Bicicleta electrica em Lisboa
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Bicicleta electrica em Lisboa
Boas!
Já lá vão uns aninhos desde o meu último post aqui...
Só para mostrar o meu meio de transporte para o trabalho:
Scott Aspect 50 2011, pintura custom
Motor hub MXUS, clone do Nine Continent 2807 (9x7)
Controlador chinês 12 Mosfets, modificado com mosfets IRFB3077, shunt "rebaixado" para 45A e quase 5000 uF.
Bateria 48V 12Ah, lítio qq coisa... Não é LiFePO4 infelizmente.
42km/h com a bateria recém carregada.
Arranque de semáforos mais rápido que táxis a chiar pneus
Potência max à bateria ~1900W
Potência max à roda ~1150W
0.32€/100km, mais barato que o passe de metro (em 18 meses), sem greves e 1/3 do tempo de viagem. Simulação antes e depois das modificações, quase 95 Nm à roda
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Só para mostrar o meu meio de transporte para o trabalho:
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Motor hub MXUS, clone do Nine Continent 2807 (9x7)
Controlador chinês 12 Mosfets, modificado com mosfets IRFB3077, shunt "rebaixado" para 45A e quase 5000 uF.
Bateria 48V 12Ah, lítio qq coisa... Não é LiFePO4 infelizmente.
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Última edição por RNM em domingo out 13, 2013 1:41 am, editado 1 vez no total.
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Re: Bicicleta electrica em Lisboa
Tinha de ser uma super bicicleta eléctrica para ter esses consumos! A minha scooter (Swen) gasta pouco mais!
Parabéns pelo trabalho!
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Re: Bicicleta electrica em Lisboa
Obrigado por partilhares esta foguete com rodas...
Escreves te algo que respeito e muito "quando arranco nos semáforos" significa civismo no que respeita na regra do transito. Coisa rara nas biclas...
Passa no rossio para um café.
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Re: Bicicleta electrica em Lisboa
Boas,
Eu a pensar que te estava a mostrar o forum pela primeira vez e afinal já és cá da casa ( sou o Paulo do FB)
Mas postaste no local errado, isto é digno de um Diário de Bordo.
Ta muito fixe a bike, mas para essas potencias merecia uma bateria um bocadinho melhor, não sei se te vai aguentar muito tempo.
Ha uma coisa que me esta a fazer confusão, tu falas na potencia no motor, como conseguiste medir isso? tens a certeza desses valores? parece-me tao pouco eficiente.
Eu a pensar que te estava a mostrar o forum pela primeira vez e afinal já és cá da casa ( sou o Paulo do FB)
Mas postaste no local errado, isto é digno de um Diário de Bordo.
Ta muito fixe a bike, mas para essas potencias merecia uma bateria um bocadinho melhor, não sei se te vai aguentar muito tempo.
Ha uma coisa que me esta a fazer confusão, tu falas na potencia no motor, como conseguiste medir isso? tens a certeza desses valores? parece-me tao pouco eficiente.
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Re: Bicicleta electrica em Lisboa
uiiiiiiii que os fugareiros ficam bravos...RNM Escreveu: Arranque de semáforos mais rápido que táxis a chiar pneus
Grande maquina.... ehehehe curioso em ver isso ao vivo Parabéns!
Agora capacete na carola... cara ao vento... e.. mt e bons km's pela frente
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
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Re: Bicicleta electrica em Lisboa
Boas!
Obrigado pelos comentários.
@Fidel: Local errado talvez, se algum moderador o quiser mudar de sítio é na boa.
Relativamente a eficiências e baterias, vê o gráfico que postei, à velocidade máxima onde ando 90% do tempo, a descarga da bateria é apenas 18A, 1.5C. Dos 0-25 km/h é que tenho descarga de 45A, que não chega aos 4C, passo tão rápido por essas velocidade que não há danos na bateria, controlador ou motor...
O simulador do ebike.ca é o melhor da internet para motores hub, é feito por eng. electrotécnico com base em testes reais, por isso acredito muito nos valores de potências e eficiências apresentados.
À velocidade de cruzeiro tenho 83% de eficiência mas à potência máx apenas 61%...
@Mumia e Serges: Irei ao próximo encontro de VE's qd houver em LX ou perto.
Relativamente aos semáforos e regras de transito: Eu sei as todas, desrespeito-as quase todas MAS sempre em segurança para mim ou para os outros.
@Jorge Rocha: Em termos de consumos, a bicla é uma bêbada! A minha anterior, mesmo motor a 36V, controlador de 22A e velocidade máxima de 32km/h, só consumia 0,15€/100km. Mas era mto lenta... Com a nova já fiz média de 37 km/h de Benfica até aos Olivais!
