Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por MRider »

Existe alguns carregadores que realmente emitem intreferencias , mas no seu caso como ja testou com 2 diferentes não deverá ser.
Não sera defeito do CB ?
Live long and prosper!

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

MRider Escreveu:Existe alguns carregadores que realmente emitem intreferencias , mas no seu caso como ja testou com 2 diferentes não deverá ser.
Não sera defeito do CB ?
É uma possibilidade, realmente. O Jorge também já colocou essa hipótese. A confirmar mais tarde, numa revisão/manutenção da scooter.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Mensagem por _rapt0r_ »

O JR verifica-te isso na boa, nunca me falhou na assistência, mesmo quando estava sobrecarregado de trabalho..

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Hoje fui, pela primeira vez em trabalho, a Famalicão, na VE-Tória. :)

Saí daqui com 72% carga no CB, mas com 100% reais. Ainda deixei o meu filho na Escola Secundária Francisco Holanda, e depois fui nas calmas (40/50 kms/h), devido essencialmente à estrada molhada. Fiz cerca de 29 kms, chegando com o CB a indicar os 44% (gastei 28%). No regresso, já com piso seco, acelerei bem mais, com o objectivo de gastar o máximo de carga possível. Cheguei apenas com 9% à garagem. Voltei a sair, e circulei até que a percentagem ficasse nos 0%. Ver foto:
Carga a 0%
Carga a 0%
20151012_192621.jpg (83.57 KiB) Visto 4321 vezes
Mas, tal como se previa, mesmo a 0%, a scooter continuava cheia de força, o que mostra que não tinha realmente ainda falta de carga.

Mesmo assim, coloquei-a a carregar, para amanhã verificar se vai aos 100% no CB. Provavelmente não, pois não deixei a carga real disponível se esgotar. Mas também não tinha vontade de andar às voltas até isso acontecer... :(

Redes Sociais

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Com 65,1V de tensão total, daria uma média de 3,255V por célula que representa uma capacidade entre os 25 e os 35%.

Fosses fazer mais umas voltinhas e ficarias com o medidor de capacidade aferido aos 100% após a carga total.

Já tive mais uma experiência com um medidor desses, que foi um carregador que acrescentei numa Govecs, e o resultado foi realmente desmotivante.
É que com a adição desse 2º carregador,o CB contava ainda menos Amperes do que com o original sozinho. De 12A do original + 2,5A de suplementar, deveria dar uma leitura de 14,5A, mas o mostrador mostrava 9,5A. Sendo esse suplementar a carregar sem o original o leitor do CB marcava 1,9A.
Na minha pinça Amperimetrica os valores davam sempre correctos (pois a instalação da mota em nenhum ponto liga ao Amperimetro, já que este é de sensor hall, por pinça de ferrite).
Conclusão, supostamente o carregador suplementar estava a emitir um ruído qualquer que prejudicava a leitura do CB.

Posso eu ter calibrado o CB quando esse ruído estava presente no carregador original de tua mota e desde esse momento nunca mais conseguiremos uma leitura correcta.
A única solução passaria por colocar apenas carregadores de bom fabrico, que custam muito dinheiro, e então teríamos o problema resolvido.
De outra forma poderemos fazer várias tentativas para dar valores mais correctos, de modo a não ir perdendo capacidade no mostrador, correndo o risco de não sermos bem sucedidos.
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu:(...)
A única solução passaria por colocar apenas carregadores de bom fabrico, que custam muito dinheiro, e então teríamos o problema resolvido.
De outra forma poderemos fazer várias tentativas para dar valores mais correctos, de modo a não ir perdendo capacidade no mostrador, correndo o risco de não sermos bem sucedidos.
Bem, se era para me assustar... Conseguiste! :(

Isso significa que comprei a scooter com problemas de ruído no seu carregador original, e que o segundo que adquiri também não está melhor... Que boas notícias... :?

Por quanto fica um carregador de bom fabrico?

Há alternativa de CB menos sensível a ruído, ou que faça o controlo da quantidade de carga por outras vias? Pelos volts remanescentes, algo como tu fizeste no teu comentário, quando chegaste aos 25% de carga ainda existente. Sei lá, pouco entendo disso.

