Tanto é que até já está a fazer-seBondadeSua Escreveu:O projecto/ideia do Jorge é exequível? Pergunto eu aos restantes "entendidos"?Faz sentido?
Creio que estamos a enriquecer o fórum com a troca de ideias!
BondadeSua

Tanto é que até já está a fazer-seBondadeSua Escreveu:O projecto/ideia do Jorge é exequível? Pergunto eu aos restantes "entendidos"?Faz sentido?
BondadeSua
Fico feliz por saber!Njay Escreveu:Tanto é que até já está a fazer-seBondadeSua Escreveu:O projecto/ideia do Jorge é exequível? Pergunto eu aos restantes "entendidos"?Faz sentido?
BondadeSua!
O que tenho na minha scooter faz tudo isso, e basta tirar o cartão de memoria da mota e ler no pc o log de todas as cargas e descargas efectuadas, com correntes, tensões, temperaturas, maximas e minimas, totais e individuais, entre outras funções mais personalizaveis.Jorge Rocha Escreveu:Por vezes quando se tem tudo para se estar seguro, é que se facilita e não se fazem verificações!
O exemplo do BondadeSua,
Estava muito tranquilo (ou não) por ter o seu BMS porreirinho, quando na verdade, a curto/médio prazo, teria ali um problema (pelo menos de autonomia já tinha).
Como este problema existem muitos outros que podem acontecer a qualquer um...
Eu recomendaria antes que se fizesse uma revisão, a todos os componentes, periodica (a cada 6 meses ou 10 mil km). Sempre que o proprietário notásse algo de estranho no comportamento da viatura, relata-lo quanto antes, para evitar problemas de maior.
Estou nada mais nada menos que com 11 mil kms de litio sem BMS, e a cada dia que passa verifico que as celulas são muito estaveis.
Tenho feito muitas verificações para poder ter uma ideia tão clara de seu funcionamento/comportamento.
Por ter esta ideia, penso que se poderia produzir/fabricar uns equipamentos de gestão de baterias, sem o balanceamento (que é aqui que normalmente existem falhas) e que apenas medisse e controlasse as tensões totais do pack(entrada e saida), que este podesse ser programavel e com segurança dupla (tipo "para-quedas de reserva" para o caso de avaria). O balanceamento seria feito nas respectivas revisões, com a gravação de todos os dados do balanceamento, para poder antever algo de errado no futuro proximo (o cliente teria acesso aos dados para leitura, tudo às claras).
Não havendo dinheiro para colocar em pratica a teoria, tudo isto não passa de simples palavras...
Isso é fantastico!!!jmal Escreveu:
O que tenho na minha scooter faz tudo isso, e basta tirar o cartão de memoria da mota e ler no pc o log de todas as cargas e descargas efectuadas, com correntes, tensões, temperaturas, maximas e minimas, totais e individuais, entre outras funções mais personalizaveis.
De todo o conjunto e de cada célula, quanto á quantidade de informação depende do intervalo de tempo de gravação, mas um log de segundo a segundo ocupa cerca de 2 megas por hora, portanto um cartão de 4 gb dará para +- 85 dias, com log de segundo a segundo.Jorge Rocha Escreveu:Isso é fantastico!!!jmal Escreveu:
O que tenho na minha scooter faz tudo isso, e basta tirar o cartão de memoria da mota e ler no pc o log de todas as cargas e descargas efectuadas, com correntes, tensões, temperaturas, maximas e minimas, totais e individuais, entre outras funções mais personalizaveis.
Verifica esses parametros todos do conjunto ou de cada celula isoladamente?
De quanta memoria é o cartão e ele dá para quantas horas de gravação (a leituras de que tempo)?
Não andas muito atentoJorge Rocha Escreveu:Isso é mesmo bom! Só lhe faltava um mostrador para verificar a cada dia se vai tudo bem, ou será que tem?
Está muito porreiro, mesmo!jmal Escreveu:Não andas muito atentoJorge Rocha Escreveu:Isso é mesmo bom! Só lhe faltava um mostrador para verificar a cada dia se vai tudo bem, ou será que tem?![]()
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 85#p173085
Jorge Rocha Escreveu:Está muito porreiro, mesmo!jmal Escreveu:Não andas muito atentoJorge Rocha Escreveu:Isso é mesmo bom! Só lhe faltava um mostrador para verificar a cada dia se vai tudo bem, ou será que tem?![]()
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 85#p173085
Não daria para colocar esse painel LCD no mostrador da mota? Quantos menus diferentes tem?
Pode-se ajustar a tensão total ou só dá para as 22 celulas?
Isso tudo faz parte do BMS? Tem a possibilidade de se colocar um interuptor para a mudança dos menus? Alguns dos menus tem as tensões das celulas e as temperaturas (pode-se acrescentar sondas de temperatura para o motor e controlador?).jmal Escreveu: É tudo configurável, tensões de corte, tensões de balanceamento, correntes, até mesmo as temperaturas, e o limite de células é de 250, dá para colocar onde se quiser.
Não sei o que possa ter dito para perceber tal coisa. Não, de todo.carioca Escreveu:Então pode-se concluir que os BMS só se devem usar em células novas.
Isto é falso.carioca Escreveu:Então pode-se concluir que os BMS só se devem usar em celulas novas.