
DB Vectrix Cinzenta
-
- Moderador
- Mensagens: 5524
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: DB Vectrix Cinzenta
deixa.... quando chegar o calor vais conhecer uma outra mota 

Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
- Membro Silver
- Mensagens: 508
- Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm
Re: DB Vectrix Cinzenta
Tens levado a carga até ao fim, até a mota não andar mais?
Convém fazer de vez em quando
Convém fazer de vez em quando
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah
Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!
Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: DB Vectrix Cinzenta
Lítio para dentro dela. Agora que tens esse computador de bordo, umas baterias de lítio vinham mesmo a calhar...cuttysark76 Escreveu:... A minha Vectrix só tem 20A disponíveis... Em 30A... Os 10 graus de temperatura não ajudam, mas não justificam.
Com a química de 3,7V nas cilíndricas 18650, torna-se muito mais fácil e mais económico construir um pack minimamente capaz para satisfazer as tuas necessidades de mobilidade.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: DB Vectrix Cinzenta
Gostava de fazer um upgrade modular... Não tenho dinheiro para comprar um Pack de lítio. O ideal seria ligar umas células litio em paralelo...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: DB Vectrix Cinzenta
Esquece lá isso... pois estar a complicar não é a solução. Simplificar significa inovar, melhorar, tornar mais eficiente...
Depois de uma tentativa de melhoramento à química de baterias NiMh, verifico que é muito ingrato tentar rejuvenescer o que já é velho e gasto, por muito ter andado.
As baterias realmente melhoraram qualquer coisa, mas ainda assim, não o suficiente para me satisfazer. Verifiquei que de uma forma muito lenta se conseguia ainda retirar bem mais de 30Ah (algumas quase 40Ah) destas células com algumas dezenas de milhares de Kms. Mas quando tentamos retirar de forma rápida a energia, nem aos 20Ah chegamos, para que a tensão individual desça dos 0,9V/célula.
Em resumo, recomendo dar a estas células uma nova vida (a de aposentadoria) de forma a que não seja exigido correntes muito fortes, para assim poder rentabilizar por muitos mais anos essas baterias, num banco de baterias fixo, por exemplo para acumulação de energia proveniente de painéis solares fotovoltaicos.
Os perto de 4KWh, divididos por 12V, dariam umas células bastante fortes para um sistema fixo. Seriam 10 células em paralelo. Penso que ainda poderia valer bem mais de meio milhar... depois de um quase final de vida em VE.
Depois de uma tentativa de melhoramento à química de baterias NiMh, verifico que é muito ingrato tentar rejuvenescer o que já é velho e gasto, por muito ter andado.
As baterias realmente melhoraram qualquer coisa, mas ainda assim, não o suficiente para me satisfazer. Verifiquei que de uma forma muito lenta se conseguia ainda retirar bem mais de 30Ah (algumas quase 40Ah) destas células com algumas dezenas de milhares de Kms. Mas quando tentamos retirar de forma rápida a energia, nem aos 20Ah chegamos, para que a tensão individual desça dos 0,9V/célula.
Em resumo, recomendo dar a estas células uma nova vida (a de aposentadoria) de forma a que não seja exigido correntes muito fortes, para assim poder rentabilizar por muitos mais anos essas baterias, num banco de baterias fixo, por exemplo para acumulação de energia proveniente de painéis solares fotovoltaicos.
Os perto de 4KWh, divididos por 12V, dariam umas células bastante fortes para um sistema fixo. Seriam 10 células em paralelo. Penso que ainda poderia valer bem mais de meio milhar... depois de um quase final de vida em VE.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: DB Vectrix Cinzenta
A minha ideia seria replicar o que o Sugarstorm fez com as células A123. Talvez com umas Sony VT4, que estão mais baratas. Tipo 36s2p... Ganharia uns 4A por módulo.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: DB Vectrix Cinzenta
Vais gastar uma fortuna para poupar uns trocos.cuttysark76 Escreveu:A minha ideia seria replicar o que o Sugarstorm fez com as células A123. Talvez com umas Sony VT4, que estão mais baratas. Tipo 36s2p... Ganharia uns 4A por módulo.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
DB Vectrix Cinzenta
Não me queres fazer um leasing das tuas GP lítio?
Ou outras lítio...
Ou outras lítio...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: DB Vectrix Cinzenta
Alguém conhece alguma aplicação que ajude a definir trajectos evitando grandes declives?
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1070
- Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
- Localização: Lisboa
Re: DB Vectrix Cinzenta
O EV-range (aplicação para android) mostra percursos por onde estima que se gaste menos (entra em linha de conta com a altitude). No entanto aquilo está feito para ser usado por carros.
O site ebikemaps calcula percuros e indica o desnível acumulado. Por definição ele tenta escolher o percurso mais eficiente (a pensar em bicicletas), mas podemos ser nós a definir alguns pontos de passagem e ver a diferença que fazem a nível de desnível.
O site ebikemaps calcula percuros e indica o desnível acumulado. Por definição ele tenta escolher o percurso mais eficiente (a pensar em bicicletas), mas podemos ser nós a definir alguns pontos de passagem e ver a diferença que fazem a nível de desnível.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1241
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: DB Vectrix Cinzenta
Porque não serve para um motociclo ?!rnlcarlov Escreveu:O EV-range (aplicação para android) mostra percursos por onde estima que se gaste menos (entra em linha de conta com a altitude). No entanto aquilo está feito para ser usado por carros.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1070
- Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
- Localização: Lisboa
Re: DB Vectrix Cinzenta
Porque a aplicação estima a autonomia e a energia gasta com base no modelo do carro (escolhemos qual o nosso a partir de uma lista presente na aplicação).zeuz Escreveu: Porque não serve para um motociclo ?!
A única coisa que permite para os motociclos é, com base nos consumos calculado para os carros através de um trajecto x ou y, tirar ilações sobre o percurso mais eficiente.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1241
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: DB Vectrix Cinzenta
Ora bolas!rnlcarlov Escreveu:Porque a aplicação estima a autonomia e a energia gasta com base no modelo do carro (escolhemos qual o nosso a partir de uma lista presente na aplicação).zeuz Escreveu: Porque não serve para um motociclo ?!
A única coisa que permite para os motociclos é, com base nos consumos calculado para os carros através de um trajecto x ou y, tirar ilações sobre o percurso mais eficiente.