Para quem conhece Lisboa sabe que 13min para fazer 9km (atravessar a cidade) é mto bom.
Obrigado pelos comentários.
@Fidel: Local errado talvez, se algum moderador o quiser mudar de sítio é na boa.
Relativamente a eficiências e baterias, vê o gráfico que postei, à velocidade máxima onde ando 90% do tempo, a descarga da bateria é apenas 18A, 1.5C. Dos 0-25 km/h é que tenho descarga de 45A, que não chega aos 4C, passo tão rápido por essas velocidade que não há danos na bateria, controlador ou motor...
O simulador do ebike.ca é o melhor da internet para motores hub, é feito por eng. electrotécnico com base em testes reais, por isso acredito muito nos valores de potências e eficiências apresentados.
À velocidade de cruzeiro tenho 83% de eficiência mas à potência máx apenas 61%...
@Mumia e Serges: Irei ao próximo encontro de VE's qd houver em LX ou perto.
Relativamente aos semáforos e regras de transito: Eu sei as todas, desrespeito-as quase todas MAS sempre em segurança para mim ou para os outros.
@Jorge Rocha: Em termos de consumos, a bicla é uma bêbada! A minha anterior, mesmo motor a 36V, controlador de 22A e velocidade máxima de 32km/h, só consumia 0,15€/100km. Mas era mto lenta... Com a nova já fiz média de 37 km/h de Benfica até aos Olivais!
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Re: Bicicleta electrica em Lisboa
Agora é que foi falar!!! Pena é que Oeiras (cafe semanal) seja à noite e a ti n te ajude senão passava a ser local obrigatorioRNM Escreveu:@Mumia e Serges: Irei ao próximo encontro de VE's qd houver em LX ou perto.
opaaaa eu gostava era de ver os fugareiros a ser "papados" por uma bike nos semaforos... que eles sao peritos a ter a mao na buzina e mal cai o verde no "nano-segundo" imediato... PIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII.... ahahah tens de por uma cam a filmarRNM Escreveu:Relativamente aos semáforos e regras de transito: Eu sei as todas, desrespeito-as quase todas MAS sempre em segurança para mim ou para os outros.
Bom sim sr...RNM Escreveu:Para quem conhece Lisboa sabe que 13min para fazer 9km (atravessar a cidade) é mto bom.
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Re: Bicicleta electrica em Lisboa
Mais umas coisinhas que gosto de meter nos meus kits:
O controlador tinha apenas 3 condensadores de 470 uF, total 1410, agora tem 5340 uF (foi das melhores mods, sente-se mesmo mais torque!) Cobre na parte de potência e estanho, mais pasta térmica de qualidade
O controlador tinha apenas 3 condensadores de 470 uF, total 1410, agora tem 5340 uF (foi das melhores mods, sente-se mesmo mais torque!) Cobre na parte de potência e estanho, mais pasta térmica de qualidade
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta electrica em Lisboa
Para aumentar em segurança de 30A para 45A (aumento de 225% de perdas de condução originais) resolvi trocar os MOSFETs originais, ~10 mohm, por IRFB3077, ~3 mohm para não ter o controlador em risco de falha e a ferver!
Genuínos, feitos no México, nada de cópia chinocas...
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Re: Bicicleta electrica em Lisboa
Fantástico ver que o pessoal já brinca com os veículos ecológicos. E que o sabe fazer muito bem!
Foi assim que se desenvolveu quase tudo, brincando! Não tardará muito os CI´s estarão em só em museus.
Foi assim que se desenvolveu quase tudo, brincando! Não tardará muito os CI´s estarão em só em museus.
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Re: Bicicleta electrica em Lisboa
Pois, visto que o controlador que compras-te era chinoca tinhas mesmo de fazer essas alteraçoes, eu tambem estou a pensar em mudar a pasta termica do meu, a que ele traz nem me parece muito ma, mas o meu controlador esta a aquecer um bocadinho, coisa que nunca aconteceu ate agora.
Mas a alteração que mais me intrigou foi a dos condensadores, isso é mesmo verdade, notas mais torque? alguem pode confirmar esta afirmação? nao é que nao acredite em ti, mas quantas mais pessoas o confirmarem mais esclarecido fico.
Quanto aos Fets, nao pensas-te nos IRFB4110? eu so pergunto porque é o que o pessoal mais usa nestes MODS. Pelo que vi nos datasheets de ambos o IRFB3077 aguenta mais amperagem e o IRFB4110 agenta mais tensao, o IRFB3077 tem uma resistencia mais baixa, mas pelo que eu analisei (e posso ter feito mal) o IRFB4110 parece ser mais eficiente com as temperaturas, ou seja nao atinge uma temperatura tao alta como o IRFB3077 nas mesmas condiçoes.
