão ser removidos pelo óleo lubrificante e os problemas podem aparecer.

manuel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 08, 2006 2:45 am

Mensagem por manuel »

eu penso que é precisamente o inverso, quanto mais precoce o investimento melhor, senão é mais difícil obter retorno do investimento.

é claro que é preciso acautelar a garantia no principio, mas isso são 2 ou 3 anos, e eu ao fim do 2º ano já arriscava.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

isso não é o inverso do que eu disse, está de acordo, embora por razões diferentes.....

manuel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 08, 2006 2:45 am

Mensagem por manuel »

não era o inverso da tua opinião, mas sim da opinião geral do tópico.
cumps .

Guilhotina
Membro
Membro
Registado: quarta out 04, 2006 11:41 am

Mensagem por Guilhotina »

escalavardo Escreveu:a questão dos parques fechados tem a ver com o monóxido de carbono (será?), mas 90% dos parques subterrâneos têm arejanento natural, ou forçado.. e os carros ditos normais, também emitem.. portugal deve ser um dos únicos países da europa que ainda usa o autocolante..
talvez eu possa deixar aqui uma dica em relação ao gpl porque já tive 2 carros alterados no total de 400 000 km percorridos por mim nos 2 carros.
o estacionamento em locais fechados prende-se c/ a densidade do gpl que o torna + pesado do q o ar, e em vez de subir ele vai ficar depositado sob a forma de nuvem no solo. pondo de parte a questão das fugas porque eu sei q são instaladas várias valvulas de segurança, como sabemos uma queima a 100% do combustivel é praticamente impossivel e tornando-se a % de perdas ainda maior, qto + antigo for o carro e a instalação (para o melhorar teriamos que afinar a viatura em termos de ignição só para o gpl perdendo toda a versatilidade do carrro). agora imaginem não só um mas muitos carros a gpl a circularem num parque fechado?
podiamos correr o risco de um individuo atirar a sua barona para o chão e buumm !!!
para resolver esta questão, em frança os parques foram obrigados por lei a instalarem extractores no chão.

abrçs biopessoal

Ana
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Ana »

pelo q tb sei o motivo da proibição do gpl em parques fechados é exactamente esse.

quanto à idade do carro e á mudança para gpl há 1 diferença a ter em conta. o carro pode ser velho em idade e não ter muitos km, ou o inverso, ou ambos. para haver retorno económico convém que se mude o mais cedo melhor para haver poucos km mas a idade pode ser já alguma.

no meu caso fiz assim comprei carros, com grande bagageira, sem valor comercial (marcas pouco populares), batidos quase a sair do stand. depois ficaram algum tempo até serem vendidos porque não tinham procura. claro que ninguém gosta de ir comprar uma coisa com mau aspecto.
o primeiro tinha 3 anos e 2.000 km (dois mil km). os danos não eram muito graves mas muito aparatosos - o preço, incluindo reparação, foi uma pechincha.
comprei já para alterar, afinei para gpl, e andei com ele 180.000 km. pouco consumia gasolina pois o depósito era dos maiores e os percursos efectuados regularmente passavam por locais de abastecimento. tinha um ao lado da minha casa.
neste caso, a garantia já não era relevante.

agora imaginem um caso de defeito em que se pretende exigir a anulação do negócio e a devolução do preço pago. ou simplesmente a troca do veículo por outro equivalente. torna muito mais dificil.

não há uma solução global, cada caso é único devendo ponderar-se os pros e contras.
Ana

Brandara
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm

Mensagem por Brandara »

a minha experiência com gpl não é das melhores, já tive dois carros aos quais mandei instalar o sistema de gpl, no primeiro (citroen bx) passado pouco tempo fiquei sem travões e sem suspenção... no segundo que tive (rover 820 ti) gripou-me o motor devido a se soltar um tubo de refrigeração, por muito que tentasse não consegui responsabilizar os instaladores... os quais acho serem os responsáveis destas anomalias.

escalavardo
Staff Member
Staff Member

o que tem a ver a perda de travões e de suspenção com a instalação de gpl?

realmente fiquei esclarecido sobre a razão da proibição dos parques subterrâneos.

mas aqui perto na zona onde moro há muitos kosovares e os mesmos têm por hábito ir roubar gasolina e gasóleo aos carros. com um berbequim portátil fazem um furo por baixo do depósito e roubam a gasolina. claro que não roubam toda para o dono não desconfiar, e tapam o buraco com um pau.

ora acontece que os donos dos carros sem saberem, circulam assim e por vezes o tal pau solta-se e lá vão espalhando combustível durante bastante tempo..

ora se vão estacionar num parque subterrâneo, fica uma poça debaixo do carro, e no caso do diesel, basta alguém atirar uma beata e pum..

same problem que o gpl...
3º sócio novaenergia

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

creio que os primeiros sistemas a gpl mandavam bastante gas sem estar queimado pelo escape daí a proibição da circulação em parques fechados no entanto creio que tal já não acontece!

creio que não estou errado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Brandara
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Brandara »

escalavardo Escreveu:o que tem a ver a perda de travões e de suspenção com a instalação de gpl?
no citroen bx o sistema de travagem e suspensão utilizam o mesmo circuito e o mesmo óleo

escalavardo
Staff Member
Staff Member

brandara, estou a perguntar isso, porque no que toca à instalação de kits de gpl sou completo ignorante..

explica lá bem o que tem a ver o kit com o óleo dos travões e da suspensão..
3º sócio novaenergia

Brandara
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Brandara »

escalavardo, também não percebo de instalações de kits de gpl, o que se passou foi ter problemas no sistema de travagem e na suspensão pouco depois de ter mandado instalar o kit.

Responder

Voltar para “Geral”