+ Outlander PHEV Sintra
-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: + Outlander PHEV Sintra
Muito bem sempre a rolar...
Parabéns... Adorei o dito a rolar...
Parabéns... Adorei o dito a rolar...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Moderador
- Mensagens: 5524
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: + Outlander PHEV Sintra
eu devo dizer que.... Muito bom de se conduzir!



Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 2438
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: + Outlander PHEV Sintra
Desde que comprei tenho um consumo de 
Que só existe pelas viagens grandes e dias mais atarefados em que os 50km não chegam mas também não preocupam. De resto 90% do consumo é elétrico e a mobilidade é excelente
Fica um testemunho recente: http://www.zeev.pt/testemunhos/telmo-az ... ev-my2014/

Que só existe pelas viagens grandes e dias mais atarefados em que os 50km não chegam mas também não preocupam. De resto 90% do consumo é elétrico e a mobilidade é excelente

Fica um testemunho recente: http://www.zeev.pt/testemunhos/telmo-az ... ev-my2014/
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: + Outlander PHEV Sintra
Realmente impressionante.
Já fiz as minhas contas e teria 2 ou 3x o teu consumo, mas ajuda-me a pensar melhor.
Já fiz as minhas contas e teria 2 ou 3x o teu consumo, mas ajuda-me a pensar melhor.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3322
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
- Localização: Região norte
Re: + Outlander PHEV Sintra
Telmo há aqui 2 questões que não me parecem coerentes!
Passo a citar:
1a
Utiliza este veículo como principal meio de transporte?
É atualmente o único carro da família e faz plenamente as funções dos 2 TDI’s que tínhamos anteriormente.
2a
Da sua perceção e experiência, o seu veículo elétrico oferece uma maior, menor ou igual fiabilidade em comparação com o de combustão?
Da experiência anual que tenho presumo que a fiabilidade seja maior em virtude de não existirem tantos componentes (e derivados) de desgaste, assim como a menor complexidade dos mecanismos de locomoção envolvidos. Por outro lado, veremos qual o comportamento e vida útil das baterias com o decorrer do tempo e a utilização diária destas.
Fim de citação
Deduzo que na primeira questão existiria um veículo que não era utilizado, certo? Caso contrário 1 veículo não pode estar em 2 locais ao mesmo tempo, certo!
Na segunda questão há certamente uma confusão entre um puro VE e um plugin, o veículo que tens não tem menos peças de desgaste, tem mais, ou seja tem as de um CI e as de um VE, certo!!
Vá lá corrige esse testemunho...
Passo a citar:
1a
Utiliza este veículo como principal meio de transporte?
É atualmente o único carro da família e faz plenamente as funções dos 2 TDI’s que tínhamos anteriormente.
2a
Da sua perceção e experiência, o seu veículo elétrico oferece uma maior, menor ou igual fiabilidade em comparação com o de combustão?
Da experiência anual que tenho presumo que a fiabilidade seja maior em virtude de não existirem tantos componentes (e derivados) de desgaste, assim como a menor complexidade dos mecanismos de locomoção envolvidos. Por outro lado, veremos qual o comportamento e vida útil das baterias com o decorrer do tempo e a utilização diária destas.
Fim de citação
Deduzo que na primeira questão existiria um veículo que não era utilizado, certo? Caso contrário 1 veículo não pode estar em 2 locais ao mesmo tempo, certo!
Na segunda questão há certamente uma confusão entre um puro VE e um plugin, o veículo que tens não tem menos peças de desgaste, tem mais, ou seja tem as de um CI e as de um VE, certo!!
Vá lá corrige esse testemunho...

VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: + Outlander PHEV Sintra
E qto à manutenção? Revisões?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 2438
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: + Outlander PHEV Sintra
Durante a semana era scooter elétrica (1) e VW Polo TDI 90cv (4), e ao fim de semana familiar, férias e viagens era S-Max TDCI 200cv (5).visitante1 Escreveu:Deduzo que na primeira questão existiria um veículo que não era utilizado, certo? Caso contrário 1 veículo não pode estar em 2 locais ao mesmo tempo, certo!
O motor CI pouco desgaste tem pois a sua utilização é esporádica, exemplo, antes da última viagem a Coimbra não foi usado durante 3.400km, quase 3 meses sempre em elétrico.visitante1 Escreveu:Na segunda questão há certamente uma confusão entre um puro VE e um plugin, o veículo que tens não tem menos peças de desgaste, tem mais, ou seja tem as de um CI e as de um VE, certo!!
Isso para mim é obviamente menos desgaste e a usual manutenção de um CI normal.
Estão tabeladas:O_volt Escreveu:E qto à manutenção? Revisões?
Já foi à 1ª revisão anual que ficou dentro do expetável e ainda esteve 1 noite a balancear o pack para obter o valor de 38Ah de capacidade que pretendia obter:t3lmo Escreveu:O plano é anual e já está tabelado:Jorge Rocha Escreveu:Como é feito o plano de revisões?

e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: + Outlander PHEV Sintra
A balancear? Existe algum protocolo no concessionário que permite isso?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1899
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Re: + Outlander PHEV Sintra
Tinha ideia que os concessionários tentavam puxar mais por essas revisões, até me lembro de ver um caso em que o valor apresentado ao cliente depois da primeira revisão tinha passado dos 300 eur... (Não foi aqui??).
De resto concordo com a análise do t3lmo
De resto concordo com a análise do t3lmo

-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 2438
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: + Outlander PHEV Sintra
Devem ter forma de fazer uma descarga e carga completa para aferir a capacidade total do pack, algo que não consigo fazer por meios próprios.O_volt Escreveu:A balancear? Existe algum protocolo no concessionário que permite isso?
Como em qualquer VE, o acabar da autonomia elétrica nunca é o zero do SOC. Neste caso ronda os 28-30% SOC:

Em breve uma aplicação Android de monitorização do PHEV

Eu levei-lhes essa fatura dos 300€ com as diferenças do preço da mão de obra e oleos, etc. Só para deixar claro que não queria ser enganado.jmlflorencio Escreveu:Tinha ideia que os concessionários tentavam puxar mais por essas revisões, até me lembro de ver um caso em que o valor apresentado ao cliente depois da primeira revisão tinha passado dos 300 eur... (Não foi aqui??))
Bem haja estes foruns e facebooks pela partilha de informação

Já dai ter criado um grupo internacional sobre o tema: https://www.facebook.com/groups/outlanderphev/
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: + Outlander PHEV Sintra
Com 28% de SOC a bateria tem 3,79v...isso não é o minimo, pois não? Está lá ainda muita coisa?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 2438
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: + Outlander PHEV Sintra
Sim, SOC 28%, pack com 303,6V, célula mais baixa tinha 3,79V e a mais alta 3,799V.
Esta reserva permite continuar a usar ambos os motores elétricos para pedidos de potência instantanea, 4WD e obviamente proteção das células.
O sistema entra em modo híbrido série (MCI = gerador) para manter este valor.
Se pedir mais potência acima dos 60kW entra o modo híbrido paralelo (MCI = gerador + eixo frontal, eixo traseiro elétrico)

E depois de carregado:

Esta reserva permite continuar a usar ambos os motores elétricos para pedidos de potência instantanea, 4WD e obviamente proteção das células.
O sistema entra em modo híbrido série (MCI = gerador) para manter este valor.
Se pedir mais potência acima dos 60kW entra o modo híbrido paralelo (MCI = gerador + eixo frontal, eixo traseiro elétrico)

E depois de carregado:


e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 2438
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: + Outlander PHEV Sintra
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4093
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: + Outlander PHEV Sintra
Só falta acrescentar que existem peças nos motores CI que precisam de ser mudadas ao fim de X tempo. Mesmo que o motor de combustão interna não seja usado.
Live long and prosper!
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 2438
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: + Outlander PHEV Sintra
Pela primeira vez usei o modo SAVE uma vez desde que tenho o PHEV, à cerca de 2 semanas na A23 para depois fazer a subida da Covilhã até à torre sempre em elétrico.
Nessa viagem fiz:
Sintra -> A1- > Aveiras (carga rápida, 30 a 80%) -> A23 (SAVE) -> Covilhã (almoço), com total de 290 km com o consumo de 6,2 L/100


