Escolha de Inversor.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Escolha de Inversor.
Boa Tarde.
Presumo que esta pergunta já por aqui foi feita. Já andei a rever dezenas de topicos em busca de resposta, e como não encontrei, resolvi postar.
Vou adquirir dois paineis de 175W 24V. A ideia não é defenitivamente andar a contar miliWatts. Também me preocupa pouco se a eficiencia do Inversor é de 94 ou 95%.
Vou colocar estes paineis virados a Sul e com boas condiçōes de manter a limpeza que se impōe.
Queria ajuda na escolha do Inversor para ligar á "tomada". Penso que os vou ligar em paralelo, e estava a pensar num Inversor de 500W.
Agradeço desde já.
José Teixeira
Presumo que esta pergunta já por aqui foi feita. Já andei a rever dezenas de topicos em busca de resposta, e como não encontrei, resolvi postar.
Vou adquirir dois paineis de 175W 24V. A ideia não é defenitivamente andar a contar miliWatts. Também me preocupa pouco se a eficiencia do Inversor é de 94 ou 95%.
Vou colocar estes paineis virados a Sul e com boas condiçōes de manter a limpeza que se impōe.
Queria ajuda na escolha do Inversor para ligar á "tomada". Penso que os vou ligar em paralelo, e estava a pensar num Inversor de 500W.
Agradeço desde já.
José Teixeira
Última edição por ztxnew em domingo mai 01, 2016 9:47 pm, editado 1 vez no total.
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Re: Escolha de Inversor.
Nesta secção fica melhor...
Vamos esperar ajuda da malta.
força com isso
Vamos esperar ajuda da malta.
força com isso

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Gold
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Se não há grande preocupação com miliwatts (também creio que é a abordagem mais 'saudável'), eu avançaria para um micro inversor de 500W que arranjasse em promoção por aí (ou mesmo no olx, desde que de origem/marca conhecida e com garantia).
É questão de verificar se os parâmetros são compatíveis (creio que o mais normal é ligar os painéis em série), e força nisso!
É questão de verificar se os parâmetros são compatíveis (creio que o mais normal é ligar os painéis em série), e força nisso!
-
Obrigado jmlflorencio!
Tenho visto inversores de 500w das várias origens. Não estou seguro se os chineses que andam por aí na casa dos 90/100€ para esta potência podem resultar!
Na verdade um Involar MAC 500 custa 3 x mais... Isso faz pensar! De qualquer maneira no OLX a garantia também não deve ser "famosa".
Uma outra dúvida que tenho está relacionada com a potência injectada! Ainda se corre o risco de pagar duplamente no caso de alguns W's irem para a rede pública?
Tenho visto inversores de 500w das várias origens. Não estou seguro se os chineses que andam por aí na casa dos 90/100€ para esta potência podem resultar!
Na verdade um Involar MAC 500 custa 3 x mais... Isso faz pensar! De qualquer maneira no OLX a garantia também não deve ser "famosa".
Uma outra dúvida que tenho está relacionada com a potência injectada! Ainda se corre o risco de pagar duplamente no caso de alguns W's irem para a rede pública?
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
- Membro Silver
- Registado: sexta dez 26, 2014 5:45 pm
Há uns dias, no FB da solarimpact, estavam a fazer a promoção de um novo micro inversor "BeOn500," made in Portugal, por 200€.
-
Boas tardes,
Hoje falei com uma Empresa para a provável compra de um inversor.
Falei num inversor Grid-tie, mas o individuo disse-me que para ligar diretamente os painéis á rede de casa só poderia ser com micro-inversores...
Sinceramente estou baralhado! Um inversor Grid-Tie não faz o mesmo efeito?
Obrigado desde já pelo esclarecimento.
Hoje falei com uma Empresa para a provável compra de um inversor.
Falei num inversor Grid-tie, mas o individuo disse-me que para ligar diretamente os painéis á rede de casa só poderia ser com micro-inversores...
Sinceramente estou baralhado! Um inversor Grid-Tie não faz o mesmo efeito?
Obrigado desde já pelo esclarecimento.
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
- Colaborador
- Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm
"A principal característica de um inversor para conexão à rede é a capacidade de se interligar com a rede da concessionária, sincronizando sua frequência (60 Hz, no Brasil) e tensão de saída (CA) com a mesma, e se desconectar da rede quando esta deixa de fornecer energia como, por exemplo, devido a desligamento para reparo ou falha na rede." Fonte: Wikipedia
O inversor não distingue se é ligado à rede no interior da instalação doméstica ou no seu exterior. O que ele distingue é tensão (V) e frequência (HZ).
Os microinversores são aplicáveis a um só painel (mesmo os de 2 painéis são duas unidades agregadas numa só), permitindo que cada painel funcione de forma independente e otimizada, aumentando a produção global, especialmente se a cadeia de módulos tiver condições de exposição, sujidade, etc., muito díspares. Os inversores centrais ou de cadeia normalmente ligam-se a vários módulos ligados em cadeia, sendo proporcionalmente mais baratos. Os microinversores podem ser mais indicados se forem poucos módulos (1 ou 2) ou se a cadeia de módulos que se pretende ligar a um inversor central tiver condições de exposição muito díspares (por ex. com sombras parciais, que prejudicam a produção de toda a cadeia - efeito do elo mais fraco). Neste último caso a utilização de inversores centrais pode ser beneficiada recorrendo a otimizadores, que otimizam a produção de cada painel tendo em conta o conjunto de painéis da cadeia.
Essa empresa é pouco séria ou muito desconhecedora. Qualquer das duas é motivo para teres algum cuidado. Não invalida que não lhes compres, se o preço for muito bom, mas deves ir previamente bem esclarecido.
O inversor não distingue se é ligado à rede no interior da instalação doméstica ou no seu exterior. O que ele distingue é tensão (V) e frequência (HZ).
Os microinversores são aplicáveis a um só painel (mesmo os de 2 painéis são duas unidades agregadas numa só), permitindo que cada painel funcione de forma independente e otimizada, aumentando a produção global, especialmente se a cadeia de módulos tiver condições de exposição, sujidade, etc., muito díspares. Os inversores centrais ou de cadeia normalmente ligam-se a vários módulos ligados em cadeia, sendo proporcionalmente mais baratos. Os microinversores podem ser mais indicados se forem poucos módulos (1 ou 2) ou se a cadeia de módulos que se pretende ligar a um inversor central tiver condições de exposição muito díspares (por ex. com sombras parciais, que prejudicam a produção de toda a cadeia - efeito do elo mais fraco). Neste último caso a utilização de inversores centrais pode ser beneficiada recorrendo a otimizadores, que otimizam a produção de cada painel tendo em conta o conjunto de painéis da cadeia.
Essa empresa é pouco séria ou muito desconhecedora. Qualquer das duas é motivo para teres algum cuidado. Não invalida que não lhes compres, se o preço for muito bom, mas deves ir previamente bem esclarecido.
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
Obrigado Quintas2.
Foi de facto o que eu pensei. O individuo não deve saber ou não tem o Grid Tie para vender.
Encontrei já alguns destes Grid Tie e como os preços são bastante inferiores a principio fiquei baralhado, mas creio que não há equivoco.
Eu sei perfeitamente que estas instalações não pagam o investimento a curto/médio prazo, mas como consigo comprar os dois painéis bastante baratos, em segunda mão mas quase novos, posso dar-me ao luxo de ter o hobbie da micro-produção, sem grandes benefícios, mas também com poucos custos.
Penso mesmo que com 300€ faço o conjunto de 350W, e seria capar de poupar alguma coisa nos próximos anos.
Obrigado mais uma vez pela explicação.
Foi de facto o que eu pensei. O individuo não deve saber ou não tem o Grid Tie para vender.
Encontrei já alguns destes Grid Tie e como os preços são bastante inferiores a principio fiquei baralhado, mas creio que não há equivoco.
Eu sei perfeitamente que estas instalações não pagam o investimento a curto/médio prazo, mas como consigo comprar os dois painéis bastante baratos, em segunda mão mas quase novos, posso dar-me ao luxo de ter o hobbie da micro-produção, sem grandes benefícios, mas também com poucos custos.
