Programa Energia Solar - Solahart

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Cidadão Contribuinte
Novo membro
Novo membro
Registado: terça nov 03, 2009 12:35 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Cidadão Contribuinte »

boas tardes,

estou a pensar adquirir um sistema solahart 302 kf, mas dúvidas crescem...

depois de esclarecer algumas dúvidas com este tópico (obrigado a todos!!) e junto de vários amigos que já têm um sistema deste instalado, continuo com dúvidas em relação à...digal e ao próprio programa, passo a expor;

se este programa refere que "é uma solução de chave na mão" como é que podem cobrar extras?!?!? foi esta solução que o nosso governo criou??! permitiu que alguns importadores cobrem extras?!!? ou melhor, que apresentem soluções que não são de chave na mão. a mim soa-me a publicidade enganosa e desleal para com outras marcas.

1. a estrutura metálica está incluída no preço final, no entanto a minha casa não necessita da referida estrutura, será reembolsado o valor ou fico com a estrutura uma vez que está incluída no preço final?

posso fazer algum acordo directo com a digal para reduzir os custos dos "extras"?
(os meus amigos informaram-me que lhes foi colocada a questão da necessidade ou não da estrutura pelo técnico, mas mais nada foi acrescentado...)

2. a válvula termoestática é obrigatória por lei ou não?

caso não seja obrigado por lei a "constar" da instalação solar, deve ou não como segurança ser instalada?

(é que os fabricantes de carros também não são obrigados por lei a declarar que um determinado carro tem ou não travões....tb não é por isso que deixam de os instalar...)

3. módulo solar vs resistência eléctrica.

amigos meus, após efectuarem o contracto com a opção do módulo solar referem que receberam telefonemas da digal a informar que já não forneciam essa solução devido ao perigo de explosão ?!?! no entanto mais nenhuma marca menciona esse perigo...antes pelo contrário...será que explodiu mesmo algum equipamento da solahart?...há algum fundamento técnico?

peço desculpa por mencionar algumas marcas mas como já as vi mencionadas penso que não violo nehuma lei do forum.

obrigado a todos!

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 22, 2009 10:26 pm

Mensagem por Shrek »

boas, cidadão contribuinte. respondo-te ao que sei.

1. a estrutura standard está incluída no preço. no entanto, se não precisares dela não ficas com ela nem te é devolvido nada. o instalador faz um relatório de instalação em que menciona a instalação ou não da estrutura. se ela não for instalada mas tiver sido encomendada/entregue o instalador tem de a devolver à digal.
2. a válvula termostática não é obrigatória por lei, no entanto, existem algumas marcas que a incluem nos seus sistemas.
faz parte das boas práticas a sua instalação por vários motivos que podes encontrar aqui no forum.
quanto aos carros e travões, ressalvando as devidas diferenças, eu compararia antes com o abs. embora se saiba que optimiza a travagem em situações de emergência, nem todos os modelos/marcas o trazem de base. as que pretendem implantação no mercado são as primeiras a incluir de base estes "extras". as que já estão consolidadas...
sou, contudo, a favor de que este componente essencial deveria ser incluído no kit base.
3. não sei se algum solahart já explodiu pela utilização do módulo solar nem se há fundamento técnico. o que é certo é que a solahart deixou de fazer instalação dos seus sistemas com este módulo. isto nunca me preocupou pois decidi pela resistência desde o início. pelo que podes encontrar neste fórum e confirmar com o teu instalador há outras formas de dar a volta à questão...

finalmente, quanto à "chave na mão", "publicidade enganosa", tens por aqui outros tópicos sobre isso. concerteza que "esta solução que o nosso governo criou" terá as suas virtudes e defeitos mas se calhar foi o que permitiu que tu, eu e muitos outros optassem pela instalação de paineis solares contribuindo de modo decisivo para um ambiente melhor para todos. conclusões, cada um que tire as suas...

vulturus
Membro
Membro
Registado: quarta mar 25, 2009 2:54 pm

Mensagem por vulturus »

bem hoje foi o primeiro dia em que tive que ligar o meu sistema de apoio pois os painéis já só me davam a água a 30º.
continuo satisfeito com a aquisição... venha de lá o sol

Sol da Meia-Noite
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo nov 01, 2009 5:50 pm

Mensagem por Sol da Meia-Noite »

berto Escreveu:
sol da meia-noite Escreveu:
corrijam-me se eu estiver enganado, mas só estes 3 modelos são comparticipados pelo estado, certo?