Depois subi a serra em elétrico, esgotei o pack, e na descida regenerei meio pack para 28km de autonomia para chegar a Gouveia.
No regresso fiz:
Gouveia -> Coimbra (almoço e meia carga lenta no Forum Coimbra) -> A1-> Pombal (carga rápida, 30 a 80%) -> Sintra, com total de 338 km com o consumo de 4.6 L/100


Adoro o ACC a 95 km/h, é quase autónomo pois ainda tenho que ir virando o volante.
Os 130 de velocidade máxima foi a descer a Serra dos Candeeiros que larguei as redeas em glide B0
Nesse fim de semana fiz um total de 691 km com 33 litros perfazendo uma média de 4,7 L/100 e no MMCS subi a média final de 1,4 par 1,5 L/100.
Lá em cima tive o prazer de testar o 4WD na neve e é excepcional a sensação da ausência de ruído a pisar neve a quebrar.



Nessa viagem fiz:
Sintra -> A1- > Aveiras (carga rápida, 30 a 80%) -> A23 (SAVE) -> Covilhã (almoço), com total de 290 km com o consumo de 6,2 L/100


Depois subi a serra em elétrico, esgotei o pack, e na descida regenerei meio pack para 28km de autonomia para chegar a Gouveia.
No regresso fiz:
Gouveia -> Coimbra (almoço e meia carga lenta no Forum Coimbra) -> A1-> Pombal (carga rápida, 30 a 80%) -> Sintra, com total de 338 km com o consumo de 4.6 L/100


Adoro o ACC a 95 km/h, é quase autónomo pois ainda tenho que ir virando o volante.
Os 130 de velocidade máxima foi a descer a Serra dos Candeeiros que larguei as redeas em glide B0

Nesse fim de semana fiz um total de 691 km com 33 litros perfazendo uma média de 4,7 L/100 e no MMCS subi a média final de 1,4 par 1,5 L/100.
Lá em cima tive o prazer de testar o 4WD na neve e é excepcional a sensação da ausência de ruído a pisar neve a quebrar.



e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Moderador
- Mensagens: 5524
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: + Outlander PHEV Sintra
diria....muitoooo bom!!!
E tendo em conta que no dia-a-dia anda em modo eléctrico, enfim é o que digo uma escolha acertada!!
gostei bué da ultima foto
E tendo em conta que no dia-a-dia anda em modo eléctrico, enfim é o que digo uma escolha acertada!!
gostei bué da ultima foto

Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
- Membro Silver
- Mensagens: 210
- Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am
Re: + Outlander PHEV Sintra
Excelente, mesmo!
A Serra da Estrela é sempre um dos melhores destinos para se cumprir.
O Outlander sente-se como peixe na água.
A única imperfeição só devia ter sido o piso da N17 entre Oliveira do Hospital e a entrada para Tábua, via IC6, que se apresenta muito lastimoso e nem ao eléctrico deixa de fazer marcas...
De resto gostei muito.
Obrigado pela tua partilha.
A Serra da Estrela é sempre um dos melhores destinos para se cumprir.
O Outlander sente-se como peixe na água.
A única imperfeição só devia ter sido o piso da N17 entre Oliveira do Hospital e a entrada para Tábua, via IC6, que se apresenta muito lastimoso e nem ao eléctrico deixa de fazer marcas...
De resto gostei muito.
Obrigado pela tua partilha.
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 2438
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: + Outlander PHEV Sintra
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Silver
- Mensagens: 210
- Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am
Re: + Outlander PHEV Sintra
Um mimo esta paisagem.t3lmo Escreveu:Esqueci-me de incluir a subida até á torre a partir da Covilhã...
Mas a descida até Gouveia via Sabugueiro também é digna de registo.
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 2438
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: + Outlander PHEV Sintra
Também registei essa... e sempre em regeneraçãomeira78 Escreveu:Mas a descida até Gouveia via Sabugueiro também é digna de registo.



e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km