Comparativos gasolina/eléctrico

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por O_volt »

olá pessoal,
convidou-vos a colocar neste tópico todos os comparativos que encontrarem a nível mundial entre veículos a gasolina e eléctricos.

aqui vai o primeiro,
http://www.scooter-station.com/comparat ... ctrix.html
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por serges »

para quem leu e percebeu foi a primeira vez que vi um comparativo decente digno desse nome, mas no entanto existe uma variável que se esqueceram o utilizador, pois cada um tem a sua despesa com a mota independente dos kms que faça pois a mota gasta mais em 10km feitos do que em 100km seguidos...

cada cabeça sua sentença!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

basta-me ver esta parte para nao gostar muito:
vectrix honda
prix d’achat 8 990 € ! 6 000 €
révisions/pièces 15 €/6 mois
soit 90 € pour 3 ans 465,29 € pour 3 ans !
recharge électrique 0,5 €/ 50 km
soit 180 € pour 3 ans conso moy 4 l/100 km
soit 1152 € pour 3 ans !
coût total 9260 € pour 3 ans 7617,29 € pour 3 ans
segundo eles, uma pessoa faz 6 mil kms por ano... eu faço 18 mil soh no caminho diario (3 vezes mais).
considerando o meu caso, fazendo a comparaçao baseada nos valores deles (eh preciso multiplicar os valores por 3), resulta o seguinte:
vectrix honda
8990 6000
270 1395,87
540 3456
9800 10851,87
a moto a gasolina sai 1050 euros mais cara ao fim de 3 anos.

ps: o ponto de viragem (onde a electrica passa a ser mais barata que a outra) eh aos 40 mil kms. (a meio do tempo de garantia das baterias)
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

volt, como eu disse existe uma variável, o utilizador!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

serges Escreveu:volt, como eu disse existe uma variável, o utilizador!
exacto... e eu concordei. .

eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm

Mensagem por eucurto »

eu estou com algumas duvidas....

pelas minhas contas não sei se me compensa uma eléctrica para o uso que vou dar.
talvez me possam ajudar.

só vou utilizar a mota quando não chove. não faço ideia qts dias de chuva temos por ano mas penso que deverá andar por 1/3.
percurso de 40 km/dia em plano.

então 1/3 de chuva dá 240 dias de sol.
240 x 40km = 9600km por ano
9600km numa fumarenta 125cc a gastar 3,3litros/100km dá 364€ por ano + mais 100€ para manutenções = 464€
9600km a pilhas a gastar 50centimos/100km dá 48€ por ano + manutenções supostamente inexistentes.

temos uma diferença de custo anual de circulação de 416€.

o problema é que a fumarenta (sym orbit 125) custa 1500€ enquanto que uma a pilhas de performance idêntica (sw bm gti) custa já com desconto no irs 3000€, e só me refiro a velocidade máxima e aceleração, pois a autonomia não será problema uma vez que 50km/carga chega bem. existe a opção de baterias de gel que põe a mota nos 2100€, bastante mais interessante mas as baterias de gel à beira das de lítio parece que ficam mt atrás.. ouço dizer..

ora 1500€ de gasolina dá para eu andar 3,6 anos até ficarem ao mesmo preço... em 3,6 anos tanta coisa muda...

digam de vossa justiça o que pensam.

obrigado
troll
Última edição por jmal em quarta nov 04, 2009 7:21 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Valores do calculo incorrectos, a pedido do user.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

muito se pode falar em custos, e no exemplo que dás está a faltar as despesas de averbamento que numa scooter destas a gasolina pode facilmente chegar aos 300 euros, numa eléctrica fica-se pelos 30 euros.

de qualquer maneira devo salientar que não se pode apenas comparar custos, existem outros factores que determinam a escolha, e não tenho dúvida que se experimentares algumas eléctricas que andem por ai no mercado, deixas de ligar a esses custos (que devem andar muito próximos) para trás e começarás a dar mais importância ao "bichinho eléctrico".

Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

em portugal, se só considerares motivos económicos, ainda não compensa comprar uma eléctrica, pelo menos para uma utilização normal, os preços praticados e lucros actuais abrem espaço para concorrência, e quando ela existir, os preços irão baixar.

se não te importares em comprar um ciclomotor, tens a flash 2000 com baterias de lítio.

http://www.batlight.pt/scooters/flash%202000.htm

2.475€x0,7=1.732,5€

acho que o preço actual ideal para vender scooters eléctricas seria de 2653€, que é o valor mínimo que possibilita receber o valor máximo de reembolso no irs (796/0,3=2653).

uma scooter eléctrica vendida por 2653€, ficava a 1857€ para o cliente, a contar com o reembolso de 30% no irs.

com o tempo os importadores vão começar a fazer importações em maior quantidade, o que vai permitir comprarem mais barato e consequentemente também vender mais barato, actualmente a ideia que tenho, é que ainda há algum receio, ou falta de capital, para investir a 100% neste mercado, os importadores só fazem as encomendas às "mijinhas" e depois de terem o dinheiro adiantado dos clientes interessados.

também considero o bm gti da swenergy o motociclo mais interessante do momento pela melhor relação qualidade/preço em relação aos restantes, mas podia ser ainda melhor.

os importadores deviam unir esforços em vez de se andarem a insultar uns aos outros, e construir um lobby forte para os veículos eléctricos, com o apoio da edp, que também só tem a ganhar com isso, para começar podiam fazer pressão para o governo português aumentar o reembolso no irs de 796€ para os 940€ que se pratica em espanha...

abraços!
Última edição por BE-COOL em quarta nov 04, 2009 4:29 pm, editado 1 vez no total.
PushEVs.com

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

uma correcção
240x40= 9600km ano

segundo os utilizadores do site maxiscootersportugal o consumo dessa scooter anda pelos 3,3l

as manutenção: ao fim de 1000km tens uma manutençao que custa entre os 20 e os 30€, depende do stand. as restantes sao com intervalos de 4000km com um custo minimo de 20€

agora refaz as contas

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Mensagem por uggabugga »

o jmal já tocou no ponto que me parece o mais importante: o “bichinho do eléctrico”
mas mesmo em questão de contas e, para simplificar, tens duas hipóteses:
compras a “fumarenta” ou compras a eléctrica. seja qual for a opção que tomares, daqui a 4,8 anos tens exactamente o mesmo dinheiro gasto. e nessa altura qual é a opção que terá sido melhor para ti? se for para a manteres preferes ter optado por qual: por uma que nessa altura continuará a gastar 3 litros aos 100, sabendo que se recuperarmos da crise o preço do petróleo não vai ficar por aqui, ou por uma que gastará 4 kw aos 100? claro que a electricidade nessa altura também será mais cara mas estamos a falar de valores completamente diferentes…
também é verdade que em 5 anos muita coisa muda… mas, e se resolveres vendê-la nessa altura, qual é que achas que valerá mais?
se entretanto começares a gostar de andar à chuva (e posso-te garantir que te habituas depressa desde que tenhas um bom equipamento), as contas podem, ainda, ser substancialmente alteradas…
mas, normalmente, limitamo-nos a fazer contas e não valorizamos muito o facto de podermos ter qualquer coisa de “diferente” enquanto o é… (claro que “diferente” não é a palavra que deveria ser usada aqui, mas não me ocorre outra).
o peso a atribuir a esse factor variará de pessoa para pessoa, mas terá certamente alguma importância, para qualquer um de nós, o facto de sentirmos que estamos a contribuir para mudar qualquer coisa.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

e esqueci-me de outra, com uma a gasolina qualquer desculpa serve para a deixar em casa, com uma eléctrica não é bem assim....
Cumps Inovadores

eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm

Mensagem por eucurto »

marcopns Escreveu:uma correcção
240x40= 9600km ano

segundo os utilizadores do site maxiscootersportugal o consumo dessa scooter anda pelos 3,3l

as manutenção: ao fim de 1000km tens uma manutençao que custa entre os 20 e os 30€, depende do stand. as restantes sao com intervalos de 4000km com um custo minimo de 20€

agora refaz as contas
tens razão.. por favor alguém que possa que me edite o valor... 8000 para 9600!

