DB Vectrix Cinzenta

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1487
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por cuttysark76 »

Tem o valor do over-discharge. Obrigado. A discussão por aqueles lados azedou....
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1487
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por cuttysark76 »

Com mais de 50kms percorridos ainda tenho 130v no pack. Já me sinto mais satisfeito com esta autonomia. Range ansiety... Aquelas barras e a autonomia estimada não ajudam nada...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por sugarstorm »

Isso são boas notícias. Agora tenta não fazer muitas descargas profundas.
Sempre que puderes, carrega. O ideal é materes o pack entre os 20% e 80%.
Se puderes evitar equalizações, evita. Faz uma de vez em quando.
E evita também arranques brutais.
Boa sorte com a menina.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1487
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por cuttysark76 »

Quando ela acabar o CP152 interrompo a carga? Os 20% equivalem a quantos volts aproximadamente? Obrigado!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por jasmim »

cuttysark76 Escreveu:Com mais de 50kms percorridos ainda tenho 130v no pack. Já me sinto mais satisfeito com esta autonomia. Range ansiety... Aquelas barras e a autonomia estimada não ajudam nada...
Boas notícias! :) 130v no pack dá para fazer uns 20 km em plano a 50 km-h ;)
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por sugarstorm »

cuttysark76 Escreveu:Quando ela acabar o CP152 interrompo a carga? Os 20% equivalem a quantos volts aproximadamente? Obrigado!
Se não tiveres que expremer a autonomia ao limite, no fim da fase CP, cortas o carregamento.
Os 20% estarão nos 128v. Mais coisa menos coisa.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5524
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por Mumia »

cuttysark76 Escreveu:Com mais de 50kms percorridos ainda tenho 130v no pack. Já me sinto mais satisfeito com esta autonomia. Range ansiety... Aquelas barras e a autonomia estimada não ajudam nada...
uiiiiiii e ainda te queixas?!?! :lol: :lol: ohhhhhh hóme.... Km's nela está bem boa!! ;) a que velocidades andaste ?
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1487
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por cuttysark76 »

Em pára-arranca em Lisboa, quase sempre com carregamentos suaves. Sempre devagar. Nunca excedi os 60kmh. Carreguei-a hoje quando tinha 130v em repouso. Quando estava a fazer voltage drop após o cp152 desliguei-a. Vou acelerar um pouco nesta carga para aproximar-me mais da utilização real.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por sugarstorm »

Cuttysark76,

Tens aqui uma excelente explicação resumida do Kocho dos problemas que as Vectrix Nimh com o software original (OEM Original Equipmente Manufacturer) têm:

http://visforvoltage.org/forum/14133-an ... conversion

É o último post.
Viver é aprender. Sempre. Do primeiro ao último dia de vida.
Espero que compreendas melhor porque te aconselho a não equalizares frequentemente.

Abraço eléctrico!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: RE: Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por RNM »

cuttysark76 Escreveu:Em pára-arranca em Lisboa, quase sempre com carregamentos suaves. Sempre devagar. Nunca excedi os 60kmh. Carreguei-a hoje quando tinha 130v em repouso. Quando estava a fazer voltage drop após o cp152 desliguei-a. Vou acelerar um pouco nesta carga para aproximar-me mais da utilização real.
Tens ideia de velocidade média neste teste?

Tb seria interessante carregar até aos 152V, sem drop, esperar umas boas horas e ver para que tensão cai o pack
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1487
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por cuttysark76 »

Epá! O Kocho não é o que foi desancado pelo Laird? ;)