Penso mesmo que com 300€ faço o conjunto de 350W, e seria capar de poupar alguma coisa nos próximos anos.
Obrigado mais uma vez pela explicação.
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
- Colaborador
Repara que grid-tie significa "para ligação à rede", no sentido de produzirem corrente alterna e de se poderem desconectar quando falta energia na rede. Os microinversores são todos grid-tie, que eu saiba.
Os inversores centrais ou de cadeia é que podem ser grid-tie ou não (para sistemas isolados (sem ligação à rede ou off-grid) e híbridos (com ligação à rede e carregar baterias)).
Os inversores centrais ou de cadeia é que podem ser grid-tie ou não (para sistemas isolados (sem ligação à rede ou off-grid) e híbridos (com ligação à rede e carregar baterias)).
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
Boas noites.
Bom! Os painéis já estão em casa, agora é a vez de comprar o inversor.
Vou para um Grid-tie de 350w. Os painéis teriam no máximo essa potência, por isso fico com o sistema equilibrado.
A minha dúvida agora tem a ver com a selecção do aparelho! As características dos painéis deixam-me confuso...
A tensão de funcionamento é de 23V.... O que pode não ser o mesmo que 24V, já que o grid que encontro tem as fronteiras de 24 para cima.tambem não me ajuda o valor da tensão em vazio, que neste caso é de 29V, os grid também estão na fronteira.
Na pratica não sei se deva comprar um de 12-24 ou um 24-32V
Por este link alguém me pode ajudar na escolha? O painel tem 48 células, Voc de 29,6V é um Vmpp de 23 V.
http://www.ebay.co.uk/itm/350W-500W-Sol ... 2d7Dg-BPTQ
Fico agradecido com a ajuda.
Já quase estou a produzir alguma energia!
Abraços.
Bom! Os painéis já estão em casa, agora é a vez de comprar o inversor.
Vou para um Grid-tie de 350w. Os painéis teriam no máximo essa potência, por isso fico com o sistema equilibrado.
A minha dúvida agora tem a ver com a selecção do aparelho! As características dos painéis deixam-me confuso...
A tensão de funcionamento é de 23V.... O que pode não ser o mesmo que 24V, já que o grid que encontro tem as fronteiras de 24 para cima.tambem não me ajuda o valor da tensão em vazio, que neste caso é de 29V, os grid também estão na fronteira.
Na pratica não sei se deva comprar um de 12-24 ou um 24-32V
Por este link alguém me pode ajudar na escolha? O painel tem 48 células, Voc de 29,6V é um Vmpp de 23 V.
http://www.ebay.co.uk/itm/350W-500W-Sol ... 2d7Dg-BPTQ
Fico agradecido com a ajuda.
Já quase estou a produzir alguma energia!
Abraços.
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
- Membro Silver
- Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm
Eu optava pelo 14-28V
-
Obrigado accoelho.
O que de facto não entendo é que o 14-28, menciona que a tensão em vazio, ou circuito aberto deve ser entre 21 e 23V e estes painéis andam pelos 29... Também menciona que a tensão máxima em funcionamento deve andar pelos 17/18V e estes painéis são de 23V!
Não sei se esse ficará fraco e o seguinte seja demasiado elevado e com manos sol não funcione!
Por outro lado a explicação do fabricante/vendedor não é clara porque mistura conceitos e não compara os dois inversores pelos mesmos parâmetros.
As características destes painéis são difíceis.....
O que de facto não entendo é que o 14-28, menciona que a tensão em vazio, ou circuito aberto deve ser entre 21 e 23V e estes painéis andam pelos 29... Também menciona que a tensão máxima em funcionamento deve andar pelos 17/18V e estes painéis são de 23V!
Não sei se esse ficará fraco e o seguinte seja demasiado elevado e com manos sol não funcione!
Por outro lado a explicação do fabricante/vendedor não é clara porque mistura conceitos e não compara os dois inversores pelos mesmos parâmetros.
As características destes painéis são difíceis.....
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Para aumentar a voltagem para encontrar inversores compatíveis pode fazer série e paralelos com os painéis.
Não sei quantos tem?
Só que as séries não podem apanhar sombra.