sim é verdade, eu como defensor das energias alternativas por tudo que envolve o crude e o crime para o planeta de facto não sinto outra tentação que não seja a eléctrica. mas concordo com o que alguém aqui disse sobre os preços ainda altos das eléctricas porque o cliente típico olha para o preço de compra e não para o futuro.

outro factor que me levanta questões é durante quantos kms as baterias vão manter a autonomia inicial. e gostava de ouvir sobre as diferenças das de gel para as de lítio. tanto em longevidade como no desempenho da mota.

será que quando atingir os tais 4,8 anos, que com as contas refeitas já deverão ser só 4 anos, ou seja, 38400km as baterias estarão ainda em forma? seja de gel ou lítio.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

com esses kms todos ja deves ir para o terceiro pack de chumbo. em relação ao litio, embora nao haja experiencia em ves penso que ha experiencia noutras actividades igualmente exigentes como por exemplo o modelismo, que nos permite ser optimistas e esperar uma duração muito elevada. a unica certeza que temos é que na scooter ci, ao fim desses kms, ja trocamos metade das peças do motor e da caixa de velocidades

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

be-cool Escreveu:em portugal, se só considerares motivos económicos, ainda não compensa comprar uma eléctrica, pelo menos para uma utilização normal (...)
oh be-cool... nao consigo compreender esta frase... serah que eu nao dou um uso normal ah minha moto? eu faço entre 1500 a 2000 kms por mes. gastava cerca de 130 a 150 euros em gasolina. de leasing (sem entrada) pago 105 euros por mes pela vectrix (que eh a mais cara) e nem sequer tive de vender a outra mota ou o carro...

bom, sejamos realistas... quanto custa neste momento fazer um leasing para comprar uma electrica de 3 mil euros?
- 44,08€ (fiz uma simulaçao a 60 meses, sem entrada, com o valor da euribor ah media do ultimo mes e com spread de 1,5%).
e se fosse 4 mil euros?
- 58,77€.
e se a euribor der na maluca, voltar aos 3% e eu nao re-negociar o spread?
- 46,32€ e 61,76€ respectivamente.

eh muito?

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

volt estás a comparar uma moto eléctrica com um carro a gasolina, não é uma comparação lá muito justa. se comparares com uma moto a gasolina, vais ver que economicamente só compensa após muitos milhares de quilómetros, tantos quilómetros que a moto já deve estar toda partida nessa altura. há pessoas que não se importam de andar de moto com mau tempo, eu não acho lá muita piada, nem acho seguro. comparemos carros com carros, e motos com motos.

de qualquer forma é uma questão de tempo, eu continuo preferir andar de transportes públicos no dia a dia, e no fim de semana quando preciso usar o carro, do que comprar um motociclo a gasolina. de momento um motociclo eléctrico tem muitas vantagens sobre os de combustão interna, mas a economia para um uso normal e moderado, não é uma delas.

até lá vou esperar que o bm gti baixe dos 3.720€ para os 3.000€, já faltou mais.

ideal era um motociclo com baterias de litio a 2653€, pela razão que já referi. nessa altura só não compra quem tem preconceitos contra os veículos eléctricos, porque terão todas as vantagens, incluindo a economia.