Mais a sério, o Nuno disse-me para prolongar ao máximo o tempo entre cargas de forma a evitar o efeito de memória, embora não me recorde de termos falado sobre o overcharge... Se andar 5 kms, não devo carregar. Só quando chegar ao limite de autonomia. São informações contraditórias que importam esclarecer. Ando a beber tudo o que encontro...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1241
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por zeuz »

cuttysark76 Escreveu:Epá! O Kocho não é o que foi desancado pelo Laird? ;)
Sim... passou-se algo nos bastidores, aka MP's, para aquilo azedar entre os dois... o facto do Kocho falar muito no David Dugas (X Vectrix), ex-engenheiro da Vectrix, com quem o The Laird já teve discussões acesas, também não deve ajudar...
cuttysark76 Escreveu: Mais a sério, o Nuno disse-me para prolongar ao máximo o tempo entre cargas de forma a evitar o efeito de memória, embora não me recorde de termos falado sobre o overcharge... Se andar 5 kms, não devo carregar. Só quando chegar ao limite de autonomia. São informações contraditórias que importam esclarecer. Ando a beber tudo o que encontro...
Do que sei das NiMh, não há mal em carregares sempre, mesmo que tenhas gasto pouca bateria... o problema é que assim as baterias vão ganhando "preguiça" e quando deres por ela, não te faz os 50km!

Estou certo que com o passar do tempo vais encontrar o equilíbrio entre carregamentos que te permitam ter a autonomia necessária e a boa manutenção da bateria. ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Brunus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm

Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por Brunus »

Imagina que tens um tanque de água com uma determinada capacidade X, e que esvazias e enches consoante as tuas necessidades.

Agora imagina que a água que entra possui algum tipo de detrito, por exemplo terra. Com o tempo esta acumula-se no fundo do tanque.

Se normalmente só esvaziares 50% da capacidade do tanque, e consequentemente encheres os 50% mais tarde, com os detritos a acumular no fundo, eventualmente chega o dia em que queres esvaziar +50% mas não consegues porque o nível de detritos atingiu essa capacidade.

É uma metáfora para o que se passa com as baterias de NiMH.
De tempos a tempos tens que te lembrar de esvaziar o tanque completamente para o limpar dos detritos para teres sempre a capacidade dele no máximo. No caso das baterias é a mesma coisa, ir descarregando totalmente para manter a capacidade delas no máximo. ;)

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1241
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por zeuz »

Excelente metáfora! 8-)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1487
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por cuttysark76 »

Foi exactamente o que o Nuno Disse.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por jasmim »

Mas atenção quando estiver no limite mínimo para não puxar por ela. Nessa altura a descarga deve ser feito muito, muito suavemente.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por Jorge Rocha »

jasmim Escreveu:Mas atenção quando estiver no limite mínimo para não puxar por ela. Nessa altura a descarga deve ser feito muito, muito suavemente.
Se não for feita de forma suave (com muito baixas correntes em descarga...andando muito devagarinho) os detritos não terão tempo de sair, e dessa forma o circuito corta, findando a capacidade.

Fazer muitas vezes o carregamento até ao final, com todo o tempo de balanceamento por transpiração necessário, torna as células que tinham menor auto descarga, em estágio de stress (degradação). É que para se conseguir carregar um pouco mais, alguma das que ainda não tenha atingido o carregamento total, terá que se descarregar, sobe forma de transpiração (carregando a tensões mais altas que os elementos já não aceitem mais corrente e desse modo o electrólito ferve,/produção de gases, /degradação) todas as outras células, as que estavam já carregadas e em melhor saúde.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1487
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por cuttysark76 »

Obrigado a todos pelas importantes dicas. Dado que dificilmente terei controlo sobre o carregamento, por fazer carregamentos maioritariamente nocturnos, terei que instalar o software do Laird o mais rápido possível, reduzir o risco de overcharge.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por jasmim »

O soft do the laird só funciona se o teu carregador é um ESD e não um Runke.
Podes sempre utlizar um temporizador que te cortará o carregamento à hora que quiseres.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1487
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por cuttysark76 »

jasmim Escreveu:O soft do the laird só funciona se o teu carregador é um ESD e não um Runke.
Podes sempre utlizar um temporizador que te cortará o carregamento à hora que quiseres.
A sério? Eu tenho um Runke. Acho eu... É um dos carregadores mais recentes e mais fracos. Então esta discussão toda não teve sentido...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”