Sim dá
É elegível para incentivo ao abate qq carro a combustão com mais de 10 anos e na sua posse à mais de 6 meses
O incentivo na compra de um VE são 4500€ mas terá que ter atenção pois o processo do abate e compra terão que ficar indexados. Os concessionários estão familiarizados com isso.
No leaf mk2 a nissan está neste momento a fazer condições muito boas pois estão com necessidade de os escoar antes da chegada do mk3. É uma questão a explorar bem lá no concessionário quando for fazer o test drive
Carro e Wallbox em casa
-
- Membro
- Registado: quarta jun 05, 2013 12:33 pm
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta set 09, 2015 10:40 pm
Re: Carro e Wallbox em casa
Olá,
Tenho estado arredado do forum e só vi agora este tópico.
Estou precisamente nesta situação, com uma ligeira diferença... já comprei o carro (i3)! (ainda aguardo que chegue).
Portanto, tipicamente carro à frente dos bois LOL
Enfim, julgava eu que o processo era simples, mas tem-se revelado um pouco mais complicado.
A BMW tenta sempre vender o produto deles; a EDP o deles (Efacec).
Dos múltiplos contactos que já fiz, cheguei a uma conclusão: há pouquíssima gente bem informada.
O edifício já tem 20 anos e, à boa maneira portuguesa, não deixaram espaço livre para passar mais cabos.
As ligações existentes não suportam o que eu pretendo (32A monofásicos).
Portanto, vou ter trabalhos de construção civil pela frente.
Tenho duas hipóteses em cima da mesa: aumento de potência do contador em nome do condomínio e refazer as ligações todas para passar cabos de secção superior; ou fazer uma ligação do 7º piso para a garagem em calha técnica.
Estou muito inclinado para a segunda hipótese, pois fico dono e senhor da ligação e deixarei espaço para passar mais cabos no futuro (estava a pensar passar cabo UTP para fazer uma LAN).
Isto tudo já leva quase um mês e ainda nem sequer tenho orçamentos!
Ainda bem que o carro demora 2 meses. Com sorte tenho tudo pronto quando chegar...
Tenho estado arredado do forum e só vi agora este tópico.
Estou precisamente nesta situação, com uma ligeira diferença... já comprei o carro (i3)! (ainda aguardo que chegue).
Portanto, tipicamente carro à frente dos bois LOL
Enfim, julgava eu que o processo era simples, mas tem-se revelado um pouco mais complicado.
A BMW tenta sempre vender o produto deles; a EDP o deles (Efacec).
Dos múltiplos contactos que já fiz, cheguei a uma conclusão: há pouquíssima gente bem informada.
O edifício já tem 20 anos e, à boa maneira portuguesa, não deixaram espaço livre para passar mais cabos.
As ligações existentes não suportam o que eu pretendo (32A monofásicos).
Portanto, vou ter trabalhos de construção civil pela frente.
Tenho duas hipóteses em cima da mesa: aumento de potência do contador em nome do condomínio e refazer as ligações todas para passar cabos de secção superior; ou fazer uma ligação do 7º piso para a garagem em calha técnica.
Estou muito inclinado para a segunda hipótese, pois fico dono e senhor da ligação e deixarei espaço para passar mais cabos no futuro (estava a pensar passar cabo UTP para fazer uma LAN).
Isto tudo já leva quase um mês e ainda nem sequer tenho orçamentos!
Ainda bem que o carro demora 2 meses. Com sorte tenho tudo pronto quando chegar...
-
- Moderador
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
A wallbox Efacec é demasiado simples, não se pode meter extras como temporizadores, contadores e seletores de potência. Dai ter optado por uma mais artilhada e ainda por cima ficava mais barata 
Se carregares a 16A durante a noite vais ver que nem precisas de mais. Começa por ai e evolui depois com o uso e necessidade. Não executem já coisas que depois venham a ver que até eram desnecessárias (já passei por tantas dessas).
Não aconselho a fazer puchada do 7º andar, pois pensei no mesmo do 4º andar para a garagem e fui demovido por várias opiniões fundamentadas. Mas pergunta a quem sabe, nomeadamente das perdas, quebras de tensão, má terra e ineficiência (€) que poderás ter.
O EVSE do i3 (Mennekes) também é esquisito com má terra. O meu dá logo erro quando a terra é fraca.

Se carregares a 16A durante a noite vais ver que nem precisas de mais. Começa por ai e evolui depois com o uso e necessidade. Não executem já coisas que depois venham a ver que até eram desnecessárias (já passei por tantas dessas).
Não aconselho a fazer puchada do 7º andar, pois pensei no mesmo do 4º andar para a garagem e fui demovido por várias opiniões fundamentadas. Mas pergunta a quem sabe, nomeadamente das perdas, quebras de tensão, má terra e ineficiência (€) que poderás ter.
O EVSE do i3 (Mennekes) também é esquisito com má terra. O meu dá logo erro quando a terra é fraca.
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Isso de ter má terra numa tomada dedicada é uma situação que pode ser contornada facilmente. Já foi resolvido neste forum e em outros casos também. Não nos podemos esquecer que a terra está ligada ao neutro desde as centrais eléctricas...
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro
- Registado: quarta jun 05, 2013 12:33 pm
acorreiajr, O seu caso é bem mais complicado que o do Ricardo autor do tópico.
O Telmo aconselhou muito bem pois um cabo para 32A do 7º andar para a garagem é uma obra complicada. Estamos a falar em numeros redondos com as curvas e curvinhas cerca de 50m.
Para um VE carregar sem problemas de abortar carga é necessário garantir uma instalação com queda de tensão dentro das normas.
O dimensionamento do cabo deverá respeitar esta norma
https://www.certiel.pt/c/document_libra ... upId=10100
Caso consiga acordo com o condomínio para ligar ao quadro dos serviços comuns, mesmo havendo necessidade de aumentar a potência do mesmo, poderá simplificar bastante a obra.
O Telmo aconselhou muito bem pois um cabo para 32A do 7º andar para a garagem é uma obra complicada. Estamos a falar em numeros redondos com as curvas e curvinhas cerca de 50m.
Para um VE carregar sem problemas de abortar carga é necessário garantir uma instalação com queda de tensão dentro das normas.
O dimensionamento do cabo deverá respeitar esta norma
https://www.certiel.pt/c/document_libra ... upId=10100
Caso consiga acordo com o condomínio para ligar ao quadro dos serviços comuns, mesmo havendo necessidade de aumentar a potência do mesmo, poderá simplificar bastante a obra.