Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: segunda mai 25, 2015 9:46 pm
Irei abrir este DB com a viagem que acabei de fazer hoje de Coimbra a Lisboa, pois pelo que eu tenho lido e por experiência própria, é onde residem as principais dúvidas no que diz respeito a consumos, e também onde a utilização do Mits Out PHEV sai fora das condições mais "adequadas" de utilização face à rede de PR operacionais que temos no nosso país.
Apesar de já me ter deslocado ao Algarve no Verão passado, a gestão do ritmo de condução e o peso que transportava foram totalmente distintos. Na viagem ao Algarve que foram aproximadamente 550km, não houve grande preocupação com o peso do pé no acelerador (150-160km/h), nem tive oportunidade de fazer qualquer carregamento intermédio e os consumos, como é óbvio refletiram isso mesmo (11,5l/100km).
Já hoje a situação foi diferente, liguei o cruise control nos 130km/h e carreguei em Aveiras 15min = 80% da carga máxima aprox, tendo feito nos primeiros 100km (sensivelmente até à saída de Torres Novas) uma média de 6,5l/100km e tendo conseguido manter essa mesma média até ao destino - Loures (217km), após uma paragem de 15min para carregar.
Fiquei muito bem surpreendido, porque sinceramente não estava a contar com uma média tão boa.
Devo ainda acrescentar que ao ritmo a que a média estava a subir, ter conseguido carregar na AS Aveiras fez toda a diferença.
Apesar de já me ter deslocado ao Algarve no Verão passado, a gestão do ritmo de condução e o peso que transportava foram totalmente distintos. Na viagem ao Algarve que foram aproximadamente 550km, não houve grande preocupação com o peso do pé no acelerador (150-160km/h), nem tive oportunidade de fazer qualquer carregamento intermédio e os consumos, como é óbvio refletiram isso mesmo (11,5l/100km).
Já hoje a situação foi diferente, liguei o cruise control nos 130km/h e carreguei em Aveiras 15min = 80% da carga máxima aprox, tendo feito nos primeiros 100km (sensivelmente até à saída de Torres Novas) uma média de 6,5l/100km e tendo conseguido manter essa mesma média até ao destino - Loures (217km), após uma paragem de 15min para carregar.
Fiquei muito bem surpreendido, porque sinceramente não estava a contar com uma média tão boa.
Devo ainda acrescentar que ao ritmo a que a média estava a subir, ter conseguido carregar na AS Aveiras fez toda a diferença.
Última edição por andreferreira em quarta mai 27, 2015 12:07 pm, editado 1 vez no total.
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Re: Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra
Parabéns! Magnífico veículo...
Compartilha com a malta as tuas aventuras com essa máquina
Compartilha com a malta as tuas aventuras com essa máquina

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Muito bem.
Faltam as fotos da praxe!
Obrigado pela tua partilha!
Faltam as fotos da praxe!
Obrigado pela tua partilha!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
+1 carregamento na A5 depois de ter saído da Santogal. Quero ver se chega a Oeiras com uma média total de 5,5l/100km

-
- Moderador
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Bem vindo André! Venham da lá mais dessas aventuras 
As cargas rápidas correm sem problemas de paragens?
Já tivémos reports de outros PHEV com soluços no carregamento.
Eu pessoalmente ainda não fiz nenhuma pois desloco-me mais para sul e infelizmente A2 = zero PCR
Será este o teu? ... avistado no norte

As cargas rápidas correm sem problemas de paragens?
Já tivémos reports de outros PHEV com soluços no carregamento.
Eu pessoalmente ainda não fiz nenhuma pois desloco-me mais para sul e infelizmente A2 = zero PCR

Será este o teu? ... avistado no norte

e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Gold
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Parabéns pela máquina. E bom relato, o dessa viagem. Assim (com carregamento rápido) sim, compensa ter um PHEV inclusivamente nas viagens...
Continuação de bons Km!
Continuação de bons Km!
-
É esse mesmo, Telmo.
Não houve qualquer interrupção nos 2 carregamentos nos PCR que utilizei: AS Aveiras e A5.
Em ambos fiquei com 80% da carga sem qualquer interrupção do início ao fim
Não houve qualquer interrupção nos 2 carregamentos nos PCR que utilizei: AS Aveiras e A5.
Em ambos fiquei com 80% da carga sem qualquer interrupção do início ao fim
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Bom saber que Aveiras está a funcionar pelo menos no sentido Sul. Eu vou amanhã a Coimbra e gostava de abastecer em Aveiras (espero que o sentido Norte também esteja a funcionar, pois não vou ter muito tempo para andar a mudar de sentido).
Bem-vindo ao teu DB, caro PHEV de Coimbra.
.
Bem-vindo ao teu DB, caro PHEV de Coimbra.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Fico a aguardar o feeback do estado desse PCR. Também terei que carregar aí quando regressar. Boa viagem
-
E chegado a casa, atestei agora um total de 29l, tendo cumprido desde o início da deslocação a Lisboa um total de 547 km, alguns dos quais correspondem a deslocamentos em modo EV em Lisboa. Atendendo facto de que desde o atesto anterior já tinha cumprido alguns quilómetros em Coimbra em modo EV, cumpri entre os dois abastecimentos um total de 592 km. Ou seja, fiz uma média durante o deslocamento (ida e regresso) a Lisboa de 6.0 l/100km e nos quilómetros percorridos entre os dois abastecimentos de 5,5l/100km.
Resta-me dizer, que no percurso de regresso saí com a bateria carregada de Oeiras, A5 - A9 - A10 - A1, fiz uma carga rápida em Aveiras tendo depois saído da autoestrada e vindo pela nacional para poupar algum nas portagens.
Resta-me dizer, que no percurso de regresso saí com a bateria carregada de Oeiras, A5 - A9 - A10 - A1, fiz uma carga rápida em Aveiras tendo depois saído da autoestrada e vindo pela nacional para poupar algum nas portagens.
-
- Membro Dedicado
- Registado: domingo mai 24, 2015 2:07 am
muito bom... também dá para perceber como seria importante mais PCR para baixar ainda mais consumos...
durante a carga rápida ligou a refrigeração do pack ?
durante a carga rápida ligou a refrigeração do pack ?
-
Sem dúvida deu para perceber isso mesmo. Como é importante haver uma rede PCR bem distribuída para fazer baixar substancialmente os consumos. E muito mais importante para os que VE que dependem 100% da energia elétrica.
A única vez que isso aconteceu foi quando carreguei na A5. Foi na quarta-feira, eram duas da tarde e estavam 34°C. Ligou não só a refrigeração do pack como também a refrigeração do PCR. Essa sim fazia barulho[FLUSHED FACE][FLUSHED FACE]
A única vez que isso aconteceu foi quando carreguei na A5. Foi na quarta-feira, eram duas da tarde e estavam 34°C. Ligou não só a refrigeração do pack como também a refrigeração do PCR. Essa sim fazia barulho[FLUSHED FACE][FLUSHED FACE]
-

