Olá Sr. Jorge Santos.
Em responder à sua pergunta, claro que compensa e, 250w são gastos com o equipamento ligado em permanente, frigorifico, arca congeladora, equipamento em stanby...
E caso queira mudar os hábitos adquiridos como lavar a roupa, secar a roupa e maquinas de lavar para durante o dia pense em mais potencia de captação.
E ligar uma pomada à parede... por deus, não é assim que se faz. Bem sei que há quem o faz.
compensa ou não?
-
opção solar
- Novo membro

- Registado: sexta mar 18, 2016 10:38 am
-
alexjp4
- Membro Gold

- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Re: compensa ou não?
Boasopção solar Escreveu:Olá Sr. Jorge Santos.
Em responder à sua pergunta, claro que compensa e, 250w são gastos com o equipamento ligado em permanente, frigorifico, arca congeladora, equipamento em stanby...
E caso queira mudar os hábitos adquiridos como lavar a roupa, secar a roupa e maquinas de lavar para durante o dia pense em mais potencia de captação.
E ligar uma pomada à parede... por deus, não é assim que se faz. Bem sei que há quem o faz.
O frigorífico e a arca congeladora estão sempre ligados mas os motores que é o que consome mais não estão sempre ligados por isso tudo depende dos stand-by e os 250w podem ser demais cada caso tem que ser avaliado isoladamente, porque o que para uns é pouco para outros é muito.
Se não tiver ninguém em casa durante o dia e tiver uns stand by de 50 ou 60W um painel de 200w chega e sobra e já é demais.
Se tem bi horário não vale a pena mudar de hábitos para lavar a roupa ou a loiça durante o dia e ter que instalar mais potência em painéis fotovoltaicos porque eles estão baratos mais ainda custam dinheiro e se não tiver onde gastar ou armazenar o que produz quando não está a lavar a loiça ou a roupa é deitar dinheiro a rua que neste caso é lá-lo a EDP e até quem sabe sujeito a coimas porque no Dec. Lei diz que não se pode injectar corrente para a rede.
Isto é a minha opinião e até que me o provem em contrário com números mantem-se.