Paineis FV e a matemática - Falta ser conferido por alguém

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
ricardosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm

Paineis FV e a matemática - Falta ser conferido por alguém

Mensagem por ricardosa »

tenho algumas dúvidas e acredito que mais pessoas as possam ter, logo decidi abrir este tópico para ajudar todos, mas vou precisar da ajuda dos mais entendidos que me possam confirmar ou corrigir os meus calculos.

segundo o tópico http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=46&t=4177 djgh diz que "uma microprodução fotovoltaica de 3,68 kw produzirá entre 4,9 e 5,5 mwh/ano"

vou considerar estes números para o ponto de partida para estes calculos, (não sei se estão correctos, mas para estas considerações não importa, basta fazer as adaptações, se necessário).

se uma unidadede com uma potencia de 3.68kw produz 4900kwh/ano

então se eu tiver um unico painel de 230w (exemplo:http://www.ffsolar.com/ficha_tecnica/mo ... 30n_en.pdf)
vou produzir algo parecido com 306.25kwh/ano?

este resultado obti usado a regra 3 simples (que segundo me lembro é algo como):
3.68kw - 4900kwh/ano
0.23kw - x

x=0.23*4900
x=306.25kwh/ano

posso pensar desta maneira?
já agora, para encontrar os 4.9mwh/ano consedirou-se quantas horas de sol? exsite alguma tabéla com horas por mês para por exemplo, lisboa (pergunta para lisboa, pois é +/- o meio).
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Paineis FV e a matemática - Falta ser conferido por alguém

Mensagem por jmal »

podes também usar os resultados práticos das instalações que circulam aqui no fórum, no tópico da micro-produção.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Paineis FV e a matemática - Falta ser conferido por alguém

Mensagem por CrOhN »

sim, o teu raciocínio está correcto, desde que a energia produzida seja toda consumida. como acontece no caso da microprodução.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”