Opiniões.... Compensa ou não??

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
Nuno Saraiva
Membro
Membro
Registado: terça jul 21, 2009 3:29 pm

Opiniões.... Compensa ou não??

Mensagem por Nuno Saraiva »

boas,

tenho-me interessado pelas matérias referentes às energias renováveis e, desse modo, venho pedir a opinião de quem lida com elas à mais tempo, se os painéis fv compensam como se diz ou se, mais ou menos?
ainda ontem tive a opurtunidade de ver um filme da national geographic onde referiam que o fv não era rentável em larga escala.... como assim???? e em pequena é???????

espero não estar a aborrecer-vos com estas dúvidas....

um abraço,

nuno saraiva

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Opiniões.... Compensa ou não??

Mensagem por jmal »

quanto a mim, o compensar ou não dependerá sempre da avaliação energética num futuro próximo, ou seja, calculando a viabilidade económica no futuro a preços actuais nunca compensará, dou um exemplo, se a energia fóssil aumentar de preço, os painéis também vão aumentar, não pelo custo que têm a mais devido ao aumento da energia utilizada para os fabricar, mas devido ao mercado em si, portanto numa situação destas compensará de certeza.

não estou de maneira nenhuma a discordar do que quer que seja, mas apenas a dar-vos o pensamento que me saiu quando li este e outros tópicos sobre o assunto.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

nuno saraiva Escreveu:boas,

tenho-me interessado pelas matérias referentes às energias renováveis e, desse modo, venho pedir a opinião de quem lida com elas à mais tempo, se os painéis fv compensam como se diz ou se, mais ou menos?
ainda ontem tive a opurtunidade de ver um filme da national geographic onde referiam que o fv não era rentável em larga escala.... como assim???? e em pequena é???????

espero não estar a aborrecer-vos com estas dúvidas....

um abraço,

nuno saraiva
em minha opinião, que ainda só tenho um pequeno painel, portanto em pequena escala, eu considero rentável.
eu não sou de opinião de produzir para empresas de lucro (edp..), mas de pequena escala, ou seja começar com um pequeno investimento e reduzindo assim a conta da edp, com a sua produção, basta até alterar todas as lâmpadas por leds e pequenos aparelhos ser auto geridos pela sua própria energia: acho que assim com pouco investimento ele verá a sua conta da edp baixar. e aumentando sua capacidade de produzir à medida das suas posses tendo, a certeza que já lucrou com as alternativas tidas.
vejam o que aconteceu no brasil: 50 milhões às escuras, excepto alguns hotéis que tinham ou têm energia própria.
é bom ser autónomo, se nos deixarem!
só por isso compensa!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

dizem que em grande escala não compensa porque o fv tem baixo rendimento comparados com outras tecnologias produção de energia renovável, embora sejam os mais promissores com o desenvolvimento da tecnologia.
em "pequena" escala já poderá compensar ou não, depende. imagina por exemplo que vives no norte da europa, com pouca exposição solar, mas que é muito ventoso. nesse caso talvez seja preferível investir principalmente em eólicas, mas se viveres no algarve numa zona em que só há rajadas de vez em quando, provavelmente investir em fv já pode ser uma opção a ter em conta.
pode-se dizer que investir em energias renováveis é e vai ser rentável, o difícil às vezes é saber em qual delas investir!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Autor do tópico
Nuno Saraiva
Membro
Membro
Registado: terça jul 21, 2009 3:29 pm

Mensagem por Nuno Saraiva »

mix Escreveu:dizem que em grande escala não compensa porque o fv tem baixo rendimento comparados com outras tecnologias produção de energia renovável, embora sejam os mais promissores com o desenvolvimento da tecnologia.
em "pequena" escala já poderá compensar ou não, depende. imagina por exemplo que vives no norte da europa, com pouca exposição solar, mas que é muito ventoso. nesse caso talvez seja preferível investir principalmente em eólicas, mas se viveres no algarve numa zona em que só há rajadas de vez em quando, provavelmente investir em fv já pode ser uma opção a ter em conta.
pode-se dizer que investir em energias renováveis é e vai ser rentável, o difícil às vezes é saber em qual delas investir!

[[]]
pois, mas o aumento de temperatura do painel vai-me baixar o rendimento (já de si pequeno) do painel.
estou de acordo que seja promissor, devido à margem que têm para evoluir.

nuno saraiva

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”