VORTEX TWR 3000W - RuiSilva
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VORTEX TWR 3000W - RuiSilva
Após 7 meses de utilização e 4372Km percorridos decidi iniciar o diário de bordo para relatar a minha experiência.
Foram realizados 129 ciclos de carga a uma média de 9.59Ah por carga. Ainda não é perceptível qualquer degradação por parte das baterias de GEL (6 grupos em série de 12V 30Ah a 2Hr). O BMS tem sido uma preciosa ajuda neste campo.
Passou 991 Horas em carga e 120Horas em descarga. Zero problemas até ao momento.
Foram realizados 129 ciclos de carga a uma média de 9.59Ah por carga. Ainda não é perceptível qualquer degradação por parte das baterias de GEL (6 grupos em série de 12V 30Ah a 2Hr). O BMS tem sido uma preciosa ajuda neste campo.
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Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva
E fez muito bem... meus parabéns 


Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva
Bem Vindo ao forum, vá partilhando as suas aventuras 

Live long and prosper!
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Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva
Pronto!!! Queriam uma PCX, aí a têm... e baratinha
Já tive a oportunidade de andar, e fiquei surpreendido positivamente (até carregar no "boost", imaginem depois...).
Fico muito contente com este exemplo de mota, que mesmo não sendo por mim muito bem aceite (se para um uso abusado), já que tem baterias de chumbo gel, mas que se tem mostrado fiel, tanto a nível de prestações como de autonomias. Claro que sempre se anda com moderação, salvo raras excepções (se eu bem te conheço RuiSilva).
O iBMS para essas 6 baterias também é peça fundamental para uma vida longa, mas isso nem sempre é o suficiente, já que por vezes existem baterias com defeito de fabrica, onde apenas uma pode tornar um elo mais fraco e daí a nada, o conjunto, vir a ter problemas. Quanto mais estiverem em série maior é o risco de acontecer. Felizmente com esse iBMS existe um prolongamento de garantia, onde quando é analisado (muito facilmente pelo iBMS) algum defeito em alguma das baterias, essas mesmas são substituídas (como já me aconteceu numa TWA "quase scooter").
Uma vantagem desse conjunto de scooter, é todo o seu casamento entre carregador, iBMS, controlador (este, de onda pura, muito bem programado) em conjunto com as baterias (que até são bem escolhidas para o uso em questão, o moderado), que torna esse veiculo num verdadeiro amigo do ambiente e da carteira.
Continua a reportar esses ciclos e quilometros, que é de bons exemplos assim que necessitamos.
Uma pergunta... Através do iBMS (contando os Ah média, multiplicando por o numero de ciclos contabilizados) conseguimos facilmente fazer a média de consumo de KWh/100Km realizados? (dessa forma já dará para ver mais ou menos com que velocidades médias ela anda)