ou seja, se nós quiséssemos comprar à digal um solahart 302kf versão freeheat (tanque especial com garantia de 10 anos - conferir aqui: http://www.digal.pt/digal_p/freeheat.htm) o estado não nos daria os 1641.7€, correcto?
sim,ta correcto...so esses 3 modelos estao no programa do estado.
obrigado!

outra pergunta: o modelo kf é circuito fechado, mas quando estamos a puxar água quente numa qualquer torneira, não estamos a fazer circular a água fria pelo tanque arrefecendo o "trabalho" que o sol teve durante o dia?

tomei um banho já de noite, e no princípio a água estava ainda quente, depois foi arrefecendo, arrefecendo. passados 15 minutos, no fim do banho, a água já estava fresca. daqui a umas semanas há-de ser insuportável a não ser que ligue a parte eléctrica e aí... lá vai a factura da edp por aí acima e a teoria do ambiente.

acaba por ser um bocado frustrante, pois tomo sempre banho à noite ou de manhã. tomar banho a meio do dia, só se for no fim-de-semana.

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Shrek »

sobre a questão da regulação da temperatura das resistências nos solahart, descobri no site da solahart uns dados interessantes. com a regulação que vem por defeito para 60º, a resistência "trabalha" do seguinte modo:
- liga-se aos 57º (ou abaixo) e aquece até aos 67º, trabalhando, portanto, com um diferencial de 10º.

presumo que como a minha está regulada para os 50º, se ligue aos 47º e desligue aos 57º...

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

tomei um banho já de noite, e no princípio a água estava ainda quente, depois foi arrefecendo, arrefecendo. passados 15 minutos, no fim do banho, a água já estava fresca. daqui a umas semanas há-de ser insuportável a não ser que ligue a parte eléctrica e aí... lá vai a factura da edp por aí acima e a teoria do ambiente.
não me parece que os cálculos normais incluam duches de 15 minutos. nesse caso o sistema deve ser sobredimensionado.
Porreiro, pá!

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

boas.

ontem senti a necessidade de ligar o apoio pela primeira vez, uma vez que a água saia tépida, sendo o suficiente para tomar banho, mas não era a ideal. programei o relógio para ligar a resistência entre as 5 e as 7 da manhã para aproveitar a tarifa bi-horária. hoje de manhã, após quatro banhos, ainda era necessário misturar alguma água fria para ter a temperatura ideal.

cumprimentos.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

sim, de tépida a quente vai pouca coisa. por isso o solar térmico funciona o ano inteiro.
Porreiro, pá!

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

manuelcar Escreveu:
não me parece que os cálculos normais incluam duches de 15 minutos. nesse caso o sistema deve ser sobredimensionado.
vamos lá ouvir esse grande ecologista hugo chavez
duche de 3 minutos e já chega
assim não vais ter problemas de a água arrefecer...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Shrek »

finalmente um dia de sol como já não se via à quase 1 mês

pode ser que hoje a resistência tenha descanso...

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

shrek Escreveu:finalmente um dia de sol como já não se via à quase 1 mês

a mim só ontem e antes de ontem é que arrancou o esquentador!
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Shrek »

system32 Escreveu:
shrek Escreveu:finalmente um dia de sol como já não se via à quase 1 mês

a mim só ontem e antes de ontem é que arrancou o esquentador!
pois... mas tu tens, na minha opinião, o melhor cf do programa.

mas também não me posso queixar muito do meu ts solahart... desde 15-out (data da instalação) até hoje, gastei 5,35€ de apoio eléctrico.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

qual é a tua zona system32?

no meu caso tambem já gastei cerca de 90kw/h desde que as chuvas começaram. o que dá, mais ou menos uns 6eur. portanto estou mais ou menos como o shrek.

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

sou de oeiras!
e tenho os paineis montados a > 45º e o deposito logo por baixo, ou seja com pouca tubagem/percas e tudo bem isolado.

não é que o vosso custo tenha sido muito!
é mais uma questão ecologica mesmo!!

já agora: montei este verão um sistema de aquecimento com ac e estou a ver que vou gastar entre 30€ e 50€ por mes(durante os meses de inverno) numa vivenda bastante grande, mas com janelas boas, e ainda não coloquei o revestimento exterior tipo "capotto"!
não está nada mau

crohn Escreveu:qual é a tua zona system32?