Redes Sociais

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Apenas transmiti o que me parece estar a acontecer, sem estar preocupado se estava a assustar todos os que têm carregadores com filtros insuficientes, que é uma grande parte desta comunidade com viaturas semelhantes, e se o fiz foi porque não há nada a esconder.

Isso não vai colocar em causa algum dos componentes do veiculo, e esse erro que se verifica nesse CB, acaba por ser muito pequeno face aos da maioria equivalentes. O que muitos CB's fazem, é voltar ao patamar dos 100% assim que a tensão atinja um valor definido como o de final de carregamento. (no caso de tua mota seria quando a tensão atingisse os 73V)
Já me passaram dezenas de CB's plas mãos, e ainda não vi nenhum que não tivesse algum defeito. Muitos destes custaram bem mais de 300€ e não estão livres de problemas por causa disso.
Com as funções todas que esse tem, ainda não conheço nenhum que o supere.
O facto de ele descontar alguns Ah ao longo de uns meses, não faz dele um mau indicador. Quem tem um Leaf, e que sempre faça descargas pequenas e logo a seguir cargas incompletas, torna ao longo de um tempo uma leitura menos verdadeira que a realidade. É necessário fazer de vez em quando uma descarga mais profunda e um carregamento até um bom balanceamento, depois de já ter atingido os 100%. (critiquem-me se disse algum disparate por favor)
Acontece em quase tudo... Os nossos relógios, com o decorrer dos meses também se atrasam ou adiantam, para depois alguém ou alguma forma os acertar.
Se de vez em quando fizeres uma descarga mais profunda que os 0% (quando estás já perto de um ponto de carregamento) esse problema deixa de existir.

Comprar carregadores bons é sempre uma mais valia, mas fazer com que um veiculo possa ser vendido por um preço aceitável, se tiver equipamentos de muito boa qualidade, isso é impossível.
Um bom carregador de 15Ah para 20S LiFePO4 deve custar mais de 350€ (não sei ao certo porque nunca comprei nenhum), um TC Charger 1,5KW custou perto de 500€.

Ainda em relação ao ruido do carregador... se recuarmos alguns anos, ainda no tempo das televisões a preto e branco, quando passava uma Famel ou Casal a 500 metros de distancia, no televisor apareciam umas interferências, passando de cima para baixo ou de baixo para cima (dependendo da frequência) e nem por isso as pessoas deitavam os televisores fora. Com estes males o ser humano pode muito bem. (já com o fumo que saia das motorizadas... :( )

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu:Apenas transmiti o que me parece estar a acontecer, sem estar preocupado se estava a assustar todos os que têm carregadores com filtros insuficientes, que é uma grande parte desta comunidade com viaturas semelhantes, e se o fiz foi porque não há nada a esconder.
Jorge, quem leu algumas centenas das tuas milhares de mensagens, neste e noutros fóruns, conhece-te o suficiente para saber que trabalhas de forma séria, clara, sem esconder nada, e com brio profissional. Além disso, sabes bem do que falas e fazes neste universo dos VEs de duas rodas. Considero que estás ao nível dos melhores, nessa área, sem dúvida.

A questão é que, quando me dizem que para ficar com algo a funcionar bem, tenho de gastar rios de dinheiro, fico assustado sim, porque não nado nele! :D
Jorge Rocha Escreveu: Isso não vai colocar em causa algum dos componentes do veiculo, e esse erro que se verifica nesse CB, acaba por ser muito pequeno face aos da maioria equivalentes.
Sim, sei que não é um problema de maior, e já tínhamos falado sobre isso, daí eu ter dito que ficava para ser resolvido junto com alguma outra intervenção/revisão futura. E ainda bem que não é nada que me impeça de andar, nem me tire a vontade disso!
Agora, pelo que tu e outros membros referiram anteriormente, CBs como este já foram instalados noutros veículos, e nunca tiveram problemas, ficando sempre nos 100% (ou 99% com a descarga de acerto do balanceamento, se não estou em erro). Portanto, esse problema que o meu tem, não é tão genérico assim. Até ontem, todos os que comentaram estas diferenças no CB, mostraram-se admirados com as diferenças...
Jorge Rocha Escreveu:O que muitos CB's fazem, é voltar ao patamar dos 100% assim que a tensão atinja um valor definido como o de final de carregamento. (no caso de tua mota seria quando a tensão atingisse os 73V)
Até que me parece uma solução interessante.