Já tive a oportunidade de andar, e fiquei surpreendido positivamente (até carregar no "boost", imaginem depois...).
Fico muito contente com este exemplo de mota, que mesmo não sendo por mim muito bem aceite (se para um uso abusado), já que tem baterias de chumbo gel, mas que se tem mostrado fiel, tanto a nível de prestações como de autonomias. Claro que sempre se anda com moderação, salvo raras excepções (se eu bem te conheço RuiSilva).
O iBMS para essas 6 baterias também é peça fundamental para uma vida longa, mas isso nem sempre é o suficiente, já que por vezes existem baterias com defeito de fabrica, onde apenas uma pode tornar um elo mais fraco e daí a nada, o conjunto, vir a ter problemas. Quanto mais estiverem em série maior é o risco de acontecer. Felizmente com esse iBMS existe um prolongamento de garantia, onde quando é analisado (muito facilmente pelo iBMS) algum defeito em alguma das baterias, essas mesmas são substituídas (como já me aconteceu numa TWA "quase scooter").
Uma vantagem desse conjunto de scooter, é todo o seu casamento entre carregador, iBMS, controlador (este, de onda pura, muito bem programado) em conjunto com as baterias (que até são bem escolhidas para o uso em questão, o moderado), que torna esse veiculo num verdadeiro amigo do ambiente e da carteira.
Continua a reportar esses ciclos e quilometros, que é de bons exemplos assim que necessitamos.
Uma pergunta... Através do iBMS (contando os Ah média, multiplicando por o numero de ciclos contabilizados) conseguimos facilmente fazer a média de consumo de KWh/100Km realizados? (dessa forma já dará para ver mais ou menos com que velocidades médias ela anda)
Tudo por um mundo mais limpo!
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Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva
Jorge Rocha Escreveu:Pronto!!! Queriam uma PCX, aí a têm... e baratinha![]()
Já tive a oportunidade de andar, e fiquei surpreendido positivamente (até carregar no "boost", imaginem depois...).
Fico muito contente com este exemplo de mota, que mesmo não sendo por mim muito bem aceite (se para um uso abusado), já que tem baterias de chumbo gel, mas que se tem mostrado fiel, tanto a nível de prestações como de autonomias. Claro que sempre se anda com moderação, salvo raras excepções (se eu bem te conheço RuiSilva).
O iBMS para essas 6 baterias também é peça fundamental para uma vida longa, mas isso nem sempre é o suficiente, já que por vezes existem baterias com defeito de fabrica, onde apenas uma pode tornar um elo mais fraco e daí a nada, o conjunto, vir a ter problemas. Quanto mais estiverem em série maior é o risco de acontecer. Felizmente com esse iBMS existe um prolongamento de garantia, onde quando é analisado (muito facilmente pelo iBMS) algum defeito em alguma das baterias, essas mesmas são substituídas (como já me aconteceu numa TWA "quase scooter").
Uma vantagem desse conjunto de scooter, é todo o seu casamento entre carregador, iBMS, controlador (este, de onda pura, muito bem programado) em conjunto com as baterias (que até são bem escolhidas para o uso em questão, o moderado), que torna esse veiculo num verdadeiro amigo do ambiente e da carteira.
Continua a reportar esses ciclos e quilometros, que é de bons exemplos assim que necessitamos.
Uma pergunta... Através do iBMS (contando os Ah média, multiplicando por o numero de ciclos contabilizados) conseguimos facilmente fazer a média de consumo de KWh/100Km realizados? (dessa forma já dará para ver mais ou menos com que velocidades médias ela anda)
A mota fez os primeiros 200 Km sem BMS, descargas e respectivas cargas inferiores a 10% não são contabilizadas como ciclo de carga (nestas situações as baterias fariam um grande número de ciclos). O próprio odómetro apresenta sempre algum erro. Por estes motivos a média de consumo de KWh/100Km realizados calculada apartir do iBMS é mais baixa do que o valor real.
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Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva
Pensei que se contabilizasse cada ciclo, por cada soma de 100% da capacidade configurada para essas baterias. Há possibilidade de, com uma simples programação, poder configurar assim o iBMS? (sei que pode não ter muito interesse, mas eu tenho a ideia que sim, teria)
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Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva
Sim a pedido do cliente o iBMS pode contabilizar a totalidade das cargas. E só alterar uma linha de código.Jorge Rocha Escreveu:Pensei que se contabilizasse cada ciclo, por cada soma de 100% da capacidade configurada para essas baterias. Há possibilidade de, com uma simples programação, poder configurar assim o iBMS? (sei que pode não ter muito interesse, mas eu tenho a ideia que sim, teria)
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Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva
Olá Rui Silva . Desde já parabens pela scooter, é linda.Preciso saber velocidades e autonomia
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Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva
A velocidade máxima real é de 70Km/h. Na autonomia já consegui 60Km em estrada nacional, com vento contra, a uma média de 50Km/h sem cortes.Moto-E Escreveu:Olá Rui Silva . Desde já parabens pela scooter, é linda.Preciso saber velocidades e autonomia
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Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva
Obrigado pela informação Rui Silva. Diga se estou correcto, por aquilo que percebi, com esse tipo de baterias não será aconselhável descarregar mais de 60% da capacidade. A velocidade é suficiente para mim a minha dúvida é se ao fazer esses kms não se ultrapassa esse limite de descarga. Desculpe, mas sou leigo na matéria.
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Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva
Eu não faço qualquer limitação á utilização da scooter. Se tiver de descarregar 100% para chegar ao destino faço sem problemas. As descargas profundas na minha utilização não são a norma. Habitualmente uso 33% da bateria de acordo com a telemetria. Como podemos ver pelo gráfico a seguir quanto menores forem as descargas mais ciclos podemos extrair das baterias.Moto-E Escreveu:Obrigado pela informação Rui Silva. Diga se estou correcto, por aquilo que percebi, com esse tipo de baterias não será aconselhável descarregar mais de 60% da capacidade. A velocidade é suficiente para mim a minha dúvida é se ao fazer esses kms não se ultrapassa esse limite de descarga. Desculpe, mas sou leigo na matéria.
Nas descargas profundas, devido a pequenas diferenças entre as baterias, é normal que uma ou mais baterias possam atingir tensões abaixo das recomendadas pelo fabricante, comprometendo a durabilidade das mesmas. No meu caso, como utilizo BMS, isso não é um problema.
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Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva
Actualização do diário de bordo. Primeiros 5000Km realizados mais concretamente 5265Km.
153 ciclos de descarga, 10.54Ah em média.
147 Horas em descarga e 1200 Horas em carga
As baterias continuam com uma performance excelente.
153 ciclos de descarga, 10.54Ah em média.
147 Horas em descarga e 1200 Horas em carga
As baterias continuam com uma performance excelente.
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Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva
Meus parabéns 


Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva
Quase 4 meses e 3000Km passaram desde a última actualização do diário de bordo. A Vortex TWR continua a ser um exemplo de fiabilidade e resistência. Mesmo em dias frios as baterias continuam a dar muito boa conta de si. Ainda faz cerca de 50Km com uma carga nos dias mais frios.
8108Km percorridos.
293 ciclos de descarga, 9.07Ah em média.
231 Horas em descarga e 2144 Horas em carga.
8108Km percorridos.
293 ciclos de descarga, 9.07Ah em média.
231 Horas em descarga e 2144 Horas em carga.
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Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva
Portanto, 8.000km num ano...
Tens contas da poupança alcançada ?

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