Mandem a sugestão ao autor da APP de adicionar motociclos!

-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: DB Vectrix Cinzenta
Tenho de arranjar um Android para experimentar. Acho que tenho um velhinho... As ligações Estrada Marginal <> IST que me tenho lembrado têm inclinações significativas: A5 junto ao Monsanto; Av. Infante Santo; Av. Ceuta para a Praça de Espanha (deve ser a melhor) ...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1070
- Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
- Localização: Lisboa
Re: DB Vectrix Cinzenta
O meu voto vai para a A5. Aquela subida do Monstanto vinda do viaduto é muito puxada e perfaz um grande desnível. Mais do que a subida para a Praça de Espanha.cuttysark76 Escreveu:Tenho de arranjar um Android para experimentar. Acho que tenho um velhinho... As ligações Estrada Marginal <> IST que me tenho lembrado têm inclinações significativas: A5 junto ao Monsanto; Av. Infante Santo; Av. Ceuta para a Praça de Espanha (deve ser a melhor) ...
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: DB Vectrix Cinzenta
Agora baralhaste-me todo!rnlcarlov Escreveu: O meu voto vai para a A5. Aquela subida do Monstanto vinda do viaduto é muito puxada e perfaz um grande desnível. Mais do que a subida para a Praça de Espanha.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: DB Vectrix Cinzenta
O Ideal seria uma ligação à Praça do Comércio/ Almirante Reis... O problema são os sentidos proibidos... Bus...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1070
- Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
- Localização: Lisboa
Re: DB Vectrix Cinzenta
Era o meu voto para inclinação mais significativa e aquela que pode afectar mais a eficiência energética do percurso.
A cota do IST é sempre a mesma. Na prática o desnível indo por debaixo do aqueduto ou pela Almirante Reis é o mesmo, logo não é por aí. São mais km de percurso pela Almirante Reis e tem mais pára/arranca. Nas minhas experiências de quase-scooter entre IST e Taguspark, sem sombra de dúvida que o melhor caminho é pela Av. Ceuta e depois meter pela marginal. Todas as simulações que fiz com o ebikemaps apontam nesse sentido.cuttysark76 Escreveu:O Ideal seria uma ligação à Praça do Comércio/ Almirante Reis... O problema são os sentidos proibidos... Bus...
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: DB Vectrix Cinzenta
Eheheh! Concordo contigo! E na A5 teria de puxar uns 60 ou 70A para subir aquilo a uma velocidade razoável e ou segura.rnlcarlov Escreveu:Era o meu voto para inclinação mais significativa e aquela que pode afectar mais a eficiência energética do percurso.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos