Tenho acompanhado o fórum (sem nunca participar) e venho agora criar o 1º post.
Em Novembro passado e como todo o assunto do autoconsumo a começarem a aparecer, decidi instalar um sistema para autoconsumo. A minha ideia era começar “devagar” e ver se realmente valia a pena pois o objetivo nunca seria de injetar na rede, mas o de diminuir o consumo contante que possuo de frigorifico, arcas congeladoras, bomba de pressão de água, etc durante o período de "fora de vazio" onde os painéis poderiam funcionar, usufruindo assim da diminuição do consumo "fora de vazio" (mais caro).
Uma vez que tenho alguma formação na área da eletrônica decidi comprar o material todo e fazer eu próprio a instalação, comprei 2 painéis de 250W da Renesola (por 230€ cada

Com contador Bi-Horario, possuía os seguintes consumos:
Vazio: 151 Kw
Fora de Vazio: 230Kw
Mais a potencia contratada de 10,35kVA e impostos á mistura tinha uma conta de mais ao menos 125€/mês
Não tenho gráficos para mostrar mas monitorizei o consumo entre Novembro e Maio tendo tido com esta instalação de 500W em media 2.3Kw/dia (tendo a produção variado entre 0.2Kw e 4.1Kw).
Penso que será “normal” uma vez que era Inverno com dias nublados e chuvosos, muito certamente agora na primavera/verão irá aumentar.
Resumindo, com a “pior” parte do ano poupei de Novembro a Maio poupei +/- 100€.
Hoje, quando olho para as taxas de juro oferecidas pelos bancos, acho que foi um bom investimento.
O meu próximo passo será adicionar mais um painel para “maximizar” o uso do inversor.
Deixo em baixo algumas fotos.
Pensei na possibilidade de instalar mais uns painéis com um inversor hibrido e algumas baterias, para reduzir ainda mais o consumo, mas não sei se irá compensar pois vou usar a energia acumulada nas baterias no período de vazio onde a energia ai é mais barata.
O que acham ?
Teste ao inversor: Inversor ligado no sótão da caixa de distribuição até a tomada: Painéis no telhado:
Não têm nenhuma estrutura de suporte a não ser 4 fitas metálicas tipo chapa apertadas no painel e na placa por debaixo das telhas com bucha e parafusos Pedro