Mas a alteração que mais me intrigou foi a dos condensadores, isso é mesmo verdade, notas mais torque? alguem pode confirmar esta afirmação? nao é que nao acredite em ti, mas quantas mais pessoas o confirmarem mais esclarecido fico.
Quanto aos Fets, nao pensas-te nos IRFB4110? eu so pergunto porque é o que o pessoal mais usa nestes MODS. Pelo que vi nos datasheets de ambos o IRFB3077 aguenta mais amperagem e o IRFB4110 agenta mais tensao, o IRFB3077 tem uma resistencia mais baixa, mas pelo que eu analisei (e posso ter feito mal) o IRFB4110 parece ser mais eficiente com as temperaturas, ou seja nao atinge uma temperatura tao alta como o IRFB3077 nas mesmas condiçoes.
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Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta electrica em Lisboa
Condensadores = mais torque?
É verdade. Por causa da indutância das baterias, cabos e pistas no controlador, a energia demora tempo a chegar aos mosfets. Os condensadores servem como armazenamento local de energia, ultra rápido e perto dos mosfets. Eu tinha condensadores suficientes para os 30A originais, ao passar para 45A tive que aumentar a quantidade de energia armazenada localmente, e tb a capacidade de descarga. Condensadores maiores servem ambas as funções. Acrescentar condensadores cerâmicos ou de filme tb é boa ideia, capacidade de descarga elevada e baixa indutância.
Relativamente aos mosfets:
Basicamente só há aquecimento dos mosfets por 2 motivos, perdas por condução e perdas por switching. As 1ªs só dependem da resistência, os 4110 têm uma resistência 36% maior que os 3077, logo são menos eficientes e produzem 36% mais calor. As 2ªs dependem da "total gate charge" e do gate driver do controlador, 3077 = 4110 neste aspecto...
Só se deve usar 4110 para sistema de 70 a 90V, abaixo disso há melhores, acima eles rebentam.
É verdade. Por causa da indutância das baterias, cabos e pistas no controlador, a energia demora tempo a chegar aos mosfets. Os condensadores servem como armazenamento local de energia, ultra rápido e perto dos mosfets. Eu tinha condensadores suficientes para os 30A originais, ao passar para 45A tive que aumentar a quantidade de energia armazenada localmente, e tb a capacidade de descarga. Condensadores maiores servem ambas as funções. Acrescentar condensadores cerâmicos ou de filme tb é boa ideia, capacidade de descarga elevada e baixa indutância.
Relativamente aos mosfets:
Correcto.Fidel Escreveu:Pelo que vi nos datasheets de ambos o IRFB3077 aguenta mais amperagem e o IRFB4110 agenta mais tensao, o IRFB3077 tem uma resistencia mais baixa,
Errado.Fidel Escreveu:o IRFB4110 parece ser mais eficiente com as temperaturas, ou seja nao atinge uma temperatura tao alta como o IRFB3077 nas mesmas condiçoes.
Basicamente só há aquecimento dos mosfets por 2 motivos, perdas por condução e perdas por switching. As 1ªs só dependem da resistência, os 4110 têm uma resistência 36% maior que os 3077, logo são menos eficientes e produzem 36% mais calor. As 2ªs dependem da "total gate charge" e do gate driver do controlador, 3077 = 4110 neste aspecto...
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Re: Bicicleta electrica em Lisboa
Hmmm,
ok, entao como é que calculaste o valor dos condensadores? como sabes que chega?
Por acaso nao sei quais sao os Fets que o meu tem, vou ter de o abrir novamente para ter a certeza. no caso de serem os 4110 e eu troca-se para os 3077, so ganhava eficiência certo?
ok, entao como é que calculaste o valor dos condensadores? como sabes que chega?
Por acaso nao sei quais sao os Fets que o meu tem, vou ter de o abrir novamente para ter a certeza. no caso de serem os 4110 e eu troca-se para os 3077, so ganhava eficiência certo?
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta electrica em Lisboa
Não calculei, daria muito trabalho modelar todas as indutâncias e capacitâncias do sistema. Como "rebaixei" o shunt até 45A (50% acima do original), sabia que deveria ter 50% mais binário. Como não tinha, resolvi acrescentar os caps e resultou. Mas ainda vou comprar mais alguns cerâmicos para colocar junto dos mosfets "low side".Fidel Escreveu:ok, entao como é que calculaste o valor dos condensadores? como sabes que chega?
