Eu acho que os fabricantes de carros terão todo o interesse que pelo menos durante o período de garantia a bateria não dê o berro!Porque será que as baterias, duma maneira geral, são dos equipamentos com garantia mais curta...![]()
O fabricante (numa campanha de marketing) até pode dizer que as suas suportam uma carga de (15C) e descarga de (30C).
Será que quando elas derem o berro ainda estão na garantia...
E os fabricantes dos (carregadores rápidos) vão na mesma onda... estão mais preocupados em terem um bom produto no mercado, do que a saúde das baterias.
O que até é compreensível, são quase obrigados a seguir este rumo, porque a sociedade assim o exige,
Já que quanto mais rápidas forem as cargas, menos tempo ficarão nos postos, um maior número de VE"s serão carregados em X tempo, sem falar na maior comodidade para o utilizador (quanto mais rápido o seu veículo ficar carregado melhor).
Os fabricantes de carregadores não vão em onda nenhuma! seguem os pormenores que os obriga a carregar um veiculo segundo uma norma extremamente exigente que foi feita por uma determinada associação... seja ela CHAdeMO, Combined Charging System, ou outra qualquer que exista.
Quem a não cumprir ou é banido por falta de incumprimento ou é banido por incompetência no terreno. Infelizmente para o mercado da concorrência no inicio existiram muitos, agora existem apenas alguns que lutam todos os dias para continuarem com os protocolos de comunicação atualizados com as varias revisões que vão saindo...
Já existem vários exemplos de sistemas rápidos que foram instalados, estiveram no terreno uns meses, 1 ano... e foram retirados e enviados para o lixo, não estou a falar em casos pontuais, estou a falar em dezenas de equipamentos de mais que um fabricante em vários países distintos...
Um carregamento rápido não quer dizer que vá danificar a bateria em curto espaço de tempo, para isso é que durante um desses carregamentos são monitorizados inúmeros parâmetros de carga, caso algum não esteja normal o carregamento pode ser interrompido ou até impedido.
Dentro disto existe um fabricante de automóveis que limita a garantia a n carregamentos rápidos, a única explicação para isso é que não consegue controlar eficazmente a segurança e a qualidade do carregamento (feito e controlado dentro do carro) e por isso assim transfere a responsabilidade para o cliente... nem vale a pena dizer o nome desse fabricante pois os problemas com os carros são tantos que poderia ser considerado publicidade danosa!!!