Então vou iniciar este tópico para não estar a espalhar esta informação por outros...
A pedido de uma amigo estou a iniciar esta discusão!
O problema dele é que adquiriu uma moradia pequena mas com muio potencial, foi uma das primeiras modulares cá em Portugal mas em Betão, está a ver se me convence a adquirir uma na area, elas tem 40 anos e ainda tem o dito telhado em vulgo rosalite, amianto, substituição completa e foi investir no telhado, dito bolacha, ele vai me ditando a media que escrevo, peço desculpa se escrevo mal os termos...
Portanto está na fase de isolamento, tem um bom espaço para colocar, inicialmente no interior lã de rocha com pladure a terminar a obra, desistiu e foi para o wallmate com 3 a 4 cms de espessura, por fim foi foi sugerido e bem aqui no fórum pelo amigo alves10:
e do JasmimAlves10 Escreveu:Eu não tenho de me preocupar com o que as pessoas vão pensar, pois ninguém me conhece pessoalmente apenas o nickname, assim posso ser sincero sem ser apontado na rua.Emanuel Couto Escreveu:Alves10, não tem preocupes acerca do que as pessoas vão ou não pensar!
O importante é que estás a ser sincero, ao contrário de muita gente por esse mundo fora...
Sou a favor de aproveitar-mos ao máximo as energias renováveis e tudo o que a natureza nos disponibiliza gratuitamente, sempre que estas sejam economicamente viáveis, temos de juntar o útil ao agradável.![]()
Algumas coisas que já fiz:
Painel solar para aquecer as aguas sanitárias, as maquinas de lavar roupa e louça alem de serem de uma boa classe energética trabalham com a agua quente do painel solar.
Construí uns painéis que aproveitam o sol para aquecer o ar que me entra em casa. Fico com a casa mais quente e com o ar renovado.
Toda a iluminação da casa é de led.
Construí um deposito "cisterna" que apanha a agua da chuva de toda a casa e garagem e ainda a agua dos banhos. Esta agua é depois usada no sistema de rega para regar as árvores de fruto e flores.
Tenho recuperador de calor que queima todos os ramos resultantes da poda das árvores. Claro que tenho de comprar lenha pois estes ramos são insuficientes, mas é uma maneira de lhes dar um fim útil.
Estava-me a esquecer do mais importante, quando fiz obras na casa isolei a mesma o melhor que pude, troquei as caixilharias para terem corte térmico e vidros duplos planiterm. Confesso que foi o melhor investimento que fiz, alem da casa se tornar muito mais agradável a factura energética desceu muito, são poucas as vezes que tenho necessidade em recorrer ao ar condicionado.
Próximos projectos: instalar um sistema de auto consumo e de gestão dos consumos eléctricos da casa.
Esta é a minha maneira de ser ecológico.
Fiquei curioso e gostaria das vossas opiniões, posso depois arranjar mais dados pois o telhado será como o do Jasmim mas a imitar a telha tradicional!jasmim Escreveu:Essa é uma pergunta que gostava de ver respondida. Quando tento convencer as pessoas ao meu redor dos benefícios dos automóveis elétricos para o ambiente, respondem-me que, para produzir um automóvel elétrico e reciclar as baterias, polui-se mais do que um CI. Como não tenho argumentos a provar o contrário, não posso contrapôrAlves10 Escreveu: Pensem no processo de produção das várias matérias primas que constituem os componentes que equipam tudo isto, não sei até que ponto não é gasta mais energia para produzir estes equipamentos do que estes alguma vez consigam vir a produzir.![]()
Alguém sabe quanto CO2 gasta um automóvel elétrico entre a sua produção, os seus carregamentos e reciclagem de baterias?
Quanto à questão levantada pelo Emanuel Couto, confesso que a parte económica despertou-me antes das questões ambientais. Agora sinto-me feliz por poupar a minha carteira e contribuir para o ambiente mais saudável.
Tal como o Alves10 tenho várias soluções económico-ambientais:
- Painéis solares para aquecimento de águas
- Painéis solares fotovoltaicos para produção de eletricidade
- Um Prius Plug-in
- Uma vectrix
- Isolamento da casa com cappoto, placa do teto com poliuretano injetado e telhado com chapas "sandwich" de 6 cm de espessura, vidro duplo com corte térmico, lâmpadas económicas (conforme vão queimando, substitui por LED's)
Com o anúncio da power wall por parte da Tesla, muito provavelmente será o meu próximo investimento.
Digam vossa justiça pois estarão a partilhar a vossa experiência com o meu amigo e quem sabe também com outros, senão comigo...
Obrigado