Diria que dificilmente terás mosfets tão bons como os 4110 ou 3077, eles são caros! Os fabricantes fazem sempre na base do "tá bom? então chega...". Ganhas eficiência e muito menos calor.Fidel Escreveu:Por acaso nao sei quais sao os Fets que o meu tem, vou ter de o abrir novamente para ter a certeza. no caso de serem os 4110 e eu troca-se para os 3077, so ganhava eficiência certo?
Já vi pessoal retirar o controlador interno desses motores e comprar um externo "tradicional".
EDIT: Já tens um externo, 12 fets?
Última edição por RNM em segunda out 14, 2013 11:41 pm, editado 1 vez no total.
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Re: Bicicleta electrica em Lisboa
Atençao que o meu motor nao tem controlador interno, o motor de 1200W nao tem controlador interno, o meu controlador é um Lyen edition, em principio ou tem Mosfets 4110 ou 4115, acho eu.
Entao vai ser o meu proximo MOD trocar os mosfets. e adicionar uns condensadores.
Entao vai ser o meu proximo MOD trocar os mosfets. e adicionar uns condensadores.
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Re: Bicicleta electrica em Lisboa
Ena ena, a última vez que a vi estava mais calminha
"... nos meus kits"
Agora tb tás no negócio dos kits ?
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Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
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Re: Bicicleta electrica em Lisboa
Os mosfets são caros... 51€
http://pt.farnell.com/jsp/search/result ... =lookahead
Tens um destes, imagino:
http://endless-sphere.com/forums/viewto ... 0e#p257706
Se for o caso, aconselhava-te mais a acrescentar mais umas 4 células, para aumentar a tensão, e reduzir a corrente para manter a mesma potência (ainda por cima acho que não "gostas" muito das tuas células, menos corrente deve ser melhor). 80€ + carregador MAS ficas com maior autonomia e a tensão da bateria não cai tanto
Os condensadores electrolíticos não têm vida infinita, se calhar estão a precisar de renovação. Uns grandes electroliticos mais uns ceramicos ou filme são porreiros para estes controladores:
http://endless-sphere.com/forums/viewto ... 82#p502604
http://endless-sphere.com/forums/viewto ... =7&t=49379
Mas se vamos continuar a falar da tua bicla, é melhor continuar aqui:
viewtopic.php?f=62&t=16709&start=140
Mr. NJay!
A última era 36V 1000W, agora está mais fixe.
Negócio não propriamente... Quem precisar de ajuda para converter as suas biclas, dou uma mãozinha técnica e comercial. Tenho desconto em algumas lojas, o q ajuda.
http://pt.farnell.com/jsp/search/result ... =lookahead
Tens um destes, imagino:
http://endless-sphere.com/forums/viewto ... 0e#p257706
Se for o caso, aconselhava-te mais a acrescentar mais umas 4 células, para aumentar a tensão, e reduzir a corrente para manter a mesma potência (ainda por cima acho que não "gostas" muito das tuas células, menos corrente deve ser melhor). 80€ + carregador MAS ficas com maior autonomia e a tensão da bateria não cai tanto
Os condensadores electrolíticos não têm vida infinita, se calhar estão a precisar de renovação. Uns grandes electroliticos mais uns ceramicos ou filme são porreiros para estes controladores:
http://endless-sphere.com/forums/viewto ... 82#p502604
http://endless-sphere.com/forums/viewto ... =7&t=49379
Mas se vamos continuar a falar da tua bicla, é melhor continuar aqui:
viewtopic.php?f=62&t=16709&start=140
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A última era 36V 1000W, agora está mais fixe.
Negócio não propriamente... Quem precisar de ajuda para converter as suas biclas, dou uma mãozinha técnica e comercial. Tenho desconto em algumas lojas, o q ajuda.
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Re: Bicicleta electrica em Lisboa
Boas Pessoal.RNM adorei a Bike...A alteração no Variador ficou fixe..Tenho que arranjar tempo para alterar o da minha Trotinete....
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Re: Bicicleta electrica em Lisboa
Ha que este post foi desenterrado só tenho a dizer que está bike é um charuto, não anda nada... [GRINNING FACE WITH SMILING EYES]
Tá fixe, mas a verdade é que não tem nada a ver com a minha, com a potencia da minha. A conclusão que tiro é que deve ser preciso o dobro da potencia num hub para igualar a performance duma mid-drive, pelo menos nas bikes.
Tá fixe, mas a verdade é que não tem nada a ver com a minha, com a potencia da minha. A conclusão que tiro é que deve ser preciso o dobro da potencia num hub para igualar a performance duma mid-drive, pelo menos nas bikes.
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