Vectrix Vx1 li+ A Jesuita

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita

Mensagem por Jorge Rocha »

Há sempre substitutas.
Se quiseres manter o pack super leve, pode ser adicionadas das Panasonic 3,4Ah, ou mesmo das de 2,9Ah que ainda é brutal.
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Mensagem por _rapt0r_ »

As panasonic 3.4 n me parece lá mt boa ideia.. Descargas mt diferentes das samsung 35E

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

O que queres dizer com descargas muito diferentes? A mim apenas verifico que têm resistencias internas diferentes, mas a curva de uma é quase paralela á da outra.
Verifica:
Para verificares essa curva na tua mota terias de ver 90A de descarga constantes, estamos a falar de quase 2C de descarga (valor nunca recomendavel para a durabilidade da bateria).
Para verificares essa curva na tua mota terias de ver 90A de descarga constantes, estamos a falar de quase 2C de descarga (valor nunca recomendavel para a durabilidade da bateria).
Se este gráfico fosse com descarga a 0,5C, tal como recomendo num uso médio de um veiculo (quem quiser ter muita disponibilidade energética terá de equipara sua viatura a contar com isso mesmo, ou passa uma certidão de óbito à bateria em dois tempos) as linhas de descarga seriam quase gémeas.

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

Mas tem uma capacidade de descarga de apenas 1.5C, não me parece adequado a 1 VE (poderia ser se comprasse 1 pack MM enorme..)..

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Se às tuas, adicionares outras, por menos disponibilidade que elas tenham, sempre vai ajudar as iniciais, e nunca se descarregarão primeiro que as iniciais.
Em resumo, qualquer que sejam as células que se adicione em paralelo (da mesma química), sempre irá melhorar o pack dando-lhe maior autonomia e longevidade.

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

Vectrixianos precisava do vosso feedback.. Hoje de manha as 7h a minha Vectrix já estava a fazer a equalização, as 13h continuava a fazer a equalização.. É normal? Ontem antes de colocar a carregar, tambem reparei que a low cell estava a 3.50 e a hi a 3.54, foi a 1ª vez que ficou assim.. normalmente costuma a ser uma diferença de 0.01v.. Também já vos aconteceu istio?

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Mensagem por zeuz »

_rapt0r_ Escreveu:Vectrixianos precisava do vosso feedback.. Hoje de manha as 7h a minha Vectrix já estava a fazer a equalização, as 13h continuava a fazer a equalização.. É normal? Ontem antes de colocar a carregar, tambem reparei que a low cell estava a 3.50 e a hi a 3.54, foi a 1ª vez que ficou assim.. normalmente costuma a ser uma diferença de 0.01v.. Também já vos aconteceu istio?
Ficar muito tempo a fazer equalização não significa um problema, mas deves confirmar junto da VectrixParts se há e qual o limite para estar a equalizar. ;)

Na minha, que ainda tem o pack original, carregando a 500w, o tempo total ronda quase sempre as 2 horas, para um consumo total de ~1kWh. Por vezes demora mais tempo, pois sei que a programação original faz isso de x em x ciclos, para forçar a equalização total das células.

Quando a coloco à carga, marca sempre pelo menos uma variação de 0,02v entre a hi cell e a lo cell, situação que já é conhecida desde o primeiro proprietário.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

zeuz Escreveu:
_rapt0r_ Escreveu:Vectrixianos precisava do vosso feedback.. Hoje de manha as 7h a minha Vectrix já estava a fazer a equalização, as 13h continuava a fazer a equalização.. É normal? Ontem antes de colocar a carregar, tambem reparei que a low cell estava a 3.50 e a hi a 3.54, foi a 1ª vez que ficou assim.. normalmente costuma a ser uma diferença de 0.01v.. Também já vos aconteceu istio?
Ficar muito tempo a fazer equalização não significa um problema, mas deves confirmar junto da VectrixParts se há e qual o limite para estar a equalizar. ;)

Na minha, que ainda tem o pack original, carregando a 500w, o tempo total ronda quase sempre as 2 horas, para um consumo total de ~1kWh. Por vezes demora mais tempo, pois sei que a programação original faz isso de x em x ciclos, para forçar a equalização total das células.