no meu caso tambem já gastei cerca de 90kw/h desde que as chuvas começaram. o que dá, mais ou menos uns 6eur. portanto estou mais ou menos como o shrek.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

system32 Escreveu: já agora: montei este verão um sistema de aquecimento com ac e estou a ver que vou gastar entre 30€ e 50€ por mes(durante os meses de inverno) numa vivenda bastante grande, mas com janelas boas, e ainda não coloquei o revestimento exterior tipo "capotto"!
boas
pode ser mais especifico? como chegou a esse valor, quais os horarios de funcionamento, potencia do equipamento... enfim, tudo o que julgar util.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

ferra Escreveu:
system32 Escreveu: já agora: montei este verão um sistema de aquecimento com ac e estou a ver que vou gastar entre 30€ e 50€ por mes(durante os meses de inverno) numa vivenda bastante grande, mas com janelas boas, e ainda não coloquei o revestimento exterior tipo "capotto"!
boas
pode ser mais especifico? como chegou a esse valor, quais os horarios de funcionamento, potencia do equipamento... enfim, tudo o que julgar util.

boas querem contas? aqui vão:
3 quartos(incluindo 1 uma suite) uma sala grande. aquece tambem, indirectamente, uma cozinha uma escada, dois halls e duas wc's (e aquece mesmo). variação mxima em toda a casa 20º +-1º (excepto sotão tem comunicação aberta e que por enquanto, nem está isolado no tecto( só tem placa com telha assentes
ac mitsubishi 9kbtux3 + 12k btu, 14h diarias, tarifa bi-horaria semanal: ligar às 6/7h, desligar às 8/9h. 4 horas de tarifa normal, 0,1223€/kwh e 10h a 0,0663€.

consumo medido entre 3,8 a 5,8 a., ou seja 847w a 1334w. media +-1000w

4x 0.1223 + 10*.0663 = 1.15€ / dia

1.15€ * 30 dias = 35€ mensal

acredito que mais no pino do inverno isto aumente mais, mas tambem por enquanto o isolamento da casa não é nada de especial, tirando as janelas que são boas( aluminio de abrir com corte termico , cujos estores termicos são fechados à noite (quase todos)!

tenho ainda ac no sotão, mas apenas é ocasionalmente ligado! previ mais 3 pontos de pré instalação ac, mas para já não me parece necessario

espero que estejam esclarecidos!

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

a permuta do ac é ar não é? são quantos ac's? 3x9kbtu's e 1x12kbtu's? vamos ver com temperaturas baixas o consumo disso.

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

não percebi!

o que tenho é tubagens de gas metidas nas paredes e as unidades externas escondidas em pontos estretegicos.

é um 9k e um split triplo de 18k.

crohn Escreveu:a permuta do ac é ar não é? são quantos ac's? 3x9kbtu's e 1x12kbtu's? vamos ver com temperaturas baixas o consumo disso.

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Shrek »

system32 Escreveu:sou de oeiras!
e tenho os paineis montados a > 45º e o deposito logo por baixo, ou seja com pouca tubagem/percas e tudo bem isolado.

já agora: montei este verão um sistema de aquecimento com ac e estou a ver que vou gastar entre 30€ e 50€ por mes(durante os meses de inverno) numa vivenda bastante grande, mas com janelas boas, e ainda não coloquei o revestimento exterior tipo "capotto"!
não está nada mau

pois... morar mais a sul também ajuda. eu sou de gondomar (valentimloureiroland )
mas não podes esquecer o consumo do grupo de controlo e bomba circuladora. li num catálogo da velux que o sistema cf deles gasta cerca de 30€ por ano (2,5€/mês). não sei se o teu será idêntico...
para já, aponto as minhas estimativas de consumo de apoio eléctrico entre 50 e 70€/ano mas só depois do inverno é que se sabe ao certo (prognósticos, só no fim do jogo )

já agora, também montei há 3 anos um sistema de ac da mitsubishi electric e estou muito satisfeito. tem 2 unidades exteriores para 4 interiores.

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

a mim disseram-me 10€ por ano! mas realmente não medi!

mas tambem dependerá so sol, pois se no verão trabalha 1 ou duas horas e aquece o deposito, no inverno e sem sol nem arranca!

shrek Escreveu:
system32 Escreveu:sou de oeiras!

não está nada mau

pois... morar mais a sul também ajuda. eu sou de gondomar (valentimloureiroland )
mas não podes esquecer o consumo do grupo de controlo e bomba circuladora. li num catálogo da velux que o sistema cf deles gasta cerca de 30€ por ano (2,5€/mês). não sei se o teu será idêntico...
para já, aponto as minhas estimativas de consumo de apoio eléctrico entre 50 e 70€/ano mas só depois do inverno é que se sabe ao certo (prognósticos, só no fim do jogo )

já agora, também montei há 3 anos um sistema de ac da mitsubishi electric e estou muito satisfeito. tem 2 unidades exteriores para 4 interiores.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”