abraços!
PushEVs.com

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

a comparação do volt é com uma suzuki hayabusa... acho eu

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

marcopns Escreveu:a comparação do volt é com uma suzuki hayabusa... acho eu
exactamente... a "conversa" dos 130 a 150 euros era a contar com uma busa, que gasta 5 a 5.5 litros aos 100. mas ateh se pode comparar com uma dessas chinocas ******* que ao fim de 50 mil kms jah gastam mais oleo que gasolina... a electrica ganha sempre.
vamos imaginar os seguintes cenarios:
o tipo 1 compra uma mota a gasolina que custa 1500 euros. faz 50 mil kms. fez 8 revisoes (de 6 em 6 mil kms) a 100 euros cada (estou a arredondar "pra baixo"). 2300 euros. com gasolina a 1,3 o litro e gastando 4 litros aos 100, fica 5,2 euros a cada 100 kms, ou seja, 2600 euros os 50 mil. 4900 euros. nem vou acrescentar os impostos...
o tipo 2 compra uma mota electrica que custa 4 mil euros. faz 50 mil kms. imaginemos as mesmas 8 revisoes a 15 euros cada (estou a arredondar "pra cima"). 4120 euros. se gastar 0,5 euros a cada 100 kms, sao 250 euros em 50 mil. 4370 euros. nem sequer vou aqui colocar o retorno do irs... conseguem fazer as contas?

edit: retirei uma palavra que estava "idioticamente" mal colocada.
Última edição por Volt em quarta nov 04, 2009 8:52 pm, editado 1 vez no total.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

volt Escreveu:
marcopns Escreveu:a comparação do volt é com uma suzuki hayabusa... acho eu
exactamente... a "conversa" dos 130 a 150 euros era a contar com uma busa, que gasta 5 a 5.5 litros aos 100. mas ateh se pode comparar com uma dessas chinocas electricas que ao fim de 50 mil kms jah gastam mais oleo que gasolina... a electrica ganha sempre.
vamos imaginar os seguintes cenarios:
o tipo 1 compra uma mota a gasolina que custa 1500 euros. faz 50 mil kms. fez 8 revisoes (de 6 em 6 mil kms) a 100 euros cada (estou a arredondar "pra baixo"). 2300 euros. com gasolina a 1,3 o litro e gastando 4 litros aos 100, fica 5,2 euros a cada 100 kms, ou seja, 2600 euros os 50 mil. 4900 euros. nem vou acrescentar os impostos...
o tipo 2 compra uma mota electrica que custa 4 mil euros. faz 50 mil kms. imaginemos as mesmas 8 revisoes a 15 euros cada (estou a arredondar "pra cima"). 4120 euros. se gastar 0,5 euros a cada 100 kms, sao 250 euros em 50 mil. 4370 euros. nem sequer vou aqui colocar o retorno do irs... conseguem fazer as contas?

volt, as chinocas eléctricas não gastam óleo, esquece, todos percebemos o que querias dizer.

50 mil kms, era bom era, tenho um vizinho que tem uma keeway com 300 kms, com quase 2 anos (portanto aqui está a minha teoria a funcionar) e espreitei por baixo do motor e aquilo já derrama óleo como tudo.
Cumps Inovadores

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu:volt, as chinocas eléctricas não gastam óleo, esquece, todos percebemos o que querias dizer.

50 mil kms, era bom era, tenho um vizinho que tem uma keeway com 300 kms, com quase 2 anos (portanto aqui está a minha teoria a funcionar) e espreitei por baixo do motor e aquilo já derrama óleo como tudo.
errrrr. nem oleo, nem gasolina... estava mesmo a falar de "motociclos" chineses a gasolina... a palavra "electrica", nessa frase, estava a mais...

sabes como eh... jah estamos no fim do dia... o tico jah dorme e o teco boceja. .

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

bem essas contas, com esse consumo também davam para um carro. de resto, apesar de continuar a achar que os preços estão inflacionados, também acho que agora comprar um veículo a combustão interna só serve se formos coleccionadores e gostarmos de antiguidades...

offtopic: vejam a dica da semana do lidl, está lá um artigo sobre o leaf, e uma entrevista a um membro do fórum.
PushEVs.com

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”