Quando a coloco à carga, marca sempre pelo menos uma variação de 0,02v entre a hi cell e a lo cell, situação que já é conhecida desde o primeiro proprietário.
Ainda continua a equalizar a esta hora.. 18.40h.. Low a 4.09 e hi a 4.15.. E ja consumiu 5.2kwh.. Quase a capacidade do pack.. O que é mt estranho pq ela tinha meia carga.. Vou falar com o Dr. Rocha

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Conforme te disse, deves, sempre que possível, deixar a capacidade da bateria entre os 50% e os 80%, quando for para ficar parada por uns dias (como foi o caso, nestes dias de Inverno rigoroso com tanta chuva e ainda frio). A degradação das células aumenta muito sempre que estão muitas horas (dias) paradas com capacidades superiores a 80% ou inferiores a 50%. Quanto mais se afastarem destes valores maior será a sua degradação. Isto para tudo que é lítio e muito mais...

Em relação ao problema que colocaste, a mim não me parece nada normal uma equalização tão demorada e sem contrapartida positiva (já que mantém a mesma diferença de tensão entre inicio e fim de carga).
Já vi alguns módulos BMS a fazerem o sangramento a células, mesmo sem que as mesmas necessitassem. Depois ficam toda a vida a tentar equilibrar or um lado e por outro a desequilibrar. Um processo sem fim. Se for esse o caso, essa diferença irá aumentar gradualmente.
A garantia serve mesmo para esses casos.
Recomendei que desligasses a carga e que fosses andar uns Kms. Por vezes pode ser falta de uso, ou algum excesso de humidade, já que tens a mota completamente desprotegida das temeraturas e humidades exteriores.

Há motas, inclusivé VX1, que com este tempo chuvoso, ficam a dar erro de temperatura e não aceitam a carga. Basta passarem uma noite dentro de uma garagem seca e ficam logo sem erros e prontas a carregar. Este tempo não ajuda nada a electronica...
Vai dando noticias

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

Jorge Rocha Escreveu:Conforme te disse, deves, sempre que possível, deixar a capacidade da bateria entre os 50% e os 80%, quando for para ficar parada por uns dias (como foi o caso, nestes dias de Inverno rigoroso com tanta chuva e ainda frio). A degradação das células aumenta muito sempre que estão muitas horas (dias) paradas com capacidades superiores a 80% ou inferiores a 50%. Quanto mais se afastarem destes valores maior será a sua degradação. Isto para tudo que é lítio e muito mais...

Em relação ao problema que colocaste, a mim não me parece nada normal uma equalização tão demorada e sem contrapartida positiva (já que mantém a mesma diferença de tensão entre inicio e fim de carga).
Já vi alguns módulos BMS a fazerem o sangramento a células, mesmo sem que as mesmas necessitassem. Depois ficam toda a vida a tentar equilibrar or um lado e por outro a desequilibrar. Um processo sem fim. Se for esse o caso, essa diferença irá aumentar gradualmente.
A garantia serve mesmo para esses casos.
Recomendei que desligasses a carga e que fosses andar uns Kms. Por vezes pode ser falta de uso, ou algum excesso de humidade, já que tens a mota completamente desprotegida das temeraturas e humidades exteriores.

Há motas, inclusivé VX1, que com este tempo chuvoso, ficam a dar erro de temperatura e não aceitam a carga. Basta passarem uma noite dentro de uma garagem seca e ficam logo sem erros e prontas a carregar. Este tempo não ajuda nada a electronica...
Vai dando noticias
Eu sei Jorge, tenho seguido a risca os teus conselhos. Li no visforvoltage um post de um user tuga, o CesarPrates que a vectrix deveria fazer 1a equalização profunda d 14h, segundo instruções da Masac.. Só não gosto de ter as baterias com tensões diferentes.. Até agr estiveram sempre com diferenças de 0.01.

Amanha senão estiver a chover, vou tentar seguir as dicas que me deste ao tlf.

zeuz
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por zeuz »

Por acaso não seria uma resposta para uma NiMh ?

Sent from my X5 using Tapatalk

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

Não, é mesmo sobre um Li.. Foi aqui que li http://visforvoltage.org/forum/12477-at ... ualization

zeuz
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por zeuz »

Salvo erro, o @jprates é o João Prates do fórum priuspt...
Essa scooter está agora nas mãos do @jasmim e foi o @Jorge Rocha que a revisou.

Após esse período houve updates ao firmware da Vectrix, por isso o que lá está escrito não será necessariamente válido!
Para mais, a tua já não tem nem o pack original, nem o firmware original!

O melhor que fazes é tirares as tuas dúvidas directamente com quem fez o firmware: http://service.vectrixparts.com

Enviado do meu Edison 3 através de Tapatalk

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

zeuz Escreveu:Salvo erro, o @jprates é o João Prates do fórum priuspt...

Após esse período houve updates ao firmware da Vectrix, por isso o que lá está escrito não será necessariamente válido!