De volta a Oeiras e a carregar na A5. Desta vez, pela nacional Coimbra - Aveiras, entrei na A1 para carregar em Aveiras e carrego neste momento na A5. No PCR da A5, o carregamento interrompeu 3 vezes. S à 4ª é que foi até ao fim.
Já no final da viagem estou fazer uma média de 4,5l/100km, que provavelmente ainda irá baixar pois irei em modo EV daqui a Oeiras.

O nível de combustível só baixou já eu estava com quase 200km na A9!!!

Regresso amanhã de vez!!
(espero eu!!)
-
- Moderador
Tentaste fazer mais que 80% no PCR? Ou foram os só 15 minutos.
-
Não, Telmo. Foi logo no início. Carregava 5% e parava, depois mais 10% e parava depois mais 5%. Só à 4ª vez, já estava a 60%, é que arrancou sem parar até ao fim (80%).
Será que foi por ter carregado menos de 1h antes em Aveiras? Há algum inconveniente em carregar 2x em PCR em pouco tempo?
Será que foi por ter carregado menos de 1h antes em Aveiras? Há algum inconveniente em carregar 2x em PCR em pouco tempo?
-
- Moderador
Claro que não existe problema algum, a questão deverá estar no SOC no momento da carga.
Quando o 'depósito elétrico' está 'vazio' ao ligares no PCR deverá mostrar no mostrador um valor de 26 a 30%.
A minha questão dos 80% era saber o tempo para chegar depois aos 100%: 15min até 80% e dizem +30min dos 80 aos 100%.
Quando o 'depósito elétrico' está 'vazio' ao ligares no PCR deverá mostrar no mostrador um valor de 26 a 30%.
A minha questão dos 80% era saber o tempo para chegar depois aos 100%: 15min até 80% e dizem +30min dos 80 aos 100%.
-
Nunca tentei até aos 100%. Julguei que o PCR carregasse só até aos 80% para evitar sobreaquecimento do pack, ainda que haja refrigeração. Quer dizer que não há problema em prolongar a carga até aos 100%? E quanto ao carregamento repetido em PCR com pouco tempo de intervalo entre os carregamentos? Também é pacifico?
Quanto ao valor de carga no momento do início dos carregamentos que tenho feito anda à volta dos 30%
Quanto ao valor de carga no momento do início dos carregamentos que tenho feito anda à volta dos 30%
-
Irei acampar este verão e fiquei estúpido com o absurdo dos orçamentos do concessionário Mitsubishi em Coimbra para montagem de um gancho de reboque para poder atrelar uma caravana. Preços finais com montagem incluída, IVA, etc.:
Gancho amovível: 1380€
Gancho fixo: 900€
Surgiu-me ainda uma dúvida, que gostava que me ajudassem a esclarecer, relativamente à capacidade da bateria auxiliar. Será possível carregar um mini frigorífico 12v na tomada respetiva, sem correr o risco de ficar sem carga na bateria auxiliar? Qual a relação entre a bateria principal e a auxiliar no que diz respeito ao carregamento desta última? Seria possível manter o frigorífico ligado à tomada de 12v durante uma noite sem correr o risco de ficar sem bateria? Poderia eventualmente deixar o botão "power" em ON sem pressionar o pedal do travão, uma vez que como estou num parque não necessito de fechar o carro. Nesta situação continua a haver desgaste da bateria auxiliar??
Gancho amovível: 1380€
Gancho fixo: 900€
Surgiu-me ainda uma dúvida, que gostava que me ajudassem a esclarecer, relativamente à capacidade da bateria auxiliar. Será possível carregar um mini frigorífico 12v na tomada respetiva, sem correr o risco de ficar sem carga na bateria auxiliar? Qual a relação entre a bateria principal e a auxiliar no que diz respeito ao carregamento desta última? Seria possível manter o frigorífico ligado à tomada de 12v durante uma noite sem correr o risco de ficar sem bateria? Poderia eventualmente deixar o botão "power" em ON sem pressionar o pedal do travão, uma vez que como estou num parque não necessito de fechar o carro. Nesta situação continua a haver desgaste da bateria auxiliar??
-
Pelo que li no manual a bateria auxiliar apenas carrega quando o botão "power" está em ON e a luz "ready" acesa