Não sei quantos tem?
Só que as séries não podem apanhar sombra.
Live long and prosper!
-
- Colaborador
Normalmente, a gama de tensões admitida inclui uma parte ascendente da curva de eficiência do inversor até à zona da curva de eficiência máxima. A cadeia de módulos deve ter a Vmpp tão alta quanto possível dentro da gama recomendada, para estar na zona de eficiência máxima, assegurando que a Voc à mínima temperatura ambiente não ultrapasa a V máx. admitida pelo inversor, sendo esta maior que o limite superior da gama recomendada.
Tens duas alternativas: 14-28V e 28-52V. Mas não especifica se esta é a gama recomendada ou se também inclui a voltagem máx. admitida. Por um lado diz à frente que é a V dos painéis solares (esta é normalmente a voltagem nominal, sendo que um painel de 48 células tem uma V nominal de 18V e uma Vmmp típica de 24V), mas por outro diz na linha acima das specs. que o limite superior da gama é a V máxima.
Pela V nominal, a escolha seria o de 14-28V, pois os painéis têm Vmpp = 23V, logo mais próximo do limite máximo, zona de maior eficiência do inversor. Mas o problema é o Voc=29,6V, que ultrapassa os 28V, o que não pode suceder, se 28V é a Vmáx. admitida.
No de 28-52V estarás abaixo do limite inferior, logo nem sequer te aproximas da zona de maior eficiência, o que está fora de questão. Isto porque dizes que vais ligar em paralelo. Se ligares em série, tens Vmpp=46V, próximo do limite superior no inversor 28-52V, mas com Voc=59,2V: bem mais alto que os 52V admitidos, se 52V for a V máx. admitida.
Acresce que no ebay diz “And pls DO NOT connect 24v solar panel with 14-28v grid tie inverter, because its rated volt is 36v, otherwise inverter will break.“ Mas isto é nitidamente um painel (72 células) de V nominal de 24V, com Vmpp típico de 36V. Por aqui, parece que poderias ligar os teus painéis em paralelo ao inversor 14-28V.
Isto está uma grande confusão. Será que, como já tens os painéis, não deverias escolher outro inversor, para a Voc não ultrapassar a V máxima do inversor?
Ou clarificar com o vendedor do inversor qual é a V máx. efetivamente admitida, ou mandar-lhe as specs. dos teus painéis e pedir-lhe conselho sobre o inversor.
Tens duas alternativas: 14-28V e 28-52V. Mas não especifica se esta é a gama recomendada ou se também inclui a voltagem máx. admitida. Por um lado diz à frente que é a V dos painéis solares (esta é normalmente a voltagem nominal, sendo que um painel de 48 células tem uma V nominal de 18V e uma Vmmp típica de 24V), mas por outro diz na linha acima das specs. que o limite superior da gama é a V máxima.
Pela V nominal, a escolha seria o de 14-28V, pois os painéis têm Vmpp = 23V, logo mais próximo do limite máximo, zona de maior eficiência do inversor. Mas o problema é o Voc=29,6V, que ultrapassa os 28V, o que não pode suceder, se 28V é a Vmáx. admitida.
No de 28-52V estarás abaixo do limite inferior, logo nem sequer te aproximas da zona de maior eficiência, o que está fora de questão. Isto porque dizes que vais ligar em paralelo. Se ligares em série, tens Vmpp=46V, próximo do limite superior no inversor 28-52V, mas com Voc=59,2V: bem mais alto que os 52V admitidos, se 52V for a V máx. admitida.
Acresce que no ebay diz “And pls DO NOT connect 24v solar panel with 14-28v grid tie inverter, because its rated volt is 36v, otherwise inverter will break.“ Mas isto é nitidamente um painel (72 células) de V nominal de 24V, com Vmpp típico de 36V. Por aqui, parece que poderias ligar os teus painéis em paralelo ao inversor 14-28V.
Isto está uma grande confusão. Será que, como já tens os painéis, não deverias escolher outro inversor, para a Voc não ultrapassar a V máxima do inversor?
Ou clarificar com o vendedor do inversor qual é a V máx. efetivamente admitida, ou mandar-lhe as specs. dos teus painéis e pedir-lhe conselho sobre o inversor.
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
Boa Tarde e obrigado pela ajuda.
Falei (por escrito), com o vendedor, e de facto a resposta é essa. Em ambos os equipamentos estes painéis estão fora dos limites. Num caso pelo Vmpp e no outro por Voc. Logo e segundo eles (que querem vender), os Gris que tem não se adequam a estes painéis.
Solução será procurar um Grid que esteja entre os 22 e os 30V que são os limites do painel. Sei que há os 22-50V... pode ser!
Vou procurar, mas não é fácil encontrar fora do standard a preços competitivos.
Não deverei ir pela colocação dos painéis em serie, já que isso pode complicar ainda mais a escolha e a montagem.
Agradeço mais uma vez e se alguém souber de um Grid neste range a bom preço, contacte.
Abraços,
Falei (por escrito), com o vendedor, e de facto a resposta é essa. Em ambos os equipamentos estes painéis estão fora dos limites. Num caso pelo Vmpp e no outro por Voc. Logo e segundo eles (que querem vender), os Gris que tem não se adequam a estes painéis.
Solução será procurar um Grid que esteja entre os 22 e os 30V que são os limites do painel. Sei que há os 22-50V... pode ser!
Vou procurar, mas não é fácil encontrar fora do standard a preços competitivos.
Não deverei ir pela colocação dos painéis em serie, já que isso pode complicar ainda mais a escolha e a montagem.
Agradeço mais uma vez e se alguém souber de um Grid neste range a bom preço, contacte.
Abraços,
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
Ontem estive a medir ao painéis em vazio, com o sol "chapado" e embora eles tenha 29,3 como Vmpp, marcavam 28,2V. Está claro que o angulo e a temperatura fazem diferença, mas será que os Grid são assim tão rigorosos e se o painel tiver em Voc 28,1V "estouram"?Quintas2 Escreveu:Normalmente, a gama de tensões admitida inclui uma parte ascendente da curva de eficiência do inversor até à zona da curva de eficiência máxima. A cadeia de módulos deve ter a Vmpp tão alta quanto possível dentro da gama recomendada, para estar na zona de eficiência máxima, assegurando que a Voc à mínima temperatura ambiente não ultrapasa a V máx. admitida pelo inversor, sendo esta maior que o limite superior da gama recomendada.
Estive a ver no ebay e outros possíveis fornecedores e não encontro nenhum Grid que especificamente esteja construído para 23V e 48 células, com estes parâmetros.
Estou mesmo confuso com esta especificação!
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
- Colaborador
A V aumenta com a diminuição da temperatura, pelo que a Voc máxima será atingida num dia muito frio, com céu limpo e sol direto e perpendicular. Assim, até é possível atingir uma Voc um pouco superior ao que eles indicam para STC (25ºC de temp. no painel). Acho que é melhor não arriscares, até porque o vendedor já te desaconselhou este inverter. O barato pode sair-te caro. Talvez tenhas que subir a fasquia de preços para encontrar um inversor compatível, pois já tens os painéis. Se é um inversor barato chinês, tenta o aliexpress, eles costumam ter muita coisa.ztxnew Escreveu:Ontem estive a medir ao painéis em vazio, com o sol "chapado" e embora eles tenha 29,3 como Vmpp, marcavam 28,2V. Está claro que o angulo e a temperatura fazem diferença, mas será que os Grid são assim tão rigorosos e se o painel tiver em Voc 28,1V "estouram"?
Estive a ver no ebay e outros possíveis fornecedores e não encontro nenhum Grid que especificamente esteja construído para 23V e 48 células, com estes parâmetros.