Mas mesmo com este CB actual, se me deres dicas sobre a que corresponde em volts os 10% de carga, por exemplo, eu já posso ignorar a percentagem e orientar-me apenas pelos volts. Já sei que 68 ou 69v (o que verifico de manhã, com toda a carga) correspondem a 99% de carga. Basta saber o ponto em que devo ficar em alerta! Por exemplo, os 10% de carga corresponderão a 64v? 63v?

Como disse, não é um problema de maior, pelo que andarei assim se necessário.

Redes Sociais

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Um dos que estava a funcionar muito bem, já com mais de 10.000Km realisados, medindo sempre tudo muito certinho, depois que lhe acrescentei um carregador de 2,5A (só para fazer um balanceamento mais lento), acabei por verificar que o seu trabalho provoca um erro muito grande de leitura. Também deixei as recomendações necessárias para que esse erro de medições não afectasse os valores de percentagem. Poderei verificar também em tua mota se isso pode ser conseguido, mas não quero dar muitas esperanças, pois são 50% de probabilidades de dar certo ou errado.

Em relação às tensões do pack total em Volts, isso é um pouco relativo, se as mesmas são feitas em andamento ou em parado. Claro que deveriam ser feitas em andamento, pois não vais parar a viatura para saber se ainda podes andar mais una kms, mas então deveria ser com uma corrente, os Ampers, constante, o que nem sempre as condições do terreno permitem (se for a subir, a corrente é máxima, e se for a descer, a corrente é mínima).
Poderás ser tu mesmo que faças uma aprendizagem, verificando as tensões por exemplo quando desaceleras (para dar uma leitura como que em vazio, ou com um consumo muito reduzido) e ir verificando as tensões a cada 10 pontos percentuais, e isso até que a autonomia se acabe.

Para que fiques com uma pequena ideia, e se todas as células estiverem com capacidades idênticas, a cerca de 64V terás uns 30% de capacidade, com 62V terás uns 15%, e com 60V terás pouco mais de 5% de capacidade. (os valores de tensões sempre dependem de temperatura, degradação, percentagem e corrente)

Se de vez em quando fizeres uns arranques fortes quando as tensões já estiverem baixas, é provável que se alguma célula estiver com menor capacidade, poderá sua tensão descer dos 2,50V, e nessa altura o BMS fará um corte. Para voltares a andar terás de desligar a mota por um minuto, e voltar a ligar, para poderes voltar a andar. Mas quando isso acontece, estando as células novas como essas, deverás procurar logo uma tomada na casa mais próxima, pois não terás capacidade para muitos mais km, mesmo que a passo de caracol. Se isso acontecer, verás depois o CB novamente a ir aos 100% durante os próximos carregamentos.

Bons Kms

joaocfgoncalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 03, 2014 10:05 pm

Mensagem por joaocfgoncalves »

Espero um dia carregar o i3, junta à VE-Tória, por nossa terra... Só hoje li o seu DB...
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Essa é a forma mais agradável de se passar o tempo! Falando com pessoas com energia positiva, e consequentemente a encher as baterias de electrões!
O tempo passa num estante!

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

joaocfgoncalves Escreveu:Espero um dia carregar o i3, junta à VE-Tória, por nossa terra... Só hoje li o seu DB...
Jorge Rocha Escreveu:Essa é a forma mais agradável de se passar o tempo! Falando com pessoas com energia positiva, e consequentemente a encher as baterias de electrões!
O tempo passa num estante!
Ao fim deste tempo todo, ainda não utilizei nenhum posto Mobi-E! :oops: Tenho usado sempre a instalação que coloquei no meu aparcamento.

Mas até que seria interessante irmos tomar um café, enquanto os nossos VEs se alimentavam também. Preferencialmente de um estabelecimento onde pudéssemos apreciar o impacto que estes teriam nos transeuntes. :) O posto Mobi-E que fica junto à UM de Guimarães seria um bom local, pelo exemplo que daria. Seria, porque está inoperacional... O que está em frente à Secundária Francisco de Holanda, é uma opção. Talvez num fim-de-semana possamos combinar qualquer coisa (não no próximo, que vai ser complicado).

