Instalação de paineis fotovoltaicos

Local para debater sobre o autoconsumo

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Re: Instalação de paineis fotovoltaicos

Mensagem por rnlcarlov »

Parece-me os benefícios ambientais do fotovoltaico são inequívocos. A energia utilizada para a sua produção é paga em 3.5-6 anos, dependendo da região (dados de 2008). Redução de emissão de metais pesados face a métodos não-renováveis é de 86-98%.
http://pubs.acs.org/doi/pdfplus/10.1021/es071763q
Penso que com o desenvolvimento da tecnologia isso esteja ainda melhor nos dias de hoje.

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Instalação de paineis fotovoltaicos

Mensagem por jmlflorencio »

rnlcarlov Escreveu:Parece-me os benefícios ambientais do fotovoltaico são inequívocos. A energia utilizada para a sua produção é paga em 3.5-6 anos, dependendo da região (dados de 2008). Redução de emissão de metais pesados face a métodos não-renováveis é de 86-98%.
http://pubs.acs.org/doi/pdf ... /es071763q
Penso que com o desenvolvimento da tecnologia isso esteja ainda melhor nos dias de hoje.
Boa info!

Esse post devia estar também aqui:
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=18967

;)

ADM
Membro
Membro
Registado: domingo mai 03, 2015 10:37 pm

Re: Instalação de paineis fotovoltaicos

Mensagem por ADM »

Emanuel Couto Escreveu:
Quintas2 Escreveu:
fsilva Escreveu:de facto este tópico deu-me para "abrir os olhos" e acabar com algumas ilusões de mega rendimento e mega poupança em energias fotovoltaicas
farto de fazer contas e mais contas e começo a chegar á conclusão que o sistema com baterias demora alguns 10 anos a amortizar
ora em 10 anos muita coisa pode acontecer... o inversor pode avariar ou as baterias derem o berro, etc
e o preço dos painéis e baterias também podem baixar muito

quem partilha da mesma opinião??
Eu partilho e é por isso que estou aqui no forum há mais de um mês e continuo com toda a calma, a aprender devagar, até decidir. O problema é que começo a gostar disto e por vezes vem a tentação de querer embarcar em mais do que se justifica do ponto de vista estritamente económico.
Está uma frase interessante, de uma coisa que muitos ainda não conseguiram atingir :)

Compramos muitas coisas (e falo por mim) que não nos trará qualquer retorno financeiro (por vezes muito pelo contrário) e mesmo assim compramos...

Pelo menos nesta questão de energias alternativas sempre vamos ganhando algum, fora o bem que vamos fazer ao nosso planeta. Imagem
Efetivamente ainda há muitas incertezas, principalmente à medida que vamos sabendo mais sobre o tema, mas isto também porque me parece que estão a vir aí coisas novas e muito importantes que nos obrigam a pensar melhor as soluções a adoptar por cada um de nós. Eu tenho sido cético em relação a estas soluções e estou a sentir agora que está a chegar o momento.
Refiro-me aos novos sistemas de armazenamento que aí vêm que irão revolucionar estas soluções, principalmente porque a concorrência parece ser grande e nós poderemos beneficiar disso, comprando mais barato.
Clama o FSilva acima que os sistemas demoram 10 anos a pagar eu, ainda hoje terminei de fazer uns cálculos/estimativa sobre uma solução destas e cheguei à conclusão que até poderá levar 14 anos, ou mais, até retornar o investimento, mas continúo otimista, porque mesmo assim é muito superior à rentabilidade paga pelos Bancos e com a esperança que os preços continuem a descer.
O tal estudo que fiz, poderá ter alguma utilidade para quem anda a procurar informar-se, como eu, se alguém quiser consultar está publicado no forum, no tópico: <<Tesla Motors - Já não é só "veículos">>, a data é a de hoje.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”