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
Desculpem se estou a abusar da vossa ajuda, mas encontrei este, que pela lógica de Vmpp=23V e Voc=29,3V está dentro do range.Quintas2 Escreveu:A V aumenta com a diminuição da temperatura, pelo que a Voc máxima será atingida num dia muito frio, com céu limpo e sol direto e perpendicular. Assim, até é possível atingir uma Voc um pouco superior ao que eles indicam para STC (25ºC de temp. no painel). Acho que é melhor não arriscares, até porque o vendedor já te desaconselhou este inverter. O barato pode sair-te caro. Talvez tenhas que subir a fasquia de preços para encontrar um inversor compatível, pois já tens os painéis. Se é um inversor barato chinês, tenta o aliexpress, eles costumam ter muita coisa.ztxnew Escreveu:Ontem estive a medir ao painéis em vazio, com o sol "chapado" e embora eles tenha 29,3 como Vmpp, marcavam 28,2V. Está claro que o angulo e a temperatura fazem diferença, mas será que os Grid são assim tão rigorosos e se o painel tiver em Voc 28,1V "estouram"?
Que lhes parece?
http://www.ebay.co.uk/itm/600W-Grid-Tie ... rkt%3D1%26
Abraços
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
- Colaborador
A Vmpp do painel vai ultrapassar ligeiramente a Vmpp máx. recomendada pelo inversor. Vais entrar numa zona de menor eficiência do inversor, pois acima de 22V ele perde a capacidade de tracking do MPP, logo a capacidade de entregar a sua potência nominal. Em suma, poderás produzir um pouco menos do que o potencial dos painéis, mas não creio que seja frequente.
Mas o inversor não vai estourar, pois a Voc está bem abaixo da V máx. admitida.
Nesta segunda opção, o modelo mais adequado deve ser o de 300W, que admite até 18A (não indicas, mas o Impp dos teus painéis deve rondar 8A, pelo que nem sequer vais ter problemas de corte à entrada do inversor: 2x8=16A). Não temos a curva de eficiência, mas eles indicam que é para painéis com + de 300W. Para o output AC máx. de 330W indicado, tendo em conta a eficiência de 89%, ele tem que admitir até 370W no input DC, e tu tens 350Wp, que dificilmente vão atingir esta marca.
Nota que na tua opção anterior, o de DC 14-28V até poderia funcionar. A Voc é em circuito aberto e para 25ºC nas células (STC), o que implica uma T. ambiente próxima de zero graus com céu limpo e irradiação muito elevada, T. essa pouco frequente entre nós. Por outro lado, a partir do momento em que o inversor começa a funcionar, deixas de ter condições de circuito aberto, pelo que a V desce. Em teoria, penso que o próprio MPPT do inversor deveria “forçar” a V para baixo, quando ela se aproxima do limite máximo, que sai da zona de MPP. É possível que nunca ultrapasses os 28V, mas, não sendo impossível, eu não arriscaria, pois vai depender da tolerância desse inversor para isso.
Finalmente, qualquer inversor a funcionar frequentemente próximo dos seus limites superiores vai provavelmente aquecer mais e diminuir a sua esperança de vida, mas há quem diga que nos inversores atuais isso não é muito relevante (admito que isto seja para componentes de qualidade).
Nesta segunda opção, o modelo mais adequado deve ser o de 300W, que admite até 18A (não indicas, mas o Impp dos teus painéis deve rondar 8A, pelo que nem sequer vais ter problemas de corte à entrada do inversor: 2x8=16A). Não temos a curva de eficiência, mas eles indicam que é para painéis com + de 300W. Para o output AC máx. de 330W indicado, tendo em conta a eficiência de 89%, ele tem que admitir até 370W no input DC, e tu tens 350Wp, que dificilmente vão atingir esta marca.
Nota que na tua opção anterior, o de DC 14-28V até poderia funcionar. A Voc é em circuito aberto e para 25ºC nas células (STC), o que implica uma T. ambiente próxima de zero graus com céu limpo e irradiação muito elevada, T. essa pouco frequente entre nós. Por outro lado, a partir do momento em que o inversor começa a funcionar, deixas de ter condições de circuito aberto, pelo que a V desce. Em teoria, penso que o próprio MPPT do inversor deveria “forçar” a V para baixo, quando ela se aproxima do limite máximo, que sai da zona de MPP. É possível que nunca ultrapasses os 28V, mas, não sendo impossível, eu não arriscaria, pois vai depender da tolerância desse inversor para isso.