Redes Sociais

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

Estudei na UM, e tenho a dizer que aquele posto passa a vida vandalizado..

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

_rapt0r_ Escreveu:Estudei na UM, e tenho a dizer que aquele posto passa a vida vandalizado..
Vandalizado?! Então é por essa razão que surge como desligado no electromaps! Pensei que fosse apenas algo técnico, uma avaria. Não dá para entender este tipo de comportamentos. Ainda há muito preconceito, derivado do desconhecimento.

Redes Sociais

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

não.... há sim simplesmente vândalos!!

Para não alongar muito nos nomes e outras coisas :roll:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

_rapt0r_, porque não te juntas a nós, quando marcarmos o dia para o tal café? Três VEs dão mais impacto que dois! :)

E bom mesmo, era conseguirmos juntar a nós o ogadiv, pois já seriamos quatro! Quase tantos como no malogrado 30º Encontro de VEs, em Guimarães. Isso sim, era um café bem saboroso! E deixaria os transeuntes mais atentos, com outra percepção dos VEs que por aí andam!

Redes Sociais

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Mumia Escreveu:não.... há sim simplesmente vândalos!!

Para não alongar muito nos nomes e outras coisas :roll:
Sim, vândalos há-os aos molhos, infelizmente.

Mas também há muito desconhecimento e preconceito (que pode tornar os VEs como alvos dos vândalos). Dou exemplos da minha ainda curta experiência como proprietário de um VE:
1 - A maioria dos colegas com quem falei sobre a minha scooter, abordaram-me inicialmente achando que as scooters eléctricas eram todas como as bicicletas eléctricas que se vendem nas grandes superfícies (que até são excelentes noutros contextos de viagem!). Ficavam muito surpreendidos quando eu, depois de os ter ouvido, lhes explicava que existem VEs com muitas diferentes potências e até autonomias...
2 - Algumas pessoas até desconhecem que já há viaturas eléctricas a circular!!... Hoje mesmo, uma colega do meu filho, na escola secundária, viu-o a chegar de pendura na VE-Tória, e já depois de eu me ter ido embora, abordou-o perguntando-lhe se a scooter tinha algum problema, porque não ouviu o motor dela!... :P

À medida que VEs e híbridos, fortes e com grande impacto visual e de marketing, como os da Tesla, BMW, Volvo, Aston Martin (futuro RapidE), vão ganhando mercado, bem como os VEs de gamas médias, e acima de tudo aumenta a autonomia destes, este tipo de veículos deixarão de ser encarados com desconfiança (e até desdém, nalguns casos mais absurdos), passando a ser até objectos de desejo, pela poupança que permitem, e pelo binário que com eles conseguem. É a minha opinião, pelo menos.

Redes Sociais

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Não me atrevo a discordar uma única palavra RCardoso!

Hoje em dia, já penso diferente de há dois meses atrás, pois já verifiquei que existe ao nosso alcance um potencial enorme pela frente.

O peso de 3,8Kg por cada KWh de baterias, e o seu pequeníssimo volume, está-me a fazer revolucionar todo o meu processamento de trabalho que em 4 anos desenvolvi. (falo por exemplo de células 18650 Samsung 35E)

Chego a repensar todos os meus projectos, em que eu pensava que estavam muito bem conseguidos. Penso que estamos perante o inicio de uma revolução, a da mobilidade sustentável.

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

rcardoso Escreveu:_rapt0r_, porque não te juntas a nós, quando marcarmos o dia para o tal café? Três VEs dão mais impacto que dois! :)

E bom mesmo, era conseguirmos juntar a nós o ogadiv, pois já seriamos quatro! Quase tantos como no malogrado 30º Encontro de VEs, em Guimarães. Isso sim, era um café bem saboroso! E deixaria os transeuntes mais atentos, com outra percepção dos VEs que por aí andam!

Talvez daqui a umas semanas quando tiver a minha nova menina :D

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

_rapt0r_ Escreveu:Talvez daqui a umas semanas quando tiver a minha nova menina :D
"nova menina"? Novidades? ;)

Redes Sociais

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”