Instalei um "ponto de carga" no meu parqueamento e porque alguns colegas do fórum têm provavelmente a mesma necessidade, partilho os passos que dei até consumar esta obra...
Comecei por investigar a legislação que regula o acesso à electricidade para carregamento de VE's em partes comuns de prédios e verifiquei que temos esse direito, desde que se informe o condomínio com uma determinada antecedência (não me recordo de quantos dias), assim fiz numa reunião onde ficou escrito em acta a concordância da assemblei por maioria. Posteriormente contactei um electricista credenciado que me fez a instalação e me passou um certificado de responsabilidade sobre os trabalhos realizados.
Como no prédio onde vivo não existem tomadas dedicadas com ligação a cada fracção, tinha 2 opções:
1.Fazer uma puxada desde a minha fracção (5ºandar)
Prós: Independência face à rede comum e poder usufruir da tarifa bi-horária
Contras: Instalação significativamente mais cara e de muito mais difícil execuçao pois implicava trabalhos de construção civil algo complicados
2.Fazer uma puxada do rede comum do prédio
Prós: Trabalho mais simples, menos moroso e muito mais barato e vantagem de poder usufruir da instalação Tri-fásica
Contras: Dependência da rede comum e impossibilidade de beneficiar do bi-horário
Tendo em conta que usarei este ponto de carregamento pontualmente, pois carrego quase sempre fora de casa a título gratuito, a escolha foi a 2ªopção. Neste sentido aproveitei a rede tri fásica e consigo 16A por fase. Actualmente uso apenas uma fase, mas caso compre outro VE posso perfeitamente desmultiplicar por 2 ou mesmo carregar um carro que suporte trifásico (Tesla, por ex.)
Algumas fotos: