JDuarte Escreveu:
Boas areosa,
Tudo indica que tenhas corrente de fuga numa das ligações, os meus thinfilm como trabalham com tensões muito mais altas e são muitos é o prato do dia.
Podes facilmente identificar a ligação em causa recorrendo a um multímetro, em cada um dos MC4 da string mede a diferença de potencial para com a estrutura.
Eu para evitar o problema, abri cada um dos bucins dos conectores MC4, substituí o anel de aperto quando necessário, em alguns casos troquei mesmo o conector e coloquei silicone a selar o bucim em todos eles (no meu caso são mais de 200 - o barato sai caro).
Cmps,
Obrigado pela tua resposta, já tinha pensado em selar com silicone os conetores entre painéis porque acredito que o problema deve estar por aí. Quanto às medições, tenho algum receio em me aventurar por aí porque tem que ser feito em carga e 600V em DC É FATAL! Para fazer as medições usaste algum equipamento especial ou um vulgar multímetro foi o suficiente? Que precauções tomaste para fazer as leituras?
Por outro lado, como foi a 1ª vez que aconteceu em 4 anos e meio e hoje, por exemplo, está de chuva e o inversor funcionou normalmente, fico na dúvida se consigo chegar a alguma conclusão se me puser a medir as tensões sem que o inversor acuse erro. O melhor para já é esperar para ver... pode ser que tenha sido só uma pequena indisposição do inversor

.
Cps,