O melhor que fazes é tirares as tuas dúvidas directamente com quem fez o firmware: http://service.vectrixparts.com
Correto e afirmativo!
Nessa tal mota, por fazer esse balanceamento tão longo, se prova que o BMS não estava bom. Tanto não estava que um dos módulos teve de ser substituído. Podem verificar no DB do Jasmim.

Esse desbalanceamento só seria possivel se eu tivesse colocado umas células já carregadas no meio de outras já descarregadas.
Por terem estado uns dois meses em "quarentena" e por verificar que estavam sempre com as mesmas tensões quando desligadas do BMS, só pode haver algum problema em algum dos BMS para que as diferenças, ainda que pequenas (0,05V ou quase 5% da capacidade entre a mais carregada e a mais descarregada) se manifeste.
Conforme disse, pode ser que não seja avaria continua, mas sim a falta de algum refrescamento ao firmware, ou algo parecido...

Vai dando noticias... ou telefona-me directamente, pois nem sempre estou disponível aqui no forum. Abraços

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

Enviado do meu Edison 3 através de Tapatalk
Eu sei, o JR já esta a verificar a situação juntamente com os polacos..
Jorge Rocha Escreveu:

Vai dando noticias... ou telefona-me directamente, pois nem sempre estou disponível aqui no forum. Abraços
Eu sei, a ideia do forum era obter feedback de outros utilizadores, mas pelos vistos este forum está morto e enterrado..

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

_rapt0r_ Escreveu: Eu sei, a ideia do forum era obter feedback de outros utilizadores, mas pelos vistos este forum está morto e enterrado..
Não consigo ver onde, mas ok.... :roll:

Se esse morto for "morto de guerrinhas e picardias" bom aí digo... ainda bem!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

Eu ainda sou do tempo em q postava 1a duvida e ao final do dia tinha 5/6 coments... agr ao fim de 1a semana tenho 2.. E um deles do meu vendedor..

coldp
Membro
Membro
Registado: sábado dez 14, 2013 10:10 pm

Mensagem por coldp »

_rapt0r_ Escreveu:Eu sei, a ideia do forum era obter feedback de outros utilizadores, mas pelos vistos este forum está morto e enterrado..
Que tem o fórum Nova Energia e os utilizadores a ver com da ausência de respostas??? Como podes vir para aqui dizer que o fórum está "morto e enterrado"?????? O fórum e os utilizadores são alguma loja de assistência técnica ou a biblia dos veículos eléctricos que tudo tem de ser respondido ao final do dia com 5/6 coments???

Não és o único com problemas. Olha aqui:

http://visforvoltage.org/forum/14201-lo ... on-vectrix

Este user Vortex até se queixa que os polacos nem lhe respondem...

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

coldp Escreveu:
_rapt0r_ Escreveu:Eu sei, a ideia do forum era obter feedback de outros utilizadores, mas pelos vistos este forum está morto e enterrado..
Que tem o fórum Nova Energia e os utilizadores a ver com da ausência de respostas??? Como podes vir para aqui dizer que o fórum está "morto e enterrado"?????? O fórum e os utilizadores são alguma loja de assistência técnica ou a biblia dos veículos eléctricos que tudo tem de ser respondido ao final do dia com 5/6 coments???

Não és o único com problemas. Olha aqui:

http://visforvoltage.org/forum/14201-lo ... on-vectrix

Este user Vortex até se queixa que os polacos nem lhe respondem...
Então para que serve um forum? Os outros utilizadores não podem responder a minha pergunta e dizer quanto tempo demora a vectrix deles a fazer a equalização? Eu pedi a alguém para me consertar a mota? E quem és tu para duvidar da minha afirmação se estas aqui há '2s dias'? Ou então até estas a bem mais, só mudas-te foi de nick... pelo menos o teus discurso é me familiar..

Sem dúvida que antigamente a seçção dos motociclos era muito mais ativa.. Basta ver que 80% das pessoas que participavam no forum, desapareceram..

coldp
Membro
Membro
Registado: sábado dez 14, 2013 10:10 pm

Mensagem por coldp »

_rapt0r_ Escreveu:Então para que serve um forum?
Diz-nos tu:
_rapt0r_ Escreveu:
coldp Escreveu:Quanto pagaste por esta mota?
Metade do preço de uma nova li+ (sem a mota a troca) e com garantia de 2 anos no controlador, carregador, icm e bms e 3 anos no pack.
Como até tu próprio me respondeste, um fórum só serve para partilhar o que (te) interessa!

PS - pelo menos já tiveste mais comentários e não podes continuar a dizer que o fórum esteja "morto e enterrado"

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”