Finalmente, qualquer inversor a funcionar frequentemente próximo dos seus limites superiores vai provavelmente aquecer mais e diminuir a sua esperança de vida, mas há quem diga que nos inversores atuais isso não é muito relevante (admito que isto seja para componentes de qualidade).
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
Obrigado Quintas pelas dicas.Quintas2 Escreveu:A Vmpp do painel vai ultrapassar ligeiramente a Vmpp máx. recomendada pelo inversor. Vais entrar numa zona de menor eficiência do inversor, pois acima de 22V ele perde a capacidade de tracking do MPP, logo a capacidade de entregar a sua potência nominal. Em suma, poderás produzir um pouco menos do que o potencial dos painéis, mas não creio que seja frequente.
Decidi comprar o inversor de 600W (11-32V) , que está dentro do meu range de painéis que vão de Vmpp=23V e Voc=29,2V.
Este inversor tem um MPPT de 15 a 22V, mas depois de muito ler e tentar aprender sobre o tema, fiquei com as seguintes conclusões praticas para a abordagem que decidi:
1 - o MPPT dos inversores "smart" tal como lhes chamam hoje, tem uma tolerância que oscila, mas pode chegar aos 10%! Assim o meu MPPT poderia ir até aos 24,2V! Ainda que só fossem 5% estaria dentro!
2 - Fora do range de MPPT, os "smart" inverters também colocam a energia na rede. O que acontece é que a eficiência é menor, já que estarão fora da zona de parábola de maior eficiência da curva.
3 - Li que se deve considerar um MPPT muito aproximado entre o limite máximo do inversor e o Vmpp do painel, já que apenas em condições ideais o Vmpp é máximo! Assim e como tenho um Vmpp perto/fora do limite do MPPT, estarei perto das condições mais favoráveis, isto porque a tendência em Portugal é a de que o Vmpp baixe do máximo por temperatura. Ora se para 25ºC o Vmpp é de 23V, nas condições ideais, há uma perda calculada de cerca de 2% por cada 5ºC e mais algumas pela inclinação que teremos do painel, que apenas é ideal em algumas semanas do ano. No meu caso a inclinação está longe dos 45% (para menos).
Somando estes factores, dificilmente e tal como o Quintas indicou terei muitos dias em que hajam perdas por excesso de Vmpp em relação ao MPPT, até porque com um pouco de sol, um painel solar sobe aos 35, 45 ou mais ºC, e a essas temperaturas já o Vmpp não chega em qualquer hipótese a 23V (no meu caso).
Também e em sentido oposto, se a temperatura baixar muito o Vmpp pode subir, mas para isso seria necessário sol forte e temperatura baixa, que no inverno não acontece em Portugal, porque caso esteja frio, apenas o sol aquece as células. Esta experiencia detenho do meu painel de AQS que em pleno inverno aquece bem se recebe sol! Tmabem tenho menos inclinação que o ideal, pelo que os meus painéis estarão em angulo mais desfavorável de Novembro a Fevereiro, o que "ajuda"!
4 - Uma das mais importantes conclusões que quero partilhar para quem se quiser aventurar, é a de que o Grid-Tie (Inverter de rede), tem de estar dentro do range do painel, ou seja, no parâmetro inferior o Vmpp e no superior o Voc. Se está, já produz!!! Para atingir o máximo rendimento, convém que o Vmpp esteja dentro dos limites do MPPT do inversor, preferencialmente próximo do limite superior em países quentes e no inferior em países frios.
Agora há que montar os aparelhos e aprender mais alguma coisa.
pd: Que fique claro para todos que se a intenção é ganhar dinheiro......melhor arranjar outro emprego! Isto é um hobby e não passa disso!
Eu comprei painéis muito baratos de uma empresa que os trás de Espanha, e a instalação pode ficar mesmo económica. Falo de cerca de 300€ para 350W, mas mesmo assim seriam necessários produzir 1350 KW para pagar os custos.
Estes painéis dificilmente farão mais de 250 KW por ano, o que leva o pay-back para mais de 5 anos, se não houver avarias ou enormes perdas de rendimento.
Obrigado pelas dicas e ajuda. Espero com este post ter contribuído para clarificar também duvidas a outros iniciados na matéria.
Abraços,
JT
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira